Questões de Concurso Comentadas sobre covid-19 em enfermagem

Foram encontradas 116 questões

Q3068412 Enfermagem
O Governo Brasileiro, durante a epidemia de Covid 19, baseado em estudos isolados, investiu na distribuição de Hidroxicloroquina para a população, na crença de alguma eficácia sobre a doença. Porém, após estudos de revisão sistemática, verificou-se que não há nenhuma evidência de eficácia deste medicamento contra o coronavírus, podendo, inclusive, gerar efeitos colaterais perigosos. Houve, portanto, desperdício de recursos públicos com riscos de iatrogenia para a população. A falha, neste caso, foi se basear nos resultados de estudos isolados.

Assinale a opção que indica o método estatístico que, segundo o tamanho da amostra e o Risco Relativo de cada estudo, permite fazer a conclusão de evidência cientifica baseando-se na revisão de diversos estudos que analisam uma mesma questão, apresentando os resultados no gráfico plotado em floresta (Gráfico Forest Plot).
Alternativas
Q3050955 Enfermagem
Algumas doenças possuem sintomas parecidos, como febre, dor de cabeça e dor no corpo; mas há diferenças que podem facilitar o diagnóstico. Sobre a COVID 19, a dengue e o H1N1, marque a alternativa CORRETA
Alternativas
Q2565535 Enfermagem
De acordo com a Nota Técnica n.º 57/2023, do Ministério da Saúde, as “condições pós-covid” são uma ampla gama de sinais, sintomas e/ou condições que persistem ou se desenvolvem quatro semanas ou mais após a infecção inicial pelo SARS-CoV-2, sem explicação por um diagnóstico alternativo. Podem variar em intensidade, podendo melhorar, agravar-se ou se tornar recorrentes ao longo do tempo, inclusive evoluindo para eventos graves e potencialmente fatais meses ou até anos após a infecção.

Assinale a alternativa que indica as principais condições pós-covid em pacientes adultos.
Alternativas
Q2555781 Enfermagem
Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, a vacina COVID-19, para prevenção de formas graves causadas pelo SARS-CoV-2, está prevista no calendário nacional de vacinação infantil 2024, no esquema básico de: 
Alternativas
Q2553522 Enfermagem
Considerando as atuais recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a priorização de vacinação contra a Covid-19 para os grupos de alto risco e aqueles mais expostos, são grupos que devem receber reforço periódico da vacina a partir de 2024, EXCETO:
Alternativas
Q2547457 Enfermagem
O SARS-CoV-2 é uma cepa identificada em 2019 que, infelizmente, tem algumas características genéticas que o tornam mais transmissível e capaz de causar quadros clínicos mais graves. Tal informação está relacionada a que tipo de doença conhecida? Assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2543834 Enfermagem
Os sintomas da Covid-19 foram mudando à medida que novas variantes do vírus SARS-CoV-2 surgiram desde o início da pandemia, em março de 2020. Atualmente, circulam pelo mundo pelo menos cinco variantes de preocupação (VOCs, da sigla em inglês variantsofconcern), consideradas mais transmissíveis e com maior risco de levar a casos de gravidade: alfa, beta, gama, delta e ômicron.

Considerando os sintomas mais comuns das variantes da COVID-19, estabeleça a relação e assinale: 


1. ALFA 2. GAMA 3. DELTA 4. ÔMICRON


https://butantan.gov.br/noticias/conheca-os-sintomas-mais-comuns-daomicron-e-de-outras-variantes-da-covid-19


( )Sintomas mais comuns: cansaço extremo, dores pelo corpo, dor de cabeça e dor de garganta.
( )Sintomas mais comuns: coriza, dor de cabeça, espirros, dor de garganta, tosse persistente e febre.
( )Sintomas mais comuns: perda ou alteração do olfato, perda ou alteração do paladar, febre, tosse persistente, calafrios, perda de apetite e dores musculares.
( )Sintomas mais comuns: febre, tosse, dor de garganta, falta de ar, diarreia, vômito, dor no corpo, cansaço e fadiga.

A sequência CORRETA é: 

Alternativas
Q2543520 Enfermagem
“O coronavírus causa uma doença chamada COVID—19. Como nunca tivemos contato com o vírus antes, não temos imunidade”. Esta é a escrita contida na Cartilha de Informações sobre o Coronavírus do Ministério da Saúde — MS — ctue divulga orientações sobre a doença que, conforme boletim oficial divulgado pelo próprio Ministério da Saúde em 29/04/2020 com dados até as 17h do mesmo dia, havia no Brasil 78.162 casos confirmados e 5.406 mortes. Um dos sintomas da doença causada pelo vírus e a frequência da sua manifestação, expostos no documento oficial elaborado pelo MS, está em uma das alternativas abaixo. A alternativa correta é:
Alternativas
Q2543516 Enfermagem
A COVID-19 tem como nome oficial: Síndrome Respiratória Aguda Grave pelo SARS-Cov-2. É uma doença causada pelo vírus SARS-CoV-2 e, remetendo à área da saúde, se enquadram no grupo de risco que necessita de afastamento do serviço com recomendação de trabalho remoto os trabalhadores(as):
Alternativas
Q2531887 Enfermagem
Julgue o item a seguir. 
A Covid-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição global. O SARS-CoV-2 é um betacoronavírus descoberto em amostras de lavado broncoalveolar obtidas de pacientes com pneumonia de causa desconhecida na cidade de Wuhan, província de Hubei, China, em dezembro de 2019. Pertence ao subgênero Sarbecovírus da família Coronaviridae sendo o sétimo coronavírus conhecido a infectar seres humanos. 
Alternativas
Q2526912 Enfermagem
Em relação às questões de saúde no Brasil e no mundo, relacionadas à dengue e à covid‑19, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2524391 Enfermagem
Uma senhora chega à sala de vacinação para receber a terceira dose do imunizante da Covid-19, e é informada pela técnica de enfermagem da sala de que a vacinação está suspensa.
É uma circunstância que pode justificar a conduta da profissional:
Alternativas
Q2501438 Enfermagem
No protocolo de Coronavírus (COVID-19), qual deve ser uma das prioridades do profissional de enfermagem?
Alternativas
Q2501183 Enfermagem
A infecção pelo SARS-CoV-2 pode variar de casos assintomáticos e manifestações clínicas leves, até quadros moderados, graves e críticos. Assinale a alternativa correta que caracteriza casos leves, segundo o Ministério da saúde:
Alternativas
Q2501148 Enfermagem
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, as vacinas contra a infecção pelo Coronavírus (COVID-19) protegem contra as formas graves da doença e reduzem o risco de morte causado pelo vírus. Qual a recomendação atual do Ministério da Saúde para o esquema vacinal? 
Alternativas
Q2461464 Enfermagem
A infecção por SARS-CoV-2 possui como sinais clínicos clássicos a perda do olfato e do paladar, denominados respectivamente como
Alternativas
Q2454933 Enfermagem
Covid 19 é uma infecção respiratória causada pelo coronavírus SARS-CoV-2. A doença é potencialmente grave, altamente transmissível e espalhou-se por todo o mundo. Há pessoas que não apresentam sintomas, outras têm sintomas leves, como febre, cansaço, tosse seca. Entre os sintomas de quadros graves da Covid-19 estão:
Alternativas
Q2452899 Enfermagem
As doenças de transmissão respiratória como a gripe e a covid-19 têm sobrecarregado a atenção à saúde.

Nesse contexto, analise as ações a seguir.

I. Identificar grupos de maior risco de adoecimento e de evolução para formas graves das doenças de transmissão respiratória e realizar o monitoramento da saúde dessas pessoas.
II. Solicitar à população que mantenha ambientes arejados, limpos e realize a limpeza adequada das mãos.
III. Alertar a população sobre a necessidade de manter a residência livre de lixo e resíduos.
IV. Orientar a população a beber água filtrada ou fervida e demais cuidados como saneamento básico.

São ações necessárias para impedir a transmissão dessas doenças:
Alternativas
Q2447881 Enfermagem
São formas de transmissão da Covid-19, EXCETO:
Alternativas
Q2443365 Enfermagem
A Covid-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição global. Assim, avalie as proposições:

Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br /assuntos/coronavirus

I.A transmissão da doença pode ocorrer diretamente, pelo contato com pessoas infectadas, ou indiretamente, pelo contato com superfícies ou objetos utilizados pela pessoa infectada.

II.A transmissão é maior quando as pessoas estão assintomáticas.

III.Período de incubação: O período de incubação é estimado entre 5 a 20 dias, com mediana de 10 a 15 dias.

Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: C
5: C
6: E
7: A
8: B
9: B
10: C
11: A
12: B
13: D
14: C
15: D
16: C
17: C
18: A
19: C
20: B