Questões de Concurso Sobre epidemiologia e vigilância epidemiológica em enfermagem

Foram encontradas 2.393 questões

Q3296988 Enfermagem
A hanseníase acomete pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade. Entretanto, é necessário um longo período de exposição à bactéria, sendo que apenas uma pequena parcela da população infectada realmente adoece. Não é considerado como sinal ou sintoma dessa doença:
Alternativas
Q3277558 Enfermagem
As doenças imunopreveníveis são aquelas que podem ser evitadas por meio da vacinação. Os imunizantes estimulam o sistema imune a produzir uma resposta específica contra agentes infecciosos. Dessa forma, criase uma memória imunológica que permite ao corpo responder rapidamente em caso de exposição ao vírus, bactéria ou parasita causador da enfermidade.
A respeito das doenças imunopreveníveis, assinale:

1. Rubéola.
2. Sarampo.
3. Caxumba.
4. Hepatite B
5. Coqueluche.

( )É uma doença infecciosa, que compromete o aparelho respiratório (traqueia e brônquios) e se caracteriza por ataques de tosse seca. É transmitida por tosse, espirro ou fala de uma pessoa contaminada. Em crianças com menos de seis meses, apresenta-se de forma mais grave e pode levar à morte.
( )É uma doença muito contagiosa, causada por um vírus que provoca febre alta, tosse, coriza e manchas avermelhadas pelo corpo. É transmitida de pessoa a pessoa por tosse, espirro ou fala, especialmente em ambientes fechados. Facilita o aparecimento de doenças como a pneumonia e diarreias e pode levar à morte, principalmente em crianças pequenas.
( )É uma doença muito contagiosa, provocada por um vírus que atinge principalmente crianças e provoca febre e manchas vermelhas na pele, começando pelo rosto, couro cabeludo e pescoço, se espalhando pelo tronco, braços e pernas. É transmitida pelo contato direto com pessoas contaminadas.
( )É uma doença viral, caracterizada por febre e aumento de volume de uma ou mais glândulas responsáveis pela produção de saliva na boca (parótida) e, às vezes, de glândulas que ficam sob a língua ou a mandíbula (sub-linguais e submandibulares).
( ) É uma doença causada por um vírus e que provoca mal-estar, febre baixa, dor de cabeça, fadiga, dor abdominal, náuseas, vômitos e aversão a alguns alimentos. É uma doença grave, porque pode levar a uma infecção crônica (permanente) do fígado e, na idade adulta, levar ao câncer de fígado.

Assinale a sequência CORRETA: 
Alternativas
Q3275375 Enfermagem
Em relação às arboviroses dengue, chikungunya e zika, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3275373 Enfermagem

Em relação à vigilância da mortalidade materna e infantil, analise as assertivas abaixo: 


I. Envolve busca ativa, notificação, investigação, análise e monitoramento de óbitos.


II. Tem como finalidade aumentar a integridade e a qualidade do registro da notificação de eventos no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).


III. O Termo “Óbito Infantil” refere-se ao óbito ocorrido em crianças nascidas vivas em qualquer momento desde o nascimento até 1 ano de idade incompleto.


IV. O termo “Morte Materna” refere-se à morte de uma mulher durante a gestação ou até 42 dias após o término da gestação, independentemente da duração ou localização da gravidez.



Quais estão corretas?

Alternativas
Q3275372 Enfermagem
A introdução de um novo imunobiológico no Programa Nacional de Imunizações (PIN) e o estabelecimento de novos grupos populacionais são decisões respaldadas em bases técnicas e científicas. São fatores relevantes na avaliação de introdução de um novo imunobiológico no Programa, EXCETO:
Alternativas
Q3275371 Enfermagem
No contexto da avaliação e gestão do risco em organizações de saúde, as infecções associadas aos cuidados de saúde (IACS) são um desafio significativo. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FUNDATEC Órgão: IF-AM Prova: FUNDATEC - 2025 - IF-AM - Enfermeiro |
Q3273634 Enfermagem
No contexto da atenção à hanseníase, o Ministério da Saúde estabelece o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da hanseníase. Sobre as recomendações desse protocolo, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3266136 Enfermagem
O óbito materno é um problema de saúde pública significativo que gera impactos profundos em várias esferas da sociedade, afetando diretamente a família, a comunidade e o sistema de saúde. Em relação a essa temática, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Todo óbito de mulher em idade fértil (10 a 49 anos) deve ser investigado quanto à sua ocorrência dentro do ciclo gravídico-puerperal e deverá ser analisado quanto à sua classificação como óbito materno ou não.

( ) A morte materna é causada por qualquer fator relacionado ou agravado pela gravidez ou por medidas tomadas em relação a ela.

( ) A morte materna tardia é a morte de mulheres por causas obstétricas no período maior de 42 dias e menor de 6 meses após o término da gravidez.

