Questões de Concurso Sobre doenças respiratórias em enfermagem

Foram encontradas 565 questões

Q3265176 Enfermagem
Os cuidados de enfermagem a pacientes com doenças respiratórias crônicas, como a asma, envolvem o manejo adequado dos sintomas e a educação para o autocuidado. Estando atento a essas informações, podemos indicar que a orientação correta é:
Alternativas
Q3236368 Enfermagem
Um paciente com asma brônquica em crise apresenta sibilos e dificuldade respiratória. Assinale a alternativa correta que corresponde qual é a intervenção inicial. 
Alternativas
Q3219896 Enfermagem
Os vírus respiratórios tendem a se espalhar com mais intensidade em determinados períodos do ano, um padrão observado em várias regiões do Brasil. Dentre esses vírus, o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) se destaca por causar infecções respiratórias, especialmente em crianças, com desfechos clínicos de pneumonia e bronquiolite. Considerando o exposto, marque a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3208993 Enfermagem
Durante a ausculta pulmonar de um paciente com edema agudo de pulmão (EAP), o enfermeiro identifica um som semelhante a "bolhas estourando" ou "velcro se abrindo”, mais audível no final da inspiração. Qual o tipo de ruído adventício encontrado?
Alternativas
Q3207301 Enfermagem
Assinale a alternativa que corresponda a um exemplo de doença pulmonar.
Alternativas
Q3204916 Enfermagem
A assistência de enfermagem a pacientes com Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA) envolve intervenções específicas para promover a oxigenação adequada e minimizar complicações. Marque a alternativa que apresenta a proposição CORRETA.
Alternativas
Q3197468 Enfermagem
Uma criança de 11 meses é trazida ao hospital com quadro clínico caracterizado por episódios de tosse intensa e paroxística, seguidos de dificuldade respiratória, cianose e um característico "galo" inspiratório. A mãe relata que os sintomas começaram de forma branda, com coriza e febre baixa, mas pioraram progressivamente, com episódios de tosse cada vez mais frequentes, especialmente à noite. Diante da suspeita de coqueluche, a abordagem terapêutica inicial mais adequada, considerando os aspectos críticos da gestão e controle da doença, é: 
Alternativas
Q3193643 Enfermagem
Um paciente de 35 anos foi admitido na unidade de emergência com sinais de insuficiência respiratória grave após inalação de gases tóxicos em um incêndio. Durante a avaliação inicial, você observa sinais de hipoxemia e decide iniciar oxigenoterapia de forma imediata.

Marque a alternativa que apresenta a conduta mais adequada no manejo desse paciente:
Alternativas
Q3187217 Enfermagem
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A doença afeta prioritariamente os pulmões (forma pulmonar), embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A forma extrapulmonar, que afeta outros órgãos que não o pulmão, ocorre mais frequentemente em pessoas vivendo com HIV, especialmente aquelas com comprometimento imunológico. Assinale a alternativa que corresponde ao teste de diagnostico de Tuberculose:
Alternativas
Q3180070 Enfermagem
Analise as alternativas abaixo:

I - Apneia: parada respiratória.
II - Cheyne-Stokes: respiração que apresenta períodos de dispneia, bradipneia e apneia. Os movimentos respiratórios aumentam e diminuem, e após uma pausa o ciclo reinicia. As fases de taquipneia duram cerca de 30 segundos.
III – Biot: respiração periódica caracterizada pela presença de períodos de apneia de duração variável de até 30 segundos. Pode ser repetida em intervalos regulares e irregulares.
IV – Ortopneia - dificuldade de respirar. O cliente apresenta-se cianótico, com a pele em tom cinza-azulado, que se manifesta inicialmente em torno dos lábios e se estende para toda a periferia de mãos, pés e corpo todo.

