Questões de Concurso
Sobre anatomia do sistema nervoso em enfermagem
Foram encontradas 75 questões
A estrutura neurológica que regula os batimentos cardíacos e que envia estímulos diretos ao coração para que este exerça sua função como bomba do sistema circulatório, estrutura esta que se encontra na intimidade do próprio órgão é o (a):
Em se tratando de pacientes portadores de problemas no Sistema Nervoso Central, é correto afirmar que:
O técnico de enfermagem deve ter conhecimento das alterações de consciência dos pacientes nas unidades hospitalares. Um paciente em estado de profunda alteração sensorial, em que praticamente não se consegue estimulá-lo, sendo necessárias estimulações muito potentes, é definido como:
O trauma raquimedular se refere a uma lesão na medula espinhal, que é uma parte do sistema nervoso central que transmite sinais entre o cérebro e o resto do corpo. As lesões na medula espinhal podem ter efeitos significativos na função neuromuscular e sensorial, dependendo da gravidade e da localização. São sinais e sintomas manifestados pelo paciente com trauma raquimedular, EXCETO:
A Escala de Glasgow é um instrumento de avaliação neurológica que mede o nível de consciência de um paciente em estado crítico. Ela é composta por três parâmetros: abertura ocular, resposta verbal e resposta motora, e fornece uma pontuação que varia de 3 a 10.
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma condição neuropsiquiátrica complexa e heterogênea, caracterizada por dificuldades significativas e persistentes na interação social e na comunicação, acompanhadas por padrões comportamentais repetitivos ou restritos. Essa condição envolve uma série de déficits neurológicos e desenvolvimentais que afetam a funcionalidade cognitiva e emocional, resultando em uma ampla variação na apresentação clínica e nas necessidades de suporte dos indivíduos afetados.
O sistema motor humano é controlado pelo sistema nervoso central, no qual a programação motora ocorre em diferentes áreas corticais, como o córtex premotor e a área motora suplementar, antes de ser executada pelo córtex motor primário. Esses sinais convergem para o córtex motor primário, que influencia os neurônios motores no tronco cerebral e na medula espinhal, regulando a atividade muscular. Essa organização hierárquica do sistema motor permite o controle preciso dos movimentos e da postura.
O sistema nervoso periférico está organizado em regiões topográficas, formando verdadeiros mapas codificadores, isto é, há um “mapa” celular dentro do sistema nervoso central que, quando ativado, codifica o tipo de sensação que está a ser recebida – dessa forma, há uma mapa somatotópico, tonotópico, retinotópico, e assim por diante.
A medula espinhal, assim como todo o sistema nervoso central, é envolvida por três membranas chamadas meninges: a dura-máter; a aracnóide; e a subdural. A dura-máter é a membrana mais externa e espessa, enquanto a subdural é a membrana mais interna e delicada. A aracnóide localiza-se entre a dura-máter e a subdural.
(AIRES, Margarida de Mello. Fisiologia. Editora Guanabara Koogan. São Paulo. Cap.26. P. 256/7.)
Analise a informação seguinte: "É a camada externa que protege o globo ocular, torna-se transparente em sua porção anterior, formando a córnea".
Os dados da informação identificam corretamente:
(MOORE, Keith L. Anatomia orientada para a clínica. Editora Guanabara Koogan. Rio de Janeiro. p.647.)
Os dados da informação identificam corretamente: