Questões de Concurso Sobre calendário vacinal em enfermagem

Foram encontradas 1.378 questões

Q3297263 Enfermagem
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a influenza tem o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo. A vacinação anual é capaz de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus influenza. Sobre a vacina Influenza, julgue os itens a seguir se verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que contém a sequência correta:

( ) A vacina é administrada exclusivamente por via subcutânea (SC).
( ) Em crianças de 6 meses a 2 anos a dose administrada é de 0,5ml.
( ) Em crianças a partir de 3 anos o volume administrado é de 0,5ml.
( ) A vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e também com outros medicamentos.
Alternativas
Q3297262 Enfermagem
A vacina rotavírus humano (VRH) é uma vacina de vírus vivo que ajuda a proteger contra a gastroenterite provocada pelo rotavírus, que causa vômito, diarreia e, se os sintomas persistirem, desidratação e danos a órgãos. Acerca da vacina contra o rotavírus humano, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3296995 Enfermagem
O Rotavírus é um dos principais agentes virais causadores das doenças diarreicas agudas(DDA) e uma das mais importantes causas de diarreia grave em crianças menores de cinco anos no mundo, particularmente nos países em desenvolvimento. Algumas medidas podem prevenir a infecção por Rotavírus como a administração da vacina para rotavírus humano G1P1[8] (atenuada), sobre este tema julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta.

I. A dose a ser administrada é de 1,5ml por via oral.
II. A primeira dose (D1) pode ser administrada entre 1 mês e 15 dias até 11 meses e 29 dias.
III. A segunda dose (D2) pode ser administrada entre 3 meses e 15 dias até 23 meses e 29 dias.
IV. O quadro agudo de gastroenterite é uma contraindicação absoluta para administração da vacina.
Alternativas
Q3296533 Enfermagem
O recém-nascido prematuro apresenta maior risco de contrair infecções devido a imaturidade do seu sistema imunológico. Por isso, a imunização é medida fundamental para protegê-los. Considerando o Calendário Vacinal do Brasil, ao completar 1 ano de idade, uma criança que nasceu prematura e que não possui atrasos em sua vacinação, ainda NÃO tomou a vacina contra:
Alternativas
Q3277557 Enfermagem
De acordo com o Ministério da Saúde, é recomendada as mulheres na 20ª semana de gravidez e puérperas até 45 dias, as vacinas:

I. Difteria.
II. Tétano.
III. Hepatite B.
IV. Pertussis (dTpa – acelular).

Estão CORRETAS: 
Alternativas
Q3273757 Enfermagem
A vacinação é uma das estratégias mais eficazes na prevenção de doenças, exigindo que os profissionais de saúde sigam protocolos rigorosos para a administração segura dos imunobiológicos. Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FUNDATEC Órgão: IF-AM Prova: FUNDATEC - 2025 - IF-AM - Enfermeiro |
Q3273632 Enfermagem
Uma enfermeira, durante atendimento de puericultura a um bebê de 2 meses e 14 dias, ao analisar a Caderneta de Vacinação, observa que a criança já havia realizado as vacinas da BCG e hepatite B, ao nascer. Percebendo que havia vacinas em atraso, ela encaminhou a criança para a sala de vacinação. De acordo com a atualização do esquema vacinal para a faixa etária da criança, assinale a alternativa que indica as vacinas que deverão ser ministradas. 
Alternativas
Q3266152 Enfermagem
De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação do Adulto e Idoso, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3266151 Enfermagem
Considerando a Instrução Normativa do Calendário Nacional de Vacinação (2024), em relação à vacina rotavírus humano, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Administrar todo o conteúdo da bisnaga, 1,5 mL, exclusivamente por via oral.
( ) Se a criança regurgitar, cuspir ou vomitar após a vacinação, a dose deve ser repetida imediatamente.
( ) O esquema básico é de três doses: aos dois, quatro e seis meses de idade.
( ) Crianças com quadro agudo de gastroenterite (vômitos, diarreia e febre), adiar a vacinação até a resolução do quadro.



