Questões de Concurso Sobre fisiologia do sistema respiratório em enfermagem

Foram encontradas 141 questões

Q3130365 Enfermagem
Durante o atendimento ao paciente na unidade de classificação de risco, o enfermeiro observa que ele apresenta a frequência respiratória irregular – períodos de apneia alternados com respirações profundas regulares que param subitamente por intervalos curtos. Essa anormalidade na frequência e no ritmo respiratório, é denominada de respiração
Alternativas
Q3124412 Enfermagem

Vários pontos do corpo podem ser usados para mensurar a frequência do pulso. O pulso ___________ pode ser localizado, com auxílio do estetoscópio, entre o 4º e 5º espaços intercostais, na linha clavicular média esquerda.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Alternativas
Q3124410 Enfermagem
Paciente adulto, hospitalizado em clínica médica, relata para o médico que teve sangramento nasal durante a noite, que cessou rapidamente após manejo da equipe de Enfermagem. São condutas adequadas em casos de epistaxe, EXCETO:
Alternativas
Q3123103 Enfermagem
Analise as definições a seguir, relativas aos padrões respiratórios e suas definições e características.

I. Respiração de Cheyne-Stokes: períodos alternados de respiração profunda e rápida, seguidos de apneia; regular.
II. Respiração de Biot: respiração com profundidade e frequência variadas, seguida de apneia; irregular.
III. Respiração de Kussmaul: respiração anormalmente profunda, regular e de alta frequência.

Estão corretas as definições
Alternativas
Q3042120 Enfermagem

O sistema respiratório consiste no nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões. Os pulmões contêm ___________, ramificações das vias aéreas ___________ primários até ____________ terminais.


Assinale a alternativa que completa de forma correta e respectivamente a afirmação:

Alternativas
Q3009236 Enfermagem
Uma equipe de saúde realizou um trabalho de busca ativa de sintomáticos respiratórios em sua área de abrangência. São incluídos nesse grupo pessoas com tosse por período
Alternativas
Q3009218 Enfermagem
Ao verificar a frequência respiratória de um paciente adulto, o profissional de enfermagem identificou a presença de bradpneia. Essa condição é caracterizada por uma frequência respiratória menor do que
Alternativas
Q2763167 Enfermagem
Pacientes com insuficiência respiratória, em alguns casos, necessitam de ventilação mecânica para auxiliar na respiração. Sobre as complicações da ventilação mecânica é correto afirmar.
Alternativas
Q2657454 Enfermagem
Um exemplo de situação que pode levar à alcalose metabólica é quando ocorrem vômitos persistentes ou quando há um uso excessivo de diuréticos. Por exemplo, em casos de vômitos frequentes, há uma perda significativa de ácido clorídrico do estômago. Como o ácido clorídrico é um ácido forte, sua perda resulta em um aumento relativo do bicarbonato no sangue em relação ao ácido, levando à alcalose metabólica. Da mesma forma, o uso excessivo de diuréticos, medicamentos que aumentam a produção de urina, pode causar uma perda excessiva de água e eletrólitos, incluindo o ácido clorídrico. Isto também pode desencadear alcalose metabólica. Os sintomas da alcalose metabólica podem incluir respiração rápida e profunda, fraqueza muscular, espasmos musculares, confusão e, em casos graves, convulsões. O tratamento geralmente envolve corrigir a causa subjacente, como a reposição de líquidos e eletrólitos perdidos, e, às vezes, a administração de ácido para normalizar o pH sanguíneo. Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa que corresponde a uma gasometria com alcalose metabólica:
Alternativas
Q2574987 Enfermagem
Julgue o item subsequente.


A acidose respiratória se refere ao pH maior que 7.45 com uma PaCO2 inferior a 35 mmHg.
Alternativas
Q2574986 Enfermagem
Julgue o item subsequente.