( ) Morte materna não obstétrica é resultante de causas incidentais ou acidentais durante o ciclo gravídico-puerperal.



A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3243249 Enfermagem
A Vigilância em Saúde engloba ações integradas voltadas à prevenção, controle e monitoramento de doenças e agravos à saúde. Ela abrange campos como Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental, Vigilância da Saúde do Trabalhador e Vigilância Sanitária. No que se refere a vigilância sanitária, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Cabe à vigilância sanitária desenvolver um conjunto de ações relacionadas aos seguintes bens, produtos e serviços.

I. Alimentos, inclusive bebidas, águas envasadas, seus insumos, suas embalagens, aditivos alimentares, limites de contaminantes orgânicos, resíduos de agrotóxicos e de medicamentos veterinários.
II. Medicamentos de uso humano, suas substâncias ativas e demais insumos, processos e tecnologias.
III. Cosméticos, produtos de higiene pessoal e perfumes.
Alternativas
Q3241038 Enfermagem
Durante a pandemia de COVID-19, o planejamento e a organização dos serviços de enfermagem foram fundamentais para o funcionamento das unidades hospitalares e a otimização de recursos. Esse processo exigiu a definição clara de funções, a distribuição de tarefas e o monitoramento constante. Analise as afirmativas abaixo sobre a administração do serviço de enfermagem e marque com (V) para alternativas verdadeiras e (F) para as falsas.

(__) O planejamento é a etapa inicial e visa estabelecer objetivos claros e estratégias para alcançá-los.
(__) A organização dos serviços inclui a distribuição de tarefas de forma aleatória, sem considerar a especialização dos profissionais.
(__) O comando é o processo de liderança, orientação e supervisão da equipe de enfermagem para alcançar os objetivos propostos.
(__) A avaliação do serviço de enfermagem deve ser realizada apenas ao final do processo para evitar interferências nos resultados.

A sequência correta.
Alternativas
Q3241035 Enfermagem
A análise epidemiológica de doenças crônicas considera os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) como fatores críticos, utilizando métodos estatísticos avançados para guiar políticas públicas. Com base nesse contexto, analise as alternativas abaixo e assinale a correta. 
Alternativas
Q3239302 Enfermagem
Uma equipe de pesquisadores realizou um estudo epidemiológico para avaliar a associação entre a exposição ocupacional, a radiação ionizante e o desenvolvimento de câncer em trabalhadores da saúde. O estudo acompanhou um grupo de trabalhadores expostos e outro grupo não exposto durante 10 anos, analisando a incidência de câncer hematológico em ambos os grupos.
Com base nessa descrição, assinale a opção que indica o tipo de estudo epidemiológico correspondente.  
Alternativas
Q3231302 Enfermagem
Durante uma visita domiciliar, um Técnico de Enfermagem compartilha relatos de diarreia em vários moradores da mesma comunidade. O profissional orientou-se sobre a coleta adequada de amostras, o uso de medidas preventivas como a fervura da água e a higienização correta das mãos, além de fortalecer a importância de informar sinais de gravidade à equipe de vigilância epidemiológica. Assim, assinale a alternativa que apresenta as medidas de saúde pública e/ou vigilância epidemiológica correta.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: VUNESP Órgão: UNESP Prova: VUNESP - 2025 - UNESP - Enfermeiro |
Q3222657 Enfermagem

Em 2024, ocorreu um avanço nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional, que ampliou a proteção do trabalhador na sua relação com o processo de trabalho.


Esse avanço foi

Alternativas
Q3221885 Enfermagem

Na vigilância epidemiológica hospitalar, o conceito de "taxa de incidência" refere-se a _____________ . 


Assinale a alternativa que apresenta o conceito correto de "taxa de incidência", completando a lacuna acima.

Alternativas
Q3221483 Enfermagem
Analise os itens e posteriormente assinale a alternativa correta:

I - ERRADICAR significa acabar com a circulação de uma doença no mundo inteiro.
II - ELIMINAR é quando uma doença não existe mais em uma região específica, sendo necessária a manutenção de medidas de prevenção e controle.
Alternativas
Q3221479 Enfermagem
Indicador de saúde que mede a frequência de casos de uma doença em uma população; é calculado a partir do número de pessoas com a condição patológica em relação ao total da população:
Alternativas
Q3221458 Enfermagem
Assinale a alternativa que caracteriza a “taxa de morbidade”.
Alternativas
Q3221073 Enfermagem
Quando a doença foi totalmente erradicada: 
Alternativas
Q3221071 Enfermagem
Preencha a lacuna com a alternativa correta:
Muitas doenças são consideradas ___________, quando acontecem com mais frequência em uma determinada estação do ano.
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: B
4: E
5: A
6: E
7: C
8: B
9: E
10: A
11: A
12: D
13: C
14: D
15: A
16: A
17: B
18: C
19: D
20: D