Questões de Concurso
Sobre orientações curriculares de ensino da educação física em educação física
Foram encontradas 799 questões
Com relação à história e ao conceito da educação física como componente do currículo escolar, analisar os itens.
I. A educação física tornou-se parte do currículo escolar em 1761, nas primeiras escolas tradicionais brasileiras, atuando como uma espécie de “Celeiro de Atletas”, cujo objetivo era selecionar apenas os alunos com os físicos mais esbeltos, caracterizados como belos, e que fossem amplamente capacitados e pertencentes à aristocracia do Brasil, para competições de alto rendimento.
II. Na década de 70, surgiram críticas à educação física tecnicista, com influências humanistas. Projetos como Esportes Para Todos priorizam a participação, e a psicomotricidade destaca a relação entre o desenvolvimento cognitivo e o motor.
III. Na década de 80, a educação física no Brasil se expandiu permitindo aos professores considerarem não só a biologia e as técnicas, mas também fomentarem uma compreensão humana. Isso levou ao surgimento da abordagem sociocultural, que enfatiza o acesso ao conhecimento para as classes trabalhadoras.
IV. Nos anos 2000, compreendeu-se que a educação deveria restringir-se apenas aos âmbitos da escola, pois o ato de educar não está diretamente vinculado a outras esferas das relações sociais.
Está CORRETO o que se afirma:
Observe atentamente a imagem a seguir.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) organiza os esportes em diferentes categorias, considerando critérios como a interação entre os participantes, o objetivo da prática e as habilidades motoras envolvidas. Essa organização em categorias possibilita uma melhor compreensão das diferentes modalidades esportivas e facilita o planejamento pedagógico, permitindo que os professores de Educação Física explorem a diversidade de práticas e promovam o desenvolvimento integral dos alunos. Os esportes demonstrados na imagem acima, basquete e futebol, são citadas pela BNCC como exemplos de qual categoria de esportes?
Segundo esse referencial, o desafio ocorre, principalmente, em virtude dos professores de Educação Física
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo fundamental que estabelece as competências e habilidades essenciais que todos os alunos da Educação Básica devem desenvolver ao longo de sua trajetória escolar. No que se refere à Educação Física, a BNCC não apenas apresenta uma nova perspectiva, mas também enfatiza os aspectos legais da Educação Física na escola, valorizando a cultura corporal de movimento e promovendo a formação integral dos alunos. Essa abordagem busca garantir que a Educação Física contribua de maneira significativa para o desenvolvimento físico, social e emocional dos estudantes, reconhecendo sua importância no contexto educacional. Em conformidade com os princípios e diretrizes estabelecidos pela BNCC para a área de Educação Física, as alternativas a seguir se alinham com a proposta pedagógica para essa disciplina, EXCETO:
(1) Pedagogicista.
(2) Competitivista.
(3) Educação Física Popular.
( ) Nesta tendência pedagógica, a ludicidade e a cooperação são elementos fundamentais. Nesse sentido, a dança, o desporto, a ginástica etc., assumem um papel de promotores da organização e mobilização dos trabalhadores.
( ) Nessa abordagem, a escola seria o campo ideal para novas descobertas, com os professores deixando de lado os aspectos sociais e educativos, dando ênfase ao treinamento físico, às habilidades motoras e ao rendimento.
( ) É a tendência que sofre forte influência do modelo liberal americano. Nessa abordagem, o aluno passa a ser visto não apenas como um corpo saudável, mas como alguém que deve ser trabalhado de forma integral.
Analise a seguinte competência educativa presente na atual Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica (2018):
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Com relação à competência apresentada, é correto afirmar que se trata de uma competência