Questões de Concurso Sobre doenças infecciosas e parasitárias em enfermagem

Foram encontradas 5.250 questões

Q3296998 Enfermagem
A hanseníase é uma doença infecciosa de evolução crônica que, embora curável, ainda permanece endêmica em várias regiões do mundo. Está associada à pobreza e ao acesso precário a moradia, alimentação, cuidados de saúde e educação. No Brasil, ainda é considerada um importante desafio em saúde pública. Assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q3296988 Enfermagem
A hanseníase acomete pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade. Entretanto, é necessário um longo período de exposição à bactéria, sendo que apenas uma pequena parcela da população infectada realmente adoece. Não é considerado como sinal ou sintoma dessa doença:
Alternativas
Q3296531 Enfermagem
A tuberculose é uma doença transmissível e infecciosa que acomete principalmente os pulmões, mas que atinge também outros órgãos e/ou sistemas. É transmitida pela inalação de aerossóis contendo bacilos, que são dispersados no ar durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea). Sobre o tema, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FUNDATEC Órgão: IF-AM Prova: FUNDATEC - 2025 - IF-AM - Enfermeiro |
Q3273634 Enfermagem
No contexto da atenção à hanseníase, o Ministério da Saúde estabelece o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da hanseníase. Sobre as recomendações desse protocolo, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3243247 Enfermagem
A orientação sobre biossegurança no contexto do COVID-19 enfatiza a necessidade de uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) por profissionais de saúde que manuseiam amostras do vírus. Nesse cenário, os EPIs recomendados incluem, exceto:
Alternativas
Q3242930 Enfermagem
Durante surtos de doenças transmissíveis, como a dengue, é necessário intensificar medidas preventivas e educar a população. A respeito da medida preventiva eficaz contra a transmissão da dengue, julgue as afirmativas abaixo.

I. Distribuir medicamentos antivirais para toda a população.
II. Realizar campanhas de conscientização sobre a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.
III. Incentivar a ingestão de líquidos para combater o vírus diretamente.

Qual(is) afirmativa(s) está(ão) correta (s)?
Alternativas
Q3239301 Enfermagem
Uma profissional de saúde sofreu um acidente ocupacional com exposição a material biológico. O paciente-fonte é desconhecido, e a profissional não apresentou resposta vacinal após a primeira série de doses (3 doses) contra Hepatite B.
Com base nos protocolos de profilaxia pós-exposição do Ministério da Saúde, assinale a opção que indica a conduta adequada em relação à profilaxia de Hepatite B desse profissional.
Alternativas
Q3236109 Enfermagem

No que diz respeito ao período de transmissibilidade, de acordo com o Ministério da Saúde (2024), a transmissão da tuberculose              pode ocorrer enquanto a pes soa estiver eliminando bacilos. Esse período de elimina ção do bacilo pode ser identificado pela positivação do exame            , em diagnóstico de casos novos, e pela positivação em casos de acompanhamento do tratamento da TB e em situações de retratamento. Com o início do esquema terapêutico adequado, a transmis são tende a diminuir gradativamente e, em geral, após            de tratamento, encontra-se muito reduzida.


 Assinale a alternativa que preenche, correta e respectiva mente, as lacunas.

Alternativas
Q3236101 Enfermagem
Considerando a orientação para a interrupção da ama mentação durante o período de viremia pós-vacinação contra a dengue, recomenda-se que lactantes realizem, com no máximo 15 dias de antecedência da data da va cina, a extração e o armazenamento do leite materno para ser oferecido à criança durante esse período. Assim sendo, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde para essa situação, entre outros cuidados, o enfermeiro deve orientar as nutrizes a
Alternativas
Q3234800 Enfermagem
Assinale a afirmativa INCORRETA sobre a tuberculose:
Alternativas
Q3222127 Enfermagem
Em pacientes idosos sobreviventes à infecção por COVID-19, foi frequentemente observada uma sequela chamada síndrome do pé caído (SPC) ou “pé em gota”, que consiste na disfunção que acomete os músculos dorsiflexores do pé.
Em relação ao tema, analise as afirmativas abaixo e avalie-as como falsas (F) ou verdadeiras (V).

( ) A flacidez da musculatura dorsiflexora dos pés leva muitas vezes o paciente a compensar sua postura, inclinando o corpo para frente.
( ) A SPC é difícil de diagnosticar por exame de marcha pois a passada de um paciente com este quadro tem a fase de balanço muito próxima ao correto, com o hálux tocando o chão antes do calcanhar.
( ) Muitos idosos adquiriram a SPC devido à atrofia e perda de tônus muscular por repouso excessivo na internação por COVID-19.
( ) A postura de um paciente típico de SPC nunca apresenta desvio relevante relacionado à síndrome.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3221466 Enfermagem
Assinale a única alternativa que corresponde a uma IST:
Alternativas
Q3221423 Enfermagem
Sobre as doenças diarreicas agudas, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3221415 Enfermagem
A dermatite atópica é, uma inflamação crônica da pele que atinge principalmente crianças. De acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Dermatite Atópica (Ministério da Saúde, 2023), em relação às recomendações para o controle e tratamento da dermatite atópica, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3220919 Enfermagem

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica causada pelo Mycobacterium leprae, apresentando diferentes formas clínicas com manifestações variadas.

Relacione corretamente as formas clínicas da hanseníase com suas principais características.


1. Indeterminada

2. Tuberculoide

3. Dimorfa

4. Virchowiana


A. Manifesta-se com lesões bem delimitadas, anestésicas e paucibacilares, associadas à forte resposta imune celular.


B. Caracteriza-se por lesões variadas, podendo apresentar placas, pápulas e infiltração cutânea, além de comprometimento neural moderado.


C. É a forma mais grave da hanseníase, com infiltração difusa da pele, nódulos, comprometimento neural extenso e presença de bacilos em grande quantidade.


D. Apresenta máculas hipocrômicas isoladas, com pouca ou nenhuma alteração de sensibilidade, podendo evoluir para outras formas da doença. 


A ordem correta é:  

Alternativas
Q3220918 Enfermagem

A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa crônica de grande impacto na saúde pública, exigindo diagnóstico precoce e adesão ao tratamento supervisionado.


Em relação aos aspectos relacionados ao manejo da tuberculose, assinale o que for correto. 

Alternativas
Ano: 2025 Banca: IF-ES Órgão: IF-ES Prova: IF-ES - 2025 - IF-ES - Técnico em Enfermagem |
Q3218557 Enfermagem
A fantasia de invulnerabilidade, característica dos adolescentes, pode dificultar a compreensão e a aceitação de viver com HIV/aids ou outra doença grave, o que, muitas vezes, compromete a adesão ao tratamento. Com base nessa informação, qual das seguintes alternativas representa uma ação recomendada para profissionais de saúde ao abordar IST/aids com adolescentes:
Alternativas
Q3217509 Enfermagem
No atendimento da demanda espontânea de uma UBS foi identificado um caso suspeito de tuberculose pulmonar, que é uma doença de notificação compulsória.
A respeito dessa notificação, é correto afirmar que 
Alternativas
Q3217502 Enfermagem
Ao atender um paciente com leptospirose, o técnico de enfermagem precisa saber que
Alternativas
Q3212966 Enfermagem
Marque a alternativa que representa a medida correta a ser adotada pela equipe de enfermagem no atendimento a um paciente com tuberculose pulmonar internado em precaução respiratória:
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: E
4: C
5: E
6: A
7: A
8: E
9: D
10: D
11: A
12: C
13: A
14: D
15: D
16: B
17: B
18: B
19: D
20: A