A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3243188 Enfermagem
O Programa Nacional de Imunização (PNI) coordena a oferta de vacinas no Brasil, garantindo cobertura ampla e gratuita para prevenir doenças imunopreveníveis. Visa proteger a população por meio de estratégias de vacinação em todas as faixas etárias. Acerca do assunto, marque (V), para as afirmativas verdadeiras, e (F), para as falsas.
(_ ) A vacina meningocócica C (conjugada) é recomendada com reforço aos 2 meses e previne doenças invasivas causadas pela bactéria Neisseria meningitidis do sorogrupo C.
(__) Crianças de 9 a 10 anos devem receber a vacina contra o HPV (Papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18) em dose única, para prevenir infecções associadas a esses tipos de vírus.
(__) O intervalo recomendado entre a primeira e a segunda dose da vacina pneumocócica 10-valente é de 60 dias, enquanto o intervalo mínimo é de 30 dias.
(__) Para crianças vítimas de abuso sexual entre 9 e 14 anos, a vacina contra o HPV deve ser administrada em duas doses, conforme as orientações do calendário vacinal.
A sequência está correta em: 
Alternativas
Q3236776 Enfermagem
De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, deve ser administrada.
Alternativas
Q3230836 Enfermagem
A administração segura de vacinas exige a observação criteriosa de contraindicações temporárias ou definitivas, garantindo a continuidade do esquema vacinal de forma adequada. Considerando as práticas no manejo de vacinas, analise as afirmativas a seguir:

I.A verificação de temperatura corporal acima de 38,5 °C é critério para adiar temporariamente a vacinação, com registro no cartão de vacinação e no sistema de informações.

II.Histórico de anafilaxia a componentes da vacina é uma contraindicação definitiva, devendo ser registrada e comunicada à família, com orientação sobre alternativas de imunização.

III.Vacinas podem ser administradas em indivíduos febris, desde que não ultrapassem 39 °C, considerando que a febre leve não compromete a eficácia imunológica.


Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: VUNESP Órgão: UNESP Prova: VUNESP - 2025 - UNESP - Enfermeiro |
Q3222655 Enfermagem

Leia a descrição do seguinte caso para responder à questão.


Durante a jornada de trabalho, uma estante de livros tombou sobre um funcionário de uma biblioteca. No departamento de medicina do trabalho, foi constatado um ferimento corto-contuso no ombro direito e uma lesão labral, em que há a compressão da cartilagem que reveste a cavidade da articulação do ombro.

Ao atender um funcionário com um ferimento corto-contuso, o enfermeiro do trabalho constata em registros de seu prontuário que esse funcionário havia recebido o esquema completo de vacina dupla adulto contra tétano, além de dose de reforço há três anos.


Diante dessa situação, a conduta correta é:

Alternativas
Q3221471 Enfermagem
O esquema de vacinação com a vacina BCG corresponde à dose única o mais precocemente possível, preferencialmente:
Alternativas
Q3221451 Enfermagem
Recomenda-se que a vacina BCG deverá ser adiada: 
Alternativas
Q3221411 Enfermagem
De acordo com a Instrução Normativa do Calendário Nacional de Vacinação (2024), assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3221410 Enfermagem
A vacinação protege as crianças contra muitas doenças infecciosas. Considerando o Calendário Nacional de Vacinação, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A vacina covid-19 é recomendada com esquema de duas doses, aos seis e sete meses de idade, respeitando os intervalos mínimos recomendados de quatro semanas entre a 1ª e 2ª dose.

( ) É recomendado que a criança receba uma dose e um reforço da vacina da febre amarela antes de completar cinco anos.

( ) A vacina meningocócica C (conjugada) fornece proteção contra meningite meningocócica do tipo C, seu esquema básico recomenda uma dose aos cinco meses de idade e um reforço aos 12 meses.

( ) A vacina penta fornece proteção contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo B. Recomenda-se três doses, aos dois, quatro e seis meses, e dois reforços com a vacina DTP, aos 15 meses e aos quatro anos de idade.



A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: IF-ES Órgão: IF-ES Prova: IF-ES - 2025 - IF-ES - Técnico em Enfermagem |
Q3218542 Enfermagem
Conforme a Instrução Normativa do Calendário Nacional de Vacinação 2024, é INCORRETA a afirmativa:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: IF-ES Órgão: IF-ES Prova: IF-ES - 2025 - IF-ES - Técnico em Enfermagem |
Q3218541 Enfermagem
De acordo com o calendário de Vacinação do Ministério da Saúde, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q3217506 Enfermagem
Uma criança de nove meses, com o esquema de vacinação em dia, foi levada hoje à UBS pela mãe para receber a primeira dose da vacina contra febre amarela e gripe – influenza. Ao final do procedimento, a mãe perguntou para o técnico de enfermagem que a atendeu quando serão as próximas doses dessas vacinas.

Considerando o Calendário de Vacinação para o Estado de São Paulo, qual a informação correta a ser dada à mãe da criança?
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: D
4: C
5: E
6: A
7: E
8: D
9: A
10: A
11: D
12: B
13: E
14: A
15: D
16: D
17: B
18: C
19: D
20: A