Questões de Concurso
Sobre modelo de crescimento de solow em economia
Foram encontradas 105 questões
No que diz respeito aos modelos neoclássicos e não neoclássicos de crescimento econômico, considere as afirmativas abaixo.
I - No modelo de Harrod, embora a taxa de crescimento de longo prazo dependa da taxa de poupança e da relação capital-produto, o pleno-emprego não é necessariamente assegurado no longo prazo, já que a chamada “taxa garantida” pode não se igualar à “taxa natural” de crescimento.
II - No modelo de Solow, a taxa de crescimento é sustentável no longo prazo, porque a função de produção agregada funciona sob condições de retornos crescentes de escala.
III - No modelo de Kaldor, a taxa de crescimento da economia no longo prazo é condicionada pela taxa de crescimento do produto industrial, mas esta última depende, por sua vez, da taxa de crescimento da produtividade industrial.
IV - No modelo de Thirlwall, segundo a lei de Thirlwall (versão forte), um país em desenvolvimento convergirá para níveis médios de renda per capita similares aos dos países desenvolvidos se aquele país detiver um padrão de especialização em que a elasticidade-renda da demanda dos produtos exportados for superior à elasticidade-renda da demanda dos produtos importados.
Está correto APENAS o que se afirma em
Suponha que a função de produção seja Y=Kα (AL)1−α, em que Y é a produção, K é o capital, A é o nível de tecnologia, L é o trabalho e α é a elasticidade do capital. Considere que inicialmente a economia está em seu estado estacionário.
Uma combinação de um aumento na taxa de poupança (s) e uma redução na taxa de depreciação (δ) influencia a economia no longo prazo resultando em
( ) Um aumento da taxa de poupança, eleva os investimentos por trabalhador acima da taxa de depreciação, levando ao acúmulo de capital por trabalhador.
( ) Economias com altas taxas de crescimento populacional tendem a apresentar baixos níveis de renda per capita.
( ) Somente o progresso tecnológico pode explicar o crescimento do produto por trabalhador ao longo do tempo.
As afirmativas são, respectivamente,
A taxa de poupança é igual a 20% e o nível de produto por trabalhador no estado estacionário é igual a 100.
Considerando que a taxa de depreciação é igual a 10%, então no estado estacionário, o capital por trabalhador, o investimento por trabalhador e o consumo por trabalhador são iguais, respectivamente, a
y = f(k) = 2k0,5
s = 0,1
d = 0,2
em que: y é o produto por trabalhador, f(k) é a função de produção, k é o capital por trabalhador, s é a taxa de poupança e d é a taxa de depreciação.
Assuma que as taxas de crescimento populacional e de progresso técnico são nulas.
No estado estacionário, o valor do consumo por trabalhador é igual a
Considere o modelo de crescimento de Solow. Suponha que o capital por trabalhador inicial esteja abalo da nível de estado estacionário
Segundo esse modelo, ao longo do tempo, ocorre:
Com relação ao modelo de Solow, julgue o item a seguir.
O aumento da taxa de crescimento populacional aumenta a
taxa de crescimento do produto, porém reduz o estoque de
capital por trabalhador.
Assinale a opção que apresenta a dinâmica que se segue.
“O modelo de Solow explica o crescimento econômico em virtude da acumulação de capital, do crescimento da força de trabalho e das alterações tecnológicas.
Supondo um aumento da taxa de poupança, no curto prazo o estoque de capital por trabalhador _____.
Ao longo do tempo, há acúmulo de capital, visto que o investimento _____ a depreciação, até atingir o novo estado estacionário. Ao final, o crescimento da produção per capita é _____ no novo estado estacionário.”
Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento lido.
Considerando o crescimento e o desenvolvimento econômico, julgue (C ou E) o item a seguir.
Nos parâmetros do modelo de Solow, o aumento da
taxa de poupança é irrelevante para o nível de renda
per capita de longo prazo de uma sociedade, pois o
estado estacionário é afetado somente pelo nível
de produtividade.
O modelo de crescimento econômico de Solow baseia-se numa função agregada de produção, expressa na forma Q = K1−α Lα A(t) , em que Q é o nível do produto; K, o estoque de capital da economia; L, a força de trabalho; A(t), o estado da tecnologia no tempo t; e 1 – α e α são coeficientes técnicos que representam os retornos dos fatores capital e trabalho, respectivamente.
Com base nas hipóteses do modelo de Solow, um dos mais influentes na teoria neoclássica de crescimento econômico, verifica-se que
No que diz respeito à teoria macroeconômica, julgue o item que se segue.
No modelo de Solow com crescimento populacional e sem
progresso tecnológico, o estoque de capital no estado
estacionário cresce à taxa de crescimento populacional.