É verdadeiro o que se afirma em:
Alternativas
Q3178390 Enfermagem
As infecções do trato respiratório são comuns em crianças e podem levar a uma variedade de sintomas respiratórios. Para o técnico de enfermagem, é essencial identificar corretamente os sons respiratórios para um diagnóstico precoce e adequado. São sons respiratórios relacionados a patologias, EXCETO:
Alternativas
Q3164730 Enfermagem
Um paciente com diagnóstico de DPOC recebe prescrição de nebulização com solução salina hipertônica e broncodilatador. Em relação ao uso do nebulizador, considere as seguintes ações:

I. Orientar o paciente a respirar rapidamente para evitar irritação brônquica.
II. Posicionar o paciente sentado ou semisentado para facilitar a expansão pulmonar.
III. Preparar a solução diretamente na câmara do nebulizador, sem utilizar diluentes.
IV. Verificar se não há vazamento na conexão do fluxômetro com o tubo extensor.

Está(ão) correta(s):  
Alternativas
Q3157969 Enfermagem
A aspiração traqueal é um procedimento técnico realizado para remover secreções das vias aéreas de pacientes intubados ou traqueostomizados, garantindo a permeabilidade da via aérea e prevenindo complicações respiratórias. Qual das seguintes afirmativas reflete o cuidado mais adequado durante o procedimento de aspiração traqueal?
Alternativas
Q3252460 Enfermagem
Em relação às particularidades da assistência ao paciente pediátrico portador de fibrose cística em unidade de terapia intensiva, considerando as atuais diretrizes clínicas para o manejo dessa patologia no Brasil, marque a alternativa correta.
Alternativas
Q3228753 Enfermagem
Ao entrar no quarto para administrar a medicação para uma paciente cardiopata, com diagnóstico de insuficiência renal, o técnico de enfermagem constatou que a paciente apresentava sinais e sintomas característicos de um quadro de edema agudo de pulmão.
Frente a essa situação, deve solicitar ajuda e, prioritariamente,
Alternativas
Q3225763 Enfermagem
L.E, 62 anos, sexo feminino, com diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), hipertensa, portadora de diabete tipo 2 há 20 anos, em uso de diurético, hipotensores e hipoglicemiantes orais, esteve internada por 5 dias, com diagnóstico de pneumonia. Por ocasião da alta, a prescrição médica incluía, entre outros itens, antibioticoterapia por via oral, o uso de oxigenoterapia suplementar temporária, com fluxo de 3 L/min., até nova avaliação clínica em 30 dias, fisioterapia respiratória e a solicitação da inclusão da paciente no Programa Melhor em Casa (PMeC). Para isso, foi realizada a avaliação da paciente e a aplicação do Instrumento de Avaliação da Elegibilidade e Complexidade da Atenção Domiciliar (IAEC-AD), obtendo-se 10 pontos. Já no domicílio, com a finalidade de analisar a estrutura da família, sua composição, problemas de saúde, situações de risco e padrões de vulnerabilidade, o enfermeiro da equipe iniciou a elaboração do genograma, registrando no prontuário as seguintes informações:



No que diz respeito à oxigenoterapia suplementar temporária, o enfermeiro deve, entre outros itens,
Alternativas
Q3196671 Enfermagem
Constitui uma medida de prevenção da pneumonia associada à ventilação (PAV) a intervenção de 
Alternativas
Q3190184 Enfermagem
Observe os conceitos abaixo descritos, apenas um foi elaborado corretamente, destaque-o:
Alternativas
Q3182248 Enfermagem
Sobre o edema pulmonar, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3182242 Enfermagem
Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), o fumo é responsável por 71% das mortes por câncer de pulmão, 42% das doenças respiratórias crônicas e aproximadamente 10% das doenças cardiovasculares, além de ser fator de risco para doenças transmissíveis, como a tuberculose. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: D
4: D
5: D
6: D
7: C
8: B
9: A
10: E
11: C
12: B
13: A
14: E
15: B
16: A
17: D
18: E
19: D
20: E