Questões de Concurso
Sobre políticas públicas e educacionais em educação física em educação física
Foram encontradas 624 questões
Qual das alternativas abaixo reflete melhor uma ação governamental alinhada a esses princípios?
I. O Estatuto do Desporto (Lei nº 9.615/98) incentiva a prática esportiva como um direito de todos, independentemente de faixa etária ou condição socioeconômica.
II. As políticas públicas de esporte visam exclusivamente a formação de atletas de alto rendimento.
III. O esporte e o lazer são considerados instrumentos importantes para a promoção da saúde e redução das desigualdades sociais.
I. A Política Nacional de Humanização (PNH) tem como um de seus princípios a inclusão dos trabalhadores e usuários na tomada de decisões sobre o planejamento das ações de saúde, promovendo a corresponsabilidade no cuidado.
II. A PNAB (Portaria 2.436/2017) estabelece que a Atenção Básica deve ser a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo acesso universal e equitativo aos serviços de saúde.
III. O diagnóstico situacional é uma etapa dispensável no planejamento em saúde, pois o foco deve ser na implementação rápida das ações, sem necessidade de análise detalhada das condições locais.
IV. A PNAB incentiva a criação de equipes multiprofissionais na Atenção Básica, visando à integralidade do cuidado e à ampliação do escopo de serviços ofertados à população.
Estão corretas as afirmativas:
Nesse sentido, assinale a alternativa incorreta.
Acerca da Educação Física, componente curricular obrigatório da educação básica, segundo a lei, é correto afirmar que sua prática é facultativa ao aluno:
I. Experimentação: refere-se à dimensão do conhecimento diretamente ligada à vivência, ao fazer das práticas corporais, que devem ser experimentadas, de forma agradável, para gerar conhecimento e não causar rejeição. II. Uso e apropriação: está ligada ao conhecimento desenvolvido para que o estudante tenha condições de realizar, com autonomia, as práticas corporais, durante as aulas ou em outros momentos. III. Fruição: está vinculada aos conhecimentos, gerados a partir das experiências sensíveis, provocadas pela vivência e apreciação e execução com primazia das diferentes práticas corporais, realizadas pelo estudante ou por outras pessoas, originárias de diferentes épocas, lugares e grupos. IV. Reflexão sobre a ação: refere-se aos conhecimentos gerados durante e além da vivência da prática corporal: resolução de desafios intrínsecos às práticas realizadas; aprendizado de novas modalidades; e a não adequação das práticas para a inclusão, atendendo aos interesses individuais e coletivos. V. Construção de valores: os valores e normas são aprendidos durante a vivência e discussões a respeito das práticas corporais, procurando superar preconceitos e estereótipos vinculados a elas, voltando - se ao respeito às diferenças e ao combate a todo tipo de preconceito. VI. Análise: está ligada ao entendimento sobre as práticas corporais: características internas e o como fazer. Por exemplo: benefícios das práticas corporais para a saúde, classificação e sistemas táticos dos esportes, elementos das danças, dentre outros. VII. Compreensão: refere-se também ao conhecimento sobre as práticas corporais, mas não está ligada às suas características internas, mas sim à maneira como elas se manifestam em diferentes lugares ou meios socioculturais. VIII. Protagonismo comunitário: está voltada às atitudes e conhecimentos que possibilitam a autonomia dos familiares para a reflexão e tomadas de decisões que contribuam para que todos tenham seus direitos sociais de acesso às práticas corporais garantidos.
Logo, assinale a alternativa em que todas as dimensões estão INCORRETAS.
Instituições governamentais ou não governamentais, que pretendam promover algum programa de atividade física nas comunidades, devem priorizar algumas ações iniciais para o sucesso do empreendimento. Entre essas ações, cita-se a seguinte:
O American College of Sports Medicine (ACSM, 2010) pronunciou-se sobre a importância de pessoas jovens serem motivadas a adotar um compromisso vitalício com programas de atividades físicas habituais e, com isso, num futuro próximo, reduzir, de forma significativa, os custos com assistência à saúde e, paralelamente, contribuir para uma melhoria na qualidade de vida dos praticantes. Mesmo assim, ainda há um mito que perdura entre os leigos e alguns profissionais da área que tentam, por desconhecimento, afastarem as crianças e adolescentes de alguns tipos de atividades físicas, principalmente do treinamento de força.
Em relação aos efeitos do treinamento de força em crianças e adolescentes, analise as afirmativas abaixo e assinale a sequência correta.
I. Existe uma correlação entre os exercícios de força e os problemas de desenvolvimento ósseo em crianças.
II. É necessário um profundo conhecimento do profissional de Educação Física sobre duração, intensidade, frequência e recuperação no treinamento de força para que, futuramente, essas crianças e adolescentes não venham sofrer graves danos em seu sistema musculoesquelético.
III. Embora muito se especule quanto ao fato de o crescimento ósseo ser potencializado pela prática dos exercícios resistidos, não foram encontrados na literatura científica específica estudos bem desenvolvidos que sustentem esse paradigma.
IV. O treinamento de força potencializa o crescimento ósseo, limitando, assim, o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes.
V. Em se tratando dos efeitos adversos gerados pelo treinamento de força durante a infância e adolescência, é notório que o tipo de esporte praticado influencia diretamente o crescimento ósseo e o amadurecimento biológico.
No Brasil, a educação profissional e tecnológica está em expansão, com a atribuição de contribuir com o desenvolvimento material da nação. Porém, é tarefa dos Institutos Federais de Educação avançar para além desse desenvolvimento material, cabendo-lhes proporcionar uma formação para o pensar. Essa formação, no entanto, só poderá acontecer se não se restringir à capacitação técnica exigida pelos interesses de um mercado de trabalho. Em outros termos, defendemos que “sem uma formação, ao mesmo tempo, de caráter geral (teórico) e específico (prático), reproduziremos modelos dicotômicos, onde a inteligência se concentra na cúpula, submetendo os demais às tarefas que requerem o trabalho manual” (CARVALHO; LACERDA, 2010, p. 311).
Com base nesta leitura, assinale a alternativa correta:
A associação entre acesso à educação e melhores níveis de saúde e bem–estar é evidente. Muitas iniciativas vêm sendo tomadas a fim de implementar a educação para a saúde na escola, na medida em que esta é uma instituição que, privilegiadamente, pode se transformar em um espaço genuíno de promoção da saúde. Neste contexto, Educação para a Saúde NÃO pode ser considerada
São objetivos do Programa Academia da Cidade todos os abaixo, exceto:
Em relação ao Programa Academia da Cidade, assinale a alternativa incorreta:
Promover e criar condições para a promoção da saúde e da qualidade de vida do ser humano está relacionado à implantação de políticas sociais que defendam e cuidem da vida. Enumere a coluna B, discussão e avanços no contexto da Promoção da Saúde, pela coluna A, Cartas de Promoção da Saúde.
COLUNA A
I. Carta de Ottawa.
II. Informe Lalonde.
III. Declaração de Alma-Ata.
COLUNA B
( ) Discute a necessidade de ação urgente de todos os governos de promover a saúde de todos os povos do mundo.
( ) Definiu promoção da saúde como o processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde.
( ) A primeira declaração teórica na área da Saúde Pública, o que determina que a saúde é formada pelos seguintes fatores: biologia humana, ambiente, estilo de vida e organização da atenção à saúde.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
A Política Nacional de Promoção da Saúde - PT nº 687/GM, de 30 de março de 2006 -, compreende que as Práticas Corporais são:
Sobre o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), avalie as asserções a seguir.
I. O profissional de Educação Física, ao compor a equipe do NASF, tem como atribuição capacitar os demais profissionais da equipe a prescreverem corretamente o exercício físico aos grupos de usuários.
II. As diretrizes do NASF preveem que os profissionais participem do apoio às equipes de saúde da família sob os eixos da responsabilização, da gestão compartilhada e do apoio à coordenação do cuidado.
III. O NASF é composto por áreas estratégicas, entre elas práticas corporais/atividades físicas; práticas integrativas e complementares.
IV. Uma das diretrizes para as práticas corporais/atividades físicas é desenvolver junto à equipe de Saúde da Família ações intersetoriais pautadas nas demandas da comunidade.
Assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas corretas a respeito de atividade física.