Questões de Concurso
Sobre doenças infecciosas e parasitárias em enfermagem
Foram encontradas 5.250 questões
I. Distribuir medicamentos antivirais para toda a população.
II. Realizar campanhas de conscientização sobre a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.
III. Incentivar a ingestão de líquidos para combater o vírus diretamente.
Qual(is) afirmativa(s) está(ão) correta (s)?
Com base nos protocolos de profilaxia pós-exposição do Ministério da Saúde, assinale a opção que indica a conduta adequada em relação à profilaxia de Hepatite B desse profissional.
No que diz respeito ao período de transmissibilidade, de acordo com o Ministério da Saúde (2024), a transmissão da tuberculose pode ocorrer enquanto a pes soa estiver eliminando bacilos. Esse período de elimina ção do bacilo pode ser identificado pela positivação do exame , em diagnóstico de casos novos, e pela positivação em casos de acompanhamento do tratamento da TB e em situações de retratamento. Com o início do esquema terapêutico adequado, a transmis são tende a diminuir gradativamente e, em geral, após de tratamento, encontra-se muito reduzida.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectiva mente, as lacunas.
Em relação ao tema, analise as afirmativas abaixo e avalie-as como falsas (F) ou verdadeiras (V).
( ) A flacidez da musculatura dorsiflexora dos pés leva muitas vezes o paciente a compensar sua postura, inclinando o corpo para frente.
( ) A SPC é difícil de diagnosticar por exame de marcha pois a passada de um paciente com este quadro tem a fase de balanço muito próxima ao correto, com o hálux tocando o chão antes do calcanhar.
( ) Muitos idosos adquiriram a SPC devido à atrofia e perda de tônus muscular por repouso excessivo na internação por COVID-19.
( ) A postura de um paciente típico de SPC nunca apresenta desvio relevante relacionado à síndrome.
As afirmativas são, respectivamente,
A hanseníase é uma doença infecciosa crônica causada pelo Mycobacterium leprae, apresentando diferentes formas clínicas com manifestações variadas.
Relacione corretamente as formas clínicas da hanseníase com suas principais características.
1. Indeterminada
2. Tuberculoide
3. Dimorfa
4. Virchowiana
A. Manifesta-se com lesões bem delimitadas, anestésicas e paucibacilares, associadas à forte resposta imune celular.
B. Caracteriza-se por lesões variadas, podendo apresentar placas, pápulas e infiltração cutânea, além de comprometimento neural moderado.
C. É a forma mais grave da hanseníase, com infiltração difusa da pele, nódulos, comprometimento neural extenso e presença de bacilos em grande quantidade.
D. Apresenta máculas hipocrômicas isoladas, com pouca ou nenhuma alteração de sensibilidade, podendo evoluir para outras formas da doença.
A ordem correta é:
A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa crônica de grande impacto na saúde pública, exigindo diagnóstico precoce e adesão ao tratamento supervisionado.
Em relação aos aspectos relacionados ao manejo da tuberculose, assinale o que for correto.
A respeito dessa notificação, é correto afirmar que