Questões de Concurso
Sobre modelo is/lm/bp em economia
Foram encontradas 193 questões
Na atualidade, a economia brasileira funciona sob o regime de câmbio flutuante e com elevada mobilidade (embora imperfeita) de capitais. Admita, então, que sejam válidas as hipóteses inerentes ao modelo de Mundell-Fleming (modelo IS-LM-BP) e que a economia se encontre em uma situação de equilíbrio inicial. Considere, adicionalmente, que o governo brasileiro adote uma política fiscal bastante expansionista, caracterizada pelo incremento de investimentos públicos.
De acordo com o modelo de Mundell-Fleming, os efeitos
finais, decorrentes da referida política fiscal expansionista, sobre a taxa de juros, a taxa de câmbio Real/Dólar (R$/
US$) e a renda agregada no país, comparativamente à
situação prevalecente no equilíbrio inicial, serão, respectivamente, os seguintes:
Considerando o modelo IS/LM sem os denominados casos clássicos e da armadilha da liquidez, é incorreto afirmar que:
Considerando a operacionalização da política monetária executada pelo Banco Central do Brasil (BCB) e as principais medidas macroprudenciais, julgue o item subsequente.
Se o governo realiza uma política fiscal ativa, evidencia-se
redução das exportações líquidas na mesma magnitude dos
gastos do governo quando a autoridade monetária garante
liberdade de capitais e câmbio flexível.
Considerando a operacionalização da política monetária executada pelo Banco Central do Brasil (BCB) e as principais medidas macroprudenciais, julgue o item subsequente.
Se o câmbio é fixo e há plena mobilidade de capitais, então a
política monetária é passiva.
Sob o regime de câmbio fixo, uma política fiscal expansionista proporciona aumento da renda e das reservas internacionais, porém queda das exportações líquidas.
A trindade impossível identificada por Mundell refere-se à impossibilidade de combinar livre mobilidade de capital, taxa de câmbio flutuante e política monetária autônoma.
No modelo IS/LM/BP, os agentes tomam suas decisões levando em consideração comportamento futuro da taxa de câmbio e de juros.
A estática comparativa correta é:
Uma política fiscal que tem como resultado o aumento do PIB real acarreta aumento do agregado monetário M1.
Se a economia operar com câmbio flexível e plena mobilidade de capitais e câmbio flutuante, a expansão fiscal aumentará o produto.
A situação de armadilha da liquidez descreve o cenário no qual a política monetária perde a sua capacidade de influenciar a economia por meio do canal tradicional da taxa de juros.
Quanto menor for a propensão marginal a consumir, maior será a inclinação da curva IS.
A base monetária é igual à soma das reservas bancárias e dos recursos depositados em bancos comerciais.
Em um gráfico representativo da função consumo, em que o eixo x corresponde à oferta agregada e o eixo y, à demanda agregada, ao se traçar uma reta com inclinação de 45°, existirá poupança agregada sempre que a função consumo estiver acima da referida reta.
No caso de política monetária conduzida pela autoridade monetária por controle de juros, a expansão fiscal gera aumento do produto em magnitude superior ao modelo em que o Banco Central fixa os agregados monetários.
O aumento do salário nominal desloca a curva IS para a direita.