Questões de Concurso
Sobre fisiologia do sistema respiratório em enfermagem
Foram encontradas 144 questões
Vários pontos do corpo podem ser usados para mensurar a frequência do pulso. O pulso ___________ pode ser localizado, com auxílio do estetoscópio, entre o 4º e 5º espaços intercostais, na linha clavicular média esquerda.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
I. Respiração de Cheyne-Stokes: períodos alternados de respiração profunda e rápida, seguidos de apneia; regular.
II. Respiração de Biot: respiração com profundidade e frequência variadas, seguida de apneia; irregular.
III. Respiração de Kussmaul: respiração anormalmente profunda, regular e de alta frequência.
Estão corretas as definições
O sistema respiratório consiste no nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões. Os pulmões contêm ___________, ramificações das vias aéreas ___________ primários até ____________ terminais.
Assinale a alternativa que completa de forma correta e
respectivamente a afirmação:
Considere as afirmativas abaixo para realizar a propedêutica pulmonar.
I. A freqüência respiratória normal é de, aproximadamente, 8 a 16 movimentos respiratórios por minuto em adultos.
II. Na respiração de Cheyne-Stokes, a respiração aumenta e diminui de forma cíclica, fazendo com que períodos de respiração profunda se alternem com períodos de apnéia.
III. Os ruídos respiratórios vesiculares têm timbre baixo e intensidade suave, podendo ser ouvidos nos pulmões, longe da traquéia e grandes brônquios.
IV. Os ruídos respiratórios brônquicos têm timbre alto e intensidade alta, podendo ser ouvidos perto das grandes vias (manúbrio e escápulas).
V. Na inspeção, é possível identificar áreas de hipersensibilidade e dor, avaliar frêmito tátil ou vocal.
O enfermeiro deve avaliar e identificar alterações respiratórias APENAS em
O posicionamento do paciente durante os procedimentos de enfermagem deve proporcionar segurança, conforto, além de prevenir complicações.
Quanto à aplicação de nebulizações, é recomendado colocar o paciente em:
A acidose respiratória se refere ao pH maior que 7.45 com uma PaCO2 inferior a 35 mmHg.
Os sinais e sintomas de embolia pulmonar podem representar uma complicação preocupante no período pós-operatório, incluindo falta de ar súbita, dor torácica intensa, tosse com sangue, ritmo cardíaco acelerado e tontura.
A respeito do DPOC, analise as afirmativas a seguir.
I. O diagnóstico da DPOC é clínico e deve ser considerado para todas as pessoas expostas ao tabagismo ou poluição ocupacional que apresentam dispneia, tosse crônica e expectoração. II. A gravidade de um paciente com DPOC depende do grau de obstrução ao fluxo de ar bem como da intensidade dos sintomas. III. O enfisema pulmonar é uma forma de classificação da DPOC definida como tosse que produz secreção por pelo menos três meses, durante dois anos consecutivos. IV. Algumas das principais complicações da DPOC incluem insuficiência e falência respiratória, pneumonia, atelectasia e pneumotórax, hipertensão pulmonar.
Está correto o que se afirma em
Sobre a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), é CORRETO afirmar que:
I. É uma condição inflamatória regressiva que obstrui as vias aéreas, dificultando a inspiração. É uma doença com repercussões sistêmicas, prevenível e curável, e a limitação que provoca no fluxo aéreo pulmonar é parcialmente reversível. II. Atualmente, a DPOC é a terceira causa de óbitos, no mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 80% dessas mortes acontecem em países de renda média a baixa, porque as estratégias de prevenção não são tão efetivas e os tratamentos não estão disponíveis ou não são acessíveis para todos. III. O fumo contribuiu com 80% dos casos da doença. Embora não tenha cura, a DPOC é tratável, com medicamentos e reabilitação pulmonar. Nos casos mais graves, pode ser preciso fazer a suplementação de oxigênio. Nesse sentido, os tratamentos disponíveis atuam retardando a progressão da doença, controlando os sintomas e reduzindo as complicações. IV. Para impedir o declínio progressivo da função respiratória recomenda-se parar fumar, além disso é muito importante que as pessoas com DPOC pratiquem exercícios regulares e estejam vacinados contra a Gripe (Influenza), Pneumococo (Pneumonia) e covid-19.
Estão CORRETAS: