Questões de Concurso
Comentadas sobre fisiologia do sistema genito urinário em enfermagem
Foram encontradas 69 questões
As manifestações clínicas dependem da existência de obstrução, infecção e edema. Marque a alternativa que apresenta as orientações de enfermagem para promoção dos cuidados domiciliar e comunitário relacionados a essas condições.
I.Na urofluxometria, registram-se as pressões exercidas durante o enchimento e o esvaziamento da bexiga urinária para avaliar sua função.
II.Na cistometrografia, registra-se o volume de urina que passa pela utretra por unidade de tempo, avaliando, assim, a possibilidade de obstrução da micção.
III.Para realizar a cistometrografia, um pequeno cateter é inserido na bexiga pela uretra, sendo que o volume residual deve ser medido se o paciente tiver urinado recentemente e o cateter for deixado no lugar.
É correto o que se afirma em:
Durante a fase ativa do trabalho de parto, a dilatação cervical se torna mais rápida e regular, culminando em cerca de 10 centímetros de dilatação na fase de transição. Nesse estágio, o colo do útero atinge sua dilatação máxima, possibilitando que a cabeça do bebê transite pelo canal de parto para o nascimento. A completa dilatação cervical representa um dos indicadores mais significativos de progresso no trabalho de parto, marcando a transição para a fase de expulsão, onde ocorre o nascimento do bebê.
Nesse caso, o paciente apresenta
Um usuário buscou o serviço de saúde com os seguintes sinais e sintomas: disúria; hematúria; dor de início insidioso, geralmente nas costas, na região paravertebral lombar, habitualmente unilateral; que irradia para os flancos, fossa ilíaca e bolsa escrotal; além de apresentar piora progressiva, especialmente em sua intensidade, chegando a níveis muito intensos, acompanhada de palidez cutânea, sudorese, taquicardia, náuseas, vômitos e até diarreia; e não apresenta melhora com a mudança de postura ou decúbito.
De qual condição clínica aguda, esses achados são característicos?
Julgue o item a seguir.
O útero apresenta três partes: o corpo, fundo e colo. O
corpo do útero se constitui na maior parte desse órgão e
se volta para cima. O fundo do útero se constitui na
parede superior do órgão, delimitado pelas emergências
das tubas uterinas de cada lado. O colo do útero é o
estreitamento inferior do órgão.
Coluna 1
(1)Esforço.
(2)Urgência.
(3)Sobrefluxo.
(4)Funcional.
Coluna 2
(__)Escape de urina relacionado com a incapacidade para usar o vaso sanitário por dano da função cognitiva ou física, falta de disposição psicológica ou barreiras no ambiente.
(__)Escape involuntário de urina (quase sempre em pequenas quantidades) com aumentos da pressão intra-abdominal (p.ex., tosse, risos ou exercício).
(__)Escape de urina (quase sempre em pequenas quantidades) secundária a esforço mecânico sobre a bexiga distendida ou por outros efeitos da retenção urinária e a função esfincteriana.
(__)Extravasamento de urina (quase sempre volumes grandes, ainda que seja variável) pela incapacidade para retardar a micção após perceber a sensação de plenitude vesical.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Considerando-se as práticas validadas pela literatura e pela legislação para assistência e atenção ao paciente e à coletividade, julgue o item subsequente.
Volumes residuais excessivos de urina na bexiga após a
micção, maiores que 100 mL, têm associação significativa a
risco de infecção.
Com referência a noções gerais de anatomia, fisiologia e histologia humana, julgue o item que se segue.
As glândulas bulbouretrais são responsáveis por secretar a
maior parte do volume do sêmen.
Sobre cateterismo vesical, leia as afirmações abaixo:
I. O cateterismo vesical ou cateterismo de vias urinárias é um procedimento invasivo que tem por finalidade alcançar a luz da bexiga, com o objetivo de esvaziá-la, determinar urina residual em casos de bexiga neurogênica, monitorar débito urinário e, ainda, de colher urina em técnica asséptica para exames.
II. Pode ser considerado cateterismo vesical de alívio, quando o cateter é retirado logo após o procedimento ou realizado de forma intermitente, ou ainda, cateterismo vesical de demora, quando é necessária a manutenção de cateter uretral na bexiga por um período de tempo maior.
III. Os riscos associados ao cateterismo vesical de alívio podem ocorrer tanto com pacientes quanto com profissionais que executam o cuidado. Em relação aos riscos para pacientes, os mais comuns são infecções do trato urinário, trauma das vias urinárias, riscos de posicionamento como fraturas e quedas.
IV. Quanto ao aspecto técnico-científico, todas as categorias profissionais de enfermagem estão aptas ao preparo do material, posicionamento do paciente durante o procedimento, destino final ao material após o atendimento, mas somente o Enfermeiro está apto e possui competência técnica e científica para realizar o procedimento.
Está CORRETO o que se afirma em apenas.
Com base nesse caso hipotético, é correto afirmar que o termo técnico a ser utilizado é