Questões de Enfermagem - Doenças Infecciosas e parasitárias para Concurso

Foram encontradas 5.055 questões

Q3079658 Enfermagem
No contexto da saúde pública, as doenças de notificação compulsória são aquelas que, por lei, devem ser informadas às autoridades de saúde para monitoramento e controle.
Dos exemplos abaixo, assinale as doenças que são obrigatórias de notificação compulsória imediata (até 24 horas) para a Secretaria Estadual de Saúde:
Alternativas
Q3079654 Enfermagem
A cada ano, um número significativo de adolescentes e jovens brasileiros recebe o diagnóstico de HIV. De acordo com os dados mais recentes do Boletim Epidemiológico HIV/AIDS, do Ministério da Saúde, em 2021, foram 40.880 casos de HIV notificados no Brasil. Uma das maneiras de prevenir do HIV é a PrEP, a Profilaxia pré-Exposição prescrita pelo médico e guiada juntamente com os profissionais enfermeiros.
A respeito da PrEP é correto afirmar que
Alternativas
Q3079229 Enfermagem
Ao prestar assistência a um paciente com suspeita de Tuberculose, o técnico de enfermagem deve adotar medidas de precaução específicas, que incluem o uso de: 
Alternativas
Q3079225 Enfermagem
A fase crítica da dengue inicia com o declínio da febre (defervescência) entre o 3⁰ e o 7⁰ dia do início da doença. Os sinais de alarme, quando presentes, ocorrem nesta fase. Assinale a alternativa que não corresponde a um sinal de alarme da dengue:
Alternativas
Q3078316 Enfermagem
As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) representam um problema sério e têm um impacto econômico significativo nos pacientes e sistemas de saúde em todo o mundo. Em relação a isso, a correta higiene das mãos, considerada uma ação simples, pode salvar vidas. Sobre os chamados “cinco momentos para a higienização das mãos”, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3077654 Enfermagem
O vírus da imunodeficiência humana (HIV) é o agente causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), uma doença crônica que compromete o sistema imunológico. Sobre a fisiopatologia do HIV, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3075691 Enfermagem
A identificação precoce da tuberculose é fundamental para o controle da doença. Indique qual das opções a seguir descreve corretamente um teste rápido utilizado para diagnóstico da tuberculose ativa:
Alternativas
Q3075409 Enfermagem
A infecção pelo vírus da hepatite B (HBV) é um processo dinâmico, com características clínicas e laboratoriais específicas.
A elevada replicação viral (>20.000 UI/mL), sem evidências de agressão hepatocelular, com positividade de HBeAg e elevados índices de HBV-DNA sérico, níveis de aminotransferases normais ou próximos do normal e pouca atividade necroinflamatória no fígado, caracteriza a(o):
Alternativas
Q3075378 Enfermagem
Na coqueluche, a fase paroxística geralmente é afebril ou com febre baixa, mas, em alguns casos, ocorrem vários picos de febre no decorrer do dia; apresenta como manifestação típica os paroxismos de tosse seca caracterizados por crise súbita, incontrolável, rápida e curta, com cerca de cinco a dez tossidas em uma única expiração; durante os acessos, o paciente não consegue inspirar, apresenta protrusão da língua, congestão facial e, eventualmente, cianose, que pode ser seguida de apneia e vômitos; a seguir, ocorre uma inspiração profunda através da glote estreitada, podendo originar o som denominado: 
Alternativas
Q3074530 Enfermagem
“É uma doença infectocontagiosa crônica, causada por um microrganismo Gram-negativo e considerada uma zoonose de distribuição universal. As formas possíveis de transmissão desse microrganismo para o ser humano são a ingestão de alimento contaminado com o agente; por via respiratória, a inalação de bactérias em ambientes contaminados; a entrada do microrganismo por lesão ou solução de continuidade; a inoculação vacinal acidental”.
A descrição acima se refere a qual doença? 
Alternativas
Q3074251 Enfermagem
Sobre as doenças mais comuns na primeira infância (de 0 a 5 anos), assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q3072309 Enfermagem
Relacione corretamente os agentes causadores às respectivas doenças parasitárias e indique a sequência correta nas alternativas:
I. Malária. II. Doença de Chagas. III. Esquistossomose.
(   ) Verme platelmintos do gênero Schistosoma. (   ) Protozoário do gênero Plasmodium. (   ) Protozoário do gênero Trypanosoma.
Alternativas
Q3070724 Enfermagem

Paciente do sexo feminino, 19 anos, não gestante, vai a uma consulta ginecológica (com um enfermeiro) com queixas de secreção vaginal amarelo-esverdeado, bolhosa, com odor fétido, prurido intenso e dispareunia, foi realizado um teste de aminas com resultado negativo.


Assinale CORRETAMENTE a alternativa que contém o nome da infecção, o tratamento e a orientação recomendada. 

Alternativas
Ano: 2024 Banca: IF-TO Órgão: IF-TO Prova: IF-TO - 2024 - IF-TO - Técnico em Enfermagem |
Q3069987 Enfermagem
Em relação aos tipos de febre, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q3069224 Enfermagem
A Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês). Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3069077 Enfermagem
Em relação a intoxicação alimentar por estafilococos, analise as afirmativas abaixo:

I. As toxinas são encontradas em alimentos contaminados.
II. Os sintomas comuns incluem náusea e vômitos graves que têm início entre 30 minutos a oito horas após o alimento contaminado ter sido ingerido.
III. Medidas preventivas incluem o cozimento total de carnes e lavar cuidadosamente as mãos.
IV. O tratamento costuma incluir beber bastante líquido.

Está(ão) correta(s):  
Alternativas
Q3069069 Enfermagem
Sobre as doenças diarreicas na infância, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3068412 Enfermagem
O Governo Brasileiro, durante a epidemia de Covid 19, baseado em estudos isolados, investiu na distribuição de Hidroxicloroquina para a população, na crença de alguma eficácia sobre a doença. Porém, após estudos de revisão sistemática, verificou-se que não há nenhuma evidência de eficácia deste medicamento contra o coronavírus, podendo, inclusive, gerar efeitos colaterais perigosos. Houve, portanto, desperdício de recursos públicos com riscos de iatrogenia para a população. A falha, neste caso, foi se basear nos resultados de estudos isolados.

Assinale a opção que indica o método estatístico que, segundo o tamanho da amostra e o Risco Relativo de cada estudo, permite fazer a conclusão de evidência cientifica baseando-se na revisão de diversos estudos que analisam uma mesma questão, apresentando os resultados no gráfico plotado em floresta (Gráfico Forest Plot).
Alternativas
Q3066315 Enfermagem
Sabendo que a dengue é uma doença febril aguda, sistêmica, dinâmica, debilitante e autolimitada, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3066289 Enfermagem
Considere as afirmativas relacionadas a profilaxia de doenças transmissíveis e parasitárias, apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)A quimioprofilaxia está indicada, sempre que houver algum caso de Peste Pneumônica em uma aeronave ou navio;
(__)As gestantes portadoras do HIV deverão iniciar a profilaxia da transmissão vertical a partir da 14ª semana, com terapia ARV tripla;
(__)A profilaxia da Raiva humana é feita com o uso de vacinas e soro, quando os indivíduos são expostos ao vírus rábico pela mordedura, lambedura de mucosas ou arranhadura provocada por animais transmissores da Raiva.

Assinale a alternativa com a sequência correta:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: C
5: A
6: B
7: D
8: B
9: D
10: D
11: A
12: D
13: C
14: A
15: C
16: D
17: D
18: D
19: B
20: D