Questões de Concurso
Sobre modelo is/lm em economia
Foram encontradas 497 questões
Considerando-se um modelo IS-LM sem o caso clássico e sem armadilha da liquidez, uma política fiscal expansionista reduz a demanda por moeda.

• Demanda real por moeda: (M/P) = 0,2Y – 20r; • Curva IS dada por: Y = 650 – 1000r; • Renda real de pleno emprego igual a 500, ao nível de preços igual a 1.
Tendo por base o modelo IS–LM (também conhecido por Análise Hicks-Hansen) e as informações anteriores, é possível afirmar que o valor da oferta de moeda necessária para o pleno emprego é igual a:
( ) A curva LM, ou a curva de equilíbrio no mercado monetário, mostra todas as combinações de taxas de juros e de níveis de renda, de forma que a demanda por saldos reais seja igual à oferta. Ao longo da curva LM, o mercado monetário está em equilíbrio.
( ) O modelo IS-LM demonstra como as interações entre Inflação (I) e Poupança (S) são equilibradas pelas Leis de Mercado (LM).
( ) Uma política fiscal contracionista desloca a curva IS para a direita, aumentando a taxa de juros e a renda, e desloca a curva da oferta agregada para a esquerda.
( ) Um choque de oferta é um acontecimento que afeta diretamente os custos e os preços das empresas, deslocando a curva de oferta agregada da economia e, com isso, a curva Phillips.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Sobre os casos-limite do modelo – caso clássico ou armadilha da liquidez – é correto afirmar que
O modelo IS-LM é visto mais comumente como uma representação gráfica, composto por duas funções, uma que indica a taxa de juros nominais e outra do produto real.

Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.
I. A curva IS revela as combinações de renda e taxa de juros que equilibram o mercado de bens e serviços.
II. A curva LM define a relação entre a renda e a taxa de juros monetária, ou seja, combina a taxa de juros e o produto de modo a igualar liquidez e a oferta de moeda em circulação para encontrar equilíbrio.
III. A inclinação das curvas IS e LM demonstram o grau de sensibilidade da renda em relação às variações na taxa de juros como também podem determinar a eficácia das políticas fiscal e monetária. Quando a curva LM se encontra muito inclinada é um indicativo de políticas monetárias e fiscais ineficazes.
Está correto o que se afirma em
I. Apesar de apresentar limitações por simplificar as dinâmicas das políticas fiscal e monetária de um país, o modelo IS-LM é uma ferramenta fundamental para avaliar os efeitos macroeconômicos dessas políticas sobre a produção e a taxa de juros.
II. A diminuição do investimento ou o aumento dos impostos provocam o deslocamento da curva IS (Investment Saving) para a direita, levando também à diminuição da produção e da taxa de juros.
III. A curva LM (Liquidity Preference Money Supply) desloca-se para a direita com o aumento da oferta de dinheiro no setor monetário.
Está correto o que se afirma em
Em uma economia fechada, a base monetária é composta por 200 unidades monetárias de papel-moeda em poder do público e 300 unidades monetárias em reservas bancárias. A razão de reservas bancárias é de 10% e o multiplicador monetário é igual a 4.
Com base na situação hipotética apresentada e considerando que o Banco Central tenha realizado uma operação de compra de títulos públicos no valor de 50 unidades monetárias no mercado aberto, julgue o próximo item.
No intuito de aumentar a geração de emprego na economia, o governo de determinado país decidiu criar um programa de expansão de crédito para as famílias locais, o qual aumentaria o consumo. No gráfico apresentado, por meio do qual se avaliam o produto interno bruto real (PIB real) e os níveis de preços (P) na citada economia, Scp representa a curva de oferta de curto prazo, Slp, a curva de oferta de longo prazo, e DA e DA*, as curvas de demanda agregada em duas situações hipotéticas. Nessas circunstâncias, há duas conjunturas possíveis:
I o equilíbrio está em pleno emprego (no ponto a); e
II a economia não se encontra no pleno emprego (no ponto b).
Considerando as informações precedentes, julgue o item que se segue.
Julgue o item subsequente, em relação aos efeitos da execução de uma política fiscal expansionista segundo o modelo IS/LM, em que o governo fixa a taxa básica de juros.
Haverá redução do consumo.
Julgue o item subsequente, em relação aos efeitos da execução de uma política fiscal expansionista segundo o modelo IS/LM, em que o governo fixa a taxa básica de juros.
Haverá redução da demanda por moeda.
Julgue o item subsequente, em relação aos efeitos da execução de uma política fiscal expansionista segundo o modelo IS/LM, em que o governo fixa a taxa básica de juros.
A política fiscal implicará aumento dos juros reais.
Na atualidade, a economia brasileira funciona sob o regime de câmbio flutuante e com elevada mobilidade (embora imperfeita) de capitais. Admita, então, que sejam válidas as hipóteses inerentes ao modelo de Mundell-Fleming (modelo IS-LM-BP) e que a economia se encontre em uma situação de equilíbrio inicial. Considere, adicionalmente, que o governo brasileiro adote uma política fiscal bastante expansionista, caracterizada pelo incremento de investimentos públicos.
De acordo com o modelo de Mundell-Fleming, os efeitos
finais, decorrentes da referida política fiscal expansionista, sobre a taxa de juros, a taxa de câmbio Real/Dólar (R$/
US$) e a renda agregada no país, comparativamente à
situação prevalecente no equilíbrio inicial, serão, respectivamente, os seguintes: