Questões de Concurso
Comentadas sobre cuidados paliativos na enfermagem em enfermagem
Foram encontradas 182 questões
I. Os cuidados paliativos se concentram exclusivamente no alívio da dor física dos pacientes.
II. A comunicação eficaz com o paciente e a família é um elemento central dos cuidados paliativos.
III. Cuidados paliativos são relevantes apenas para pacientes com câncer.
IV. A antecipação de situações de sofrimento e o planejamento de cuidados são aspectos essenciais dos cuidados paliativos.
Neste tema, assinale a alternativa correta.
Nos cuidados aos pacientes acamados, é comum que surjam certas complicações decorrentes de sua condição clínica. Identifique dentre as opções seguintes aquela que atua como fator predisponente ao surgimento de escaras de decúbito:
Leia o texto a seguir.
O paciente fora de possibilidades terapêuticas de cura, não somente em sua fase terminal, mas durante todo o percurso da doença, apresenta fragilidades e limitantes bastante específicas de naturezas física, psicológica, social e espiritual.
SILVA, E.P.S. Concepções sobre cuidados paliativos, Sudigursky D. Acta Paul Enferm. 2008;21(3):504-8
Considerando o exposto, conclui-se que cuidado paliativo define-se como:
Atenção: o enunciado a seguir refere-se às duas próximas questões.
Com base nas disposições normativas do COFEN acerca do dimensionamento do pessoal de enfermagem e os referenciais mínimos recomendados para cada caso, considere uma instituição de saúde com as seguintes unidades:
- Unidade de cuidados intermediários com 12 pacientes;
- Unidade de cuidados semi-intensivos com 10 pacientes; e
- Centro Cirúrgico exclusivo para cirurgias eletivas com 6 salas de cirurgia.
No cuidado intermediário e no cuidado semi-intensivo a quantidade mínima de profissionais de enfermagem para atender ao quantitativo de pacientes, nos diferentes turnos de trabalho, deve ser, respectivamente, de
O Agente Comunitário de Saúde é de extrema importância nos cuidados paliativos de pacientes com câncer. Isso pode ser afirmado, pois:
I. Cuidados paliativos são uma abordagem que melhora a qualidade de vida de pacientes (adultos e crianças) e famílias que enfrentam problemas associados a doenças que ameaçam a vida, prevenindo e aliviando o sofrimento por meio da identificação precoce, avaliação correta e tratamento da dor e de outros problemas físicos, psicossociais ou espirituais.
II. Tem como um de seus princípios norteadores a prevenção, identificação precoce, avaliação abrangente e gerenciamento de problemas físicos, incluindo dor e outros sintomas estressantes, sofrimento psicológico, sofrimento espiritual e necessidades sociais - sempre que possível, estas intervenções devem ser baseadas em evidências.
III. Tem como um de seus princípios norteadores o fornecimento de suporte para ajudar exclusivamente os pacientes a viverem o mais plenamente possível até a morte, facilitando a comunicação eficaz, retirando-os do convívio familiar.
IV. Tem como um de seus princípios norteadores o respeito aos valores e crenças culturais do paciente e da família.
Está correto o que se afirma em
Acerca dos princípios e das diretrizes do Ministério da Saúde para a prevenção e o controle do câncer, julgue o item que se segue.
Por serem procedimentos universalizados, os cuidados
paliativos e a reabilitação devem ser oferecidos, como parte
do cuidado integral, a toda pessoa idosa com câncer.
Considerando os objetivos do cuidado paliativo, é correto afirmar:
Os cuidados paliativos têm sido tema de destaque nos últimos anos, sendo pauta de programas televisivos e revistas de alto impacto social. Recentemente, o Ministério da Saúde publicou uma resolução que normatiza a oferta de cuidados paliativos como parte dos cuidados continuados integrados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Sobre esse tema, podemos afirmar:
Considerando cuidados paliativos e cuidados com a finitude da vida, com base no conforto, ética e segurança do paciente, é essencial que o enfermeiro, reconheça os conceitos e abordagens humanísticas dentre os quais fazem parte da sua forma de cuidar.
Qual das alternativas a seguir está CORRETA para a abordagem do paciente em cuidados paliativos, seja em ambiente institucional ou domiciliar?
O cuidar de indivíduos com doenças sem possibilidade de cura terapêutica é um modelo de atenção à saúde, denominado de Cuidados Paliativos. Pacientes em Cuidados Paliativos frequentemente necessitam de vias alternativas para o suporte clínico por apresentarem condições que impossibilitam a administração de medicamentos e a manutenção adequada de níveis de hidratação pelas vias oral e endovenosa ou associadas à contra indicação de procedimentos invasivos. Nesse sentido, qual técnica, a seguir, se destaca por ser um método simples, seguro e com risco diminuído de infecção, que consiste na reposição de fluidos e administração de medicamentos por via subcutânea quando não há possibilidade de administração de medicações por via oral, devido à fragilidade vascular, ou inexistência de acesso venoso periférico?