Questões de Concurso
Sobre escola clássica em economia
Foram encontradas 144 questões
Em um celebrado artigo, publicado nos Anais da Conferência Anual do Banco Mundial, de 1992, Paul Krugman denomina “teoria avançada de desenvolvimento” (high development theory) os modelos teóricos formulados pelo desenvolvimentismo clássico, entre as décadas de 1940 e 1950, notadamente os modelos de Paul Rosenstein-Rodan, William Arthur Lewis e Albert Hirschman. Em alusão aos modelos de Rosenstein-Rodan, Lewis e Hirschman, salienta Krugman:
Durante as décadas de 1940 e 1950, surgiu um conjunto distinto de ideias na economia do desenvolvimento, o qual enfatizava a importância dos retornos crescentes de escala e das economias externas pecuniárias, resultantes dos efeitos do tamanho do mercado [...]. A teoria avançada do desenvolvimento (ou seja, o desenvolvimentismo clássico) tinha uma preocupação central com a diferença entre os setores modernos, que se presumiam caracterizados por economias de escala, e os setores tradicionais, que não detinham tais requisitos. Mesmo dentro do setor moderno, o conceito de encadeamento implicava uma busca por indústrias-chave.
KRUGMAN, P.R. Toward a Counter-Counterrevolution in Development Theory. Proceedings of the World Bank Annual Conference on Development, 1992. In: SUMMERS, L. H; SHAH, S. (ed.). Supplement to the World Bank Economic Review and The World Bank Research Observer. Washington, DC: The World Bank, 1992. p. 15 e 31. Adaptado.
O aspecto comum aos modelos teóricos de Rosenstein-Rodan, Lewis e Hirschman é a concepção do desenvolvimento
como um processo
No que diz respeito à determinação do produto real e do volume de emprego e aos fatores explicativos das flutuações cíclicas observadas nas economias capitalistas, considere as afirmativas abaixo.
I - De acordo com o modelo clássico, a aceitação da lei de Say e da Teoria Quantitativa da Moeda, de um lado, e a hipótese de rigidez de preços e salários nominais, de outro, levam à conclusão de que as situações de equilíbrio entre oferta e demanda agregadas convergem para o pleno-emprego e para a ausência de qualquer tipo de desemprego voluntário ou involuntário.
II - De acordo com o modelo keynesiano, só é possível haver equilíbrio entre oferta e demanda agregadas nas situações em que a economia funcione sob condições de plena capacidade e de pleno-emprego dos fatores produtivos.
III - De acordo com o modelo novo-clássico, de ciclos econômicos reais, o conjunto de propriedades macroeconômicas micro fundamentadas e a incorporação de pressupostos, tais como a existência de um agente representativo que maximiza utilidades intertemporais, concorrência perfeita em todos os mercados, expectativas racionais, completa flexibilidade de preços e salários e a introdução de choques tecnológicos aleatórios, fazem com que as flutuações cíclicas sejam decorrentes de choques reais do lado da oferta, cujos efeitos se propagam até que a economia retorne a novo estado de equilíbrio.
IV - De acordo com o modelo pós-keynesiano, na abordagem de Hyman Minsky, as flutuações cíclicas observadas refletem fases transitórias de instabilidade, causada pela excessiva desregulação dos mercados financeiros, já que, para o autor, o capitalismo é um sistema caracterizado pela tendência à estabilidade no longo prazo.
Está correto APENAS o que se afirma em
A respeito do tema, assinale a afirmativa correta.
Essa teoria é conhecida como:
A crise de alimentos, nos moldes previstos por Thomas Malthus, não se concretizou.
A maior parte da evolução na produção mundial de alimentos nos últimos anos se deve a melhoramentos tecnológicos, e não a aumentos de terras utilizadas para fins agrícolas.
Malthus acreditava que a quantidade fixa de terras existentes no planeta não supriria quantidades suficientes de alimentação à medida que continuasse o crescimento da população mundial.
A crise mundial de alimentos, problematizada no cenário econômico mundial no início do ano de 2008, atualiza e confirma a tese malthusiana.
No que concerne às teorias clássicas de desenvolvimento regional, julgue o item a seguir.
Na teoria de renda da terra de David Ricardo, o avanço
tecnológico é fixo, de maneira que terras mais próximas dos
centros urbanos sempre seriam ocupadas anteriormente às
mais afastadas, já que estas últimas teriam maiores custos de
produção e menor fertilidade.
( ) Quando há equilíbrio no mercado monetário, um aumento na velocidade-renda da moeda deve ser compensada por um aumento na quantidade ofertada de moeda.
( ) Se o produto real é dado pela oferta, a única variável determinada pela demanda é o nível de preços.
( ) As variáveis reais não são afetadas pela quantidade de moeda.
As afirmativas são, respectivamente,
OLIVEIRA, R. de; GENNARI, A. M. História do pensamento econômico. São Paulo: Saraiva Educação, 2009.
Considerando a teoria do comércio exterior formulada por David Ricardo, assinale a alternativa correta.
Acerca das formas de organização da atividade econômica, julgue o item subseqüente.
A mão-invisível de Adam Smith age levando um mercado a
atingir seu ponto de equilíbrio, mesmo que as decisões dos
consumidores e produtores sejam descentralizadas.
( ) A divisão do trabalho em ofício, quando pode ser implementada, acarreta uma redução proporcional da capacidade produtiva.
( ) Se uma nação pudesse ser separada do resto do mundo, a circulação de muito ou pouco dinheiro não traria muitas consequências, apenas os bens de consumo seriam trocados por um número maior ou menor de moedas.
( ) Mesmo se uma mercadoria possa ser suprida por outro país de forma mais barata, é melhor não importá-la para que a balança comercial não seja afetada.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
■A demanda agregada é associada ao modelo ..............................................., sendo que a economia opera em equilíbrio quando os mercados de bens e financeiro estão em equilíbrio.
■ Já sob a ótica ............................................, o equilíbrio econômico dá-se a partir do mercado de trabalho, cujos preços e salários são flexíveis e a oferta agregada será a determinante do equilíbrio no longo prazo.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
Com relação à análise da Política Fiscal por essas duas correntes, é correto afirmar que