Questões de Concurso
Sobre sistema financeiro internacional em economia
Foram encontradas 90 questões
A equação Y = C + I + G + EX – IM mostra a identidade da renda nacional para uma economia aberta, e uma análise desses agregados indica a importância da conta-corrente no dimensionamento do empréstimo internacional.
Quando as importações de um país superam suas exportações, diz-se que o país tem déficit em conta-corrente; portanto, é correto concluir que, se um país compra mais dos estrangeiros do que vende a estes, ele precisará financiar a diferença por meio da aquisição de empréstimos externos.
As transferências unilaterais líquidas não são consideradas parte da conta-corrente, visto que, por sua natureza, elas não são resultado da compra e venda de nenhuma mercadoria, serviço ou ativo.
A conta financeira do balanço de pagamentos, que registra todas as compras e vendas internacionais de ativos financeiros, direitos sobre recursos naturais, marcas, logotipos e domínios, contribui para a análise do movimento de capitais.
Analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, se for verdadeira, e F, se for falsa: O argumento de uma tarifa maior de importação protegendo uma "indústria nascente" afirma que as restrições comerciais são justificáveis:
( ) Se a indústria protegida emprega muitas pessoas (que, por suposição, mantêm empregos para muitas famílias).
( ) Se a indústria protegida é pequena em relação ao mercado mundial.
( ) Se a indústria protegida usa recursos fornecidos por países pobres e menos desenvolvidos.
( ) Se a indústria protegida é vital para a defesa nacional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A macroeconomia é uma área do conhecimento que engloba o estudo de diversos conceitos-chave para entender as dinâmicas econômicas globais. Considerando conceitos relacionados à macroeconomia, julgue o item a seguir.
A paridade de taxas de juros na sua forma coberta (CIP) se
mantém com bastante precisão devido à arbitragem no
mercado financeiro.
I. O regime de metas de inflação é uma estratégia em que o Banco Central ajusta a política monetária para manter a inflação em um nível pré-determinado.
II. O déficit público refere-se ao excesso de despesas sobre receitas correntes do governo em um dado período.
III. Senhoriagem é a receita obtida pelo governo por intermédio da emissão de moeda, especialmente em contextos de alta inflação.
IV. A indexação é um mecanismo de ajuste automático dos valores monetários, como salários e contratos, para neutralizar os efeitos da inflação.
V. A política monetária restritiva, ao aumentar a taxa de juros, tende a diminuir a inflação ao encarecer o crédito e reduzir o consumo.
Está correto apenas o que se afirma em
As tratativas acerca da reforma do sistema financeiro internacional têm sido marcadas, de um lado, pelas recorrentes reivindicações dos países em desenvolvimento e emergentes por reformas estruturais das instituições que integram o Sistema de Bretton Woods e, de outro, por demandas e propostas de impacto mais imediato, como o aumento da oferta de recursos para o financiamento de projetos de desenvolvimento em favor, sobretudo, de países menos desenvolvidos para fazer frente às contingências da pandemia da Covid-19, do fraco desempenho da economia global e da mudança climática.
O direito de um país-membro adotar uma alíquota ad valorem à importação, com o objetivo de neutralizar o uso de subsídios acionáveis, aplicado por seu parceiro comercial, é denominado
Brasil tem duas ZPEs em operação, localizadas em