Na conjuntura I, relativa ao pleno emprego, o único impacto ...
No intuito de aumentar a geração de emprego na economia, o governo de determinado país decidiu criar um programa de expansão de crédito para as famílias locais, o qual aumentaria o consumo. No gráfico apresentado, por meio do qual se avaliam o produto interno bruto real (PIB real) e os níveis de preços (P) na citada economia, Scp representa a curva de oferta de curto prazo, Slp, a curva de oferta de longo prazo, e DA e DA*, as curvas de demanda agregada em duas situações hipotéticas. Nessas circunstâncias, há duas conjunturas possíveis:
I o equilíbrio está em pleno emprego (no ponto a); e
II a economia não se encontra no pleno emprego (no ponto b).
Considerando as informações precedentes, julgue o item que se segue.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CERTO.
Na conjuntura I (ponto a no gráfico), a economia já está operando em pleno emprego, ou seja, o PIB real está no seu nível potencial. Se o governo implementar um programa de expansão do crédito para estimular o consumo, isso deslocará a curva de demanda agregada (DA para DA)* para a direita.
No curto prazo, esse aumento da demanda pode elevar tanto o PIB real quanto o nível de preços, porque a oferta agregada de curto prazo (S_cp) tem inclinação positiva.
Porém, no longo prazo, a economia retorna ao seu nível de pleno emprego, pois a oferta agregada de longo prazo (S_lp) é vertical. Com isso, a única consequência permanente da política expansionista será um aumento no nível geral de preços, sem impacto sobre o nível de emprego ou o PIB real, que permanecerá no seu valor de equilíbrio de longo prazo. Esse resultado é coerente com a visão clássica e com a teoria quantitativa da moeda.
Portanto, a assertiva está correta ao afirmar que, no longo prazo, o único impacto do programa será o aumento dos preços, sem alteração do nível de emprego.
Fonte: ChatGPT
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo