Questões de Concurso Sobre economia

Foram encontradas 16.863 questões

Q3325943 Economia
A taxa de juros da Economia (Selic) é definida pelo Comité de Politica Monetária (Copom) a cada: 
Alternativas
Q3325150 Economia
Um mundo globalizado é o que se vê na atualidade. A partir da economia, mas não apenas dela, transforma‑se a realidade do Planeta, gerando‑se aspectos que podem ser considerados positivos e negativos. Considerando essas informações, assinale a opção que apresenta uma característica marcante da ordem global contemporânea.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FURB Órgão: CISAMVE - SC Prova: FURB - 2025 - CISAMVE - SC - Economista |
Q3324207 Economia
O modelo IS-LM é um modelo macroeconômico que analisa a relação entre o mercado de bens e o mercado monetário. Além disso, define a relação entre a renda (IS) e a taxa de juros (LM), identificando as diferentes combinações de renda e taxa de juros que equilibram o mercado de bens e serviços. O gráfico a seguir apresenta o modelo IS-LM. Analise-o:

Imagem associada para resolução da questão

Considerando o gráfico, o que significa o deslocamento da LMo para a LM1? Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FURB Órgão: CISAMVE - SC Prova: FURB - 2025 - CISAMVE - SC - Economista |
Q3324205 Economia
O gráfico a seguir apresenta três indicadores de um município da região do Vale do Itajaí, mostrando a evolução da população, dos empregos formais e do PIB real para o período de 2010 a 2021.

Imagem associada para resolução da questão


Fonte dos dados: IBGE, elaboração FURB.

Com base no gráfico, analise as assertivas a seguir:

I.Duas crises podem ser identificadas no período: uma, em 2014, e outra, em 2020, e ambas começaram a ser superadas já no ano seguinte.

II.O gráfico aponta que o crescimento dos empregos e do PIB real acompanharam o crescimento da população.

III.É possível verificar que no período a população cresceu em torno de 15%, contra o crescimento de um pouco mais de 7% dos empregos e do PIB real.

IV.É possível aferir que no período a geração de emprego e renda (representada pelo PIB real) não foi suficiente para acompanhar o crescimento da população.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FURB Órgão: CISAMVE - SC Prova: FURB - 2025 - CISAMVE - SC - Economista |
Q3324203 Economia
A política macroeconômica envolve a atuação do governo sobre a capacidade produtiva, oferta e demanda agregada, com o objetivo de permitir que a economia opere a pleno emprego, com baixas taxas de inflação. Em relação aos instrumentos de política macroeconômica, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FURB Órgão: CISAMVE - SC Prova: FURB - 2025 - CISAMVE - SC - Economista |
Q3324202 Economia
O economista desempenha um papel fundamental na atuação em consórcios públicos, especialmente como analista, planejador e avaliador de projetos. No contexto de consórcios municipais de saúde, essa atuação é crucial para garantir a eficiência e a sustentabilidade dos serviços prestados. Sobre esse tema, analise as assertivas a seguir:

I.O economista atua na elaboração de estudos de viabilidade econômica e financeira para projetos de consórcios públicos, como a construção de hospitais regionais, avaliando custos, benefícios e impactos sociais.

II.Cabe ao economista planejar a alocação de recursos financeiros em consórcios públicos, garantindo que os municípios consorciados cumpram suas obrigações fiscais e utilizem os recursos de forma eficiente.

III.O economista não participa da avaliação de resultados de projetos em consórcios públicos, pois essa função é exclusiva dos gestores municipais e dos órgãos de controle externo.

IV.Em consórcios municipais de saúde, o economista pode propor modelos de financiamento compartilhado entre os municípios, visando à sustentabilidade de programas como a aquisição de medicamentos e equipamentos médicos.

É correto o que se apresenta em:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FURB Órgão: CISAMVE - SC Prova: FURB - 2025 - CISAMVE - SC - Economista |
Q3324201 Economia
Para efeito de estudos, a ciência econômica é dividida em macroeconomia e microeconomia. A macroeconomia se refere a quê? Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FURB Órgão: CISAMVE - SC Prova: FURB - 2025 - CISAMVE - SC - Economista |
Q3324199 Economia
No contexto da Economia da Saúde, o financiamento e a eficiência econômica são temas centrais para a gestão de recursos na área da saúde. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FURB Órgão: CISAMVE - SC Prova: FURB - 2025 - CISAMVE - SC - Economista |
Q3324195 Economia
A Síntese dos Indicadores Sociais do IBGE apresenta anualmente uma análise das condições de vida da população brasileira. Um dos itens apresenta a efetividade da política pública do Programa Bolsa Família (Auxílio Brasil). Para ser elegível ao Programa, a renda familiar per capita deve ser de até R$ 218,00. O objetivo é garantir uma renda familiar mínima no valor de R$ 600,00 a todas as famílias beneficiadas. Segundo o relatório, no Brasil, em 2012, 25,6% dos domicílios recebiam renda de benefícios de programas sociais, caindo para 22,7%, em 2019. Em 2020, na pandemia, subiu para 36,8% porque o governo aumentou o valor do benefício, bem como o número de pessoas que o recebiam. No entanto, em 2023, baixou para 27,9% e, mesmo assim, ficou 2,3 pontos percentuais acima do valor de 2012. O gráfico a seguir mostra o impacto dos benefícios sociais em relação à concentração de renda, com base no Índice de Gini:

Imagem associada para resolução da questão


Com base no texto apresentado e no gráfico, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FURB Órgão: CISAMVE - SC Prova: FURB - 2025 - CISAMVE - SC - Economista |
Q3324194 Economia
A inflação é um fenômeno que rotineiramente preocupa a sociedade e os gestores públicos. Sobre a inflação, é correto afirmar que:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FURB Órgão: CISAMVE - SC Prova: FURB - 2025 - CISAMVE - SC - Economista |
Q3324193 Economia
Suponhamos que o produto a preços correntes, em uma determinada economia, seja de 1000 unidades monetárias no ano 1, escolhido como ano-base, e dobrou no ano 2. Por outro lado, sabemos que o produto real aumentou 60% em relação ao ano-base. Assim, podemos dizer que o deflator foi de: 
Alternativas
Q3323556 Economia
Segundo Ana Elizabete Mota (2009), desde o surgimento do capitalismo, as crises econômicas têm sido uma constante, refletindo os desequilíbrios inerentes ao sistema. Segundo a autora, as crises são inerentes ao processo de acumulação capitalista, resultando em desequilíbrios entre produção e consumo que comprometem a realização do capital. A partir da década de 1980, como estratégia de enfrentamento às crises, a economia capitalista adotou a reestruturação produtiva, o que viabilizou transformações no mundo do trabalho, além de uma ofensiva ideopolítica voltada à consolidação da hegemonia do grande capital. Essas transformações incluíram a flexibilização das relações de trabalho, a terceirização e a intensificação do uso de tecnologias. Nesse contexto, a crise de acumulação forçou os países desenvolvidos a reformularem suas estratégias de acumulação e valorização do capital, aprofundando a subordinação da periferia ao centro da economia global. Portanto, a crise de acumulação não apenas reformulou as estratégias dos países desenvolvidos, mas também intensificou a dependência econômica dos países periféricos, um fenômeno que continua a moldar a economia global contemporânea.

Texto adaptado de: MOTA, Ana Elizabete. Crise contemporânea e as transformações na produção capitalista. In: CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Direitos e Competências Profissionais. Brasília: CFESS, 2009.
Com base no texto, analise as assertivas que seguem a respeito da forma como o Brasil integrou-se à ordem econômica mundial:

I.A integração do Brasil à ordem econômica mundial nos anos 90 ocorreu sob os imperativos do capital financeiro e do neoliberalismo, levando a cortes nos gastos estatais sob o argumento da "escassez de recursos" e do "equilíbrio das contas públicas", reforçando as disputas pelo fundo público.

II.A integração do Brasil pressupõe intervenção estatal na economia capitalista, causando equilíbrios entre produção e consumo, com políticas que favoreceram o acesso à redistribuição de riqueza.

III.A integração do Brasil à ordem econômica mundial nos anos 1990 ocorreu por meio da adoção de políticas neoliberais, incluindo privatizações, flexibilização das leis trabalhistas e abertura econômica, resultando na precarização do trabalho e no aprofundamento das desigualdades sociais.

IV.A integração do Brasil à ordem econômica mundial nos anos 90 ocorreu exigindo baixa intervenção estatal e desemprego elevado, o que gerou como consequência o pleno emprego e avanço no reconhecimento dos direitos trabalhistas e previdenciários.


É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3317774 Economia

Acerca de desenvolvimento econômico sustentável e inovação social, julgue o item a seguir. 


Na área de transferência de tecnologia e comunicação, deve-se atuar priorizando o desenvolvimento territorial em detrimento do desenvolvimento rural.

Alternativas
Q3314589 Economia

Considerando uma análise econômica da agricultura sustentável, julgue o item subsequente. 


Para assegurar o desenvolvimento verdadeiramente sustentável, é fundamental facilitar o acesso do agricultor à terra, à água e aos recursos naturais, mediante uma política de Estado que viabilize reforma fundiária justa e direcionada, linhas de crédito de custeio e investimentos, estruturação e organização da comercialização dos produtores e acesso às tecnologias apropriadas. 

Alternativas
Q3314229 Economia

Considerando que um dos componentes da economia do meio ambiente é o estudo da valoração dos recursos naturais e de seus métodos, julgue o item subsequente. 


O valor econômico de um recurso ambiental deve considerar o valor de uso e o valor de não uso desse bem. 

Alternativas
Q3314228 Economia

Considerando que um dos componentes da economia do meio ambiente é o estudo da valoração dos recursos naturais e de seus métodos, julgue o item subsequente. 


O valor econômico de não uso de um recurso natural está relacionado com a quantia que os indivíduos estariam dispostos a pagar a fim de manter o recurso ambiental para uso no futuro. 

Alternativas
Q3305633 Economia

No que se refere à análise socioeconômica do setor agrário, julgue o seguinte item. 


A conformidade da produção rural aos requisitos de certificação internacional, inclusive padrões de produção orgânica, qualidade, segurança alimentar e comércio justo, pode ampliar o acesso a mercados locais e globais dispostos a pagar mais por produtos diferenciados. 

Alternativas
Q3305577 Economia

Quanto às redes alternativas de produção e comercialização de produtos agroalimentares e inovações sociais, julgue o item subsequente. 


Todos os mecanismos e as estruturas do mercado capitalista são reproduzidos nas feiras livres, por meio da procura e oferta de produtos. 

Alternativas
Q3305562 Economia

        Um programa de capacitação foi criado com a finalidade de aumentar o rendimento dos trabalhadores. A tabela a seguir mostra os valores dos rendimentos médios dos grupos de controle e de tratamento ( Te T1 , respectivamente) para períodos antes e depois do tratamento (T0 e T1 , respectivamente). A notação representa a média amostral da variável de resultado (rendimento médio, em reais) por grupo e por período.


Considerando essas informações, julgue o item a seguir. 


O impacto do tratamento não pode ser calculado pela simples variação do rendimento antes e depois do programa para o grupo de tratados, mas sim pelo contraste dessa variação com a experimentada pelo grupo de controle no mesmo intervalo de tempo. 

Alternativas
Q3305561 Economia

        Um programa de capacitação foi criado com a finalidade de aumentar o rendimento dos trabalhadores. A tabela a seguir mostra os valores dos rendimentos médios dos grupos de controle e de tratamento ( Te T1 , respectivamente) para períodos antes e depois do tratamento (T0 e T1 , respectivamente). A notação representa a média amostral da variável de resultado (rendimento médio, em reais) por grupo e por período.


Considerando essas informações, julgue o item a seguir. 


A forma mais simples de expressar o estimador do método de diferenças em diferenças é calculando uma dupla diferença de médias da variável de resultado; esse estimador pode ser dado como a seguir. 


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: B
4: C
5: A
6: C
7: B
8: E
9: E
10: A
11: E
12: A
13: E
14: C
15: C
16: E
17: C
18: E
19: C
20: C