Questões de Concurso
Sobre calendário vacinal em enfermagem
Foram encontradas 1.378 questões
( ) A vacina é administrada exclusivamente por via subcutânea (SC).
( ) Em crianças de 6 meses a 2 anos a dose administrada é de 0,5ml.
( ) Em crianças a partir de 3 anos o volume administrado é de 0,5ml.
( ) A vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e também com outros medicamentos.
I. A dose a ser administrada é de 1,5ml por via oral.
II. A primeira dose (D1) pode ser administrada entre 1 mês e 15 dias até 11 meses e 29 dias.
III. A segunda dose (D2) pode ser administrada entre 3 meses e 15 dias até 23 meses e 29 dias.
IV. O quadro agudo de gastroenterite é uma contraindicação absoluta para administração da vacina.
I. Difteria.
II. Tétano.
III. Hepatite B.
IV. Pertussis (dTpa – acelular).
Estão CORRETAS:
( ) Administrar todo o conteúdo da bisnaga, 1,5 mL, exclusivamente por via oral.
( ) Se a criança regurgitar, cuspir ou vomitar após a vacinação, a dose deve ser repetida imediatamente.
( ) O esquema básico é de três doses: aos dois, quatro e seis meses de idade.
( ) Crianças com quadro agudo de gastroenterite (vômitos, diarreia e febre), adiar a vacinação até a resolução do quadro.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
(_ ) A vacina meningocócica C (conjugada) é recomendada com reforço aos 2 meses e previne doenças invasivas causadas pela bactéria Neisseria meningitidis do sorogrupo C.
(__) Crianças de 9 a 10 anos devem receber a vacina contra o HPV (Papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18) em dose única, para prevenir infecções associadas a esses tipos de vírus.
(__) O intervalo recomendado entre a primeira e a segunda dose da vacina pneumocócica 10-valente é de 60 dias, enquanto o intervalo mínimo é de 30 dias.
(__) Para crianças vítimas de abuso sexual entre 9 e 14 anos, a vacina contra o HPV deve ser administrada em duas doses, conforme as orientações do calendário vacinal.
A sequência está correta em:
I.A verificação de temperatura corporal acima de 38,5 °C é critério para adiar temporariamente a vacinação, com registro no cartão de vacinação e no sistema de informações.
II.Histórico de anafilaxia a componentes da vacina é uma contraindicação definitiva, devendo ser registrada e comunicada à família, com orientação sobre alternativas de imunização.
III.Vacinas podem ser administradas em indivíduos febris, desde que não ultrapassem 39 °C, considerando que a febre leve não compromete a eficácia imunológica.
Está correto o que se afirma em:
Leia a descrição do seguinte caso para responder à questão.
Durante a jornada de trabalho, uma estante de livros tombou sobre um funcionário de uma biblioteca. No departamento de medicina do trabalho, foi constatado um ferimento corto-contuso no ombro direito e uma lesão labral, em que há a compressão da cartilagem que reveste a cavidade da articulação do ombro.
Ao atender um funcionário com um ferimento corto-contuso, o enfermeiro do trabalho constata em registros de seu prontuário que esse funcionário havia recebido o esquema completo de vacina dupla adulto contra tétano, além de dose de reforço há três anos.
Diante dessa situação, a conduta correta é:
( ) A vacina covid-19 é recomendada com esquema de duas doses, aos seis e sete meses de idade, respeitando os intervalos mínimos recomendados de quatro semanas entre a 1ª e 2ª dose.
( ) É recomendado que a criança receba uma dose e um reforço da vacina da febre amarela antes de completar cinco anos.
( ) A vacina meningocócica C (conjugada) fornece proteção contra meningite meningocócica do tipo C, seu esquema básico recomenda uma dose aos cinco meses de idade e um reforço aos 12 meses.
( ) A vacina penta fornece proteção contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo B. Recomenda-se três doses, aos dois, quatro e seis meses, e dois reforços com a vacina DTP, aos 15 meses e aos quatro anos de idade.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Considerando o Calendário de Vacinação para o Estado de São Paulo, qual a informação correta a ser dada à mãe da criança?