Em pacientes idosos sobreviventes à infecção por COVID-19, f...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3222127 Enfermagem
Em pacientes idosos sobreviventes à infecção por COVID-19, foi frequentemente observada uma sequela chamada síndrome do pé caído (SPC) ou “pé em gota”, que consiste na disfunção que acomete os músculos dorsiflexores do pé.
Em relação ao tema, analise as afirmativas abaixo e avalie-as como falsas (F) ou verdadeiras (V).

( ) A flacidez da musculatura dorsiflexora dos pés leva muitas vezes o paciente a compensar sua postura, inclinando o corpo para frente.
( ) A SPC é difícil de diagnosticar por exame de marcha pois a passada de um paciente com este quadro tem a fase de balanço muito próxima ao correto, com o hálux tocando o chão antes do calcanhar.
( ) Muitos idosos adquiriram a SPC devido à atrofia e perda de tônus muscular por repouso excessivo na internação por COVID-19.
( ) A postura de um paciente típico de SPC nunca apresenta desvio relevante relacionado à síndrome.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Vamos analisar a questão sobre a síndrome do pé caído (SPC), uma condição observada em alguns idosos após a infecção por COVID-19. Esta condição se caracteriza pela dificuldade em levantar a parte da frente do pé devido à fraqueza nos músculos dorsiflexores.

Alternativa A: VFVF

A alternativa correta é a A. Vamos entender por que:

(V) A flacidez da musculatura dorsiflexora dos pés leva muitas vezes o paciente a compensar sua postura, inclinando o corpo para frente.

Comentário: Isso é verdadeiro. Quando os músculos responsáveis pela dorsiflexão estão fracos, o corpo pode inclinar-se para frente para compensar a dificuldade de levantar o pé.

(F) A SPC é difícil de diagnosticar por exame de marcha pois a passada de um paciente com este quadro tem a fase de balanço muito próxima ao correto, com o hálux tocando o chão antes do calcanhar.

Comentário: Isso é falso. O exame de marcha é uma ferramenta diagnóstica para SPC, e uma característica típica é justamente o toque do dedo antes do calcanhar, o que facilita o diagnóstico.

(V) Muitos idosos adquiriram a SPC devido à atrofia e perda de tônus muscular por repouso excessivo na internação por COVID-19.

Comentário: Verdadeiro. A imobilidade prolongada durante a internação pode levar à atrofia muscular, resultando em fraqueza dos músculos dorsiflexores, comum em SPC.

(F) A postura de um paciente típico de SPC nunca apresenta desvio relevante relacionado à síndrome.

Comentário: Isso é falso. A síndrome do pé caído frequentemente leva a desvios na postura, como inclinação para frente ou marcha em estepes.

Estratégia de Interpretação: Esta questão exige uma análise cuidadosa das opções, considerando o que se sabe sobre a SPC e suas manifestações físicas. Ao examinar cada afirmativa, é importante usar o conhecimento de fisiopatologia e de observações clínicas práticas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo