Questões de Enfermagem - Drogas Ilícitas para Concurso
Foram encontradas 53 questões
De acordo com a Portaria no 1.028, de 1o de julho de 2005, que determina que as ações que visam à redução de danos sociais e à saúde, decorrentes do uso de produtos, substâncias ou drogas que causem dependência, são ações necessárias na oferta de assistência social e à saúde, quando requeridas pelo usuário ou pelo dependente:
1. o tratamento à dependência causada por produtos, substâncias ou drogas.
2. o diagnóstico da infecção pelo HIV e o tratamento da infecção pelo HIV e da AIDS.
3. a imunização, o diagnóstico e o tratamento das hepatites virais.
4. o diagnóstico e o tratamento das doenças sexualmente missíveis (DST).
5. a orientação para o exercício dos direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal e quaisquer outros relativos à manutenção de qualidade digna da vida.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A equipe de enfermagem, dentro dos serviços de atenção básica em saúde, ao identificar um usuário de drogas em situação de risco por doença coronariana informada por familiares, deve realizar:
A Síndrome de Abstinência Alcóolica (SAA) é um estigma da Síndrome de Dependência Alcoólica (SDA), sendo um indicador da existência de dependência, sinalizando consumo crônico e abusivo. É desencadeada quando o indivíduo diminui ou cessa a ingestão de álcool abruptamente. Sobre isso, assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso.
( ) Os sinais e sintomas mais comuns da SAA são agitação, ansiedade, alterações de humor (irritabilidade, disforia), tremores, náuseas, vômitos, taquicardia, hipertensão arterial, entre outros.
( ) Os objetivos iniciais de desintoxicação são a segurança e o tratamento efetivo da abstinência, isto é, a prevenção de agravamento do quadro com convulsões, alucinações ou a evolução de delirium tremens.
( ) No tratamento farmacológico, deve-se aplicar glicose sem a utilização prévia de tiamina.
( ) Delirium tremens é a forma mais severa da síndrome de abstinência alcoólica. É uma emergência médica que pode apresentar confusão mental e desorientação, tremores grosseiros e instabilidade autossômica.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A abordagem ao consumo de álcool deve ser realizada em todos os adultos durante o acolhimento, nas consultas de rotina, nas visitas domiciliares e em outros momentos possíveis durante a rotina de trabalho do profissional enfermeiro. É realizada por meio do questionamento se a pessoa faz uso de álcool. Caso a resposta seja positiva, deverá ser avaliado o padrão de uso e a gravidade desse por meio dos instrumentos de rastreamento. Um instrumento amplamente utilizado de rastreamento para o consumo de álcool é o AUDIT (Alcohol Use Disorder sIdentification Test/Teste de Identificação de Problemas Relacionados ao Uso de Álcool), é de fácil aplicação e correção e com validação transcultural, incluindo o Brasil. Sobre esse instrumento, analise as afirmações a seguir. Marque V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)A definição de uso de risco é um padrão de consumo de álcool que aumenta o risco de consequências perigosas para quem usa e para os que o cercam, ainda que não tenha acontecido nenhum dano. Uso nocivo ou prejudicial se refere ao padrão de consumo de álcool que resulta em danos físicos, sociais e mentais para a saúde do indivíduo, sem que os critérios para dependência sejam preenchidos. Dependência alcoólica refere-se a um conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos que podem se desenvolver depois do uso repetido do álcool. Estudos indicam que a utilização de apenas 5 a 10 minutos da consulta de rotina para aconselhamento dos usuários de risco de álcool, por profissionais de saúde, consegue reduzir o consumo em 20-30%.
(__)O AUDIT (Alcohol Use DisordersIdentification Test/ Teste de Identificação de Problemas Relacionados ao Uso de Álcool) foi desenvolvido para identificar 04 padrões de uso de álcool, que são: uso de baixo risco; uso de risco; uso prejudicial e provável dependência. As pessoas que pontuam entre 0 e 7 no AUDIT podem se beneficiar com informações sobre o consumo de álcool, os limites de beber de baixo risco e a orientação à saúde em geral. Com pontuação entre 8 e 15, se beneficiariam de orientações básicas que incluem a educação para o uso de álcool e a proposta de estabelecimento de metas para a redução ou abstinência. Entre 16 e 19 pontos, se beneficiariam da educação para o uso de álcool, aconselhamento breve de acordo com a motivação para mudança do padrão de beber e monitoramento regular desse processo. Já as pessoas que pontuam mais de 20 pontos são prováveis portadores de Síndrome de Dependência do Álcool, com indicação de ingresso em tratamento, que pode ser realizado no próprio Centro de Saúde de referência, se necessário, com apoio de profissionais de saúde mental, ou nos Centros de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas (CAPSad), entendendo que o mais importante é a inclusão dessas pessoas em ações que possam reduzir os danos à saúde.
(__)O AUDIT (Alcohol Use DisordersIdentification Test/ Teste de Identificação de Problemas Relacionados ao Uso de Álcool) foi desenvolvido para identificar 04 padrões de uso de álcool. As pessoas que pontuam entre 0 e 5 no AUDIT podem se beneficiar com informações sobre o consumo de álcool, os limites de beber de baixo risco e a orientação à saúde em geral. Com pontuação entre 6 e 10, se beneficiariam de orientações básicas que incluem a educação para o uso de álcool e a proposta de estabelecimento de metas para a redução ou abstinência. Entre 11 e 17 pontos, se beneficiariam da educação para o uso de álcool, aconselhamento breve de acordo com a motivação para mudança do padrão de beber e monitoramento regular desse processo. Já as pessoas que pontuam mais de 17 pontos são prováveis portadores de Síndrome de Dependência do Álcool, com indicação de ingresso em tratamento, que pode ser realizado no próprio Centro de Saúde de referência, se necessário, com apoio de profissionais de saúde mental, ou nos Centros de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas (CAPSad), entendendo que o mais importante é a inclusão dessas pessoas em ações que possam reduzir os danos à saúde.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A maconha é frequentemente consumida na forma de folhas secas, flores e pequenas hastes. Nesse formato, a concentração de THC varia entre 85-90%.
A definição atual de redução de danos está ancorada no conceito mais abrangente de ações e políticas públicas voltadas para a prevenção de danos, a exemplo da estratégia do projeto terapêutico singular (PTS), não restringindo-se ao cuidado de pessoas que tenham problemas com álcool e outras drogas.
Dessa forma, o enfermeiro pode concluir que a droga que causou o estado do paciente foi
Dessa forma, o enfermeiro pode concluir que a droga que causou o estado do paciente foi
Quatro famílias de drogas são detectadas pelo exame do fio de cabelo: anfetamina, conhecida como rebite; cocaína; álcool; e maconha.
Entre as situações que prevêem a interrupção do aleitamento materno, existem aquelas cuja interrupção é temporária, como o consumo de drogas de abuso.
Qual é o tempo correto para a interrupção do aleitamento
materno diante do uso das substâncias abaixo?