Questões de Concurso
Sobre enfermagem em centro cirúrgico em enfermagem
Foram encontradas 1.749 questões
Acerca desses equipamentos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Os desfibriladores são usados em situações de emergência durante o ato cirúrgico, não sendo obrigatórios para as salas de recuperação pós-anestésica, uma vez que o paciente já está estabilizado.
( ) O uso de monitores multiparâmetro é opcional nas salas cirúrgicas, sendo obrigatórios apenas em procedimentos de alta complexidade ou em cirurgias de grande porte.
( ) A sala de recuperação pós-anestésica deve contar com dispositivos de oxigenação suplementar, como máscaras e cânulas nasais, para atender pacientes em pós-operatório imediato.
As afirmativas são, respectivamente,
Nesse sentido, observe os seguintes parâmetros: intensidade relativa (SUAVE); tonalidade relativa (AGUDA); duração relativa (CURTA); e exemplo e localização (COXA). Assinale a alternativa que condiz com os parâmetros anteriormente descritos.
[ ] A investigação do paciente cirúrgico inclui sua história de saúde e exame físico para que sejam identificados os fatores de risco e determinadas as necessidades de orientação e psicossociais do paciente e de sua família, além de auxiliar o enfermeiro a individualizar a investigação pré-operatória.
[ ] A coleta de dados na fase pré-operatória é apenas um procedimento burocrático, pois não interfere na segurança e no bem estar do paciente.
[ ] A avaliação física do paciente oferece dados para as intervenções relacionadas à redução do risco cirúrgico e de potenciais complicações pós-operatórias.
[ ] A coleta de dados na fase pré-operatória inclui avaliações hematológicas, nutricionais, relato de alergias, doenças crônicas, cardiovasculares e respiratórias, uso de álcool, entre outras informações.
Considerando essa temática, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.
( ) A confusão pós-operatória é incomum em idosos, e a dor não aliviada não interfere na confusão mental.
( ) Para monitorar a estabilidade cardiovascular, o enfermeiro monitora e avalia o estado mental do paciente, os sinais vitais, o ritmo cardíaco, a temperatura, a cor e a umidade da pele e o débito urinário.
( ) A hipotensão pode ser causada pela perda de volume circulante.
A sequência correta é
[...] A sala de recuperação pós-anestésica é o local destinado ao atendimento alternativo do paciente, no período que vai desde sua saída da sala de cirurgia (operação) até a recuperação da consciência, eliminação de anestésicos e estabilização dos sinais vitais.
[...] Na sala de recuperação pós-anestésica, são necessários recursos técnicos e recursos humanos especializados que deem suporte para prevenção, detecção e implementação precoce de cuidados específicos.
[...] Para garantir que os pacientes pós-cirúrgicos recebam um atendimento adequado, a sala de recuperação pós-anestésica deverá obedecer a apenas quatro critérios específicos: localização próxima ao centro cirúrgico, temperatura, ventilação e iluminação adequadas.
[...] O dimensionamento da equipe de enfermagem que atua na sala de recuperação pós-anestésica deve ser definido em função do quadro funcional de cada instituição de saúde.
Sobre as fases desse processo, assinale:
1. Pré-operatória.
2. Pré-operatório mediato.
3. Intra-operatória.
4. Recuperação Anestésica.
5. Pós-operatória.
( )Quando o paciente é admitido na sala de recuperação pós-anestésica até o paciente for para o quarto ou enfermaria.
( )É o momento em que o paciente sai da sala cirúrgica, ou seja é admitido na sala de recuperação anestésica até a alta hospitalar e acompanhamento no domicílio.
( )É o momento em que o paciente é recebido na sala cirúrgica até ser admitido para a sala de recuperação pós-anestésica.
( )Momento onde o paciente é submetido à exames para auxiliar na confirmação do diagnóstico para o planejamento cirúrgico, nesse momento o cirurgião faz uma avaliação do estado geral do paciente, podendo também ser realizado o tratamento clínico para diminuir os sintomas e as precauções necessárias para evitar as complicações pós-operatórias.
( )Momento em que o médico e paciente têm a tomada de decisão para o procedimento cirúrgico até sua transferência para a sala de cirurgia.
Assinale a sequência CORRETA:
I. Considerar junto ao anestesiologista o uso de medicamentos reversores do estado de sonolência.
II. Manter o monitoramento de oxigênio, pois o aumento de CO2 pode causar sonolência.
III. Avaliar o paciente quanto a alterações neurológicas de maior gravidade: avaliar pupilas, resposta verbal e motora, entre outros.
IV. Considerar a situação de demora no despertar: “old and cold” – situação do paciente idoso que apresenta hipotermia e sonolência excessiva.
Quais estão corretas?
Durante as etapas do período perioperatório, o enfermeiro desempenha papéis específicos para garantir a segurança e o bem estar do paciente.
Assinale a opção que descreve corretamente uma ação correspondente ao período transoperatório.
A assistência de enfermagem no período pós-operatório requer da equipe conhecimentos sobre os diferentes tipos de drenos, suas finalidades e cuidados essenciais. Sobre os drenos cirúrgicos, associe a descrição ao dreno correspondente:
I. Dreno em T de Kehr II. Dreno de Jackson-Pratt III. Dreno de Penrose IV. Dreno de sucção (Porto-VAC)Assinale a alternativa com a sequência correta:
( ) Também denominado de “dedo de luva”, consiste em um sistema de drenagem aberta, utilizado com mais frequência em feridas supurativas, cujo fluido da drenagem é viscoso e não consegue ser drenado através de drenos tubulares.( ) É específico para a drenagem de vias biliares.
( ) Confeccionado de polivinil cloreto ou silicone, com uma “sanfona” externa que mantém uma pressão negativa.
( ) Possui sistema tubular de silicone de drenagem fechado e conectado a um reservatório/coletor que se assemelha a uma granada ou bulbo.
Assinale a afirmativa que representa uma prática a ser aplicada na situação descrita.