Questões de Concurso
Sobre assistência de enfermagem em feridas e curativos em enfermagem
Foram encontradas 1.325 questões
A depender de sua composição e das propriedades físicas, os fios cirúrgicos podem ser classificados como absorvíveis ou não absorvíveis, monofilamentares ou multifilamentares. Sobre os tipos de fios cirúrgicos, analise as assertivas abaixo:
I. Fios absorvíveis: são biodegradáveis e reabsorvidos pelo organismo com o tempo. São indicados para suturas internas ou em tecidos que cicatrizam sem a necessidade de remoção posterior.
II. Monofilamentares: contêm um único fio contínuo, que tende a causar menos atrito e menor risco de infecção, como polipropileno.
III. Fios não absorvíveis: compostos por várias fibras trançadas, oferecendo maior flexibilidade e resistência, porém com maior chance de infecção. Seda e poliéster são alguns dos exemplos.
IV. Multifilamentares: são permanentes e utilizados em tecidos que precisam de suporte a longo prazo. São removidos posteriormente ou permanecem no corpo, dependendo da aplicação.
Quais estão corretas?
Fios cirúrgicos são materiais utilizados para aproximar e manter unidos os tecidos durante a cicatrização após um procedimento cirúrgico. Eles são empregados para fechar incisões, feridas ou realizar anastomoses em órgãos e vasos sanguíneos. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Fios de polipropileno (Prolene) são frequentemente utilizados em cirurgias plásticas, pois são absorvíveis e permitem uma cicatrização estética mais rápida.
( ) Fios de polycot são frequentemente utilizados em suturas cardíacas devido à sua alta resistência e durabilidade em tecidos críticos.
( ) Fios de catgut cromado têm uma taxa de absorção mais lenta em comparação com o catgut simples, sendo usados em procedimentos que requerem suporte mais prolongado.
( ) Fios de catgut simples são absorvidos rapidamente pelo corpo, sendo uma boa escolha para sutura de tecidos que cicatrizam lentamente.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Em relação aos procedimentos técnicos de enfermagem, julgue o item a seguir.
É privativo do profissional de enfermagem realizar curativos em todos os tipos de feridas, independentemente do grau de comprometimento tecidual.
I. Um curativo simples que não exerce nenhum tipo de pressão sob uma ferida tem a finalidade de promover hemostasia.
II. Feridas com mínima perda tecidual e de pequena extensão, sem drenagem de exsudato e que cicatrizaram por primeira intenção, independentemente de qualquer avaliação, sempre terão indicação de curativo, pois estes terão a finalidade de reduzir a exposição a microrganismos.
III. Em feridas que cicatrizam por segunda intenção, um curativo deve ter a finalidade de oferecer suporte e manter um ambiente de ferida úmido. Uma base úmida da ferida facilita o movimento da epitelização.
IV. Feridas com pouco exsudato e em processo de cicatrização devem ser cobertas com curativos que tenham como principal finalidade promover o desbridamento.
Está CORRETO o que se afirma apenas em
Considerando a necessidade de estadiamento da ferida para definir a terapêutica, como o enfermeiro deve classificar essa lesão quanto ao estágio?
Ao relacionar a primeira coluna com a segunda coluna, a sequência correta de cima para baixo, que define, respectivamente, cada uma das feridas, de acordo com o seu grau de contaminação é
Durante a visita ao leito de um paciente de 52 anos que se encontrava internado devido a uma fratura de MID, o enfermeiro utilizou a escala de Braden e, ao final da avaliação dos critérios, o resultado do score foi de 13 pontos. O risco desse paciente de ter uma LPP é
I favorecer a microcirculação.
II diminuir o retorno venoso profundo;
III aumentar o refluxo patológico, durante a deambulação.
IV diminuir a saída de líquidos e macromoléculas dos capilares e vênulas para o tecido intersticial.
Dos itens acima citados, estão corretos
Trata-se da técnica de
I Ser permeável à água e outros fluidos e permitir as trocas gasosas.
II Ser fácil de aplicar e de remover sem trauma e auxiliar na hemostasia.
III Promover desbridamento e um ambiente úmido e absorver e remover excesso de exsudato.
IV Tratar as cavidades existentes na úlcera e proteger a úlcera contra traumas mecânicos.
Dos itens mencionados, estão corretos