Questões de Concurso Sobre sistema financeiro internacional em economia

Foram encontradas 90 questões

Q3105323 Economia
Considerando conceitos relacionados ao balanço de pagamentos bem como a sua estrutura, julgue (C ou E) o item que se segue.

A equação Y = C + I + G + EX – IM mostra a identidade da renda nacional para uma economia aberta, e uma análise desses agregados indica a importância da conta-corrente no dimensionamento do empréstimo internacional.
Alternativas
Q3105322 Economia
Considerando conceitos relacionados ao balanço de pagamentos bem como a sua estrutura, julgue (C ou E) o item que se segue.

Quando as importações de um país superam suas exportações, diz-se que o país tem déficit em conta-corrente; portanto, é correto concluir que, se um país compra mais dos estrangeiros do que vende a estes, ele precisará financiar a diferença por meio da aquisição de empréstimos externos.
Alternativas
Q3105321 Economia
Considerando conceitos relacionados ao balanço de pagamentos bem como a sua estrutura, julgue (C ou E) o item que se segue.

As transferências unilaterais líquidas não são consideradas parte da conta-corrente, visto que, por sua natureza, elas não são resultado da compra e venda de nenhuma mercadoria, serviço ou ativo.
Alternativas
Q3105320 Economia
Considerando conceitos relacionados ao balanço de pagamentos bem como a sua estrutura, julgue (C ou E) o item que se segue.

A conta financeira do balanço de pagamentos, que registra todas as compras e vendas internacionais de ativos financeiros, direitos sobre recursos naturais, marcas, logotipos e domínios, contribui para a análise do movimento de capitais.
Alternativas
Q2866723 Economia

Analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, se for verdadeira, e F, se for falsa: O argumento de uma tarifa maior de importação protegendo uma "indústria nascente" afirma que as restrições comerciais são justificáveis:

( ) Se a indústria protegida emprega muitas pessoas (que, por suposição, mantêm empregos para muitas famílias).

( ) Se a indústria protegida é pequena em relação ao mercado mundial.

( ) Se a indústria protegida usa recursos fornecidos por países pobres e menos desenvolvidos.

( ) Se a indústria protegida é vital para a defesa nacional.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas
Q2575603 Economia
Uma das principais teorias em economia internacional é a de que o comércio é condicionado, em grande parte, pelas diferenças entre os recursos dos países. Essa teoria – conhecida como Teoria de Heckscher-Olin – enfatiza a interrelação entre as proporções em que fatores de produção diferentes estão disponíveis em diferentes países, e as proporções em que eles são utilizados na produção de distintos bens. É pressuposto dessa teoria 
Alternativas
Q2575602 Economia
Os países participam do comércio internacional por dois motivos básicos: primeiro, porque são diferentes uns dos outros; segundo, para obter economias de escala em sua produção. As relações entre diferentes países e suas respectivas trocas ensejou a formulação de teorias da economia internacional, cujo fundamento está assentado na Teoria
Alternativas
Q2575599 Economia
O mundo contemporâneo apresenta uma configuração do capitalismo no qual o capital portador de juros passa a assumir uma posição central, ao lado de grupos industriais transnacionais. Esses grupos, junto às instituições bancárias e financeiras, passam a organizar a produção de bens e serviços e a dominação política e social do capital. A fase da financeirização da economia mundial tem como característica:
Alternativas
Q2575594 Economia
A década de 1980 foi reconhecidamente o período de crise da dívida para os países latino-americanos, que impôs a muitos deles a necessidade de avançar para processos de negociação junto ao Fundo Monetário Internacional. Os desdobramentos dos processos de renegociação de dívidas públicas se reproduziram ao longo das últimas décadas, determinando uma série de questões a respeito das políticas fiscais dos distintos países da região. É/São elemento(s) próprio(s) às políticas de renegociação da dívida:
Alternativas
Q2575593 Economia
O período neoliberal inaugurou uma nova fase no capitalismo, marcado por uma tentativa de readequação dos mecanismos do capital com o intuito de evitar a crise que se impunha nas economias capitalistas centrais, especialmente nos EUA, a partir da década de 1970. O que se seguiu foi um gradual processo que se estabeleceu não só nestes países, mas também na periferia, e que incluía controle dos salários, erosão gradual dos sistemas de proteção social, onda de desempregos, crescimento lento, deslocalização de empresas, entre outros fatores. Do ponto de vista teórico, o neoliberalismo é entendido como
Alternativas
Q2575589 Economia
Em um país cuja formação econômica esteve intimamente vinculada à produção de produtos primários para exportação e que ainda possui uma pauta de exportação com forte participação de bens oriundos da indústria extrativa e agropecuária, a questão agrária se coloca como um dos elementos de extrema relevância no debate sobre a dinâmica da atividade produtiva. Considerando os elementos determinantes na convergência entre o desenvolvimento territorial rural, a questão agrária e o acesso à terra no Brasil, o desenvolvimento territorial rural é
Alternativas
Q2575587 Economia
O processo de expansão do capitalismo a nível mundial, especialmente em sua fase imperialista, ocorreu não apenas com o processo de conquista e dominação de um conjunto de regiões por outras – determinando relações de exploração e dependência – mas igualmente resultando em formas desiguais de desenvolvimento e, por isso, em desequilíbrios nos processos de constituição e estruturação das economias a nível regional. A partir dessa ideia, a Teoria do Desenvolvimento Geográfico Desigual diz que 
Alternativas
Q2575586 Economia
De acordo com documento do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e da Confederação Nacional da Industrial (CNI) (2010), a gestão da propriedade intelectual é um dos elementos centrais para que as empresas brasileiras possam buscar – e ganhar – competitividade no mercado global, dado que, através dela, dirigentes empresariais podem prospectar oportunidades, monitorar a concorrência e identificar níveis de investimentos e desenvolvimento de produtos e processos. A propriedade intelectual é dividida em três grandes grupos, que são:
Alternativas
Q2575585 Economia
O rápido avanço no desenvolvimento tecnológico e em sua sucessiva incorporação em novos sistemas e métodos produtivos tem sido capaz de alterar em tal nível as formas de se pensar a produção e a reorganização do modo de produção capitalista, a partir da acumulação flexível, que pesquisadores têm falado na emergência de um novo tipo de indústria – a chamada “indústria 4.0” – que pode ser entendida como 
Alternativas
Q2572450 Economia

A macroeconomia é uma área do conhecimento que engloba o estudo de diversos conceitos-chave para entender as dinâmicas econômicas globais. Considerando conceitos relacionados à macroeconomia, julgue o item a seguir. 


A paridade de taxas de juros na sua forma coberta (CIP) se mantém com bastante precisão devido à arbitragem no mercado financeiro. 

Alternativas
Q2571566 Economia
A respeito das políticas de estabilização econômica, avalie as afirmativas a seguir.

I. O regime de metas de inflação é uma estratégia em que o Banco Central ajusta a política monetária para manter a inflação em um nível pré-determinado.
II. O déficit público refere-se ao excesso de despesas sobre receitas correntes do governo em um dado período.
III. Senhoriagem é a receita obtida pelo governo por intermédio da emissão de moeda, especialmente em contextos de alta inflação.
IV. A indexação é um mecanismo de ajuste automático dos valores monetários, como salários e contratos, para neutralizar os efeitos da inflação.
V. A política monetária restritiva, ao aumentar a taxa de juros, tende a diminuir a inflação ao encarecer o crédito e reduzir o consumo.

Está correto apenas o que se afirma em 
Alternativas
Q2515971 Economia
No mercado financeiro de um país preocupado com a prática de greenwashing, um investidor avalia a possibilidade de alocação de recursos entre duas empresas, A e B. A empresa A é reconhecida por sua transparência e adoção de práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) validadas por auditores independentes e em conformidade com as normas do International Sustainability Standards Board (ISSB) nº 1 e 2. Já sobre a empresa B pesa recente controvérsia relacionada a possíveis propagandas enganosas sobre suas práticas ambientais. Considerando o risco reputacional e a assimetria informacional que podem afetar a empresa B, para o investidor que objetiva minimizar riscos associados ao greenwashing e que potencialmente deseja fomentar a redução do custo de capital por meio da promoção de práticas ESG, a estratégia mais aconselhável é: 
Alternativas
Q2406733 Economia
O sistema financeiro internacional, a despeito das profundas transformações observadas na economia global e no plano geopolítico, está ainda assentado em instituições criadas em meados do século passado. A isso somam-se as crises que assolaram as finanças globais nas décadas de 1990 e na primeira década dos anos 2000, afetando negativamente, de maneira global, a produção, o comércio internacional e o fluxo de capitais. No que concerne a essa temática, julgue (C ou E) o item a seguir. 


As tratativas acerca da reforma do sistema financeiro internacional têm sido marcadas, de um lado, pelas recorrentes reivindicações dos países em desenvolvimento e emergentes por reformas estruturais das instituições que integram o Sistema de Bretton Woods e, de outro, por demandas e propostas de impacto mais imediato, como o aumento da oferta de recursos para o financiamento de projetos de desenvolvimento em favor, sobretudo, de países menos desenvolvidos para fazer frente às contingências da pandemia da Covid-19, do fraco desempenho da economia global e da mudança climática.
Alternativas
Q2382956 Economia
As regras multilaterais de comércio, sob a égide da Organização Mundial do Comércio (OMC), preveem a aplicação de instrumentos da política comercial, por parte de um país-membro, sempre que suas indústrias sejam prejudicadas por práticas consideradas desleais, efetivadas por outro parceiro. No caso de um subsídio considerado acionável, por exemplo, a legislação da OMC permite que um país-membro prejudicado adote medidas de retaliação, sempre que houver comprovação de que os danos causados a um determinado setor produtivo tenham origem no uso do referido subsídio, aplicado por seu parceiro comercial.
O direito de um país-membro adotar uma alíquota ad valorem à importação, com o objetivo de neutralizar o uso de subsídios acionáveis, aplicado por seu parceiro comercial, é denominado
Alternativas
Q2324959 Economia
As Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) são áreas de livre comércio destinadas à produção de bens para exportação e à prestação de serviços vinculados à atividade exportadora. Elas contribuem para o desenvolvimento local e para a diminuição das desigualdades regionais. A produção no espaço da ZPE garante às empresas isenção de IPI, Pis, Cofins e Imposto de Importação e AFRMM na aquisição e importação de insumos e matérias primas. Vários países investem fortemente nesse modelo. 

Brasil tem duas ZPEs em operação, localizadas em
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: E
4: E
5: C
6: B
7: A
8: A
9: D
10: B
11: A
12: C
13: A
14: B
15: C
16: A
17: E
18: C
19: E
20: B