Questões de Concurso Sobre teoria da determinação da renda e do produto em economia

Foram encontradas 427 questões

Q3069572 Economia
Sobre a determinação da renda e suas implicações nos agregados macroeconômicos, analise as afirmações abaixo:

1. A Oferta Agregada (OA), ou seja, a produção da economia, responde aos acréscimos de demanda única e exclusivamente aumentando a produção física, sem elevar os preços.
2. O nível de equilíbrio da renda nacional é aquele em que o nível da OA supera a Demanda Agregada (DA) da economia, proporcionando diferentes níveis de escolha na concorrência perfeita, gerando um efeito de equilíbrio nos preços ofertados.
3. A DA da economia é composta pela demanda de bens de consumo pelas famílias (C), pela demanda de investimentos por parte das empresas (I), pela demanda do governo por bens e serviços (G) e pela demanda líquida do setor externo, ou seja, as exportações menos as importações (X – M).
4. Quando nos referimos à função consumo da economia, podemos afirmar corretamente que a renda é o fator que, tomado isoladamente, não influencia a determinação do consumo, uma vez que os níveis de desemprego irão determinar as expectativas no consumo futuro.
5. A teoria da determinação da renda e do emprego demonstra que o nível de DA pode ser maior, igual ou menor que o nível de OA. A situação pela qual o montante da DA (C + I + G) excede a OA no nível de pleno emprego é chamada de “hiato inflacionário”, e o montante pelo qual a DA fica abaixo da OA no pleno emprego chama-se “hiato deflacionário”.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é: 
Alternativas
Q3069566 Economia

A figura a seguir apresenta o fluxo circular da renda entre famílias e empresas em um modelo hipotético simplificado, ou seja, sem as relações com o exterior e nem a participação do governo. A partir da integração entre as unidades econômicas, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


Imagem associada para resolução da questão


( ) A metade superior da figura mostra o fluxo (real) de bens (finais) de consumo e serviços das empresas para os consumidores e um fluxo oposto (monetário) de moeda dos consumidores para as empresas.


( ) O fluxo demonstra que os preços dos bens e serviços não interligam as unidades econômicas, pois são interrompidos pelo custo de vida e pelo custo de produção, necessitando de intervenção e regulação do governo.


( ) O valor do fluxo real, que é a receita auferida pelas empresas pela venda dos produtos, deve ser igual ao valor do fluxo monetário, que se constitui no custo de vida dos consumidores.


( ) Em termos monetários, os dois fluxos não se igualam, ou seja, o valor do fluxo real, que é a renda auferida pelos consumidores pela venda de seus recursos, difere do fluxo monetário, que representa o custo de produção para as empresas. Isso se dá pela diferença entre produtos em oferta e custo de vida das famílias.



A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q3050677 Economia
As empresas incorrem em custos ao adquirir os insumos que usam para produzir os bens e serviços que planejam vender. Com base nos custos de produção de uma empresa, o custo que aumenta o custo total quando a empresa aumenta a produção em uma unidade adicional é denominado:
Alternativas
Q3050668 Economia
A fronteira de possibilidade de produção é um gráfico o qual mostra as diversas combinações de produção que a economia pode produzir, dados os fatores de produção e a tecnologia produtiva disponíveis os quais as empresas podem usar para transformar esses fatores em produto.
Assinale a alternativa CORRETA quando essa curva é construída para dois bens.
Alternativas
Q3010371 Economia

Determinada economia é descrita pelo sistema de equações a seguir, em que: C representa os gastos de consumo, Y, a renda agregada, t, a alíquota de tributação, I, o investimento, r, a taxa de juros, G, o gasto do governo,  Md, a quantidade demandada de moeda, M, a quantidade de moeda, e P é o índice de preços.


C = 0,7(1 - t)Y + 200


t = 0,2


I = 500 - 35r


G = 650


Md = 0,2Y - 65r


M / P = 300


Nessa situação hipotética, assinale a opção que apresenta os valores aproximados da renda agregada e da taxa de juros de equilíbrio.  

Alternativas
Q3010363 Economia
Assinale a opção correta a respeito das contas nacionais e do balanço de pagamentos. 
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Professor - Economia |
Q2716719 Economia

Com relação à curva de Lorenz, empregada na construção do índice de Gini, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Q2572444 Economia

Considerando a operacionalização da política monetária executada pelo Banco Central do Brasil (BCB) e as principais medidas macroprudenciais, julgue o item subsequente. 


Quando o BCB define a taxa SELIC, choques no multiplicador monetário não afetam a economia.

Alternativas
Q2572441 Economia

No que diz respeito aos principais modelos macroeconômicos, julgue o item a seguir. 


Em uma economia aberta com câmbio flutuante, se o produto de equilíbrio for determinado pelas condições do mercado de trabalho, haverá relação causal entre moeda e preços, como estabelece a teoria quantitativa da moeda.

Alternativas
Q2545371 Economia
Inflação é o nome dado ao aumento dos preços de produtos e serviços, que é calculada pelos índices de preços, comumente chamados de índices de inflação. Dentro desse contexto, é correta a seguinte afirmação:
Alternativas
Q2486153 Economia
O modelo Harrod-Domar apresenta diversas características para explicar o crescimento econômico, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q2486135 Economia
Em relação à equivalência ricardiana, avalie as afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Essa hipótese está em linha com o modelo keynesiano, visto que o corte nos impostos terá um efeito positivo no consumo.
( ) Se o governo financiar o corte de impostos hoje através de endividamento a longo prazo, as famílias irão consumir mais, caso não sejam altruístas em relação as suas gerações futuras.
( ) Se os impostos se reduzirem em dT hoje, e se vale a restrição intertemporal do governo, então os impostos irão subir amanhã em dT(1+r), em que dT representa a variação dos impostos e r a taxa de juros.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2486133 Economia
A Teoria Q de Tobin oferece um importante mecanismo de compreensão para os investimentos das empresas baseando-se na relação entre o valor de mercado dos ativos de uma empresa e o seu custo de reposição.
Considerando essa teoria, assinale a opção que descreve corretamente a implicação da Teoria Q de Tobin para as decisões de investimento das empresas.
Alternativas
Q2478148 Economia
Suponha que a demanda agregada de uma economia aberta seja dada por: Y = 1000 - 10P + 0.2M, onde Y é o produto interno bruto real, P é o nível de preços e M é a renda mundial. Sabendo que a economia se encontra em equilíbrio macroeconômico e a oferta agregada é igual a 800, qual o nível de preços que resulta em um produto interno bruto quando a renda mundial é igual a 400? 
Alternativas
Q2462896 Economia

Um país realizou, em determinado ano, as transações com o exterior apresentadas na tabela a seguir. 



Com fulcro na situação hipotética precedente, julgue o próximo item.  


No período em apreço, o produto nacional bruto do país foi inferior ao produto interno bruto. 

Alternativas
Q2459132 Economia
A teoria de determinação da renda e do emprego demonstra que o nível de demanda agregada pode ser maior, igual ou menor que o nível de oferta agregada. O _____________ é caracterizado como uma situação de máximo produto que a economia pode gerar com a alocação econômica de seus recursos disponíveis. Pode-se dizer que o ___________ ocorre quando o montante da Demanda Agregada excede a Oferta Agregada no nível do pleno emprego. No ______________ o montante gerado pela demanda agregada fica abaixo da oferta agregada de pleno emprego.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 
Alternativas
Q2459127 Economia
A Figura 1 a seguir ilustra uma situação hipotética, na qual todas as transações econômicas ocorrem entre domicílios e empresas de uma economia que produz um único bem, pão, a partir de um único insumo, mão de obra. Considerando a Figura 1 abaixo, analise as assertivas e assinale a alternativa correta. 


Imagem associada para resolução da questão



Figura 1 – Fluxo circular Fonte: MANKIW, N. Gregory. Macroeconomia (2021, p. 14).



I. O ciclo interno representa os fluxos correspondentes a pão e mão de obra.
II. A mão de obra flui dos domicílios para as empresas, enquanto o pão flui das empresas para os domicílios.
III. As empresas utilizam a mão de obra de seus trabalhadores no intuito de produzir o pão, no entanto, dependerá dos subsídios concedidos pelo governo sobre o trigo.
IV. Os domicílios compram o pão das empresas. As empresas utilizam parte da receita proveniente dessas vendas para pagar os salários de seus trabalhadores, e a parte remanescente corresponde ao lucro que cabe aos proprietários das empresas. 
Alternativas
Q2459126 Economia
Sobre conceitos fundamentais econômicos, a respeito da escassez, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Escassez não é a mesma coisa que pobreza.
( ) A economia como ciência social, existe para resolver questões fundamentais relacionadas à família, empresas e governo. Considerando que existem muitos recursos na economia e necessidades limitadas, cabe aos economistas o estudo da melhor alocação dos recursos com objetivo do pleno emprego e do bem-estar.
( ) A escassez é um problema econômico de qualquer sociedade, seja ela rica ou pobre.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2457758 Economia
Considere uma economia fechada com os seguintes dados:

• Propensão marginal a consumir (PMC): 0,8
• Investimento autônomo (I): R$ 100
• Gastos do governo (G): R$ 200

Com base no modelo keynesiano, o nível de renda de equilíbrio (Y) será igual a 
Alternativas
Q2399318 Economia

Quando o Banco Central compra títulos da dívida pública do público em operação de mercado aberto, ocorre o(a):

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: C
4: D
5: D
6: D
7: B
8: C
9: C
10: A
11: D
12: C
13: C
14: B
15: C
16: B
17: D
18: C
19: E
20: C