Questões de Concurso Sobre doenças cardiovasculares em enfermagem

Foram encontradas 950 questões

Q3178389 Enfermagem
Sobre o exame de eletrocardiograma (ECG), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) É útil para diagnosticar condições como arritmias, infarto do miocárdio e hipertrofia ventricular.

( ) Possibilita a identificação de distúrbios do ritmo, alterações da condução e desequilíbrios eletrolíticos.

( ) É indicado apenas para pacientes com sintomas cardíacos evidentes, não sendo utilizado como exame preventivo.

( ) As informações do eletrocardiograma de 12 derivações são registradas a partir de 12 projeções cardíacas diferentes, por meio de eletrodos colocados nos membros e no tórax do paciente.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3176471 Enfermagem
A Trombose Venosa Profunda (TVP) é uma condição grave que pode levar a complicações como a embolia pulmonar. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir:

I. Ela é caracterizada pela formação de coágulos sanguíneos nas veias profundas, geralmente nas pernas, devido à estase sanguínea, lesão endotelial e hiperviscosidade.
II. Os sintomas mais comuns incluem dor, edema e eritema na região afetada.
III. A profilaxia não inclui a mobilização precoce de pacientes hospitalizados, pois o repouso absoluto é recomendado para evitar a formação de coágulos.

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q3176458 Enfermagem
A Doença Arterial Periférica (DAP) é uma condição caracterizada pela obstrução das artérias periféricas. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir:

I. O sintoma mais comum da DAP é a claudicação intermitente, que ocorre durante atividades físicas e melhora com o repouso.
II. A DAP não está associada a um aumento no risco de eventos cardiovasculares, como infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral.
III. A DAP é frequentemente causada por aterosclerose, resultando em uma diminuição do fluxo sanguíneo para os membros inferiores.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3164725 Enfermagem
Sobre o Infarto Agudo do Miocárdio, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3144734 Enfermagem
Segundo as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial (2021), a classificação da PA de acordo com a medida no consultório, a partir de 18 anos de idade, para a pressão 130-139 e/ou 85-89 é considerada:
Alternativas
Q3144733 Enfermagem
A análise da hipotensão postural é uma etapa importante na avaliação do paciente, principalmente em idosos, indivíduos com disautonomia e pacientes em uso de medicações anti-hipertensivas. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3140647 Enfermagem
Em uma emergência hospitalar, um paciente adulto com suspeita de infarto agudo do miocárdio (IAM) é admitido apresentando dor torácica intensa, sudorese e náuseas. Qual é a intervenção inicial mais indicada para o enfermeiro realizar de acordo com os protocolos de atendimento?
Alternativas
Q3130367 Enfermagem
Leia o caso clínico a seguir.

Um paciente chegou na unidade básica após ter acordado com uma dor aguda e opressiva no peito irradiando para o braço esquerdo. O enfermeiro da classificação de risco logo o atendeu e observou que paciente apresentava sudorese intensa, com queixa de falta de ar e descreveu a dor como “8 em 10”na escala de dor. Apresentava os sinais vitais: PA: 160 100mmHg, FC: 110bpm, Fr:24ipm, Temp., 36,8º C. Devido o quadro apresentando, enfermeiro logo o encaminhou para o atendimento médico imediato (classificação vermelha).

