Questões de Concurso
Sobre anatomia do sistema respiratório em enfermagem
Foram encontradas 113 questões
(__) O palato mole, que forma a parte posterior do teto da boca, é uma divisão muscular em formato de arco entre as partes nasal e oral da faringe e é revestido por mucosa.
(__) A parte inferior da faringe, a parte laríngea da faringe (ou laringofaringe), começa no nível do osso hioide. Na sua extremidade superior, abre-se para o esôfago posteriormente e para a laringe anteriormente.
(__) Dois pares de tonsilas, as tonsilas palatinas e linguais, são encontrados na parte oral da faringe.
(__) A porção intermediária da faringe, a parte oral (ou orofaringe), está localizada posteriormente à cavidade oral e se estende a partir do palato mole, inferiormente até o nível da margem inferior da epiglote.
Assinale a sequência CORRETA de cima para baixo:
O sistema respiratório consiste no nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões. Os pulmões contêm ___________, ramificações das vias aéreas ___________ primários até ____________ terminais.
Assinale a alternativa que completa de forma correta e
respectivamente a afirmação:
Em relação aos mecanismos fisiopatológicos da insuficiência respiratória aguda que levam à hipoxemia, assinale a alternativa correta que corresponde a um exemplo que está relacionado ao desvio do fluxo sanguíneo capilar de alvéolos funcionais.

Considerando os valores obtidos na gasometria arterial, o PROVÁVEL diagnóstico de distúrbio é:
1. Cuidados integrados pós Parada Cárdio Respiratória (PCR)
2. Rápida desfibrilação.
3. Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) de alta qualidade.
4. Ressuscitação avançada.
5. Acionamento do serviço médico de Emergência
6. Recuperação, integração na sociedade e reabilitação.
Assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA dos elos da cadeia de sobrevivência no adulto em casos de PCR em um ambiente extra hospitalar (PCREH):
I. A equipe multiprofissional deve realizar condutas efetivas durante o atendimento à PCR, atentar para uma compressão torácica de alta qualidade. Neste contexto, é importante o posicionamento de forma correta com os braços eretos, comprimir o tórax entre 5 e 6 cm, observar o retorno da parede do tórax e a velocidade de 100 a 120 compressões por minuto. Somente trocar a compressão a cada 5 ciclos, ou seja, a cada 3 minutos.
II. A equipe multiprofissional deve realizar compressões torácicas efetivas, na velocidade de 100 a 120 batimentos por minuto. No Suporte Básico de Vida (SBV), a relação compressão/ventilação deve ser de 30 compressões e 02 ventilações, sendo necessária a administração de 1 mg de epinefrina no intervalo de 3 a 5 minutos, sendo iniciada no tempo indicado pelo algoritmo do ritmo de PCR identificado.
III. As manobras de reanimação no Suporte Básico de Vida (SBV) durante a PCR para o atendimento em adulto devem estabelecer um ciclo de 30 compressões e 02 ventilações em 05 ciclos, que equivale em torno de 02 minutos, sendo necessário trocar os socorristas a cada 05 ciclos ou quando houver exaustão do profissional.
IV. A equipe deve se atentar para os ritmos de PCR, considerando os ritmos chocáveis a Fibrilação Ventricular (FV) e Taquicardia Ventricular com Pulso e os ritmos não chocáveis a Assistolia e Atividade Elétrica Sem Pulso (AESP).
A respeito dessas asserções, é CORRETO afirmar:

Analise as características descritas abaixo sobre o sistema respiratório, e assinale a alternativa incorreta:
São sinais e sintomas de pneumotórax hipertensivo:
As infecções respiratórias agudas (IRAs) constituem uma síndrome clínica, causada por agentes infecciosos. Assinale a alternativa INCORRETA.
Julgue o item subsequente.
As vias áreas superiores têm um papel importante na
condução, aquecimento, filtração e umidificação do ar
antes de chegar no pulmão. Essas importantes vias
superiores são compostas por: fossas nasais, faringe-nasofaringe e bucofaringe, laringe e alvéolos.
Julgue o item a seguir.
As vias áreas superiores têm um papel importante na
condução, aquecimento, filtração e umidificação do ar
antes de chegar no pulmão. Essas importantes vias
superiores são compostas por: fossas nasais, faringe-nasofaringe e bucofaringe, laringe e alvéolos.