Questões de Concurso
Comentadas sobre diabetes mellitus em enfermagem
Foram encontradas 1.226 questões
I. O diabetes tipo 1 é diagnosticado somente em crianças e adolescentes, não acometendo pessoas na idade adulta, pois nessa faixa etária é predominante o tipo 2.
II. A Diabetes Latente Autoimune do Adulto (LADA), caracteriza-se como um processo autoimune do organismo, que começa a atacar as células do fígado.
III. A Pré-diabetes é a única fase do diabetes que pode ser revertida, prevenindo a evolução da doença e o surgimento de suas complicações.
IV. Mulher que deu à luz criança com mais de 4 kg ou tem histórico de diabetes gestacional caracteriza fator de risco para o desenvolvimento de diabetes.
De acordo com o Sistema de Informações em Saúde para a Atenção Básica – Sisab, em 2023, foram realizados quase 30 milhões de atendimentos por conta do Diabetes mellitus (DM) nas unidades básicas de todo o país.
(Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias. Acesso em: junho de 2024.)
De acordo com as atuais recomendações do Ministério da Saúde, o rastreamento do DM tipo 2 é uma importante estratégia dada a alta prevalência dessa condição clínica. Dessa forma, em relação aos critérios de rastreamento nos casos em que não há o diagnóstico do DM tipo 2, recomenda-se que o rastreamento seja feito em:
Sobre essas orientações, assinale a alternativa correta.
A prevalência de diabetes continua a aumentar em todo o mundo, levando a uma incidência crescente de complicações nos pés, incluindo infecções.
Qual alternativa corresponde a um cuidado com o pé diabético?
A úlcera do pé diabético é uma das principais complicações do diabetes mellitus (DM). São sinais de alerta para risco de ulceração do pé em pessoas com DM:
I. Dor nos pés ao caminhar.
II. Edema.
III. Parestesia.
É correto o que se afirma em