Questões de Concurso Sobre gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde em enfermagem

Foram encontradas 509 questões

Q3173163 Enfermagem
A classificação de resíduos quanto à periculosidade é baseada nas instruções técnicas da ABNT que regula a classificação de resíduos sólidos. De acordo com essa norma, analise as asserções abaixo:

I - Os resíduos pertencentes à Classe I são denominados resíduos perigosos, como, por exemplo, resíduos contaminados com óleo.
II - Para que um resíduo seja classificado como perigoso (Classe I), de acordo com a ABNT, basta que ele apresente pelo menos uma das seguintes características: inflamabilidade, corrosividade ou reatividade.
Alternativas
Q3173156 Enfermagem
Leia as asserções abaixo, marque a alternativa pertinente:

I - A Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) no país, sua concepção, o equacionamento da geração, do armazenamento, da coleta até a disposição final, têm sido um constante desafio colocado aos municípios e à sociedade. A existência de uma Política Nacional de Resíduos Sólidos é fundamental para disciplinar a gestão integrada, contribuindo para mudança dos padrões de produção e consumo no país, melhoria da qualidade ambiental e das condições de vida da população.
II - A preocupação com a questão ambiental torna o gerenciamento de resíduos um processo de extrema importância na preservação da qualidade da saúde e do meio ambiente. A gestão integrada de resíduos deve priorizar de forma estrita o reaproveitamento dos resíduos, a fim de evitar os efeitos negativos sobre o meio ambiente e a saúde pública.
Alternativas
Q3173155 Enfermagem
Qual das seguintes medidas básicas de proteção deve ser adotada pelos profissionais ao manipular resíduos perfurocortantes, considerando a prevenção de acidentes e exposições indesejadas?
Alternativas
Q3153182 Enfermagem
O lixo hospitalar compreende todos os resíduos gerados em estabelecimentos de saúde, como hospitais, clínicas, laboratórios e consultórios odontológicos. Acerca do assunto, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)Resíduos do Grupo B incluem substâncias químicas capazes de causar riscos à saúde ou ao meio ambiente.
(__)Resíduos do Grupo D são materiais perfurocortantes, como lâminas e agulhas.
(__)Resíduos do Grupo C são considerados resíduos comuns, como gesso e materiais recicláveis.
(__)Resíduos do Grupo A são aqueles que apresentam risco de infecção, como bolsas de sangue contaminado.

A sequência está correta em:
Alternativas
Q3152308 Enfermagem
Assinale se as afirmativas sobre o descarte de resíduos hospitalares são verdadeiras (V) ou falsas (F).

(__)O lixo hospitalar deve ser descartado em sacos plásticos resistentes e não pode ser reaproveitado.
(__)Os resíduos líquidos devem ser armazenados em recipientes compatíveis, rígidos e estanques, com tampa rosqueada, para evitar vazamentos.
(__)A empresa responsável pelo transporte de lixo hospitalar deve realizar a coleta em horários de maior fluxo de pessoas e atividades para otimizar o processo.

Assinale a alternativa com a sequência correta de sua análise: 
Alternativas
Q3151449 Enfermagem
Com base nas diretrizes sobre o manejo de resíduos no ambiente hospitalar, considere as etapas descritas para o gerenciamento de resíduos sólidos e a importância de seguir normas regulamentadoras para garantir a segurança dos profissionais de saúde e a preservação ambiental. Acerca do assunto, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)O manejo inadequado dos resíduos sólidos nos serviços de saúde não causa impactos ao meio ambiente, desde que o lixo seja separado corretamente.
(__)Os resíduos sólidos no ambiente hospitalar são classificados em cinco grupos, sendo eles: A, B, C, D e E, de acordo com a RDC 306.
(__)A etapa de "segregação" no gerenciamento de resíduos é realizada após o transporte interno dos resíduos, quando eles já foram armazenados temporariamente.
(__)O armazenamento externo é uma etapa do gerenciamento de resíduos, onde os resíduos ficam armazenados até a coleta externa, sendo importante para evitar contaminações e riscos ocupacionais.

A sequência está correta em:
Alternativas
Q3151388 Enfermagem
Um hospital está elaborando seu Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS). Para isso, precisa classificar corretamente os tipos de resíduos gerados. Qual exemplo abaixo está associado ao grupo correto?
Alternativas
Q3148884 Enfermagem
Segundo a RDC 222/2018 que regulamenta as boas práticas de gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde (RSS) e dá outras providências, é CORRETO inferir que:
Alternativas
Q3146841 Enfermagem
A correta classificação e descarte de resíduos são essenciais para garantir a saúde pública e a proteção do meio ambiente. Qual dos seguintes grupos de resíduos deve ser descartado em uma lixeira branca de 20L com tampa e pedal, utilizando saco branco leitoso?
Alternativas
Q3146082 Enfermagem
Os materiais perfurocortantes devem ser descartados separadamente, no local de sua geração, imediatamente após o uso ou necessidade de descarte, em recipientes de paredes rígidas, resistentes à punctura, ruptura e vazamento, resistentes ao processo de esterilização, com tampa, devidamente identificados com o símbolo internacional de risco biológico, acrescido da inscrição de "PERFUROCORTANTE" e os riscos adicionais, químico ou radiológico (FIOCRUZ, 2024). Sobre os materiais perfurocortantes, marque verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmativas abaixo.
(__) O volume dos recipientes coletores, ou de acondicionamento, deve ser compatível com a geração diária deste tipo de resíduo. Estes recipientes só devem ser preenchidos até os 2/3 de sua capacidade, ou o nível de preenchimento ficar a 5 (cinco) cm de distância da boca do recipiente. Devem estar localizados tão próximo quanto possíveis da área de uso destes materiais.
(__) É expressamente proibido o esvaziamento desses recipientes para o seu reaproveitamento. As agulhas descartáveis devem ser desprezadas juntamente com as seringas, quando descartáveis, sendo proibido reencapá-las ou proceder a sua retirada manualmente. Os recipientes coletores têm capacidade que varia de 3 a 13 litros, são confeccionados em material resistente (papelão couro), especialmente desenvolvido para utilização em serviços de saúde e, de preferência, possuir desconectador de agulhas.
(__) O armazenamento temporário, o transporte interno e o armazenamento externo destes resíduos podem ser feitos nos mesmos recipientes utilizados para o Grupo A. Os resíduos perfurocortantes devem ser tratados a partir de uma avaliação de risco prévia, dos agentes de risco que posam conter. Os materiais perfurocortantes contaminados com radionuclídeos devem ser submetidos ao mesmo tempo de decaimento do material que o contaminou.
Assinale a sequência CORRETA de cima para baixo.
Alternativas
Q3141982 Enfermagem
Quais são as medidas de segurança mais importante ao lidar com resíduos hospitalares?
Alternativas
Q3134758 Enfermagem
Após um atendimento, o auxiliar de enfermagem percebe que um dos instrumentos utilizados está contaminado com sangue. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao procedimento correto para o descarte desse material.
Alternativas
Q3121537 Enfermagem
Sobre o descarte de resíduos hospitalares encontrados em vias públicas, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3110779 Enfermagem
Com base na RDC n.º 222/2018, que regulamenta as boas práticas de gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde, julgue o item a seguir.  