Diante do caso apresentado, o quadro clínico do paciente é sugestivo de
Alternativas
Q3123100 Enfermagem
São efeitos que os sistemas nervosos simpático e parassimpático exercem, respectivamente, na frequência cardíaca:
Alternativas
Q3123098 Enfermagem
A pressão arterial é determinada 
Alternativas
Q3117309 Enfermagem
Um paciente está internado na unidade de clínica médica com diagnóstico de insuficiência cardíaca congestiva. O médico prescreve a administração de furosemida 40mg por via endovenosa. Ao preparar a medicação, a enfermeira observa que na ampola disponível a concentração de furosemida é de 10mg/mL. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao volume a ser administrado.
Alternativas
Q3117304 Enfermagem
Frequência cardíaca ou ritmo cardíaco é o número de vezes que o coração bate por minuto (Brasil, 2023). Assinale a alternativa CORRETA que corresponde aos pontos de referência anatômicos para a verificação da frequência cardíaca apical.
Alternativas
Q3116808 Enfermagem
A abordagem do paciente com suspeita de síndrome coronariana aguda (SCA) na sala de emergência ou nos ambientes de atendimento pré-hospitalar permanece como um grande desafio, apesar de todo avanço tecnológico contemporâneo, exigindo intervenção rápida e eficiente (SOCERJ, 2021). Assinale a alternativa que NÃO faz parte da intervenção terapêutica inicial para um paciente com SCA. 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFSM Órgão: UFSM Prova: UFSM - 2024 - UFSM - Técnico em Enfermagem |
Q3115363 Enfermagem
A fase crítica de um paciente com Acidente Vascular Encefálico (AVE) isquêmico pode durar de 1 a 3 dias, porém seu monitoramento deve ser contínuo. O paciente pode ter necessidades diversas e múltiplas complicações, como dificuldade de deglutição, risco para aspiração e mobilidade prejudicada.

Sobre cuidados com o paciente pós AVE isquêmico, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( ) O paciente com hemianopsia homônima vira-se em direção oposta ao lado afetado do corpo e tende a negligenciar esse lado afetado e seu respectivo espaço.
( ) O paciente com sialorreia tende a necessitar de dispositivos terapêuticos como cânula de guedel, a fim de evitar broncoaspiração.
( ) Em caso de dificuldade na deglutição, o paciente deve ser orientado a realizar ingestão de alimentos em pequenas quantidades, que sejam fáceis de deglutir, podendo fazer uso de dieta líquida inicialmente.

A sequência correta é
Alternativas
Q3110767 Enfermagem
Tendo em vista as estratégias validadas pelo Ministério da Saúde para o cuidado de pessoas com doenças crônicas, julgue o item seguinte.

A enfermagem deve avaliar o paciente para estratificar seu risco cardiovascular se, além de pressão arterial limítrofe, esse paciente apresentar outros fatores de risco para doenças cardiovasculares.
Alternativas
Q3106732 Enfermagem
A dor torácica é uma manifestação clínica para a qual o profissional de enfermagem deve sempre estar atento. Esse tipo de dor, quando agravada com a respiração, é encontrada na seguinte patologia:
Alternativas
Q3099164 Enfermagem
Para um paciente com insuficiência cardíaca congestiva que apresenta dispneia e edema em membros inferiores, a avaliação detalhada da congestão venosa sistêmica é essencial. Qual das seguintes combinações de técnicas e interpretações semiológicas é mais apropriada para uma avaliação abrangente e precisa deste paciente? 
Alternativas
Q3098862 Enfermagem
Imagem associada para resolução da questão


Analisando o esquema acima sobre a sequência fisiopatológica de eventos no choque cardiogênico, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3097512 Enfermagem
Captura_de tela 2024-12-04 085053.png (597×374)

Analisando o esquema acima sobre a sequência fisiopatológica de eventos no choque cardiogênico, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3087973 Enfermagem
Paciente com disfunção ventricular esquerda e cardiopatia estrutural, com sintomas anteriores e atuais de cardiopatia, queixa-se durante consulta de enfermagem de dispneia, fadiga e diminuição da tolerância aos esforços físicos. De acordo com a classificação da insuficiência cardíaca do American College of Cardiology e da American Heart Association (ACC/AHA), que enfatiza o desenvolvimento e a progressão da doença, a paciente em questão deve ser classificada em qual estágio da insuficiência cardíaca?
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: C
4: A
5: A
6: C
7: B
8: B
9: B
10: D
11: B
12: A
13: A
14: B
15: C
16: E
17: C
18: C
19: C
20: A