Questões de Concurso
Sobre estruturas de mercado em economia
Foram encontradas 860 questões
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as seguintes estruturas de mercado às suas respectivas características.
Coluna 1
1. Concorrência perfeita.
2. Monopólio.
3. Concorrência monopolista.
4. Oligopólio.
Coluna 2
( ) Se as empresas estiverem tendo lucro, novas empresas entrarão, e as curvas de demanda daquelas já existentes se deslocarão para a esquerda. Se as empresas estiverem tendo prejuízos, algumas sairão do mercado, fazendo as curvas de demanda das remanescentes se deslocarem para a direita.
( ) Para maximizar o lucro, a empresa escolhe uma quantidade produzida em que a receita marginal seja igual ao custo marginal. Como a receita marginal das empresas desse mercado é igual ao preço de mercado, a empresa escolhe uma quantidade em que o preço seja igual ao custo marginal. Dessa forma, a curva de custo marginal da empresa é sua curva de oferta. Com livre entrada e saída de empresas, os lucros são conduzidos para zero no longo prazo.
( ) O nível de produção que maximiza o lucro é inferior ao nível que maximiza a soma dos excedentes do consumidor e do produtor. Ou seja, quando uma empresa cobra um preço superior ao custo marginal, alguns clientes que atribuem ao bem valor superior ao custo de produção não o compram.
( ) Quando as empresas escolhem individualmente a quantidade produzida que maximize o lucro, produzem uma quantidade maior que o nível produzido quando existe apenas uma empresa, e menor que o nível produzido pela competição. O preço é inferior ao preço de um mercado com uma só empresa, mas superior ao preço competitivo, que é igual ao custo marginal.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
As ameaças que se apresentam em cada setor da economia brasileira são distintas e estão intimamente relacionadas tanto a questões conjunturais quanto a fatores estruturais específicos.
Considerando-se o contexto brasileiro, qual ameaça estrutural é relevante para o setor correspondente?
As estruturas de mercado referem-se aos diferentes arranjos e características que definem como as empresas interagem entre si e com os consumidores, em um determinado setor econômico. Nessa perspectiva, associe as diferentes estruturas de mercado às características apresentadas a seguir.
I - Mercados competitivos
II - Monopólio
III - Oligopólio
IV - Concorrência monopolística
P - Uma estrutura de mercado, em que muitas empresas vendem produtos similares, mas não idênticos.
Q - Um mercado com muitos compradores e vendedores negociando produtos idênticos, de modo que cada comprador e vendedor é um tomador de preço.
R - Uma empresa que é a única vendedora de um produto que não tem substitutos próximos.
S - Uma estrutura de mercado, em que apenas poucos vendedores oferecem produtos similares ou idênticos.
T - Uma estrutura de mercado, em que muitas empresas combinam de forma implícita ou explícita preços e quantidades produzidas.
As associações corretas são:
1) Perfeitamente competitivo
2) Oligopolista
3) Monopolista
4) Concorrência monopolística
5) Monopsônio
( ) Mercado atomizado, produtos homogêneos e livre entrada e saída de empresas no mercado.
( ) Não há produtos substitutos próximos; existência de barreiras à entrada de empresas concorrentes, e oferta da empresa é igual à oferta de mercado.
( ) Muitas empresas produtoras; livre entrada e saída de empresas no mercado e produtos diferenciados, mas com substitutos próximos.
( ) Existência de empresas dominantes que fixam o preço; existência de barreiras à entrada de novas empresas e produtos que podem ser homogêneos ou diferenciados.
( ) Mercado no qual há apenas um comprador para os diversos vendedores de determinado bem ou serviço.
Relacione cada estrutura de mercado com suas respectivas características e assinale a sequência CORRETA, de cima pra baixo.
O Modelo Estrutura-Conduta-Desempenho (ECD) é um paradigma que se contrapõe à teoria microeconômica neoclássica para o estudo do comportamento das empresas e do mercado.
Relativamente às implicações desse modelo, verifica-se
que,
Texto 9A2
Um monopolista que tem um custo total de produção
igual a C(Q) = 70+Q2 se defrontou com uma curva de
demanda igual a P(Q) = 80 - Q, sendo Q a quantidade
produzida e P o preço do produto.
I A curva de custo marginal é menor do que a curva de receita marginal.
II A curva de demanda é a mesma que a curva de receita marginal.
III A curva de custo marginal se iguala a curva de receita marginal.
Assinale a opção correta.
Um dos desafios dos economistas é compreender as estruturas de mercado. Em uma estrutura de mercado competitiva, as empresas
A curva de oferta de uma firma competitiva é representada, pela parte ascendente da curva de custo
Considerando um monopólio em que a curva de demanda do produto é dada por x = 150 - 5p e a função custo total é C = 40 + 20x, onde x é a quantidade e p é o nível de preços. A quantidade (x) e o preço (p) de equilíbrio são
Suponha que a função receita marginal de um monopolista seja igual a Rmg = 100 – y2 + 80y e que a função Custo Total seja igual a CT(y) = 100y, sendo y a quantidade produzida. Assinale a alternativa que apresente a quantidade a ser produzida, em equilíbrio, pelo monopolista para maximizar seus lucros.
O mercado oligopolizado pode ser caracterizado pelos seguintes aspectos, EXCETO: