Questões de Concurso
Sobre setor público em economia
Foram encontradas 1.862 questões
I.O economista atua na elaboração de estudos de viabilidade econômica e financeira para projetos de consórcios públicos, como a construção de hospitais regionais, avaliando custos, benefícios e impactos sociais.
II.Cabe ao economista planejar a alocação de recursos financeiros em consórcios públicos, garantindo que os municípios consorciados cumpram suas obrigações fiscais e utilizem os recursos de forma eficiente.
III.O economista não participa da avaliação de resultados de projetos em consórcios públicos, pois essa função é exclusiva dos gestores municipais e dos órgãos de controle externo.
IV.Em consórcios municipais de saúde, o economista pode propor modelos de financiamento compartilhado entre os municípios, visando à sustentabilidade de programas como a aquisição de medicamentos e equipamentos médicos.
É correto o que se apresenta em:
Julgue o próximo item, a respeito de economia rural e de temas a ela relacionados.
Conforme o modelo IS-LM, em uma política expansionista dos gastos com a contratação de funcionários públicos para o serviço de assistência técnica e extensão rural, à medida que a renda aumenta, também aumenta a demanda por moeda para transações. Nesse caso, se o estoque de moeda não muda, a tentativa de aumentar os saldos das transações exige um declínio na demanda por títulos, o que provoca, juntamente com o aumento na demanda por moeda, induzido pela renda, o aumento na taxa de juros.
I. A política cambial define as relações financeiras entre o país e o resto do mundo, a forma de atuação no mercado de câmbio, as regras para movimentação internacional de capitais e de moeda e a gestão das reservas internacionais.
II. A estabilidade dos preços preserva o valor do dinheiro, mantendo o poder de compra da moeda. Para alcançar esse objetivo, o Banco Central do Brasil utiliza a política monetária, política que se refere às ações dessa instituição que visam afetar o custo do dinheiro (taxas de juros) e a quantidade de dinheiro (condições de liquidez) na economia.
III. Entende-se por política fiscal, a conjugação das ações de gastos e de arrecadação do governo. A política fiscal pode ser utilizada para reduzir desigualdades econômicas entre cidadãos, setores econômicos e regiões, por meio da transferência de recursos arrecadados com a tributação ou por meio de diferentes incidências de tributação entre pessoas, empresas, setores econômicos e regiões.
Está correto o que se afirma em

Com base nas informações fornecidas, assinale, a seguir, o custo que o governo incorrerá com tal política.
A partir da análise de indicadores financeiros e informações de caráter qualitativo, as agências de classificação de risco de crédito (rating) decidem o risco de crédito de credores, em conjunto com os bancos contratantes.
A avaliação do risco de crédito de uma empresa considera tanto os fatores conjunturais, que impactam a economia de forma geral, quanto os aspectos idiossincráticos, específicos da empresa ou do setor em que ela opera.
No financiamento das atividades das agências de fomento, admite-se a utilização, além de recursos próprios, dos provenientes de fundos e de programas oficiais; dos orçamentos federal, estaduais e municipais; de organismos e instituições financeiras nacionais e internacionais de desenvolvimento; e de captação de depósito interfinanceiro vinculado a operações de microfinanças.
I. A teoria da escolha pública aplica ferramentas da economia para analisar o comportamento de atores políticos.
II. A teoria assume que os agentes políticos são altruístas e tomam decisões exclusivamente no interesse coletivo.
III. O conceito de "falhas de governo" é central na teoria da escolha pública.
IV. O modelo baseia-se na ideia de que os agentes públicos agem de forma semelhante aos consumidores e produtores no mercado.
Estão corretas as afirmativas:
I. Não são nem excludentes e nem rivais - Bens públicos.
II. São tanto excludentes quanto rivais - Monopólios naturais.
III. São rivais, mas não excludentes - Recursos comuns.
IV. São excludentes, mas não rival - Bens privados.
Está CORRETO o que se afirma em:
Julgue o item subsequente, acerca das boas práticas regulatórias e da análise do impacto regulatório (AIR).
A edição, a alteração ou a revogação de atos normativos de interesse geral de agentes econômicos ou de usuários dos serviços prestados por órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional será precedida de AIR, o que inclui a edição de normativos com potencial de impactar os agentes econômicos e com efeitos concretos destinados a disciplinar situação específica cujos destinatários sejam individualizados.
Julgue o item subsequente, acerca das boas práticas regulatórias e da análise do impacto regulatório (AIR).
A AIR condiciona os critérios de análise, ao estabelecer os objetivos regulatórios esperados, enquanto a avaliação de resultado regulatório (ARR) detecta previsões equivocadas sobre os resultados e impactos de regulações vigentes.
A respeito do método de controle sintético na situação apresentada, julgue o item seguinte.
O controle sintético é obtido ponderando-se todas as regiões do país pelo tamanho relativo da população de cada região.
A respeito do planejamento tributário, julgue o item subsecutivo.
A escolha do regime tributário entre lucro real, lucro presumido e o Simples Nacional deve ser feita apenas com base no faturamento da empresa, pois este é o principal critério para otimizar a carga tributária.