A infecção do trato urinário (ITU) é uma das causas prevale...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2250653 Enfermagem
A infecção do trato urinário (ITU) é uma das causas prevalentes de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS) de grande potencial preventivo, visto que a maioria está relacionada à cateterização vesical. Assinale a alternativa que não condiz com cuidados, os quais o técnico de enfermagem deverá observar para prevenir tal contaminação. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Conforme Guia Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde da ANVISA, a infecção do trato urinário é uma das causas prevalentes de infecções relacionadas à assistência à saúde de grande potencial preventivo, visto que a maioria está relacionada à cateterização vesical

A) Correta - As principais medidas de prevenção de infecção do trato urinário associada a cateter vesical ANVISA  são:  Limpar rotineiramente o meato uretral com soluções antissépticas é desnecessário, mas a higiene rotineira do meato é indicada.

B) Correta - As principais medidas de prevenção de infecção do trato urinário associada a cateter vesical de demora da ANVISA  são:   Manuseio correto do cateter: Manter o fluxo de urina desobstruído.

C) Correta - As principais medidas de prevenção de infecção do trato urinário associada a cateter vesical de demora da ANVISA são:  Manuseio correto do cateter:  Manter o sistema de drenagem fechado e estéril.

D) Incorreta- A questão solicita a alternativa incorreta sobre o que não condiz com cuidados, os quais o técnico de enfermagem deverá observar para prevenir contaminação no cateterismo vesical. A alternativa propõe  fechar previamente o cateter antes da sua remoção, estando incorreta, conforme Guia Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde da ANVISA, não é necessário fechar previamente o cateter antes da sua remoção.

E) Correta  - As principais medidas de prevenção de infecção do trato urinário associada a cateter vesical de demora da ANVISA são:  Manuseio correto do cateter: Manter sempre a bolsa coletora abaixo do nível da bexiga.

Gabarito: Letra D


ANVISA. Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. Disponível em: https://www.saudedireta.com.br/docsupload/1385982605Modulo%204%20Medidas%20de%20Prevencao%20de%20IRA%20a%20Saude_parte_001.pdf.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa D - "Fechar previamente o cateter antes da sua remoção" é a opção incorreta em relação aos cuidados que um técnico de enfermagem deve ter para prevenir a infecção do trato urinário relacionada à cateterização vesical. Não se deve fechar o cateter urinário antes da remoção, pois isso interrompe o fluxo de urina e pode causar a retenção de urina na bexiga, criando um ambiente propício para a proliferação de bactérias e potencialmente aumentando o risco de infecção. As outras alternativas mencionam cuidados preventivos adequados: A - Higiene do meato urinário reduz a colonização por bactérias patogênicas. B - Um fluxo de urina desobstruído evita o acúmulo de urina, diminuindo o risco de infecção. C - Um sistema de drenagem fechado e estéril mantém um ambiente livre de contaminação. E - Manter a bolsa coletora abaixo do nível da bexiga evita o refluxo de urina, que pode levar a infecções. Portanto, é importante enfatizar que a manutenção de um sistema fechado e a prevenção de refluxo são fundamentais para evitar ITUs em pacientes com cateteres.

LETRA D

conforme Guia Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde da ANVISA, não é necessário fechar previamente o cateter antes da sua remoção.

@enfaconcursos

toktok

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo