Questões de Concurso Sobre enfermagem em centro cirúrgico em enfermagem

Foram encontradas 1.590 questões

Q3106733 Enfermagem
Dentre as complicações operatórias, a que está caracterizada pela diminuição do fluxo sanguíneo adequado à manutenção da perfusão tecidual denomina-se:
Alternativas
Q3106722 Enfermagem
Sobre os cuidados de enfermagem, numa sala de recuperação pós-anestésica, analise as afirmativas e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

I. Manter a cabeça do paciente lateralizada.
II. Estimular o paciente a tossir e a respirar profundamente nos primeiros minutos pós-cirúrgico.
III. Registrar e observar o paciente continuamente.
IV. Manipular lentamente o paciente, prevenindo alterações cardiovasculares.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.
Alternativas
Q3088499 Enfermagem
Na atenção ao paciente pré-cirúrgico, a equipe de enfermagem é responsável pelo seu preparo, estabelecendo e desenvolvendo diversas ações de cuidados de enfermagem, de acordo com a especificidade da cirurgia. Esses cuidados, por sua vez, são executados de acordo com conhecimentos especializados, para atender às necessidades advindas do tratamento cirúrgico.
(CHRISTÓFORO; CARVALHO, 2009.)
Em relação ao cuidado pré-cirúrgico, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Providenciar a assinatura do termo de consentimento, autorizando o hospital a realizar o procedimento.
( ) Verificar anormalidades no curativo, como secreção e presença de sangramento.
( ) Explicar aos familiares sobre a cirurgia proposta, como o paciente retornará da sala operatória e a importância em apoiá-lo nesse período.
( ) Promover movimentação ativa, passiva e deambulação.
( ) Explicar ao paciente sobre a cirurgia, o tipo de anestesia, e os exames que, porventura, forem necessários; salientar a importância de sua colaboração durante os procedimentos.

A sequência está correta em 
Alternativas
Q3088211 Enfermagem
Sobre os cuidados de enfermagem nas cirurgias, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) As orientações pré-operatórias e os cuidados da equipe de enfermagem minimizam a ocorrência de problemas antes do procedimento cirúrgico e que podem acarretar complicações durante e após a cirurgia.

( ) As cirurgias cardíacas são compreendidas como procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, que exigem observação contínua da equipe de enfermagem e a prestação de cuidados que visam minimizar possíveis complicações, como alterações dos níveis pressóricos, arritmias e isquemias.

( ) As cirurgias torácicas exigem cuidados específicos no pós-operatório tais como: mobilização precoce, fisioterapia motora e respiratória. A equipe de enfermagem contribui realizando esforços para mobilidade precoce, como sentar-se fora do leito e caminhar pela unidade de internação independente da condição clínica do paciente.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.
Alternativas
Q3088210 Enfermagem
Sobre o processo de cuidar de enfermagem no período pós-operatório, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) A permanência do paciente na recuperação anestésica objetiva avaliar alguns aspectos, como: estabilidades dos sinais vitais, orientação do paciente no tempo e espaço, retorno das funções sensoriais e motoras.

( ) A dor aguda é um dos desconfortos mais frequentes no paciente em recuperação anestésica, e, entre as atividades a serem realizadas pela equipe de enfermagem, inclui-se o controle da dor pós-operatória.

( ) As náuseas e vômitos no pós-operatório (NVPO) são desconfortos que podem promover riscos, como a broncoaspiração, pneumonia aspirativa, desidratação, entre outros.

( ) A hipotermia leve é um evento que pode apresentar os seguintes sinais e sintomas: tremores, inquietação, extremidades cianóticas, pálidas e frias.



Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.
Alternativas
Q3088209 Enfermagem
A assistência de enfermagem nos períodos pré, trans e pós-operatório requer segurança do paciente e qualidade do cuidado perioperatório.
Sobre as boas práticas com o paciente cirúrgico no momento transoperatório, analise as assertivas abaixo:

I. O check list de cirurgia segura ou lista de verificação da segurança cirúrgica deve ser aplicada em três momentos cirúrgicos: antes da indução anestésica, antes da incisão cirúrgica e antes da saída da sala de operação.

II. A contagem e o adequado controle de itens cirúrgicos não influencia na segurança do processo cirúrgico e na redução do risco de ocorrência de eventos adversos.

III. A antissepsia cirúrgica ou preparo pré-operatório das mãos constitui uma medida importante dentre outras, para a prevenção da infecção de sítio cirúrgico.



Está CORRETO o que se afirma em 
Alternativas
Q3085201 Enfermagem
Quanto à promoção da segurança do paciente em ambiente cirúrgico, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3085196 Enfermagem
Em relação à enfermagem perioperatória, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3082297 Enfermagem
Em pacientes submetidos aos procedimentos cirúrgicos, a assistência de enfermagem visa garantir a plena recuperação, segurança e o bem-estar do paciente cirúrgico e de sua família. Uma das ferramentas utilizadas para a avaliação do estado fisiológico dos pacientes submetidos ao procedimento anestésico-cirúrgico, em sala de recuperação pós-anestésica, (SRPA), é: 
Alternativas
Q3081910 Enfermagem
O período pré-operatório de cirurgia eletiva inicia no momento em que o paciente toma a decisão por prosseguir com a intervenção cirúrgica e termina com a sua transferência para a mesa cirúrgica. Nesse período, a atenção dispensada ao paciente deve ocorrer de forma planejada, individualizada, baseada em evidências científicas, de acordo com o tipo de cirurgia que será realizada e a rotina implementada na instituição, observando-se o tempo disponível entre a internação e a cirurgia.
(SENA; NASCIMENTO; MAIA, 2013.)

Sobre os cuidados pré-operatórios, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A admissão do paciente no pré-operatório imediato inicia uma hora antes do procedimento cirúrgico.
( ) O paciente é orientado no dia anterior sobre o horário da cirurgia; a tomar o banho pela manhã, ou antes da cirurgia; a não lavar o cabelo; a aplicar o degermante no local; e, colocar a camisola aberta nas costas.
( ) No dia da cirurgia é feita a higiene no sítio operatório. O esvaziamento vesical deve ocorrer uma hora antes e tricotomia duas horas antes; afirma-se que não é recomendado o uso de gilete, e sim, do tricomotizador e o mais próximo possível do horário da cirurgia.
( ) Verifica-se que o termo de consentimento da cirurgia está assinado e, caso não esteja, solicita-se que o assine; verifica-se os sinais vitais, se o paciente está em jejum, se tem pré-anestésico para ser feito na unidade.

A sequência está correta em 
Alternativas
Q3081216 Enfermagem
A atuação do enfermeiro no Centro Cirúrgico é essencial para a promoção da segurança do paciente.

Sobre as boas práticas recomendadas no Protocolo de cirurgia segura, leia as assertivas abaixo:

I. A lista de verificação da segurança cirúrgica ou checklist de cirurgia segura deve ser aplicada em três momentos cirúrgicos: antes da indução anestésica, antes da incisão cirúrgica e antes da saída da sala de operação.

II. Para a implementação da lista de verificação da segurança cirúrgica ou checklist de cirurgia segura, é necessário que um único profissional seja responsável pela sua aplicação, e este não deve impedir que a equipe progrida para a próxima fase, independente de seu nível de atendimento satisfatório.

III. O protocolo de cirurgia segura recomenda a implementação de práticas seguras para a prevenção de retenção não intencional de objetos após a realização de procedimento cirúrgico em serviços de saúde.

IV. A confirmação da efetividade da esterilização de produtos para saúde (PPS) está incluída entre as condutas de segurança cirúrgica e, para tal, são obrigatórias, no rótulo de identificação da embalagem do pacote esterilizado, informações mínimas, como nome do produto, número do lote, data da esterilização, data limite de uso, método de esterilização.


Estão CORRETAS
Alternativas
Q3079766 Enfermagem
As derivações urinárias foram descritas no século 19, mas se tornaram comuns no ambiente urológico apenas no século 20, e têm como principal objetivo drenar a urina sob baixa pressão, para não ocorrerem danos aos rins. As estomias urinárias não são causas ou diagnósticos, mas sequelas ou consequências do tratamento de determinadas doenças ou traumas. Essa classificação da derivação urinária dá-se de acordo com a posição anatômica, como por exemplo, aquela que deriva da bexiga. Estamos falando da
Alternativas
Q3079765 Enfermagem
A estomia respiratória, traqueostomia (TQT) é procedimento cirúrgico da traqueia com o propósito de estabelecer uma via respiratória, que pode ser definitiva ou transitória. A respeito da TQT é correto afirmar que

I o tamanho das cânulas de TQT tem padrão único, sendo ajustado pelo tamanho da estomia feita no paciente, podendo ser necessária a utilização de cânulas com balonetes ou cuff.
II usar gaze para evitar o contato da pele com a cânula de traqueostomia, pode auxiliar na prevenção de lesões cutâneas.
III higienizar a pele do pescoço, em contato com o cadarço de fixação, com água e sabão pelo menos uma vez ao dia é um cuidado de enfermagem.
IV a literatura orienta evitar a utilização de cânulas metálicas, devido à baixa biocompatibilidade, à constituição rígida, à ausência de balonete.

Dos itens anteriormente mencionados, estão corretos
Alternativas
Q3079224 Enfermagem

O uso de drenos em feridas é frequente em situações de pós-operatórios ou em casos em que a drenagem é necessária devido a presença de processos infecciosos ou ao acúmulo de líquidos intracavitários. Associe a figura ao tipo de dreno e assinale a alternativa que apresenta a correta associação: 


1.

Imagem associada para resolução da questão


2. 

Imagem associada para resolução da questão


3.

Imagem associada para resolução da questão


A. Dreno de sucção de sistema fechado.

B. Dreno de Penrose.

C. Dreno de tórax.

Alternativas
Q3070416 Enfermagem
Durante uma cirurgia abdominal programada, o técnico de enfermagem observa que um dos campos cirúrgicos está úmido devido a vazamento de solução estéril. A primeira ação do técnico de enfermagem deverá ser:
Alternativas
Q3068029 Enfermagem
Entre as principais medidas para uma cirurgia segura e para prevenir as infecções de sítio cirúrgico estão: 
Alternativas
Q3059018 Enfermagem
O protocolo para Cirurgia Segura deverá ser aplicado em todos os locais dos estabelecimentos de saúde em que sejam realizados procedimentos, quer terapêuticos, quer diagnósticos, que impliquem em incisão no corpo humano ou em introdução de equipamentos endoscópios, dentro ou fora de centro cirúrgico, por qualquer profissional de saúde. Considerando o Protocolo de Cirurgia o profissional de saúde (médico ou profissional da enfermagem), que esteja participando da cirurgia e seja o responsável por conduzir a aplicação da lista de verificação, de acordo com diretrizes da instituição de saúde é denominado de:
Alternativas
Q3058817 Enfermagem
A enfermagem desempenha um papel importante na prevenção de infecções de sítio cirúrgico, atuando em todas as fases do cuidado ao paciente, desde o pré-operatório até o pós-operatório. A equipe de enfermagem destaca-se na educação do paciente e da equipe sobre medidas preventivas, visando garantir uma recuperação segura e sem complicações, reforçando o compromisso da enfermagem com a excelência no cuidado e a promoção da saúde. Trata-se de medida de prevenção e controle de infecção de sítio cirúrgico no período pós-operatório: 
Alternativas
Q3055206 Enfermagem
As estomias referem-se a uma abertura de um órgão ou víscera oca para o meio externo e são realizadas por meio de intervenções cirúrgicas no sistema digestório, vias urinárias ou respiratória.; podendo ser temporárias (após um tempo pré-determinado serão fechadas por meio de nova intervenção cirúrgica) ou definitivas (a pessoa conviverá com ela durante sua vida). De acordo com o tipo de estomia, a cecostomia é um estoma realizado no trato:
Alternativas
Q3053801 Enfermagem
A ferida operatória rompe a integridade da pele e sua função protetora, e a exposição dos tecidos internos aos patógenos no ambiente coloca o paciente em risco de infecção. Sobre a classificação de feridas, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Ferida limpa. (2) Ferida contaminada. (3) Ferida infectada.

( ) Inflamação não purulenta; derramamento bruto de conteúdo do trato gastrointestinal, entrada em via biliar ou do trato geniturinário na presença de bile ou urina infectada. ( ) Eletiva, não traumática, fechada. Não foram atingidos os tratos respiratório, digestivo, genital ou urinário. ( ) Inflamação purulenta; perfuração pré-operatória dos tratos respiratório, gastrointestinal, biliar ou geniturinário.
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: C
4: C
5: B
6: A
7: E
8: C
9: C
10: D
11: D
12: D
13: B
14: C
15: A
16: D
17: A
18: C
19: C
20: A