Questões de Concurso Sobre doenças cardiovasculares em enfermagem

Foram encontradas 952 questões

Q3284184 Enfermagem
O choque cardiogênico é definido como hiperfusão tecidual induzida pela insuficiência cardíaca após a correção da pré-carga, sendo a expressão clínica mais grave da falência do ventrículo esquerdo.

Sobre a temática, considere as afirmativas a seguir.

I  →  O choque cardiogêncico pode resultar da doença cardíaca isquêmica, cardiomiopatia, doença cardíaca valvar, inflamação, contusão cardíaca e cirurgia cardíaca.
II  →  No cenário da insuficiência cardíaca que leva ao choque cardiogênico, os sinais hemodinâmicos são a liberação dos neuro-hormônios, peptídeos, fatores de crescimento e peptídeos natriuréticos, que modificam a biologia das células cardíacas. 
III  →  A ativação do sistema renina-angiotensina- -aldosterona e do sistema nervoso simpático é envolvida, principalmente, no desenvolvimento da insuficência cardíaca, levando o paciente a apresentar o choque cardiogênico.
IV  →  O choque cardiogênico progride caso a infusão de volume não seja rápida e adequada para restaurar a força de pré-carga inicial, mesmo que o preenchimento capilar esteja diminuído.

Estão corretas 
Alternativas
Q3279152 Enfermagem
Na assistência ao parto iminente, deve-se posicionar a paciente adotando a posição que ofereça maior conforto. Sobre a posição para pacientes cardiopatas. Assinale a alternativa CORRETA.
Fonte: Brasil. Ministério da Saúde.Secretaria de Atenção à Saúde.Protocolos de Intervenção para o SAMU 192 - Serviço de AtendimentoMóvel de Urgência. Brasília: Ministério da Saúde,2016.Disponível em:<https://bvsms.saude.gov.br/bvs/pu
Alternativas
Q3277146 Enfermagem
A cardiopatia é a principal causa de morte em idosos. A avaliação cuidadosa desses pacientes é necessária porque, muitas vezes, eles apresentam sintomas diferentes daqueles observados em pacientes mais novos.
Em relação ao atendimento de pacientes idosos com cardiopatia, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(    ) Alterações relacionadas com a idade reduzem a eficiência do coração e contribuem para a redução da complacência do músculo cardíaco.

(    ) Os idosos são mais propensos a ter dispneia ou manifestações hemorrágicas associadas a cardiopatia e podem apresentar alteração do estado mental e síncope.

(    ) Em vez de dor torácica típica associada a isquemia miocárdica, os idosos podem relatar sensação de queimação, dor ou desconforto em uma área da parte superior do corpo.

(    ) A ausência de dor em um paciente idoso é um dos indicadores mais confiáveis da ausência de cardiopatias.


Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q3265169 Enfermagem
A assistência de enfermagem a pacientes com doenças cardiovasculares exige um conhecimento detalhado das condições clínicas e das intervenções apropriadas. Sobre os cuidados de enfermagem a pacientes com insuficiência cardíaca, pode-se dizer que:
Alternativas
Q3234741 Enfermagem
No atendimento de uma emergência cardiovascular, provável infarto agudo do miocárdio, o médico prescreveu ácido acetilsalicílico (AAS). Qual a finalidade do uso desse medicamento?
Alternativas
Q3234736 Enfermagem
O uso do alginato com prata em lesões:
Alternativas
Q3234735 Enfermagem
Os cateteres arteriais periféricos geralmente são inseridos: 
Alternativas
Q3221068 Enfermagem
A assistolia é uma condição em que o coração: 
Alternativas
Q3209934 Enfermagem
Para orientar a população a respeito de síndromes metabólicas e cardiovasculares, um profissional fala de hábitos saudáveis de vida e enfatiza os fatores de risco não- -modificáveis relacionados à progressão dessas doenças crônicas.

São exemplos corretos dos fatores de risco não-modificáveis:
Alternativas
Q3207200 Enfermagem
De acordo com as mudanças nas Diretrizes de 2020 da American Heart Association (AHA) para ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e Atendimento Cardiovascular de Emergência (ACE), assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3196101 Enfermagem
A miocardite é uma inflamação do músculo cardíaco que pode ser causada por diversas condições, como infecções virais ou bacterianas. Para o cuidado adequado desses pacientes, é fundamental a realização de intervenções e monitoramento específicos. Em relação aos cuidados de enfermagem para pacientes com miocardite, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3195992 Enfermagem
O Sinal de _______ é reconhecido quando o paciente coloca o punho sobre o peito, como uma forma de indicar a localização e a intensidade da dor, muitas vezes para expressar o desconforto relacionado ao coração. Esse sinal é considerado um indicativo clássico de angina ou infarto e é um dos primeiros sinais observados em pacientes com essas condições.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Alternativas
Q3193651 Enfermagem
Um paciente de 70 anos foi admitido em uma unidade hospitalar para acompanhamento clínico após um episódio de síncope. Durante a avaliação inicial, os sinais vitais registrados foram: frequência cardíaca de 48 bpm, pressão arterial de 90/60 mmHg, frequência respiratória de 16 irpm e temperatura corporal de 36,5°C. O enfermeiro identifica bradicardia como achado relevante.