A luva é considerada resíduo descartável, desde que não tenha contato com líquidos corpóreos, tais como a saliva.
Alternativas
Q3110778 Enfermagem
Com base na RDC n.º 222/2018, que regulamenta as boas práticas de gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde, julgue o item a seguir.  

Desde que descaracterizadas, seringas descartáveis estéreis, fechadas na caixa, e com prazo de validade vencido, podem ser encaminhadas para reciclagem.  
Alternativas
Q3108175 Enfermagem
Em uma unidade de saúde, o enfermeiro responsável pela equipe de enfermagem está orientando seus técnicos sobre o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Considerando a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 222/2018 da ANVISA, que dispõe sobre o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, qual das alternativas abaixo está INCORRETA?
Alternativas
Q3091423 Enfermagem
Entre os elementos que o gerador de resíduos de saúde (RSS) deve apresentar no Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) apontados na RDC nº 222/2018, tem-se a descrição dos procedimentos relacionados ao gerenciamento dos RSS quanto à geração, à segregação, ao acondicionamento, à identificação, à coleta, ao armazenamento, ao transporte, ao tratamento e à disposição final ambientalmente adequada e
Alternativas
Q3083157 Enfermagem
Um médico do trabalho é questionado sobre a necessidade de um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) para um pequeno consultório odontológico.
Segundo a RDC nº 222/2018, assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q3079665 Enfermagem
A RDC no 306, de 7 de dezembro de 2004, dispõe sobre o gerenciamento de resíduos de serviços de Saúde (GRSS), os resíduos de saúde domiciliar (RSD), que são classificados em quatro grupos (A, B, C e D) e possuem normas de acondicionamentos específicas.
Seguindo a norma da RDC nº 306, sobre o processo correto de gerenciamento dos resíduos de acordo com seu grupo, é correto afirmar que
Alternativas
Q3056285 Enfermagem
Leia o texto a seguir sobre Plano de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) para responder a essa questão.
Captura_de tela 2024-11-01 100332.png (176×175)
Fonte: images.google.com.br.

De acordo com a RDC ANVISA n.º 306/04 e a Resolução CONAMA n.º 358/2005, os Resíduos Sólidos de Saúde (RSS) são àqueles gerados pelos serviços relacionados com o atendimento à saúde humana ou animal, desde instituições como hospitais, laboratórios analíticos, farmácias, drogarias a necrotérios, funerárias, serviços de medicina legal e estabelecimentos de ensino e pesquisa na área da saúde.
A Resolução CONAMA n.º 283/01 dispõe especificamente sobre o tratamento e destinação final dos resíduos de serviços de saúde. Impõe responsabilidade aos estabelecimentos de saúde em operação e àqueles a serem implantados, para implementarem o PGRSS. Define os procedimentos gerais para o manejo dos resíduos a serem adotados na ocasião da elaboração do plano, o que, desde então, não havia sido contemplado em nenhuma resolução ou norma federal.

Fonte: BRASIL, Manual de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde. Brasília. 2006. Disponível em: http://gg.gg/1brhse. Acesso em: 19 ago. 2024.

Diante do exposto, para melhor compreensão e segregação dos RSS, estes são classificados em função de suas características e consequentes riscos que podem acarretar ao meio ambiente e à saúde. A seguir, segue uma descrição suscinta de cada um dos grupos nos quais os RSS são classificados conforme a Resolução CONAMA n.º 283/01. Leia-as atentamente.

I- Materiais perfurocortantes ou escarificantes, objetos e instrumentos contendo cantos, bordas, pontos ou protuberâncias rígidas e agudas capazes de cortar ou perfurar.
II- Engloba os componentes com possível presença de agentes biológicos que, por suas características de maior virulência ou concentração, podem apresentar risco de infecção.
III- Não apresentam risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares.

A classificação de cada um dos tipos de RSS descritos em I, II e III enquadra-se, corretamente, nos respectivos Grupos de Resíduos Sólidos de Saúde:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: E
4: D
5: C
6: D
7: A
8: E
9: B
10: D
11: C
12: A
13: B
14: E
15: C
16: B
17: C
18: C
19: C
20: B