Considerando conceitos relacionados ao balanço de pagamento...
As transferências unilaterais líquidas não são consideradas parte da conta-corrente, visto que, por sua natureza, elas não são resultado da compra e venda de nenhuma mercadoria, serviço ou ativo.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Por Jorge Luiz de Souza
Consultor: José Aparecido Carlos Ribeiro
É um dos principais resultados computados no balanço de pagamentos. A conta corrente, ou conta de transações correntes, reúne a balança comercial (exportações e importações) e a balança de serviços (transportes, seguros, remessas e recebimento de juros e lucros, rendas e transações unilaterais). Só não contabiliza o investimento direto e os créditos financeiros. O saldo em conta corrente é visto de várias formas: indica se os habitantes de um país estão concedendo ou tomando empréstimos do resto do mundo; o déficit menos o investimento estrangeiro direto líquido mostra a necessidade de financiamento externo; modelos pós-keynesiano e estruturalista consideram o déficit em conta corrente como uma das principais restrições ao crescimento econômico; outros interpretam que o déficit, ao contrário, pode resultar de expectativas otimistas sobre o crescimento econômico futuro. O Brasil historicamente tem saldo negativo em conta corrente, mas de 2003 a 2007 teve um período contínuo de saldo positivo.
Bons estudos.
Fonte:
As transferências unilaterais são parte da conta-corrente, pois esta inclui três componentes principais:
Balança comercial: Exportação e importação de bens.
Balança de serviços: Transações relacionadas a transporte, viagens, seguros, etc.
Transferências unilaterais líquidas: Recursos enviados ou recebidos sem contrapartida.
Exemplo: Um trabalhador brasileiro no exterior envia dinheiro para sua família no Brasil. Esse recurso é registrado como uma transferência unilateral líquida positiva na conta-corrente brasileira.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo