Questões de Concurso
Sobre teoria da determinação da renda e do produto em economia
Foram encontradas 451 questões
Julgue o item a seguir, referente à teoria da mudança e à avaliação de impacto em suas diversas dimensões.
O consumo de bens e serviços pelas famílias deve ser incentivado de forma permanente, uma vez que gera movimento econômico positivo e, consequentemente, mais investimento em tecnologias sustentáveis.
Quanto maior for a elasticidade do investimento em relação à taxa de juros, maior será a eficácia da política fiscal.

Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.
I. Entre os principais movimentos de 2023, estão o aumento da produção e a queda na importação de gasolina, em meio a uma expansão do consumo de biocombustíveis.
II. A demanda do setor aéreo deverá seguir em baixa, apesar do crescimento do PIB, do emprego e da renda. O aumento dos preços do QAV em 2024, diminuiu a demanda de voos.
III. A importação de diesel A caiu em 2023, em função de um aumento na produção nacional e de uma maior mistura de biodiesel no combustível fóssil vendido nas bombas.
Está correto o que se afirma em
I. O modelo keynesiano para determinação da renda surgiu no contexto da crise econômica dos anos 1920, com base no princípio de demanda efetiva, mostrando uma visão de mercado diferente do modelo clássico, cuja relação tradicional entre oferta e demanda não foi suficiente para gerar respostas sobre as altas taxas de desemprego.
II. Segundo a relação clássica entre oferta e demanda, para diminuir as taxas de desemprego bastaria reduzir os salários oferecidos de maneira que um mercado perfeitamente competitivo se ajustaria rapidamente até alcançar o equilíbrio. Dessa forma, no modelo clássico não deveria haver espaço para o desemprego.
III. No modelo keynesiano, a renda pode ser determinada a partir da demanda efetiva, isto é, a situação em que a oferta agregada equivale à demanda agregada em determinado mercado.
Está correto o que se afirma em
1. A Oferta Agregada (OA), ou seja, a produção da economia, responde aos acréscimos de demanda única e exclusivamente aumentando a produção física, sem elevar os preços.
2. O nível de equilíbrio da renda nacional é aquele em que o nível da OA supera a Demanda Agregada (DA) da economia, proporcionando diferentes níveis de escolha na concorrência perfeita, gerando um efeito de equilíbrio nos preços ofertados.
3. A DA da economia é composta pela demanda de bens de consumo pelas famílias (C), pela demanda de investimentos por parte das empresas (I), pela demanda do governo por bens e serviços (G) e pela demanda líquida do setor externo, ou seja, as exportações menos as importações (X – M).
4. Quando nos referimos à função consumo da economia, podemos afirmar corretamente que a renda é o fator que, tomado isoladamente, não influencia a determinação do consumo, uma vez que os níveis de desemprego irão determinar as expectativas no consumo futuro.
5. A teoria da determinação da renda e do emprego demonstra que o nível de DA pode ser maior, igual ou menor que o nível de OA. A situação pela qual o montante da DA (C + I + G) excede a OA no nível de pleno emprego é chamada de “hiato inflacionário”, e o montante pelo qual a DA fica abaixo da OA no pleno emprego chama-se “hiato deflacionário”.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
A figura a seguir apresenta o fluxo circular da renda entre famílias e empresas em um modelo hipotético simplificado, ou seja, sem as relações com o exterior e nem a participação do governo. A partir da integração entre as unidades econômicas, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A metade superior da figura mostra o fluxo (real) de bens (finais) de consumo e serviços das empresas para os consumidores e um fluxo oposto (monetário) de moeda dos consumidores para as empresas.
( ) O fluxo demonstra que os preços dos bens e serviços não interligam as unidades econômicas, pois são interrompidos pelo custo de vida e pelo custo de produção, necessitando de intervenção e regulação do governo.
( ) O valor do fluxo real, que é a receita auferida pelas empresas pela venda dos produtos, deve ser igual ao valor do fluxo monetário, que se constitui no custo de vida dos consumidores.
( ) Em termos monetários, os dois fluxos não se igualam, ou seja, o valor do fluxo real, que é a renda auferida pelos consumidores pela venda de seus recursos, difere do fluxo monetário, que representa o custo de produção para as empresas. Isso se dá pela diferença entre produtos em oferta e custo de vida das famílias.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Em uma economia fechada, a base monetária é composta por 200 unidades monetárias de papel-moeda em poder do público e 300 unidades monetárias em reservas bancárias. A razão de reservas bancárias é de 10% e o multiplicador monetário é igual a 4.
Com base na situação hipotética apresentada e considerando que o Banco Central tenha realizado uma operação de compra de títulos públicos no valor de 50 unidades monetárias no mercado aberto, julgue o próximo item.
No intuito de aumentar a geração de emprego na economia, o governo de determinado país decidiu criar um programa de expansão de crédito para as famílias locais, o qual aumentaria o consumo. No gráfico apresentado, por meio do qual se avaliam o produto interno bruto real (PIB real) e os níveis de preços (P) na citada economia, Scp representa a curva de oferta de curto prazo, Slp, a curva de oferta de longo prazo, e DA e DA*, as curvas de demanda agregada em duas situações hipotéticas. Nessas circunstâncias, há duas conjunturas possíveis:
I o equilíbrio está em pleno emprego (no ponto a); e
II a economia não se encontra no pleno emprego (no ponto b).
Considerando as informações precedentes, julgue o item que se segue.
No intuito de aumentar a geração de emprego na economia, o governo de determinado país decidiu criar um programa de expansão de crédito para as famílias locais, o qual aumentaria o consumo. No gráfico apresentado, por meio do qual se avaliam o produto interno bruto real (PIB real) e os níveis de preços (P) na citada economia, Scp representa a curva de oferta de curto prazo, Slp, a curva de oferta de longo prazo, e DA e DA*, as curvas de demanda agregada em duas situações hipotéticas. Nessas circunstâncias, há duas conjunturas possíveis:
I o equilíbrio está em pleno emprego (no ponto a); e
II a economia não se encontra no pleno emprego (no ponto b).
Considerando as informações precedentes, julgue o item que se segue.


Assinale a alternativa CORRETA quando essa curva é construída para dois bens.

Considerando-se os dados do IBGE, no 4o Trimestre de 2023, o valor da Renda Nacional Bruta brasileira, em R$ milhões, a preços correntes, foi de
Determinada economia é descrita pelo sistema de equações a seguir, em que: C representa os gastos de consumo, Y, a renda agregada, t, a alíquota de tributação, I, o investimento, r, a taxa de juros, G, o gasto do governo, Md, a quantidade demandada de moeda, M, a quantidade de moeda, e P é o índice de preços.
C = 0,7(1 - t)Y + 200
t = 0,2
I = 500 - 35r
G = 650
Md = 0,2Y - 65r
M / P = 300
Nessa situação hipotética, assinale a opção que apresenta os
valores aproximados da renda agregada e da taxa de juros de
equilíbrio.
Considerando a operacionalização da política monetária executada pelo Banco Central do Brasil (BCB) e as principais medidas macroprudenciais, julgue o item subsequente.
Quando o BCB define a taxa SELIC, choques no
multiplicador monetário não afetam a economia.
No que diz respeito aos principais modelos macroeconômicos, julgue o item a seguir.
Em uma economia aberta com câmbio flutuante, se o
produto de equilíbrio for determinado pelas condições do
mercado de trabalho, haverá relação causal entre moeda e
preços, como estabelece a teoria quantitativa da moeda.