Questões de Concurso
Sobre externalidades em economia
Foram encontradas 154 questões
I. Uma falha de mercado ocorre quando os recursos são alocados de forma ineficiente.
II. Externalidades são exemplos de falhas de mercado, podendo ser positivas ou negativas.
III. A existência de bens públicos, como a defesa nacional, é uma falha de mercado, pois o setor privado não tem incentivos para oferecê-los adequadamente.
IV. O equilíbrio geral da economia resolve todas as falhas de mercado de forma automática.
Estão corretas as afirmativas:
(__) Uma alocação é considerada ótima de Pareto quando não é possível melhorar a situação de um indivíduo sem prejudicar outro.
(__) O ótimo de Pareto garante a igualdade na distribuição de recursos entre os indivíduos.
(__) A curva de contrato, no diagrama de Edgeworth, representa todas as alocações ótimas de Pareto em um mercado.
(__) O ótimo de Pareto não considera preferências individuais, focando apenas na eficiência.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
I. Quando há externalidades negativas na produção, o custo marginal social é igual à soma do custo marginal privado com o dano marginal da externalidade (Custo adicional do processo de produção que recai sobre terceiros e pelo qual a firma não paga).
II. Na presença de externalidades, a quantidade ótima escolhida pela firma não é Pareto-eficiente.
III. Quando há externalidades negativas no consumo, o benefício marginal social é igual à soma do benefício marginal privado com o dano marginal da externalidade (Custo adicional de consumo que recai sobre terceiros e pelo qual o consumidor não paga).
Está correto o que se afirma em
Considerando essa distinção, analise as afirmativas a seguir.
I. A avaliação privada de projetos foca no retorno financeiro direto aos investidores, incorporando o custo de oportunidade do capital baseado em suas alternativas de investimento, enquanto a avaliação social considera o custo de oportunidade do capital para a sociedade como um todo.
II. Na avaliação social de projetos, a taxa de desconto utilizada é tipicamente mais alta do que na avaliação privada, refletindo uma maior preferência pela alocação eficiente de recursos do ponto de vista social em comparação com interesses privados.
III. Externalidades, tanto positivas quanto negativas, são elementos centrais na avaliação social de projetos, pois esta abordagem visa medir o impacto total do projeto sobre o bem-estar social, incluindo efeitos sobre terceiros que não estão diretamente envolvidos no projeto.
Está correto o que se afirma em
Assinale a opção que descreve corretamente uma consequência da assimetria de informação.
π1 = pq1 − c1(q1, x)
π2 = pq2 − c2(q2, x),
em que p é o preço, q1 e q2 são as quantidades produzidas pelas empresas 1 e 2, respectivamente; c1( ) e c2( ) são as funções custos das empresas 1 e 2, respectivamente, e x é o nível de poluição (externalidade) definido apenas pela empresa 1, de tal forma que, o custo marginal de x é negativo para a empresa 1(∂c1/∂x< 0) e positivo para a empresa 2 (∂c2/∂x> 0).
Considere duas situações:
1. A solução ótima de externalidade sem coordenação entre as empresas.
2. A solução ótima de externalidade com coordenação entre as empresas.
As condições de primeira ordem na solução ótima da externalidade nas situações 1 e 2 são, respectivamente,
O conceito de externalidade refere-se a efeitos positivos ou negativos que uma atividade econômica pode ter sobre terceiros, não diretamente envolvidos na atividade.
A primeira ocorre quando “um único comprador ou vendedor (ou um pequeno grupo de compradores ou vendedores) pode ser capaz de controlar os preços de mercado”.
Em uma segunda situação, o autor se refere às situações em que “as decisões de compradores e vendedores às vezes afetam as pessoas que não estão participando do mercado”.
Assinale a alternativa que indica, respectivamente, os conceitos acima expostos.
Externalidades, economia da prevenção e pandemias
Giácomo Balbinotto Neto
“Não faz sentido considerar uma doença contagiosa como uma doença pessoal, pois toda a comunidade ou a sociedade pode ser afetada pela saúde de outra pessoa, no sentido de que qualquer grupo de pessoas possui o mesmo status. Se a sociedade em que você vive ou as pessoas ao seu redor não estão muito saudáveis, em algum sentido você também não estará saudável. Esta noção de saúde pública torna clara, então, a necessidade de se analisar as externalidades em saúde, sendo este um conceito fundamental na área de Economia da Saúde. Assim, os esforços do governo em termos de saúde pública, tais como as campanhas de vacinação contra gripe, sarampo e outras doenças contagiosas e o estabelecimento de lockdowns e restrições para combater os vírus, podem ser pensados como modos de o governo lidar com as externalidades na área de doenças contagiosas.”
Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/213893/001117307.pdf
O conceito de externalidade engloba: