Questões de Concurso
Comentadas sobre primeiros socorros no esporte em educação física
Foram encontradas 279 questões
I. Em casos de lesões musculares, recomenda-se colocar a parte lesionada na posição mais confortável, aplicar compressa fria por até 15 minutos e envolver o local afetado com ataduras.
II. Nos ferimentos de pele aberta, a melhor forma de evitar infecções é lavar o ferimento com água e sabão, aplicar uma solução antisséptica e cobrir a ferida com gaze esterilizada.
III. Se um objeto perfurante estiver preso ao corpo, a recomendação é não retirá-lo para evitar agravamento da lesão e risco de sangramento intenso.
IV. Em casos de fraturas, deve-se sempre tentar mover o membro fraturado para avaliar a gravidade da lesão antes da chegada da ambulância.
Estão CORRETA:
I. A intermação, por muitos chamada de insolação, é uma emergência, por vezes fatal, que ocorre quando os mecanismos de regulação corporal entram em colapso ou falham em resfriar o corpo.
II. Fraqueza ou desmaio, dificuldade respiratória e frequência cardíaca alterada são alguns dos sintomas decorrentes dos acidentes pelo calor.
III. Colocar a vítima em local arejado, afrouxar as vestes e baixar a temperatura corporal utilizando compressas de água, são medidas de primeiros socorros para vítimas de acidente térmico.
Está correto o que se afirma em
Um aluno do Ensino Fundamental, apesar das inúmeras recomendações do professor de Educação Física, participava das atividades práticas da aula mascando chiclete. Em uma ocasião, esse aluno aspirou o ar, engoliu o chiclete e este ficou parado em sua garganta.
Em uma situação como essa, Flegel (2015) ensina que o procedimento de primeiro socorro a ser tomado é
Durante a aula de Educação Física, um aluno começou a gesticular e levar as mãos ao pescoço, com dificuldade para respirar. O professor, prontamente, percebeu que o aluno estava engasgando. Agindo com rapidez, posicionou-se atrás do aluno, abraçando-o pela cintura e em seguida, fechou uma das mãos, posicionando-a logo acima do umbigo do aluno. Com a outra mão, o professor envolveu a mão fechada, e então, aplicou uma série de compressões rápidas e fortes na região abdominal do aluno, empurrando-a para cima. Após algumas compressões, o aluno conseguiu expelir o objeto que estava obstruindo suas vias aéreas e voltou a respirar normalmente.
Na situação narrada, o professor utilizou como procedimento de socorros de urgência, a manobra de:
( ) Em casos de desidratação, é fundamental oferecer líquidos imediatamente e remover o indivíduo para um ambiente fresco.
( ) Fraturas expostas devem ser imobilizadas na posição encontrada e cobertas com gaze limpa antes do transporte.
( ) Em caso de entorse, o uso de calor local é recomendado nas primeiras 24 horas para reduzir o inchaço.
( ) O mal súbito exige imediata administração de medicamentos disponíveis no local.
Flegel (2012) esclarece que, quando acontece uma luxação do ombro, o úmero é deslocado da cavidade articular. Quando se trata de uma subluxação no mesmo local, o úmero é deslocado da cavidade articular, mas retorna espontaneamente à posição original.
O procedimento correto de socorro a ser prestado pelo professor de Educação Física, em caso de subluxação do ombro, é
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.