Questões de Enfermagem - Fisiologia do Sistema Respiratório para Concurso
Foram encontradas 137 questões
O sistema respiratório consiste no nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões. Os pulmões contêm ___________, ramificações das vias aéreas ___________ primários até ____________ terminais.
Assinale a alternativa que completa de forma correta e
respectivamente a afirmação:
A acidose respiratória se refere ao pH maior que 7.45 com uma PaCO2 inferior a 35 mmHg.
Os sinais e sintomas de embolia pulmonar podem representar uma complicação preocupante no período pós-operatório, incluindo falta de ar súbita, dor torácica intensa, tosse com sangue, ritmo cardíaco acelerado e tontura.
A respeito do DPOC, analise as afirmativas a seguir.
I. O diagnóstico da DPOC é clínico e deve ser considerado para todas as pessoas expostas ao tabagismo ou poluição ocupacional que apresentam dispneia, tosse crônica e expectoração. II. A gravidade de um paciente com DPOC depende do grau de obstrução ao fluxo de ar bem como da intensidade dos sintomas. III. O enfisema pulmonar é uma forma de classificação da DPOC definida como tosse que produz secreção por pelo menos três meses, durante dois anos consecutivos. IV. Algumas das principais complicações da DPOC incluem insuficiência e falência respiratória, pneumonia, atelectasia e pneumotórax, hipertensão pulmonar.
Está correto o que se afirma em
Sobre a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), é CORRETO afirmar que:
I. É uma condição inflamatória regressiva que obstrui as vias aéreas, dificultando a inspiração. É uma doença com repercussões sistêmicas, prevenível e curável, e a limitação que provoca no fluxo aéreo pulmonar é parcialmente reversível. II. Atualmente, a DPOC é a terceira causa de óbitos, no mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 80% dessas mortes acontecem em países de renda média a baixa, porque as estratégias de prevenção não são tão efetivas e os tratamentos não estão disponíveis ou não são acessíveis para todos. III. O fumo contribuiu com 80% dos casos da doença. Embora não tenha cura, a DPOC é tratável, com medicamentos e reabilitação pulmonar. Nos casos mais graves, pode ser preciso fazer a suplementação de oxigênio. Nesse sentido, os tratamentos disponíveis atuam retardando a progressão da doença, controlando os sintomas e reduzindo as complicações. IV. Para impedir o declínio progressivo da função respiratória recomenda-se parar fumar, além disso é muito importante que as pessoas com DPOC pratiquem exercícios regulares e estejam vacinados contra a Gripe (Influenza), Pneumococo (Pneumonia) e covid-19.
Estão CORRETAS:
A parada cardiorrespiratória, também chamada de parada cardíaca, é a perda súbita e inesperada da função cardíaca, da respiração e da consciência. Não deve ser confundido com um ataque cardíaco, que é o nome popular do infarto agudo do miocárdio.
Os sinais de um infarto geralmente incluem dor intensa no centro do peito, que pode durar mais do que alguns minutos ou ocorrer de forma intermitente. Além disso, é comum sentir dor ou desconforto nos membros superiores, como um ou ambos os braços, costas, estômago, pescoço ou mandíbula. Falta de ar, que pode ou não estar acompanhada de dor no peito, também é um sintoma frequente. Outros sinais podem incluir tontura, sudorese, indigestão ou náusea.
( ) Introduza a sonda por uma das narinas cerca de 16cm, da ponta do nariz à base da orelha, e retire-a com movimentos rotatórios e aplicando vácuo.
( ) Nunca remova o oxigênio se o paciente estiver o utilizando.
( ) Não dê intervalos para o paciente tossir, pois pode atrapalhar o processo.
( ) Repita o procedimento até reduzir a quantidade de secreção. Se o paciente sentir náuseas ou mal-estar, retire a sonda e ligue o oxigênio.
Na avaliação do aparelho respiratório é importante identificar as anormalidades na frequência e no ritmo. Considere as afirmativas como (V) para verdadeiras e (F) para falsas, sobre os tipos de anormalidades na frequência e no ritmo respiratório.
( ) Hiperpneia é a respiração rápida e superficial. Está presente em casos de doenças pulmonares restritivas, dor torácica, distúrbios do diafragma e alcalose metabólica,
( ) Bradipneia é a respiração lenta e superficial. Ocorre fisiologicamente durante o sono e em atletas.
( ) Apneia é a ausência de movimento respiratório.
( ) Respiração de Kussmaul é também denominada atáxica, caracteriza-se por ser irregular.
( ) Respiração de Cheyne-Stokes também chamada de dispneia periódica corresponde a períodos de respiração lenta e superficial que gradualmente vai se tornando rápida e profunda.
A sequência correta, de preenchimento das lacunas, é: