Questões de Concurso Comentadas sobre alcoolismo em enfermagem

Foram encontradas 83 questões

Q3065478 Enfermagem
Um paciente procurou o ambulatório do tribunal com sintomas de ansiedade e depressão. Os profissionais de Saúde, considerando que o abuso ou a dependência de álcool é uma possível causa, aplicaram um teste para identificação de problemas relacionados ao uso do álcool, o questionário Audit, que aborda, dentre outros itens, a quantidade de doses que o indivíduo consome quando bebe. O paciente relatou consumir normalmente meio copo (60 mL) de uísque. Os profissionais, a fim de responder ao questionário, reconhece que esse volume equivale, aproximadamente, a:
Alternativas
Q2947077 Enfermagem
Na discussão sobre uma política nacional para a atenção integral a usuários de álcool e outras drogas deve-se considerar que:
Alternativas
Q2678760 Enfermagem

A Síndrome de Abstinência Alcóolica (SAA) é um estigma da Síndrome de Dependência Alcoólica (SDA), sendo um indicador da existência de dependência, sinalizando consumo crônico e abusivo. É desencadeada quando o indivíduo diminui ou cessa a ingestão de álcool abruptamente. Sobre isso, assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso.


( ) Os sinais e sintomas mais comuns da SAA são agitação, ansiedade, alterações de humor (irritabilidade, disforia), tremores, náuseas, vômitos, taquicardia, hipertensão arterial, entre outros.

( ) Os objetivos iniciais de desintoxicação são a segurança e o tratamento efetivo da abstinência, isto é, a prevenção de agravamento do quadro com convulsões, alucinações ou a evolução de delirium tremens.

( ) No tratamento farmacológico, deve-se aplicar glicose sem a utilização prévia de tiamina.

( ) Delirium tremens é a forma mais severa da síndrome de abstinência alcoólica. É uma emergência médica que pode apresentar confusão mental e desorientação, tremores grosseiros e instabilidade autossômica.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q2574990 Enfermagem
Julgue o item subsequente.


A esteatose hepática é o acúmulo excessivo de gordura no fígado, podendo ser causada por diversos fatores como consumo excessivo de álcool, obesidade ou outras condições médicas.
Alternativas
Q2487114 Enfermagem

Acerca das campanhas de prevenção de agravos à saúde, julgue o item subsequente.


Em campanhas de prevenção, é recomendado orientar que o consumo de álcool deva ser evitado em qualquer quantidade por menores de 18 anos, gestantes, nutrizes ou mulheres que estejam tentando engravidar.

Alternativas
Q2370403 Enfermagem
Homem, 57 anos, com diagnóstico de cirrose por uso abusivo de álcool, etilismo em abstinência, chega à consulta médica trazendo resultado de endoscopia digestiva alta realizada no último mês, com evidência de varizes esofágicas de médio e grosso calibre, as quais nunca sangraram. Em relação às varizes esofágicas, assinale a alternativa que apresenta a melhor conduta terapêutica com vistas a reduzir o risco de primeira hemorragia varicosa.
Alternativas
Q2299341 Enfermagem
A Portaria nº 2.197/2004 redefine e amplia a atenção integral para usuários de álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o componente de atenção hospitalar de referência, que define que os Serviços Hospitalares de Referência para a Atenção Integral aos Usuários de Álcool e outras Drogas (SHR-ad) serão instalados em hospitais gerais, são objetivos da referida Portaria, EXCETO:
Alternativas
Q2255399 Enfermagem
A Política Nacional de Promoção da Saúde descreve ações para a redução da morbi-mortalidade em decorrência do uso abusivo de álcool e outras drogas, e tem por finalidade
Alternativas
Q2249928 Enfermagem
A desnutrição típica do alcoolista pode levá-lo a um quadro de encefalopatia alcoólica aguda (síndrome de Wernicke). Esta síndrome caracteriza-se pela deficiência vitamínica, principalmente, de
Alternativas
Q2158691 Enfermagem

Em relação às doenças transmissíveis e às doenças crônicas não transmissíveis, julgue o item a seguir.


O tabagismo, a inatividade física, a alimentação não saudável e o abuso de álcool são os fatores de risco para os seguintes quatro grupos de doenças crônicas de maior impacto mundial: diabetes, câncer, AIDS e covid-19.


Alternativas
Q2158690 Enfermagem

Em relação às doenças transmissíveis e às doenças crônicas não transmissíveis, julgue o item a seguir.


Na elaboração de planos de cuidados de trabalhadores que, portadores de doenças crônicas, abusam da ingestão de álcool, deve-se enfatizar o uso adequado das medicações e esclarecer os reais riscos à saúde do uso do álcool e do não uso das medicações, pois muitos pacientes acreditam que, após o consumo de álcool, não se deve fazer uso delas.


Alternativas
Q2158688 Enfermagem
No que diz respeito às estratégias desenvolvidas pelo Ministério da Saúde e relacionadas à promoção da saúde no âmbito da atenção primária, julgue o próximo item.
A definição atual de redução de danos está ancorada no conceito mais abrangente de ações e políticas públicas voltadas para a prevenção de danos, a exemplo da estratégia do projeto terapêutico singular (PTS), não restringindo-se ao cuidado de pessoas que tenham problemas com álcool e outras drogas.

Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2023 - UFMG - Enfermeiro |
Q2155555 Enfermagem

Leia a tirinha a seguir:


Imagem associada para resolução da questão

O álcool etílico é uma substância psicotrópica que afeta o humor, o julgamento, o comportamento, a concentração e a consciência. Muitos etilistas são adultos jovens ou idosos e existe alta prevalência de alcoolismo nas pessoas que recebem atendimento de urgência/emergência.


Sobre o atendimento a esse agravo, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Q2058752 Enfermagem
Jornada de Risco

        Com o tempo e com a falta de segurança nas estradas, caminhoneiros enfrentam cada vez mais longas jornadas sem dormir. O Brasil terá o maior laboratório da América Latina de exames toxicológicos para motoristas de carga.

Correio Braziliense, fev./2018 (com adaptações).
Tomando o texto acima como referência inicial, julgue o item subsequente, relativo ao controle do uso de drogas causadoras de dependência entre os trabalhadores. 



O tabagismo passivo é um fator de risco da terceira maior causa de morte evitável no mundo, subsequente apenas ao tabagismo ativo e ao consumo excessivo de álcool.
Alternativas
Q2058727 Enfermagem
Acerca de epidemiologia, história natural e prevenção de doenças, julgue o próximo item. 



Pacientes alcoolizados apresentam maior risco para suicídio, portanto deve-se avaliar com cautela alguma menção a esse risco. Caso presente, é necessário encaminhá-los para um serviço onde se possa mantê-los em observação mais prolongada.
Alternativas
Q2028264 Enfermagem

Entre as situações que prevêem a interrupção do aleitamento materno, existem aquelas cuja interrupção é temporária, como o consumo de drogas de abuso.

Qual é o tempo correto para a interrupção do aleitamento materno diante do uso das substâncias abaixo?

Alternativas
Q2019703 Enfermagem
A abstinência de substâncias caracteriza-se por uma alteração física e comportamental, com prejuízo cognitivo e fisiológico.
Umas das mais discutidas, por sua condição clínica de gravidade, é a síndrome de abstinência alcoólica.
Sobre os critérios diagnósticos para Síndrome de Abstinência Alcoólica (SAA), analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( )Desenvolvimento de uma síndrome específica devido à cessação ou redução do uso de uma determinada substância, após uso pesado ou prolongado.
( )Desenvolvimento de síndrome reversível específica a droga usada, causada pela recente ingestão ou exposição.
( )Síndrome específica da substância que causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, ocupacional e em outras áreas importantes de funcionamento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas
Q2014044 Enfermagem
Vários filmes como: “Quando um homem ama uma mulher” - 1994; “Meu nome não é Johnny” - 2008; “O Informante” - 1999; “O Casamento de Rachel” - 2008, nos contam algumas histórias verdadeiras sobre alcoolismo e drogas que causam agravos indesejáveis e extremamente dispendiosos que acometem os indivíduos em todos os domínios de sua vida. Em consenso mundial existe apenas UM que é considerado o maior problema de saúde pública, o uso em excesso de: 
Alternativas
Q1956234 Enfermagem
Ao atender um trabalhador no ambulatório, a equipe de saúde suspeita de um quadro de transtorno mental e comportamental devido ao uso de álcool que, de acordo com a Portaria nº 2.309/2020 do Ministério da Saúde, trata-se de doença relacionada ao trabalho que tem, dentre os possíveis agentes ou condições de risco,  
Alternativas
Q1895859 Enfermagem
Qual das alternativas abaixo é uma síndrome relacionada ao alcoolismo crônico, acarretando amnésia anterógrada e desorientação temporo-espacial por depleção de vitamina B1 e destruição dos corpos mamilares do SNC? 
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: C
5: C
6: B
7: A
8: D
9: A
10: E
11: C
12: C
13: D
14: C
15: C
16: A
17: B
18: D
19: D
20: B