Questões de Concurso Sobre doenças cardiovasculares em enfermagem

Foram encontradas 944 questões

Q3234741 Enfermagem
No atendimento de uma emergência cardiovascular, provável infarto agudo do miocárdio, o médico prescreveu ácido acetilsalicílico (AAS). Qual a finalidade do uso desse medicamento?
Alternativas
Q3234736 Enfermagem
O uso do alginato com prata em lesões:
Alternativas
Q3234735 Enfermagem
Os cateteres arteriais periféricos geralmente são inseridos: 
Alternativas
Q3221068 Enfermagem
A assistolia é uma condição em que o coração: 
Alternativas
Q3209934 Enfermagem
Para orientar a população a respeito de síndromes metabólicas e cardiovasculares, um profissional fala de hábitos saudáveis de vida e enfatiza os fatores de risco não- -modificáveis relacionados à progressão dessas doenças crônicas.

São exemplos corretos dos fatores de risco não-modificáveis:
Alternativas
Q3207200 Enfermagem
De acordo com as mudanças nas Diretrizes de 2020 da American Heart Association (AHA) para ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e Atendimento Cardiovascular de Emergência (ACE), assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3201793 Enfermagem
Um paciente adulto possui prescrição de aferição dos sinais vitais a cada 4 horas, o técnico de enfermagem aferiu a pressão arterial sistêmica e o valor da pressão sistólica foi de 135 mmHg, e o valor da diastólica foi de 88 mmHg. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, esse paciente encontra-se com a classificação:
Alternativas
Q3196101 Enfermagem
A miocardite é uma inflamação do músculo cardíaco que pode ser causada por diversas condições, como infecções virais ou bacterianas. Para o cuidado adequado desses pacientes, é fundamental a realização de intervenções e monitoramento específicos. Em relação aos cuidados de enfermagem para pacientes com miocardite, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3195992 Enfermagem
O Sinal de _______ é reconhecido quando o paciente coloca o punho sobre o peito, como uma forma de indicar a localização e a intensidade da dor, muitas vezes para expressar o desconforto relacionado ao coração. Esse sinal é considerado um indicativo clássico de angina ou infarto e é um dos primeiros sinais observados em pacientes com essas condições.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Alternativas
Q3193651 Enfermagem
Um paciente de 70 anos foi admitido em uma unidade hospitalar para acompanhamento clínico após um episódio de síncope. Durante a avaliação inicial, os sinais vitais registrados foram: frequência cardíaca de 48 bpm, pressão arterial de 90/60 mmHg, frequência respiratória de 16 irpm e temperatura corporal de 36,5°C. O enfermeiro identifica bradicardia como achado relevante.

Marque a alternativa que descreve a conduta inicial mais adequada para avaliação e manejo da bradicardia:
Alternativas
Q3191631 Enfermagem
Complete o excerto abaixo, extraído do Ministério da Saúde, com a patologia correspondente.

“_____________ é/são o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares. Quando não controlada, leva a complicações como insuficiência cardíaca, insuficiência renal, acidente vascular cerebral, contribuindo de forma expressiva para a perda de anos de vida saudáveis na população”.
Alternativas
Q3182247 Enfermagem
Em relação ao Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras e F, se falsas.

( ) No IAM, há ruptura da placa aterosclerótica e formação subsequente de trombo, que resultam em oclusão completa da artéria, levando à isquemia e necrose do miocárdio suprido por essa artéria.
( ) A área de infarto desenvolve-se sempre em poucos minutos. A expressão “tempo é músculo” reflete a urgência do tratamento apropriado para melhorar o resultado do cliente.
( ) Um IAM pode ser definido pelo tipo, pela localização da lesão na parede ventricular (anterior, inferior, posterior ou lateral) ou pelo momento do processo do infarto (agudo, em evolução, antigo).
( ) As metas do manejo clínico consistem em minimizar a lesão e preservar a função do miocárdio e evitar complicações, como arritmias letais e choque cardiogênico. O manejo inicial inclui oferta de oxigênio suplementar, ácido acetilsalicílico, nitroglicerina e morfina, reperfusão, entre outros.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3182246 Enfermagem
Fazem parte dos sintomas de tamponamento cardíaco, EXCETO: 
Alternativas
Q3182245 Enfermagem
Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. Em geral, a angina resulta de doença cardíaca aterosclerótica e está associada à obstrução significativa da artéria coronária principal.
PORQUE
II. Quando há um bloqueio de uma artéria coronária, o fluxo não pode ser aumentado para a suprir a maior demanda do miocárdio, e a consequente isquemia provoca dor anginosa, que pode variar desde sensação de indigestão leve até sensação de sufocação ou de peso na parte superior do tórax.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3182242 Enfermagem
Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), o fumo é responsável por 71% das mortes por câncer de pulmão, 42% das doenças respiratórias crônicas e aproximadamente 10% das doenças cardiovasculares, além de ser fator de risco para doenças transmissíveis, como a tuberculose. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3182241 Enfermagem
Considerando o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Dislipidemia (2020), analise a sentença abaixo:

O tratamento da dislipidemia tem por objetivo final a redução de eventos cardiovasculares, incluindo mortalidade, bem como a prevenção de pancreatite aguda associada à hipertrigliceridemia grave (1ª parte). Tradicionalmente, o tratamento buscava atingir níveis de LDL abaixo de 100 mg/dL ou de triglicerídeos abaixo de 150 mg/dL (9,10); mais recentemente, a prioridade passou a ser a redução do risco cardiovascular do paciente (2ª parte). Vale dizer que, para se avaliar o risco cardiovascular do paciente, a busca de níveis de colesterol isoladamente já não é critério suficiente, mas o risco cardiovascular do paciente é critério de inclusão no tratamento da dislipidemia (3ª parte).

Quais partes estão corretas?
Alternativas
Q3178389 Enfermagem
Sobre o exame de eletrocardiograma (ECG), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) É útil para diagnosticar condições como arritmias, infarto do miocárdio e hipertrofia ventricular.

( ) Possibilita a identificação de distúrbios do ritmo, alterações da condução e desequilíbrios eletrolíticos.

( ) É indicado apenas para pacientes com sintomas cardíacos evidentes, não sendo utilizado como exame preventivo.

( ) As informações do eletrocardiograma de 12 derivações são registradas a partir de 12 projeções cardíacas diferentes, por meio de eletrodos colocados nos membros e no tórax do paciente.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3176471 Enfermagem
A Trombose Venosa Profunda (TVP) é uma condição grave que pode levar a complicações como a embolia pulmonar. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir:

I. Ela é caracterizada pela formação de coágulos sanguíneos nas veias profundas, geralmente nas pernas, devido à estase sanguínea, lesão endotelial e hiperviscosidade.
II. Os sintomas mais comuns incluem dor, edema e eritema na região afetada.
III. A profilaxia não inclui a mobilização precoce de pacientes hospitalizados, pois o repouso absoluto é recomendado para evitar a formação de coágulos.

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q3176458 Enfermagem
A Doença Arterial Periférica (DAP) é uma condição caracterizada pela obstrução das artérias periféricas. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir:

I. O sintoma mais comum da DAP é a claudicação intermitente, que ocorre durante atividades físicas e melhora com o repouso.
II. A DAP não está associada a um aumento no risco de eventos cardiovasculares, como infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral.
III. A DAP é frequentemente causada por aterosclerose, resultando em uma diminuição do fluxo sanguíneo para os membros inferiores.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3164725 Enfermagem
Sobre o Infarto Agudo do Miocárdio, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: D
5: E
6: E
7: B
8: D
9: C
10: C
11: B
12: C
13: D
14: A
15: E
16: E
17: B
18: C
19: C
20: A