Questões de Concurso Sobre estruturas de mercado em economia

Foram encontradas 869 questões

Q3154019 Economia
Uma sociedade empresária domina completamente o mercado de um determinado medicamento essencial, configurando um monopólio. Ao mesmo tempo, um único comprador, o governo, adquire o medicamento para distribuí-lo gratuitamente à população, caracterizando um monopsônio. A relação entre essas duas estruturas de mercado gera tensões e desafios na definição de preço e quantidade.

Com base nesse cenário, avalie as afirmativas a seguir.

I. Em um monopólio, o preço é definido pelo equilíbrio entre a receita marginal da empresa e seu custo marginal, enquanto em um monopsônio, o preço é determinado pelo equilíbrio entre o custo marginal da empresa e o benefício marginal do comprador.
II. A presença simultânea de monopólio e monopsônio reduz a quantidade de equilíbrio em comparação a um mercado competitivo, podendo resultar em preços inferiores aos praticados em monopólios sem compradores únicos.
III. Em situações de negociação entre um monopolista e um monopsônio, o poder de barganha de cada lado determinará o preço final, podendo aproximá-lo tanto do custo marginal do monopolista quanto do benefício marginal do monopsônio.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3150446 Economia
Seja J o número de firmas operando em um oligopólio de Cournot em que todas as firmas possuem o mesmo custo marginal,c > 0 e a curva de demanda inversa de mercado é p(Q) = abQ, em que a > c > 0,b > 0 e Q = ∑ qj . Em relação a esse mercado, marque a resposta correta.
Alternativas
Q3150437 Economia
Sobre o monopólio natural, marque a afirmação correta.
Alternativas
Q3115475 Economia
Considere um Duopólio de Cournot em que os custos das firmas 1 e 2 são, respectivamente, c1(q1) = q1 2 /2 e, c2(q2) = q2 2 . A demanda agregada é P = 22 − Q, em que Q = q1 + q2. O preço, quantidade 1 e quantidade 2 de Equilíbrio de Cournot serão, respectivamente: 
Alternativas
Q3115474 Economia
Considere um mercado com função demanda q = 200 – 2p onde operam uma empresa dominante e uma “faixa concorrencial” composta por pequenas empresas. As pequenas empresas tomam o preço da dominante como dado e ofertam uma quantidade agregada dada por S = p – 70 (p > 70), em que p é o preço fixado pela empresa dominante, sendo o restante da procura satisfeita pela empresa dominante. Determine preço de equilíbrio nesse mercado no caso em que a empresa dominante tem custo marginal constante e igual a 80. 
Alternativas
Q3115466 Economia
A estrutura de mercado oligopolista em que as empresas competem via quantidade, tomando decisões simultaneamente, é conhecida como:
Alternativas
Q3069570 Economia

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as seguintes estruturas de mercado às suas respectivas características.


Coluna 1


1. Concorrência perfeita.

2. Monopólio.

3. Concorrência monopolista.

4. Oligopólio.


Coluna 2



( ) Se as empresas estiverem tendo lucro, novas empresas entrarão, e as curvas de demanda daquelas já existentes se deslocarão para a esquerda. Se as empresas estiverem tendo prejuízos, algumas sairão do mercado, fazendo as curvas de demanda das remanescentes se deslocarem para a direita.


( ) Para maximizar o lucro, a empresa escolhe uma quantidade produzida em que a receita marginal seja igual ao custo marginal. Como a receita marginal das empresas desse mercado é igual ao preço de mercado, a empresa escolhe uma quantidade em que o preço seja igual ao custo marginal. Dessa forma, a curva de custo marginal da empresa é sua curva de oferta. Com livre entrada e saída de empresas, os lucros são conduzidos para zero no longo prazo.


( ) O nível de produção que maximiza o lucro é inferior ao nível que maximiza a soma dos excedentes do consumidor e do produtor. Ou seja, quando uma empresa cobra um preço superior ao custo marginal, alguns clientes que atribuem ao bem valor superior ao custo de produção não o compram.


( ) Quando as empresas escolhem individualmente a quantidade produzida que maximize o lucro, produzem uma quantidade maior que o nível produzido quando existe apenas uma empresa, e menor que o nível produzido pela competição. O preço é inferior ao preço de um mercado com uma só empresa, mas superior ao preço competitivo, que é igual ao custo marginal.



A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Alternativas
Q3055104 Economia

Considerando a função de produção 5 / / , em que é estoque o capital e é fator de produção trabalho; considerando, ainda, uma curva de demanda Q = 100 - P , em que Q é a quantidade e P o preço do produto, e supondo que r  = 2 e w = 4,  em que r  é o preço do capital e w , o salário, e que a empresa está inserida no mercado de concorrência perfeita, julgue o item seguinte.


O preço de equilíbrio é igual a 2. 

Alternativas
Q3055100 Economia

Supondo que um mercado monopolista seja representado por uma curva de demanda descrita por p = 104 - 0,004q , em que é p o preço e a quantidade, e assumindo que a curva de custo total inicial seja CT = 0,02q2 + 72q , julgue o seguinte item. 


O preço praticado no mercado monopolista é p = 304/3. 

Alternativas
Q3055099 Economia

Supondo que um mercado monopolista seja representado por uma curva de demanda descrita por p = 104 - 0,004q , em que é p o preço e a quantidade, e assumindo que a curva de custo total inicial seja CT = 0,02q2 + 72q , julgue o seguinte item. 


A quantidade produzida no mercado monopolista é q = 604/3.

Alternativas
Q3051344 Economia

As ameaças que se apresentam em cada setor da economia brasileira são distintas e estão intimamente relacionadas tanto a questões conjunturais quanto a fatores estruturais específicos.


Considerando-se o contexto brasileiro, qual ameaça estrutural é relevante para o setor correspondente?

Alternativas
Q3051328 Economia

As estruturas de mercado referem-se aos diferentes arranjos e características que definem como as empresas interagem entre si e com os consumidores, em um determinado setor econômico. Nessa perspectiva, associe as diferentes estruturas de mercado às características apresentadas a seguir.


I - Mercados competitivos

II - Monopólio

III - Oligopólio

IV - Concorrência monopolística


P - Uma estrutura de mercado, em que muitas empresas vendem produtos similares, mas não idênticos.

Q - Um mercado com muitos compradores e vendedores negociando produtos idênticos, de modo que cada comprador e vendedor é um tomador de preço.

R - Uma empresa que é a única vendedora de um produto que não tem substitutos próximos.

S - Uma estrutura de mercado, em que apenas poucos vendedores oferecem produtos similares ou idênticos.

T - Uma estrutura de mercado, em que muitas empresas combinam de forma implícita ou explícita preços e quantidades produzidas. 


As associações corretas são: 

Alternativas
Q3050667 Economia
As estruturas de mercado são os modelos de como os mercados são organizados, em que cada estrutura de mercado se baseia em hipóteses e características observadas da interação entre ofertantes e demandantes, baseando-se em características observadas em mercados existentes. Entre as principais estruturas de mercados, podemos ter:

1) Perfeitamente competitivo


2) Oligopolista


3) Monopolista


4) Concorrência monopolística


5) Monopsônio



( ) Mercado atomizado, produtos homogêneos e livre entrada e saída de empresas no mercado.


( ) Não há produtos substitutos próximos; existência de barreiras à entrada de empresas concorrentes, e oferta da empresa é igual à oferta de mercado.


( ) Muitas empresas produtoras; livre entrada e saída de empresas no mercado e produtos diferenciados, mas com substitutos próximos.


( ) Existência de empresas dominantes que fixam o preço; existência de barreiras à entrada de novas empresas e produtos que podem ser homogêneos ou diferenciados.


( ) Mercado no qual há apenas um comprador para os diversos vendedores de determinado bem ou serviço.



Relacione cada estrutura de mercado com suas respectivas características e assinale a sequência CORRETA, de cima pra baixo. 

Alternativas
Q3050255 Economia

O Modelo Estrutura-Conduta-Desempenho (ECD) é um paradigma que se contrapõe à teoria microeconômica neoclássica para o estudo do comportamento das empresas e do mercado.

Relativamente às implicações desse modelo, verifica-se que,

Alternativas
Q3048658 Economia
Sobre as estruturas de mercado em concorrência perfeita, monopólio e oligopólio, assinale a opção que indica, corretamente, a relação entre uma dessas estruturas e sua característica.  
Alternativas
Q3040215 Economia
No mundo inteiro, a indústria produtora de automóveis é classificada como uma estrutura de mercado oligopolizada. Dentre as características do oligopólio mencionado, NÃO constitui uma característica típica a(o) 
Alternativas
Q3010359 Economia

Texto 9A2


    Um monopolista que tem um custo total de produção igual a C(Q) = 70+Q2 se defrontou com uma curva de demanda igual a P(Q) = 80 - Q, sendo Q a quantidade produzida e P o preço do produto.

Ainda com base na situação apresentada no texto, o valor do lucro do monopolista no mercado em questão será de 
Alternativas
Q3010356 Economia
Considerando que uma firma monopolista tenha que reduzir o preço de determinado produto para vender mais, julgue os itens a seguir.

I A curva de custo marginal é menor do que a curva de receita marginal.
II A curva de demanda é a mesma que a curva de receita marginal.
III A curva de custo marginal se iguala a curva de receita marginal.

Assinale a opção correta. 
Alternativas
Q3010355 Economia
A condição que diverge dos pressupostos do modelo de competição perfeita é 
Alternativas
Q2961124 Economia
Considerando que a análise dos padrões de concorrência, que determina tanto a inserção das firmas na estrutura produtiva quanto suas estratégias de concorrência, é um tópico importante da economia das empresas, assinale a opção correta.
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: C
5: C
6: A
7: A
8: E
9: C
10: E
11: A
12: C
13: C
14: A
15: D
16: A
17: C
18: A
19: A
20: C