Marque a alternativa que descreve a conduta inicial mais adequada para avaliação e manejo da bradicardia:
Alternativas
Q3178389 Enfermagem
Sobre o exame de eletrocardiograma (ECG), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) É útil para diagnosticar condições como arritmias, infarto do miocárdio e hipertrofia ventricular.

( ) Possibilita a identificação de distúrbios do ritmo, alterações da condução e desequilíbrios eletrolíticos.

( ) É indicado apenas para pacientes com sintomas cardíacos evidentes, não sendo utilizado como exame preventivo.

( ) As informações do eletrocardiograma de 12 derivações são registradas a partir de 12 projeções cardíacas diferentes, por meio de eletrodos colocados nos membros e no tórax do paciente.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3176471 Enfermagem
A Trombose Venosa Profunda (TVP) é uma condição grave que pode levar a complicações como a embolia pulmonar. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir:

I. Ela é caracterizada pela formação de coágulos sanguíneos nas veias profundas, geralmente nas pernas, devido à estase sanguínea, lesão endotelial e hiperviscosidade.
II. Os sintomas mais comuns incluem dor, edema e eritema na região afetada.
III. A profilaxia não inclui a mobilização precoce de pacientes hospitalizados, pois o repouso absoluto é recomendado para evitar a formação de coágulos.

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q3176458 Enfermagem
A Doença Arterial Periférica (DAP) é uma condição caracterizada pela obstrução das artérias periféricas. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir:

I. O sintoma mais comum da DAP é a claudicação intermitente, que ocorre durante atividades físicas e melhora com o repouso.
II. A DAP não está associada a um aumento no risco de eventos cardiovasculares, como infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral.
III. A DAP é frequentemente causada por aterosclerose, resultando em uma diminuição do fluxo sanguíneo para os membros inferiores.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3164725 Enfermagem
Sobre o Infarto Agudo do Miocárdio, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3284907 Enfermagem
O infarto agudo do miocárdio (IAM) é um dos diagnósticos mais comuns em pacientes hospitalizados. Avalie as afirmativas seguintes sobre o IAM e assinale como verdadeira (V) ou falsa (F).

(__) Infarto agudo do miocárdio ou ataque cardíaco é a morte de células do músculo do coração devido a formação de coágulos que interrompem o fluxo sanguíneo de forma súbita e intensa.
(__) No exame eletrocardiograma deverá apresentar o supradesnível do segmento ST ou o bloqueio agudo de ramo esquerdo, critérios suficientes para desencadear a tentativa imediata de reperfusão em um paciente com história sugestiva de IAM.
(__) O bloqueio de ramo direito (BRD) agudo na vigência de dor precordial também permite o diagnóstico de IAM.
(__) A dosagem de troponina é obrigatória e não deve ser seriada.
(__) A assistência de enfermagem no IAM é de grande importância, devendo o enfermeiro estar atento as alterações eletrocardiográficas, pressão arterial, frequência cardíaca e queixas de dor precordial, deve-se manter no paciente a oxigênioterapia e um acesso venoso calibroso.

A sequência correta é: 
Alternativas
Q3268418 Enfermagem
Considerando-se a importância da fisiopatologia na área da enfermagem, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.

Os sinais e os sintomas da _________________________ desenvolvem-se em consequência dos efeitos tóxicos da infecção, destruição das valvas cardíacas e embolização de fragmentos dos crescimentos vegetativos no endocárdio.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IDECAN Órgão: SES-PB Prova: IDECAN - 2024 - SES-PB - Enfermeiro |
Q3252369 Enfermagem
A Pressão Arterial, o Pulso, a Frequência Cardíaca, o Peso e a Diurese, fornecem informações importantes para a avaliação e cuidado do sistema cardiovascular. Seguindo por essa linha, os cuidados para com os pacientes com complicações cardiovasculares necessitam de um Diagnóstico de Enfermagem (NANDA), e, logo uma ligação com resultados (NOC) e intervenções (NIC). O enfermeiro precisa estar baseado por evidências cientificas, assegurando assim um ótimo atendimento. Sobre a assistência de enfermagem a pacientes com alterações da função cardiovascular e circulatória, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: B
4: C
5: D
6: B
7: A
8: D
9: E
10: E
11: D
12: C
13: C
14: B
15: C
16: C
17: A
18: A
19: D
20: D