Questões de Concurso
Sobre assistência de enfermagem em feridas e curativos em enfermagem
Foram encontradas 1.416 questões
Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relacionam a classificação das feridas com sua respectiva característica da fase:
Primeira coluna: classificação das feridas
1.Cirúrgicas 2.Traumáticas 3.Ulcerativas 4.Limpa 5.Contaminada 6.Infectada
Segunda coluna: características da fase
(__)Lesão gerada em condições assépticas e que está isenta de microrganismos.
(__)Lesão provocada acidentalmente por agentes: mecânicos (como um prego, espinho ou por pancadas); físicos (como temperatura, pressão, eletricidade); químicos (ácidos ou soda cáustica, por exemplo); biológicos (contato com animais ou penetração de parasitas).
(__)Lesão gerada por instrumentos cirúrgicos, com finalidade terapêutica, podem ser: incisivas (perda mínima de tecido) ou excisivas (remoção de áreas de pele).
(__)Lesão com tempo superior a 6 horas entre o trauma e o atendimento, com presença de contaminantes, mas sem processo infeccioso local.
(__)Lesão escavada, circunscrita, com profundidade variável, podendo atingir desde camadas superficiais da pele até músculos.
(__)Presença de agente infeccioso local e lesão com evidência de intensa reação inflamatória e destruição de tecidos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. Em uma ferida cirúrgica, após 24 horas, retira-se a oclusão e realiza-se um curativo aberto, mesmo se houver secreção ou exsudato abundante.
II. Os instrumentais cirúrgicos utilizados em hospitais são exemplos de artigos críticos e, por isso, são submetidos a esterilização.
III. Bolsas transfusionais vazias devem ser descartadas em lixeiras contendo o símbolo de risco biológico e saco branco leitoso, destinado aos resíduos infectantes.
Estão corretas:
Diante desse quadro, qual ação do técnico de enfermagem, em consonância com a prática da termoterapia, é mais indicada para prevenir complicações?
Sobre esse tipo de curativo, é verdadeira a seguinte afirmativa:
Analise as afirmativas a seguir sobre o cuidado de feridas:
I- O uso de curativos específicos deve ser determinado conforme o tipo de ferida e as características das secreções apresentadas.
II- A avaliação das condições clínicas do paciente, mediante processo de enfermagem, é um fator determinante para o sucesso no tratamento da ferida.
III- A ferida com alto grau de exsudato exige curativos que promovam a absorção e a manutenção de um ambiente úmido favorável à cicatrização.
IV- A troca de curativos deve ser feita de acordo com o tempo estimado de cicatrização, independentemente da avaliação do estado da ferida.
V- O controle da infecção na ferida requer a escolha adequada de soluções e administração de antibióticos, conforme a cultura realizada.
Estão CORRETAS as afirmativas
Fonte: PRADO, S. R. L.; SILVA G T R; Manual do Técnico e Auxiliar de Enfermagem. Rio de Janeiro. Ed. 4; Martinari. 2024.
SOUZA, A. B. G.; Manual Prático do Técnico de Enfermagem: Rio de Janeiro, Atheneu, 2021.
Em relação aos cuidados com essas lesões, analise as afirmativas a seguir.
I. Deve‑se avaliar os membros inferiores, com frequência, em relação à: capacidade funcional; coloração; temperatura; perfusão capilar; sensibilidade; presença de pulso e sinais de neuropatia.
II. O desbridamento do tecido necrótico (autolítico ou enzimático) só deve ser realizado mediante decisão multiprofissional.
III. A terapia compressiva (bandagens elásticas ou ataduras impregnadas em óxido de zinco) é o principal cuidado, visto que essa técnica proporciona a melhora da estase e edema.
Estão corretas as afirmativas
I.A administração de medicamentos por via intravenosa pode ser realizada sem a necessidade de controle de gotejamento, pois a absorção ocorre diretamente na corrente sanguínea.
II.A aplicação de injeções intramusculares deve considerar o volume máximo permitido para cada região do corpo a fim de evitar complicações locais.
III.O uso de pomadas antibióticas em curativos deve ser feito de forma indiscriminada, pois previne qualquer tipo de infecção, independentemente da lesão.
Está correto o que se afirma em:
Em relação às feridas, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. As úlceras podem ser classificadas em úlceras agudas (consequência do aumento da pressão sobre pontos específicos) ou crônicas (secundárias à abrasão dérmica), e arteriais (resultantes de um quadro de insuficiência arterial periférica) ou venosas (causadas por insuficiência venosa periférica).
II. Em relação ao tamanho, a ferida deve ser avaliada quanto à área (cm²)/diâmetro (cm)/profundidade (cm), observando se há exposição de estruturas profundas, como estruturas ósseas e tendões.
III. Quanto ao tipo/quantidade de tecido, deve-se observar a granulação, epitelização e se o tecido se encontra desvitalizado ou inviável, com esfacelo e necrose.
IV. Na avaliação das bordas/margens, pode-se observar o edema, a coloração, a temperatura, se há endurecimento, flutuação, crepitação, descamação, entre outros.
V. Na pele perilesional, deve-se observar se ela se encontra aderida, perfundida, macerada, descolada, fibrótica, hiperqueratótica, entre outros.

Fonte: Potter, 2024.
A lesão por pressão é um dano na pele ou nos tecidos moles que pode ser evitado com medidas de segurança do paciente. Por se tratar de evento adverso, deve ser notificada ao sistema nacional de segurança do paciente, por meio do sistema Notivisa. A localização da lesão deve constar como informação. Com base na Figura acima, assinale a alternativa que contém as proeminências ósseas usadas como referência para descrever o local da lesão, respectivamente.