Questões de Concurso
Sobre calendário vacinal em enfermagem
Foram encontradas 1.268 questões
Sobre o programa de imunização, correlacione as primeiras colunas com a segunda:
PRIMEIRA COLUNA
I – BCG
II – Febre Amarela
III – Rota Vírus (1ª dose)
IV – Meningocócica C (2ª dose)
SEGUNDA COLUNA
( ) 5 meses
( ) 9 meses
( ) Ao nascer
( ) 2 meses
No que se refere a Vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin), registre V, para verdadeiro, e F, para falso, nas afirmativas abaixo:
(__) É indicada para prevenir as formas graves de Tuberculose (Miliar e Meníngea).
(__) O esquema de vacinação é em dose única.
(__) A BCG deve ser administrada em recém-nascidos, o mais precocemente possível, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade.
Fonte: https://www.gov.br/pt-br/servicos/vacinar-contra-formas-graves -de-tuberculose-bcg-fiocruz-rj#:~:text=A%20vacina%20BCG%20(Baci lo%20de,o%20nascimento%2C%20ainda%20na%20maternidade.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/vacinacao/faq Sobre a vacina Tetra viral, analise a afirmativa abaixo:
A vacina contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela, também conhecida como tetra viral ou tetravalente viral é indicada para a vacinação de crianças com ___________ de idade que já tenham recebido a primeira dose da vacina tríplice viral.
Assinale alternativa que preenche corretamente a lacuna correspondente.
Com base nessa informação, quais as vacinas o lactente deverá tomar aos 4 meses?
I. Possivelmente, se o referido município estiver com baixa cobertura vacinal, a promoção de um nível melhor de saúde estará prejudicada, e a mortalidade infantil aumentará.
II. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) traz, em seu art. 14, que a vacinação poderá ser singularizada, tendo em vista as doenças já erradicadas e a necessidade individual de cada criança, a ser avaliada pelos pais em conjunto com a equipe de saúde.
III. Muitas mães não têm conhecimento suficiente para que possam aderir totalmente ao calendário vacinal infantil. Em alguns estudos, esse fato está associado à baixa escolaridade da mãe, mas outros descrevem que o grau de escolaridade mais baixo não se torna motivo para a não adesão à vacinação.
IV. A má adesão à vacinação também está associada a mães que não gostam de ver os filhos levarem agulhadas, a esquecimento e a mães que não podem levar os filhos para o procedimento porque trabalham.
V. A má adesão está associada à desinformação, informações erradas, insuficientes ou pseudocientíficas, reações adversas, falta de informação através de profissionais da saúde, ideologias religiosas, mitos, entre outros.
A partir da consulta ao profissional da Sala de Vacina, foram compartilhadas as seguintes informações, EXCETO: