Questões de Concurso Sobre doenças infecciosas e parasitárias em enfermagem

Foram encontradas 5.164 questões

Q3197484 Enfermagem
Uma paciente de 28 anos, com histórico recente de febre alta e dor muscular intensa, procura atendimento médico após 4 dias de evolução. Ao exame físico, observa-se hipersensibilidade abdominal, sangramentos nas gengivas e petéquias disseminadas, além de sinais de hipotensão. Os exames laboratoriais indicam plaquetopenia severa e aumento da hematócrito. Diante do quadro suspeito de dengue hemorrágica, o manejo inicial do paciente, considerando os riscos imediatos da doença, deve ser:
Alternativas
Q3197243 Enfermagem
Uma doença febril aguda, de etiologia viral e de evolução benígna na forma clássica, e grave quando se apresenta na forma hemorrágica, considerada uma arbovirose, que tem o Aedes aegypti como mosquito vetor, é conhecida como:
Alternativas
Q3194993 Enfermagem
As doenças infecciosas podem ser causadas por diferentes agentes patogênicos, como vírus, bactérias, protozoários e fungos. Sobre as doenças e seus agentes causadores, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3194988 Enfermagem
A malária é uma doença endêmica em algumas regiões do Brasil. Sobre os vetores, sintomas e medidas de controle, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3194658 Enfermagem

A tuberculose é um problema de saúde pública no Brasil, mas que tem cura e diagnóstico e tratamento disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em relação à tuberculose, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.



( ) É uma infecção causada por uma bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis (bacilo de Koch) e pode ser pulmonar ou extrapulmonar.


( ) Pessoas com infecções pelo HIV, câncer e uso de tabaco apresentam menor risco de desenvolver a doença ativa.


( ) A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio do bacilo expelido por tosse, espirro ou fala da pessoa portadora de tuberculose pulmonar ou na laringe.


( ) O risco de transmissão diminui a partir do primeiro dia de tratamento adequado.


( ) Além da tosse, suores noturnos, emagrecimento, cansaço, fraqueza e dores no corpo são sintomas frequentes na tuberculose pulmonar.



A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Alternativas
Q3193652 Enfermagem
Durante a admissão de um paciente com diagnóstico de sepse grave, o enfermeiro é responsável por implementar intervenções prioritárias no protocolo de atendimento inicial. O paciente apresenta pressão arterial de 80/50 mmHg, lactato elevado e sinais de má perfusão periférica.

Marque a alternativa que descreve a conduta inicial mais adequada no manejo da sepse:
Alternativas
Q3193557 Enfermagem
Em relação à evolução da febre, relacione os seguintes padrões evolutivos com as descrições adequadas.

A. Intermitente
B. Remitente
C. Recorrente
D. Irregular  

1. Semanas ou dias com temperatura corporal normal até que períodos de temperatura elevada ocorram. Durante a fase de febre não há grandes oscilações.
2. A hipertermia é ciclicamente interrompida por um período de temperatura normal. Pode ser cotidiana, terçã (um dia com febre e outro sem) ou quartã (um dia com febre e dois sem).
3. Há hipertermia diária com variações de mais de 1 grau, sem períodos de apirexia. 4. Picos muito altos intercalados baixas temperaturas ou apirexia, sem nenhum caráter cíclico nessas variações.

A ordem CORRETA é:
Alternativas
Q3191628 Enfermagem
Uma das condutas adotadas em caso de dengue é a prova do laço que consiste em: verificar a PA (deitada ou sentada); calcular o valor médio: (PA sistólica + PA diastólica) /2; insuflar novamente o manguito até o valor médio e manter por cinco minutos em adultos e três minutos em crianças ou até o aparecimento de micropetéquias ou equimoses; desenhar um quadro de 2,5 cm (ou um área ao redor da falange distal do polegar) no antebraço; e contar o número de micropetéquias no quadrado. Em adultos, a prova será positiva quando?
Alternativas
Q3191610 Enfermagem
Um dos aspectos da assistência de enfermagem é a compreensão acerca dos exames laboratoriais que fazem parte da complementação da avaliação da gestante. Nesse contexto, pra que serve o Teste para VDRL?
Alternativas
Q3189283 Enfermagem
A adesão ao tratamento é um importante desafio para o controle da Tuberculose (TB), sendo fundamental para diminuir o sofrimento causado pelo tempo prolongado de tratamento. A enfermagem é essencial no processo de adesão ao tratamento da TB, pois, além de atuar continuamente nos processos de trabalho na unidade de saúde, tem competência e habilidades para compreender e intervir no processo saúde-doença.
Com base no assunto, assinale a alternativa incorreta: 
Alternativas
Q3188982 Enfermagem
Em uma palestra sobre doenças emergentes, foram discutidas as características que tornam certas doenças uma ameaça à saúde pública, devido à sua rápida disseminação e capacidade de causar epidemias.
Considere os itens abaixo sobre características específicas de doenças emergentes:

I- _______________: esta doença viral é transmitida por mosquitos do gênero Aedes e está associada ao desenvolvimento de malformações congênitas, especialmente quando a infecção ocorre durante a gravidez. Os sintomas incluem febre, erupção cutânea, conjuntivite e dor nas articulações.
II- _______________: esta doença respiratória é causada por um vírus de RNA, responsável por uma pandemia global. A infecção se propaga principalmente por gotículas respiratórias e pode causar desde sintomas leves até insuficiência respiratória grave, especialmente em pessoas idosas ou com comorbidades.

Assinale a alternativa que preenche, CORRETA e respectivamente, as lacunas dos itens.
Alternativas
Q3188127 Enfermagem
Durante uma discussão sobre doenças infecciosas, os técnicos de enfermagem revisam os principais termos utilizados para descrever a tuberculose pulmonar. Considere os itens abaixo:

I- _______________: termo utilizado para descrever a presença de bactérias da tuberculose no escarro do paciente, identificadas por meio de exames laboratoriais específicos, como a baciloscopia.
II- _______________: este termo refere-se a uma complicação grave da tuberculose, caracterizada pela disseminação da infecção por via sanguínea, afetando múltiplos órgãos além dos pulmões.

Assinale a alternativa que preenche, CORRETA e respectivamente, as lacunas dos itens.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Técnico em Enfermagem |
Q3187255 Enfermagem
Com o processo de globalização, muitas doenças migraram e ainda estão em processo de expansão, sendo a pandemia pela COVID-19 um exemplo clássico da veiculação pautada na globalização. Dessa forma, marque a alternativa em que consta uma doença que não é causada por vírus:
Alternativas
Q3187235 Enfermagem
As doenças imunopreveníveis são aquelas que podem ser evitadas por meio da vacinação. Os imunizantes estimulam o sistema imune a produzir uma resposta específica contra agentes infecciosos. Dessa forma, cria-se uma memória imunológica que permite ao corpo responder rapidamente em caso de exposição ao vírus, bactéria ou parasita causador da enfermidade. Assinale abaixo a alternativa que NÃO corresponde a uma doença imunoprevenível: 
Alternativas
Q3187217 Enfermagem
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A doença afeta prioritariamente os pulmões (forma pulmonar), embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A forma extrapulmonar, que afeta outros órgãos que não o pulmão, ocorre mais frequentemente em pessoas vivendo com HIV, especialmente aquelas com comprometimento imunológico. Assinale a alternativa que corresponde ao teste de diagnostico de Tuberculose:
Alternativas
Q3187215 Enfermagem
A COVID-19 é uma doença causada pelo novo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, a qual apresenta um espectro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos e aproximadamente 20% dos casos detectados requerem atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais 5% podem necessitar de suporte ventilatório. Conforme o manual do COVID-19 do estado de Santa Catarina o período de isolamento para não haver transmissibilidade é de:
Alternativas
Q3184231 Enfermagem
A tuberculose pulmonar é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que afeta principalmente os pulmões, sendo transmitida pelo ar por meio de gotículas contaminadas. Apesar de ser uma condição tratável e curável, exige diagnóstico precoce e adesão ao tratamento para evitar complicações e disseminação da infecção. Na consulta de enfermagem ao paciente com suspeita de tuberculose pulmonar, a precaução específica a ser adotada pelo enfermeiro é a precaução:
Alternativas
Q3183333 Enfermagem
A infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (HIV/aids) é uma doença de notificação compulsória. Sobre o tema, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3182855 Enfermagem
A febre é classificada de acordo com a temperatura axilar. Qual alternativa descreve corretamente essas classificações?
Alternativas
Q3182847 Enfermagem
Qual é o exame realizado com o objetivo de isolar e identificar micro-organismos patogênicos no sangue, sendo essencial no diagnóstico de infecções hospitalares e doenças como endocardite?
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: D
4: D
5: A
6: B
7: A
8: C
9: E
10: E
11: D
12: A
13: B
14: B
15: A
16: D
17: C
18: C
19: B
20: B