Questões de Concurso Sobre doenças infecciosas e parasitárias em enfermagem

Foram encontradas 5.186 questões

Q3158122 Enfermagem
A leptospirose é causada por bactérias do gênero Leptospira. Qual das ações abaixo é eficaz para prevenir a transmissão da leptospirose?
Alternativas
Q3158121 Enfermagem
A raiva é uma zoonose grave transmitida principalmente por:
Alternativas
Q3158120 Enfermagem
O vírus Zika é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Qual dos sintomas abaixo NÃO está associado à infecção por Zika?
Alternativas
Q3158119 Enfermagem
A febre chikungunya é uma doença viral que causa sintomas debilitantes, como febre e dores articulares intensas. Sobre o controle dessa doença, analise as assertivas:
I. O tratamento inclui vacinas específicas e medicamentos antivirais.
II. O controle é baseado na eliminação do vetor, o Aedes aegypti.
III. A transmissão ocorre apenas pelo contato direto com pacientes infectados.

Das assertivas, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q3157968 Enfermagem
Um paciente com COVID-19, internado em uma unidade de terapia intensiva (UTI), apresenta piora súbita do quadro clínico, com aumento da frequência respiratória, queda da saturação de oxigênio e agitação. Qual a conduta mais adequada do técnico de enfermagem nesse caso?
Alternativas
Q3154354 Enfermagem
A giardíase é uma doença parasitária intestinal causada pela Giadia duodenalis ou Giardia lamblia. Essa parasitose é responsável por cerca de 200 milhões de infecções no mundo e isso se dá justamente pela fonte de infecção. Qual a principal fonte de transmissão dessa parasitose?
Alternativas
Q3150662 Enfermagem
A hanseníase é uma doença bacteriana que requer atenção e acompanhamento prolongado. Acerca da bactéria é responsável pela hanseníase, marque (V) para verdadeiras e (F) para Falsas:

(__)Mycobacterium leprae.
(__)Escherichia coli.
(__)Staphylococcus aureus.

Em seguida assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Alternativas
Q3150661 Enfermagem
O controle de doenças infecciosas em uma comunidade depende de intervenções preventivas. Acerca das alternativas qual é considerada uma intervenção preventiva primária, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3148882 Enfermagem

A coqueluche é uma doença inefcciosa aguda, causada pelo Bordetella pertussis, cocobacilo Gram-negativo, aeróbio, não esporulado, imóvel e pequeno. Sobre esta patologia, julgue verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência CORRETA.


(__) O ser humano é o único reservatório natural.


(__) O período de incubação dura em média, de 5 a 10 dias, podendo variar de 4 a 21 dias, e, raramente, até 32 dias.


(__) Para efeito de controle, considera-se que o período de transmissão se estende do quinto dia após a exposição do doente até a segunda semana do início das crises paroxísticas.


(__) A maior transmissibilidade aumenta de 55%, na primeira semana da doença (fase catarral), para 90%, na terceira semana, e se torna praticamente nula na quinta semana. 

Alternativas
Q3148881 Enfermagem
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, potencialmente grave, sendo de grande relevância seu controle para evitar se epidemias. Sobre esta patologia, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3146330 Enfermagem
A Dengue é doença febril aguda caracterizada, em sua forma clássica, por dores musculares e articulares intensas. Várias espécies de mosquitos do gênero Aedes podem servir como transmissores do vírus do dengue. No Brasil, duas delas estão hoje instaladas: Aedes aegypti e Aedes albopictus. Fonte: https://bvsms.saude.gov.br
Sobre as características do Aedes aegypti e seu ciclo de vida, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3146329 Enfermagem
A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses, que se caracterizam por serem causadas por vírus transmitidos por vetores artrópodes. Sobre a dengue, julgue as alternativas abaixo:

I-Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabete e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte.
II-Aspectos como a urbanização, o crescimento desordenado da população, o saneamento básico deficitário e os fatores climáticos mantêm as condições favoráveis para a presença do vetor, com reflexos na dinâmica de transmissão desses arbovírus.
III-O vírus da dengue (DENV) pode ser transmitido ao homem, principalmente por via vetorial, pela picada de machos de Aedes aegypti infectados. Transmissão por via vertical (de mãe para filho durante a gestação) e por transfusão de sangue são raros.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3146326 Enfermagem
A doença de Chagas (ou Tripanossomíase americana) é uma infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. Sobre a doença de Chagas, julgue as alternativas abaixo:

I-Apresenta uma fase aguda (doença de Chagas aguda − DCA) que pode ser sintomática ou não, e uma fase crônica, que pode se manifestar nas formas indeterminada (assintomática), cardíaca, digestiva ou cardiodigestiva.
II-O período de incubação da doença de Chagas, ou seja, o tempo que os sintomas começam a aparecer a partir da infecção, é sempre de 4 a 15 dias.
III-A única forma de transmissão é por via oral, ou seja, pela ingestão de alimentos contaminados com parasitos provenientes de triatomíneos infectados ou suas excretas.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3146325 Enfermagem
A peste é uma doença infecciosa aguda, que se manifesta sob três formas clínicas principais: bubônica, septicêmica e pneumônica. A doença é conhecida popularmente como "peste negra", "febre do rato" ou "doença do rato". Sobre a peste, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3146324 Enfermagem
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível, de evolução abrupta e gravidade variável, com elevada letalidade nas suas formas graves. Sobre a Febre amarela, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3146323 Enfermagem
A leishmaniose é uma doença infecciosa, porém, não contagiosa, e de evolução longa, podendo durar alguns meses ou até ultrapassar o período de um ano. Há dois tipos de leishmaniose: leishmaniose tegumentar ou cutânea e a leishmaniose visceral ou calazar. Sobre a leishmaniose, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3146321 Enfermagem
A Esquistossomose é uma doença parasitária, diretamente relacionada ao saneamento precário. No Brasil, a esquistossomose é conhecida popularmente como "xistose", "barriga d'água" ou "doença dos caramujos". Sobre a esquistossomose, marque a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q3146318 Enfermagem
Introduzido no continente americano em 2013, o vírus chikungunya (CHIKV) ocasionou uma importante epidemia em diversos países da América Central e ilhas do Caribe. No Brasil foi confirmado, por métodos laboratoriais, a presença da doença nos estados do Amapá e Bahia no ano de 2014. Atualmente, todas os Estados registram transmissão desse arbovírus. (Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/)

Sobre a Chikungunya, marque a alternativa INCORRETA: 
Alternativas
Q3144759 Enfermagem
Sobre a uretrite infecciosa, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3144757 Enfermagem
Considerando que o esquema básico para o tratamento de tuberculose é padronizado e deve ser realizado de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, assinale a alternativa que indica o tratamento diário adequado para um adulto que pesa 68 kg na fase intensiva e na fase de manutenção, respectivamente.
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: A
5: B
6: A
7: C
8: A
9: C
10: E
11: C
12: A
13: D
14: B
15: A
16: C
17: D
18: C
19: C
20: A