Questões de Concurso
Sobre fisiologia do sistema genito urinário em enfermagem
Foram encontradas 77 questões
Fonte: Montenegro, Carlos Antonio Barbosa, Rezende obstetrícia fundamental. 13. ed. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. Disponível em: < https://shalomtreinamentos.com.br/wpcontent/uploads/2023/06/RezendeObstetricia-Fundamental-13_a-edicao.pdf >.)
I - O cateterismo vesical divide-se em dois modelos: intermitente e de demora.
II – A cateterismo de demora é indicado para retenção urinária aguda, exploração uretral e instilação de medicamentos. Já o cateterismo intermitente é mais utilizado em casos de obstrução do fluxo da urina, derivada de cirurgias ou ferimentos.
Vários pontos do corpo podem ser usados para mensurar a frequência do pulso. O pulso ___________ pode ser localizado, com auxílio do estetoscópio, entre o 4º e 5º espaços intercostais, na linha clavicular média esquerda.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
As manifestações clínicas dependem da existência de obstrução, infecção e edema. Marque a alternativa que apresenta as orientações de enfermagem para promoção dos cuidados domiciliar e comunitário relacionados a essas condições.
I.Na urofluxometria, registram-se as pressões exercidas durante o enchimento e o esvaziamento da bexiga urinária para avaliar sua função.
II.Na cistometrografia, registra-se o volume de urina que passa pela utretra por unidade de tempo, avaliando, assim, a possibilidade de obstrução da micção.
III.Para realizar a cistometrografia, um pequeno cateter é inserido na bexiga pela uretra, sendo que o volume residual deve ser medido se o paciente tiver urinado recentemente e o cateter for deixado no lugar.
É correto o que se afirma em:
Durante a fase ativa do trabalho de parto, a dilatação cervical se torna mais rápida e regular, culminando em cerca de 10 centímetros de dilatação na fase de transição. Nesse estágio, o colo do útero atinge sua dilatação máxima, possibilitando que a cabeça do bebê transite pelo canal de parto para o nascimento. A completa dilatação cervical representa um dos indicadores mais significativos de progresso no trabalho de parto, marcando a transição para a fase de expulsão, onde ocorre o nascimento do bebê.

Infecção do Trato Urinário (ITU) é responsável por 35 a 45% de todas as infecções adquiridas no hospital, sendo essa a causa mais comum de infecção nosocomial. Entre os pacientes que são hospitalizados, mais de 10% são expostos temporariamente à cateterização vesical de demora, o fator isolado mais importante que predispõe esses pacientes à infecção. Considerando as informações sobre a ITU e as medidas de prevenção relacionadas ao cateter vesical de demora, qual é a alternativa que indica o protocolo da SCIH?
Nesse caso, o paciente apresenta
Um usuário buscou o serviço de saúde com os seguintes sinais e sintomas: disúria; hematúria; dor de início insidioso, geralmente nas costas, na região paravertebral lombar, habitualmente unilateral; que irradia para os flancos, fossa ilíaca e bolsa escrotal; além de apresentar piora progressiva, especialmente em sua intensidade, chegando a níveis muito intensos, acompanhada de palidez cutânea, sudorese, taquicardia, náuseas, vômitos e até diarreia; e não apresenta melhora com a mudança de postura ou decúbito.
De qual condição clínica aguda, esses achados são característicos?
Julgue o item a seguir.
O útero apresenta três partes: o corpo, fundo e colo. O
corpo do útero se constitui na maior parte desse órgão e
se volta para cima. O fundo do útero se constitui na
parede superior do órgão, delimitado pelas emergências
das tubas uterinas de cada lado. O colo do útero é o
estreitamento inferior do órgão.