Questões de Concurso
Comentadas sobre consciência corporal, saúde e qualidade de vida em educação física
Foram encontradas 1.261 questões
Para que tal benefício seja atingido, um programa de atividade física deve conter
O conceito de qualidade de vida varia de pessoa para pessoa e tende a se transformar ao longo das diferentes fases da vida. No entanto, há um consenso de que a qualidade de vida é influenciada por uma diversidade de fatores individuais e socioambientais que afetam tanto indivíduos quanto comunidades. (NAHAS, 2017).
Assinale a opção que indica apenas fatores individuais.
Nesse contexto, dentro do conceito de promoção da saúde, assinale a opção que apresenta os aspectos que estão sendo explorados prioritariamente.
A esse respeito é correto afirmar que o exercício no meio aquático, comparativamente com o meio terrestre, promove
No caso de indivíduos que apresentam quadro de Diabetes Mellitus (DM) é correto afirmar que
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O alongamento muscular é parte importante do programa de exercícios, permitindo melhorar a flexibilidade e o relaxamento muscular, e ajudando na adaptação postural.
( ) O exercício aeróbico na gestação objetiva manter o condicionamento físico e a saúde cardiorrespiratória, além de auxiliar na prevenção e controle do diabetes gestacional, da hipertensão e do ganho de peso excessivo.
( ) O fortalecimento muscular na gestação ajuda a manter o condicionamento e a força muscular global, favorecendo a adaptação do organismo materno às alterações posturais e contribuindo na prevenção de traumas e quedas.
As afirmativas são, respectivamente,
Entre esses indicadores, aquele que avalia a distribuição de gordura corporal e estima o risco cardiovascular, valendo-se das variáveis antropométricas peso corporal, estatura e circunferência da cintura, para seu cálculo, é
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir, e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Portadores de doenças cardiovasculares não devem realizar teste cardiopulmonar de esforço para avaliação inicial de um programa de exercícios, em função do risco que o teste apresenta para essa população.
( ) Evidências sugerem que o treinamento intervalado de alta intensidade, em programas de treinamento de reabilitação, promove melhorias significativas na aptidão cardiorrespiratória de pacientes com doenças cardiovasculares.
( ) Em função de limitações fisiológicas, o uso da escala de percepção subjetiva de esforço (PSE) para indicação da intensidade do esforço durante o exercício não é recomendada para portadores de doenças cardiovasculares.
As afirmativas são, respectivamente,
Evidências publicadas por diferentes instituições na área da saúde apontam que, independentemente de idade e sexo, em indivíduos saudáveis, a prática continuada de exercícios
(__) As práticas corporais como expressões universais e manifestações intrínsecas à natureza humana, embora influenciadas superficialmente por aspectos culturais, obedecem a um desenvolvimento motor e técnico universal, determinado somente por fatores biológicos.
(__) A análise epistemológica das práticas corporais, buscando a identificação de leis universais do movimento, requer a abstração das contingências socioculturais, concentrando-se nos aspectos estruturais e funcionais inerentes à corporeidade humana.
(__) As práticas corporais, construídas socialmente, manifestam a diversidade de dinâmicas culturais, identidades e valores que caracterizam cada grupo, configurando-se, assim, como expressões contextualmente específicas.
Assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) O crescimento é homogêneo em todos os indivíduos.
( ) A prática de exercícios físicos influencia positivamente o desenvolvimento motor.
( ) O desenvolvimento físico depende exclusivamente de fatores genéticos.
I No planejamento e na oferta das práticas corporais de aventura é importante pensar sobre o gerenciamento de riscos, em estratégias que otimizem a utilização de equipamentos adequadamente, bem como ações que valorizem a manutenção do espaço (urbano ou natural) utilizado.
II No planejamento e na oferta das práticas corporais de aventura é importante promover uma sequência lógica de execução dos desafios corporais, priorizando a técnica da modalidade em detrimento a estratégias de mitigação dos riscos.
III No planejamento e na oferta das práticas corporais de aventura na natureza é importante buscar um ambiente adequado a ser explorado, livre de riscos aos participantes, sem considerar os impactos de degradação ambiental.
IV No planejamento e na oferta das práticas corporais de aventura urbanas é importante a abordagem da origem de tais práticas, bem como suas possibilidades de recriação a partir de contexto de ensino.
Das afirmativas, estão corretas:
I. O exercício físico regular prejudica a capacidade funcional do corpo, desenvolvendo fraqueza muscular, rigidez e falta de resistência imunológica.
II. A atividade física regular aumenta os níveis de estresse, atuando como propulsor de ansiedade e quadros de depressão.
III. O aumento da oscilação de humor em praticantes de esportes ocorre porque a realização de exercícios físicos libera endorfina e outras substâncias químicas no cérebro, diminuindo os efeitos positivos no humor e na sensação de bem-estar geral.
IV. O exercício físico favorece o convívio social, mas quando realizado em grupo, prioriza a competitividade, o que sempre desencadeia conflitos e rivalidades.
Está CORRETO o que se afirma:
Qual das alternativas melhor reflete essa abordagem?
I - Segundo a OMS em adultos, a atividade física proporciona benefícios para os seguintes desfechos de saúde: diminui a mortalidade por todas as causas, mortalidade por doenças cardiovasculares, incidência de hipertensão, incidência de alguns tipos de cânceres, incidência do diabetes tipo 2; melhora a saúde mental (redução dos sintomas de ansiedade e depressão), a saúde cognitiva e o sono.
II - Segundo a OMS adultos devem realizar pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica de moderada intensidade.
III - Segundo a OMS adultos devem realizar pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica de vigorosa intensidade.
IV - Segundo a OMS adultos devem realizar atividades de fortalecimento muscular de moderada intensidade ou maior que envolvam os principais grupos musculares dois ou mais dias por semana, pois estes proporcionam benefícios adicionais à saúde.
I - Dentre os hábitos saudáveis, a adoção de um estilo de vida fisicamente ativo deve ser estimulado pois muitos estudos científicos demonstram vários efeitos benéficos da prática de atividades físicas sobre a pressão arterial.
II - Com a prática física regular, a pressão arterial diminui não só em repouso, mas também quando a pessoa está realizando suas atividades diárias e quando sofre uma situação estressante.
III - O hipertenso ao se exercitar de forma regular pode contribuir para o aumento da gordura corporal e a gordura no abdômen, ajudando a ganhar massa muscular, o que pode ser benéfico para o hipertenso.
IV - O hipertenso ao se exercitar pode aumentar o colesterol e os triglicérides, melhorando o perfil lipídico.
I - O sedentarismo é uma das causas da doença, o que significa dizer que quando você pratica exercícios de forma regular, está atacando uma das causas do diabetes.
II - Em diabéticos é fundamental que façam sempre um teste de glicose antes de começar a se exercitar, bem como um teste depois de terminada a sessão. Caso o exercício se prolongue por mais de 40 minutos, a pessoa deve realizar um teste também no decorrer da sessão de treinamento.
III - É recomendado ao diabético que pratica exercícios ter sempre à disposição alguma fonte de carboidrato de absorção rápida caso tenha hipoglicemia (redução exagerada de glicose no sangue, com valor inferior a 99 mg/dL).
IV - É recomendado ao diabético realizar um teste glicêmico antes de se exercitar, o teste realizado antes da sessão de exercícios será sempre um guia para o diabético. O ideal e recomendável é que a glicose esteja entre 100 e 200 mg/dL.