Questões de Concurso Comentadas sobre diabetes mellitus em enfermagem

Foram encontradas 1.223 questões

Q3164728 Enfermagem
 Uma paciente de 55 anos, portadora de diabetes mellitus tipo 1, é admitida no pronto-socorro com quadro de náusea, vômito, desidratação, respiração profunda e rápida, e hálito cetônico. Diante desses sinais clínicos e laboratoriais, é possível afirmar que o quadro desse paciente corresponde a: 
Alternativas
Q3161206 Enfermagem
Os objetivos do cuidado integral aos usuários com Diabetes Mellitus são, exceto:
Alternativas
Q3154357 Enfermagem
Diabetes mellitus é uma síndrome de etiopatogenia múltipla considerada um problema de saúde pública global. A classificação do diabetes mellitus (DM) permite o tratamento adequado e a definição de estratégias de rastreamento de comorbidades e complicações crônicas.

(LAMOUNIER et al, 2023.)

Sobre o diabetes mellitus tipo 2, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O diabetes mellitus tipo 1 é mais comum do que o diabetes mellitus tipo 2.
( ) Está frequentemente associado à obesidade e ao envelhecimento.
( ) Tem início insidioso, sendo caracterizado por resistência à insulina e deficiência parcial de secreção de insulina pelas células ß-pancreáticas, além de alterações na secreção de incretinas.
( ) É causado por destruição das células ß, geralmente autoimune, o que leva a uma deficiência grave da secreção de insulina.

A sequência está correta em 
Alternativas
Q3146080 Enfermagem
Com base nos critérios laboratoriais para diagnóstico de diabetes mellitus, é CORRETO afirmar que considera-se pré-diabetes quando:
Alternativas
Q3144752 Enfermagem
Mulher, 53 anos, deu entrada na unidade de pronto atendimento apresentando quadro clínico suspeito de hiperglicemia associado a diabete melito tipo 2. Estão entre os sinais sintomas clássicos relacionados à hiperglicemia, EXCETO:
Alternativas
Q3144748 Enfermagem
O tratamento do paciente com diabete melito tipo 1 inclui cinco componentes principais: educação sobre diabete, insulinoterapia, automonitorização glicêmica, orientação nutricional e prática monitorada de exercício físico. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os seguintes tipos de insulina e análogos de insulina de ação rápida e prolongada às suas respectivas características.

Coluna 1

1. Insulina NPH.
2. Insulina Humana de Ação Rápida (regular).
3. Análogo de Insulina Lispro.
4. Análogo de Insulina Glargina 100.

Coluna 2

( ) Pico de ação entre 2-3 horas.
( ) Início de ação entre 5-15 min.
( ) Sem pico de ação.
( ) Não deve ser administrado(a) em monoterapia.