Os sinais e sintomas de embolia pulmonar podem representar uma complicação preocupante no período pós-operatório, incluindo falta de ar súbita, dor torácica intensa, tosse com sangue, ritmo cardíaco acelerado e tontura.
Alternativas
Q2571234 Enfermagem
A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma doença com repercussões sistêmicas, prevenível e tratável, caracterizada por limitação do fluxo aéreo pulmonar, parcialmente reversível e geralmente progressiva.
A respeito do DPOC, analise as afirmativas a seguir.
I. O diagnóstico da DPOC é clínico e deve ser considerado para todas as pessoas expostas ao tabagismo ou poluição ocupacional que apresentam dispneia, tosse crônica e expectoração. II. A gravidade de um paciente com DPOC depende do grau de obstrução ao fluxo de ar bem como da intensidade dos sintomas. III. O enfisema pulmonar é uma forma de classificação da DPOC definida como tosse que produz secreção por pelo menos três meses, durante dois anos consecutivos. IV. Algumas das principais complicações da DPOC incluem insuficiência e falência respiratória, pneumonia, atelectasia e pneumotórax, hipertensão pulmonar.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2569785 Enfermagem
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) constitui um grupo de doenças respiratórias caracterizadas por obstruir cronicamente as vias aéreas, que inclui a bronquite crônica e o enfisema pulmonar, intimamente relacionadas ao tabagismo.
Sobre a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), é CORRETO afirmar que:
I. É uma condição inflamatória regressiva que obstrui as vias aéreas, dificultando a inspiração. É uma doença com repercussões sistêmicas, prevenível e curável, e a limitação que provoca no fluxo aéreo pulmonar é parcialmente reversível. II. Atualmente, a DPOC é a terceira causa de óbitos, no mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 80% dessas mortes acontecem em países de renda média a baixa, porque as estratégias de prevenção não são tão efetivas e os tratamentos não estão disponíveis ou não são acessíveis para todos. III. O fumo contribuiu com 80% dos casos da doença. Embora não tenha cura, a DPOC é tratável, com medicamentos e reabilitação pulmonar. Nos casos mais graves, pode ser preciso fazer a suplementação de oxigênio. Nesse sentido, os tratamentos disponíveis atuam retardando a progressão da doença, controlando os sintomas e reduzindo as complicações. IV. Para impedir o declínio progressivo da função respiratória recomenda-se parar fumar, além disso é muito importante que as pessoas com DPOC pratiquem exercícios regulares e estejam vacinados contra a Gripe (Influenza), Pneumococo (Pneumonia) e covid-19.
Estão CORRETAS:
Alternativas
Q2555765 Enfermagem
Chama-se Taquipneia a frequência de respiração que:
Alternativas
Q2544942 Enfermagem
Considera-se dispneia como sintoma alarme multifatorial que pode ter diversos mecanismos fisiopatológicos, entre os quais, pulmonar, cardiogênico e psicológico. É importante elucidar, também, o conceito de taquipneia que é definida como a elevação do número de incursões respiratórias (ir) por minuto (m), sendo o principal sinal indicativo de pneumonia na infância. Segundo as Diretrizes Brasileiras em pneumonia adquirida na comunidade pediátrica, para considerarmos a taquipneia em crianças maiores de 8 anos e adultos, o valor de referência é
Alternativas
Q2540280 Enfermagem
Assinale a alternativa que corresponde ao gás cujo nível sanguíneo é mensurado por meio de um “oxímetro de pulso” (saturação):
Alternativas
Q2531910 Enfermagem
Julgue o item a seguir. 
A parada cardiorrespiratória, também chamada de parada cardíaca, é a perda súbita e inesperada da função cardíaca, da respiração e da consciência. Não deve ser confundido com um ataque cardíaco, que é o nome popular do infarto agudo do miocárdio. 
Alternativas
Q2531854 Enfermagem
Julgue o item a seguir. 
Os sinais de um infarto geralmente incluem dor intensa no centro do peito, que pode durar mais do que alguns minutos ou ocorrer de forma intermitente. Além disso, é comum sentir dor ou desconforto nos membros superiores, como um ou ambos os braços, costas, estômago, pescoço ou mandíbula. Falta de ar, que pode ou não estar acompanhada de dor no peito, também é um sintoma frequente. Outros sinais podem incluir tontura, sudorese, indigestão ou náusea.
Alternativas
Q2507858 Enfermagem
A aspiração de orofaringe ou nasofaringe pode ser realizada em pacientes adultos com acúmulo de secreções nas vias superiores, com tosse ineficaz ou dificuldade para tossir. Em relação ao procedimento de aspiração de nasofaringe, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Introduza a sonda por uma das narinas cerca de 16cm, da ponta do nariz à base da orelha, e retire-a com movimentos rotatórios e aplicando vácuo.
( ) Nunca remova o oxigênio se o paciente estiver o utilizando.
( ) Não dê intervalos para o paciente tossir, pois pode atrapalhar o processo.
( ) Repita o procedimento até reduzir a quantidade de secreção. Se o paciente sentir náuseas ou mal-estar, retire a sonda e ligue o oxigênio.
Alternativas
Q2502085 Enfermagem
Durante o processo respiratório, em qual estrutura anatômica pulmonar ocorre a troca gasosa entre o oxigênio inspirado e o dióxido de carbono expirado, permitindo a oxigenação do sangue e a eliminação de resíduos metabólicos?
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: A
4: D
5: B
6: E
7: A
8: A
9: B
10: E
11: C
12: E
13: D
14: B
15: A
16: B
17: C
18: C
19: C
20: B