Questões de Enfermagem - Fisiologia do Sistema Respiratório para Concurso

Foram encontradas 126 questões

Q2544942 Enfermagem
Considera-se dispneia como sintoma alarme multifatorial que pode ter diversos mecanismos fisiopatológicos, entre os quais, pulmonar, cardiogênico e psicológico. É importante elucidar, também, o conceito de taquipneia que é definida como a elevação do número de incursões respiratórias (ir) por minuto (m), sendo o principal sinal indicativo de pneumonia na infância. Segundo as Diretrizes Brasileiras em pneumonia adquirida na comunidade pediátrica, para considerarmos a taquipneia em crianças maiores de 8 anos e adultos, o valor de referência é
Alternativas
Q2540280 Enfermagem
Assinale a alternativa que corresponde ao gás cujo nível sanguíneo é mensurado por meio de um “oxímetro de pulso” (saturação):
Alternativas
Q2531910 Enfermagem
Julgue o item a seguir. 
A parada cardiorrespiratória, também chamada de parada cardíaca, é a perda súbita e inesperada da função cardíaca, da respiração e da consciência. Não deve ser confundido com um ataque cardíaco, que é o nome popular do infarto agudo do miocárdio. 
Alternativas
Q2531854 Enfermagem
Julgue o item a seguir. 
Os sinais de um infarto geralmente incluem dor intensa no centro do peito, que pode durar mais do que alguns minutos ou ocorrer de forma intermitente. Além disso, é comum sentir dor ou desconforto nos membros superiores, como um ou ambos os braços, costas, estômago, pescoço ou mandíbula. Falta de ar, que pode ou não estar acompanhada de dor no peito, também é um sintoma frequente. Outros sinais podem incluir tontura, sudorese, indigestão ou náusea.
Alternativas
Q2507858 Enfermagem
A aspiração de orofaringe ou nasofaringe pode ser realizada em pacientes adultos com acúmulo de secreções nas vias superiores, com tosse ineficaz ou dificuldade para tossir. Em relação ao procedimento de aspiração de nasofaringe, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Introduza a sonda por uma das narinas cerca de 16cm, da ponta do nariz à base da orelha, e retire-a com movimentos rotatórios e aplicando vácuo.
( ) Nunca remova o oxigênio se o paciente estiver o utilizando.
( ) Não dê intervalos para o paciente tossir, pois pode atrapalhar o processo.
( ) Repita o procedimento até reduzir a quantidade de secreção. Se o paciente sentir náuseas ou mal-estar, retire a sonda e ligue o oxigênio.
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: C
5: C