A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3144746 Enfermagem
Um enfermeiro, ao realizar a avaliação dos pés de uma pessoa com diabete melito durante o exame físico, observa rubor postural do pé e palidez à elevação do membro inferior, pele fina e brilhante, porém sem deformidades. À palpação, o pé apresenta-se frio, com pulso tibial posterior e pedioso dorsal diminuídos, ausência de edema. Paciente refere dor com alívio quando as pernas estão pendentes. Considerando os sinais e sintomas, assinale a alternativa que indica a correta classificação do pé diabético. 
Alternativas
Q3141674 Enfermagem
Quais são os sinais clínicos comuns de hipoglicemia?
Alternativas
Q3140645 Enfermagem
Durante a consulta de enfermagem de um paciente idoso com diabetes mellitus tipo 2 e hipertensão arterial, o enfermeiro observa sinais de polidipsia e queixas de visão embaçada. Em relação ao acompanhamento clínico e manejo dos fatores de risco nesse paciente, qual das alternativas representa a melhor conduta?
Alternativas
Q3136996 Enfermagem
A sociedade brasileira de diabetesreitera que a insulina é um hormônio hipoglicemiante vital. No entanto, os erros da terapia com insulina continuam sendo um fator de interferência no perfil glicêmico de pessoas com diabetes. Assegurar ao paciente e cuidadores a compreensão da técnica correta de injeção de insulina é fundamental para garantir e otimizar o controle da glicose e a segurança do uso da insulina. Diante do exposto, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q3135600 Enfermagem
Uma equipe multiprofissional de saúde, composta por médico, enfermeira, nutricionista e psicólogo, está elaborando um plano de cuidado para um paciente recém diagnosticado com Diabetes Mellitus tipo 2. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde à abordagem que deve ser adotada pela equipe para garantir um cuidado integral e efetivo a esse paciente.
Alternativas
Q3134528 Enfermagem
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional (Brasil, 2024). Sobre as complicações do Diabetes Mellitus, é CORRETO afirmar:
Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br
Alternativas
Q3131920 Enfermagem
O Diabetes mellitus é uma das doenças que mais cresce em todo o mundo, com projeção de afetar 693 milhões de adultos até 2045 (IDF, 2021). Em relação as complicações do Diabetes mellitus, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q3127912 Enfermagem
Jorge, 65 anos é portador de diabetes mellitus tipo 1 e insulino dependente. Enquanto espera atendimento de rotina na Unidade de Saúde da Família, Jorge apresenta tremor, sudorese, palidez, taquicardia, tontura, cefaleia, fraqueza, parestesia, distúrbio visual e perda total da consciência. Glicose sanguínea se apresenta 45 mg/dl. O médico, prontamente, prescreve 30 mℓ de glicose a 50% por via Intravenosa (IV). Considerando que, no estoque da Unidade, só há ampolas de 10 mℓ de glicose a 25%, qual o número de ampolas de glicose a 25% que deve ser administrada?
Alternativas
Q3126822 Enfermagem

“A cetoacidose é uma emergência endocrinológica decorrente da deficiência absoluta ou relativa de insulina, potencialmente letal, com mortalidade em torno de 5%. A cetoacidose ocorre principalmente em pacientes com DM tipo 1, sendo, diversas vezes, a primeira manifestação da doença. A pessoa com DM tipo 2, que mantém uma reserva pancreática de insulina, raramente desenvolve essa complicação.” (Ministério da Saúde, 2013).


M. J. S. é uma senhora de 37 anos que chegou na Unidade Básica de Saúde com queixas de tonturas, vômitos, fadiga, boca seca e visão turva. A paciente apresentava confusão mental e diminuição do estado consciência. Ao exame: PA 200 X110, glicemia 350 mg/dl.


Diante desse quadro, são condutas que o técnico de enfermagem pode realizar:

Alternativas
Q3125826 Enfermagem
É uma complicação microvascular do diabetes: 
Alternativas
Q3125364 Enfermagem
A cetoacidose diabética (CAD) é uma complicação grave e potencialmente fatal do diabetes, principalmente do tipo 1, embora também possa ocorrer em pacientes com diabetes tipo 2 sob certas condições. A CAD se desenvolve quando o corpo começa a “quebrar” a gordura, em vez de glicose, como fonte de energia, resultando na produção de cetonas. São sinais de complicações da CAD, EXCETO:
Alternativas
Q3125345 Enfermagem
Pode-se afirmar que são considerados os principais sintomas do Diabetes tipo 2, EXCETO:
Alternativas
Q3119204 Enfermagem
O paciente é considerado diabético quando seu exame glicêmico, em jejum, dá qual resultado?
Alternativas
Q3119203 Enfermagem
Se o organismo não produz ou não absorve adequadamente a insulina, quebrando as moléculas de glicose, transformando-a em energia, o paciente pode possuir qual doença?
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: A
5: B
6: B
7: A
8: C
9: E
10: D
11: A
12: D
13: A
14: A
15: E
16: A
17: B
18: A
19: D
20: D