Questões de Concurso
Sobre estruturas de mercado em economia
Foram encontradas 880 questões
Sobre esse sistema, analise os itens a seguir:
I. A economia planificada é uma das principais características do capitalismo, pois garante que o Estado controle a produção e distribuição de bens.
II. A livre concorrência impulsiona a busca pelo lucro e a inovação no mercado.
III. O monopólio ocorre quando uma única empresa ou um pequeno grupo controla a oferta de determinado setor da economia.
IV. O cartel se caracteriza pelo acordo entre empresas para controlar preços e limitar a concorrência.
Estão CORRETAS:
(Disponível em: https://hemobras.gov.br/quem-somos/)
Considerando o trecho anteriormente transcrito, é essencial que o analista administrativo de assuntos corporativos da Hemobrás compreenda que a empresa atua no seguimento industrial. Para além, deter conhecimentos de economia industrial, favorecerá o seu desenvolvimento e o desenvolvimento da instituição. Assim, sobre economia industrial, analise as afirmativas a seguir.
I. Relações entre empresas, mercados, instituições e processos – essa complexidade é o cerne da economia industrial, cujo objetivo é o estudo do funcionamento real dos mercados.
II. A rapidez e a intensidade com que as tecnologias e as formas de organização da produção industrial vêm se transformando, desde meados do século XX, têm atribuído à economia industrial e à temática a ela associada – preços, custos, inovação, crescimento das empresas, competitividade – um lugar central na análise econômica contemporânea.
III. O mercado é pensado como um espaço abstrato no qual se definem preços e quantidades das mercadorias transacionadas por consumidores (demanda) e empresas (oferta). Em cada mercado vigora um dado padrão de concorrência definido a partir da interação entre as características estruturais dominantes e as condutas praticadas pelas empresas que nele atuam. A definição do padrão de concorrência vigente em cada mercado apresenta uma intensa controvérsia ainda não estabilizada em economia industrial.
Está correto o que se afirma em
I. Concorrência perfeita - Possui várias pequenas empresas, têm produtos homogêneos, não há barreiras à entrada, sem poder de mercado e possui alta eficiência.
II. Monopólio - Possui apenas uma empresa, tem produto único, com altas barreiras à entrada, alto poder de mercado e possui baixa eficiência.
III. Oligopólio - possui poucos números de empresas, tem produto homogêneo ou diferenciado. Altas barreiras à entrada com alto poder de mercado e média eficiência.
IV. Concorrência Monopolística - Possui poucas empresas, tem produto diferenciado com baixas barreiras à entrada. Tem um alto poder de mercado e média eficiência.
Está CORRETO o que se afirma em:
No que se refere à formação de preço para estruturas de mercado de concorrência imperfeita e à regulação responsiva, julgue o item a seguir.
A possibilidade de desvio de acordos torna o oligopólio uma estrutura de mercado instável.
Com base nesse cenário, avalie as afirmativas a seguir.
I. Em um monopólio, o preço é definido pelo equilíbrio entre a receita marginal da empresa e seu custo marginal, enquanto em um monopsônio, o preço é determinado pelo equilíbrio entre o custo marginal da empresa e o benefício marginal do comprador.
II. A presença simultânea de monopólio e monopsônio reduz a quantidade de equilíbrio em comparação a um mercado competitivo, podendo resultar em preços inferiores aos praticados em monopólios sem compradores únicos.
III. Em situações de negociação entre um monopolista e um monopsônio, o poder de barganha de cada lado determinará o preço final, podendo aproximá-lo tanto do custo marginal do monopolista quanto do benefício marginal do monopsônio.
Está correto o que se afirma em
I. Uma única empresa é produtora do bem ou serviço. Não existem barreiras à entrada de firmas concorrentes, entretanto, não há entrantes com produtos substitutos próximos.
II. As barreiras de acesso podem ocorrer nas formas de monopólio puro ou natural, patentes, controle de matériasprimas chaves e monopólio estatal ou institucional.
III. O monopólio com discriminação de preços separa dois mercados e estabelece preços diferentes para cada um desses mercados.
Está correto o que se afirma em

As características apresentadas são, respectivamente,
Qual é a conclusão que se pode inferir sobre o mercado de distribuição de cinema brasileiro?
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as seguintes estruturas de mercado às suas respectivas características.
Coluna 1
1. Concorrência perfeita.
2. Monopólio.
3. Concorrência monopolista.
4. Oligopólio.
Coluna 2
( ) Se as empresas estiverem tendo lucro, novas empresas entrarão, e as curvas de demanda daquelas já existentes se deslocarão para a esquerda. Se as empresas estiverem tendo prejuízos, algumas sairão do mercado, fazendo as curvas de demanda das remanescentes se deslocarem para a direita.
( ) Para maximizar o lucro, a empresa escolhe uma quantidade produzida em que a receita marginal seja igual ao custo marginal. Como a receita marginal das empresas desse mercado é igual ao preço de mercado, a empresa escolhe uma quantidade em que o preço seja igual ao custo marginal. Dessa forma, a curva de custo marginal da empresa é sua curva de oferta. Com livre entrada e saída de empresas, os lucros são conduzidos para zero no longo prazo.
( ) O nível de produção que maximiza o lucro é inferior ao nível que maximiza a soma dos excedentes do consumidor e do produtor. Ou seja, quando uma empresa cobra um preço superior ao custo marginal, alguns clientes que atribuem ao bem valor superior ao custo de produção não o compram.
( ) Quando as empresas escolhem individualmente a quantidade produzida que maximize o lucro, produzem uma quantidade maior que o nível produzido quando existe apenas uma empresa, e menor que o nível produzido pela competição. O preço é inferior ao preço de um mercado com uma só empresa, mas superior ao preço competitivo, que é igual ao custo marginal.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Considerando a função de produção Q = 5K1/3 L2/3 , em que K é estoque o capital e L é fator de produção trabalho; considerando, ainda, uma curva de demanda Q = 100 - P , em que Q é a quantidade e P o preço do produto, e supondo que r = 2 e w = 4, em que r é o preço do capital e w , o salário, e que a empresa está inserida no mercado de concorrência perfeita, julgue o item seguinte.
O preço de equilíbrio é igual a 2.
Supondo que um mercado monopolista seja representado por uma curva de demanda descrita por p = 104 - 0,004q , em que é p o preço e a quantidade, e assumindo que a curva de custo total inicial seja CT = 0,02q2 + 72q , julgue o seguinte item.
O preço praticado no mercado monopolista é p = 304/3.
Supondo que um mercado monopolista seja representado por uma curva de demanda descrita por p = 104 - 0,004q , em que é p o preço e a quantidade, e assumindo que a curva de custo total inicial seja CT = 0,02q2 + 72q , julgue o seguinte item.
A quantidade produzida no mercado monopolista é q = 604/3.
As ameaças que se apresentam em cada setor da economia brasileira são distintas e estão intimamente relacionadas tanto a questões conjunturais quanto a fatores estruturais específicos.
Considerando-se o contexto brasileiro, qual ameaça estrutural é relevante para o setor correspondente?