Questões de Concurso
Sobre assistência de enfermagem ao recém-nascido em enfermagem
Foram encontradas 1.057 questões
No exame físico do ânus do recém-nascido, deve ser feito, por padrão ou rotina, o toque ou introdução de sonda retal, para verificação de sua permeabilidade.
Existe sopro sistólico verificado em alguns recém-nascidos a termo que, quando encontrado isoladamente, costuma desaparecer nos três primeiros meses de vida, sem repercussão clínica.
A deficiência de vitamina A está entre as principais causas associadas a mortes infantis por diarreia.
• A caderneta de vacinação está incompleta, indicando que a criança não recebeu nenhuma vacina desde o nascimento.
• A mãe relata um episódio de icterícia neonatal tratada com fototerapia e informa que a criança nasceu prematura, com 34 semanas de idade.
• No exame físico, a criança apresenta peso de 4.100 g, comprimento de 52 cm e perímetro cefálico de 35 cm, sem sinais de infecção ou outras alterações aparentes.
Com base nas diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e nas condições clínicas da criança, qual deve ser a conduta do enfermeiro?
Os procedimentos de reanimação de recém-nascido, quando necessários, podem ser realizados com ele fora ou dentro de saco plástico; nesse último caso, seu corpo deve ser previamente secado antes de ser colocado no saco plástico.
Os valores das frequências cardíaca e respiratória considerados normais, para recém-nascidos e crianças de até 10 anos de idade, podem ser observados na seguinte alternativa:
Os valores das frequências cardíaca e respiratória considerados normais, para recém-nascidos e crianças de até 10 anos de idade, podem ser observados na seguinte alternativa:
Fonte: DIRETRIZES PARA O MANEJO DA INFECÇÃO CAUSADA PELO VÍRUS SINCICIAL RESPIRATÓRIO (VSR) – 2017. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/Diretrizes_manejo_infeccao_causada_VSR2017.pdf Abordagens clínicas da bronquiolite aguda no âmbito atual pediátrico Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/67276/47915
I- parto vaginal.
II- rotura de membranas > 18 horas.
III- parto taquitócico.
IV- segundo estágio do trabalho de parto prolongado.
V- apresentação cefálica.
É CORRETO o que se afirma apenas em: