Questões de Concurso Sobre doenças respiratórias em enfermagem

Foram encontradas 570 questões

Q3178390 Enfermagem
As infecções do trato respiratório são comuns em crianças e podem levar a uma variedade de sintomas respiratórios. Para o técnico de enfermagem, é essencial identificar corretamente os sons respiratórios para um diagnóstico precoce e adequado. São sons respiratórios relacionados a patologias, EXCETO:
Alternativas
Q3167870 Enfermagem
Com base no exame físico, assinale a alternativa CORRETA que detecta a presença anormal de líquidos ou ar nos pulmões. 
Alternativas
Q3164730 Enfermagem
Um paciente com diagnóstico de DPOC recebe prescrição de nebulização com solução salina hipertônica e broncodilatador. Em relação ao uso do nebulizador, considere as seguintes ações:

I. Orientar o paciente a respirar rapidamente para evitar irritação brônquica.
II. Posicionar o paciente sentado ou semisentado para facilitar a expansão pulmonar.
III. Preparar a solução diretamente na câmara do nebulizador, sem utilizar diluentes.
IV. Verificar se não há vazamento na conexão do fluxômetro com o tubo extensor.

Está(ão) correta(s):  
Alternativas
Q3157969 Enfermagem
A aspiração traqueal é um procedimento técnico realizado para remover secreções das vias aéreas de pacientes intubados ou traqueostomizados, garantindo a permeabilidade da via aérea e prevenindo complicações respiratórias. Qual das seguintes afirmativas reflete o cuidado mais adequado durante o procedimento de aspiração traqueal?
Alternativas
Q3144738 Enfermagem
A hemoptise é um(a):
Alternativas
Q3144737 Enfermagem
Analise a característica abaixo:

Presença inicial de taquipneia e dispneia leves, tosse seca e hipoxemia, com evolução para dispneia intensa, taquipneia, ortopneia, tosse com expectoração clara ou rósea, estertores pulmonares à ausculta (inicialmente na base, depois em todo o pulmão), com ou sem roncos e sibilos, e sensação de opressão torácica, palidez cutânea, extremidades frias, sudorese e cianose.

A característica acima é um critério de inclusão para o(a):
Alternativas
Q3136999 Enfermagem
A insuficiência respiratória aguda pode ser definida como a incapacidade do sistema respiratório em atender às demandas de oxigênio dos tecidos. Em relação a tal tipo de distúrbio, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q3135594 Enfermagem
Na avaliação de um paciente com suspeita de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), o enfermeiro identifica, durante a ausculta pulmonar, a presença de sons adventícios como roncos e sibilos. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde às características clínicas se espera encontrar em um paciente com DPOC do tipo "inchado azul".
Alternativas
Q3134536 Enfermagem
As doenças respiratórias são um grupo diversificado de condições que afetam o sistema respiratório, incluindo pulmões, vias aéreas e outras estruturas envolvidas no processo respiratório (Brasil, 2010). Assinale a alternativa CORRETA que corresponde qual é a doença respiratória caracterizada pela inflamação crônica das vias aéreas, dificultando a respiração:
Alternativas
Q3130365 Enfermagem
Durante o atendimento ao paciente na unidade de classificação de risco, o enfermeiro observa que ele apresenta a frequência respiratória irregular – períodos de apneia alternados com respirações profundas regulares que param subitamente por intervalos curtos. Essa anormalidade na frequência e no ritmo respiratório, é denominada de respiração
Alternativas
Q3127906 Enfermagem
O padrão respiratório da maioria das pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é superficial, rápido e ineficiente; quanto mais grave a doença, mais ineficiente é o padrão respiratório. Sobre cuidados de enfermagem para melhoria do padrão respiratório, reeducação respiratória, promoção do autocuidado e melhora da tolerância à atividade ao paciente com DPOC é CORRETO afirmar que se:
Alternativas
Q3125832 Enfermagem
O estridor é um som respiratório anormal, agudo e rouco, ouvido durante a inspiração, geralmente causado por:
Alternativas
Q3123103 Enfermagem
Analise as definições a seguir, relativas aos padrões respiratórios e suas definições e características.

I. Respiração de Cheyne-Stokes: períodos alternados de respiração profunda e rápida, seguidos de apneia; regular.
II. Respiração de Biot: respiração com profundidade e frequência variadas, seguida de apneia; irregular.
III. Respiração de Kussmaul: respiração anormalmente profunda, regular e de alta frequência.

Estão corretas as definições
Alternativas
Q3120396 Enfermagem
Assinale a alternativa que apresenta o termo correto para se referir à frequência respiratória acima do parâmetro normal.
Alternativas
Q3117307 Enfermagem
Uma paciente, internada na unidade de terapia intensiva, necessita de aspiração de vias aéreas superiores. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao material indicado para a realização da aspiração da orofaringe.
Alternativas
Q3117298 Enfermagem
O técnico de enfermagem está prestando cuidados a um paciente com sonda nasogástrica aberta para drenagem. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao cuidado que o técnico deve ter para evitar a broncoaspiração.
Alternativas
Q3109891 Enfermagem
Segundo o Ministério da Saúde, a Asma Brônquica é uma doença inflamatória crônica das vias respiratórias que provoca hiper-reatividade das vias respiratórias, edema de mucosa e produção de muco, sendo os 3 sintomas mais comuns:
Alternativas
Q3106725 Enfermagem
As condições que afetam o trato respiratório inferior variam, desde os problemas agudos aos distúrbios crônicos de longo prazo. Considere o seguinte trecho: “Refere-se ao fechamento ou colapso dos alvéolos e, com frequência, é descrita em relação aos achados radiográficos, sinais e sintomas clínicos”. Essa descrição trata da
Alternativas
Q3082181 Enfermagem
“A inaloterapia é um recurso para manter a umidade adequada das vias aéreas, fazendo com que a respiração funcione, sendo administrada medicação como broncodilatadores”. Quais tipos de inaloterapia são possíveis encontrar?
Alternativas
Q3073834 Enfermagem
Na ausculta pulmonar, o enfermeiro deve estar atento aos sons respiratórios que podem indicar patologias subjacentes. Indique qual das alternativas a seguir representa corretamente os achados patológicos mais prováveis durante a ausculta pulmonar.
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: A
5: B
6: B
7: C
8: B
9: C
10: A
11: D
12: B
13: D
14: C
15: D
16: D
17: D
18: B
19: C
20: B