Questões de Concurso
Sobre gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde em enfermagem
Foram encontradas 496 questões
A luva é considerada resíduo descartável, desde que não tenha contato com líquidos corpóreos, tais como a saliva.
Desde que descaracterizadas, seringas descartáveis estéreis, fechadas na caixa, e com prazo de validade vencido, podem ser encaminhadas para reciclagem.
Segundo a RDC nº 222/2018, assinale a alternativa CORRETA.
Seguindo a norma da RDC nº 306, sobre o processo correto de gerenciamento dos resíduos de acordo com seu grupo, é correto afirmar que
Fonte: images.google.com.br.
De acordo com a RDC ANVISA n.º 306/04 e a Resolução CONAMA n.º 358/2005, os Resíduos Sólidos de Saúde (RSS) são àqueles gerados pelos serviços relacionados com o atendimento à saúde humana ou animal, desde instituições como hospitais, laboratórios analíticos, farmácias, drogarias a necrotérios, funerárias, serviços de medicina legal e estabelecimentos de ensino e pesquisa na área da saúde.
A Resolução CONAMA n.º 283/01 dispõe especificamente sobre o tratamento e destinação final dos resíduos de serviços de saúde. Impõe responsabilidade aos estabelecimentos de saúde em operação e àqueles a serem implantados, para implementarem o PGRSS. Define os procedimentos gerais para o manejo dos resíduos a serem adotados na ocasião da elaboração do plano, o que, desde então, não havia sido contemplado em nenhuma resolução ou norma federal.
Fonte: BRASIL, Manual de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde. Brasília. 2006. Disponível em: http://gg.gg/1brhse. Acesso em: 19 ago. 2024.
Diante do exposto, para melhor compreensão e segregação dos RSS, estes são classificados em função de suas características e consequentes riscos que podem acarretar ao meio ambiente e à saúde. A seguir, segue uma descrição suscinta de cada um dos grupos nos quais os RSS são classificados conforme a Resolução CONAMA n.º 283/01. Leia-as atentamente.
I- Materiais perfurocortantes ou escarificantes, objetos e instrumentos contendo cantos, bordas, pontos ou protuberâncias rígidas e agudas capazes de cortar ou perfurar.
II- Engloba os componentes com possível presença de agentes biológicos que, por suas características de maior virulência ou concentração, podem apresentar risco de infecção.
III- Não apresentam risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares.
A classificação de cada um dos tipos de RSS descritos em I, II e III enquadra-se, corretamente, nos respectivos Grupos de Resíduos Sólidos de Saúde:
( ) Os sacos para acondicionamento de resíduos infectantes devem ser substituídos ao atingirem o limite de 2/3 de sua capacidade ou então a cada 48 horas, independentemente do volume. ( ) É permitida a separação do conjunto seringa agulha com auxílio de dispositivos de segurança, sendo vedada a desconexão e o reencape manual de agulhas. ( ) As embalagens primárias de resíduos químicos vazias podem ser utilizadas para acondicionamento de RSS do Grupo B, observada a compatibilidade química.
As afirmativas são, respectivamente,
I. Reciclagem.
II. Reutilização.
III. Compostagem.
IV. Logística reversa.
Quais estão corretas?
I. Enfermeiros.
II. Equipe de limpeza.
III. Médicos.
Quais estão corretos?
Os resíduos de serviços de saúde referem-se a todos os materiais gerados nos serviços de saúde, como hospitais, clínicas, consultórios e laboratórios, que precisam de manejo e descarte específicos devido aos riscos que podem representar. Esses resíduos podem ser classificados em diferentes grupos. O grupo _________ refere-se aos resíduos de saneantes ou contendo metais pesados; o grupo ________ refere-se aos resíduos capazes de cortar ou furar, incluindo agulhas, escalpes e ampolas de vidro; o grupo _________ refere-se aos resíduos rejeitos mais perigosos, devido à presença de agentes biológicos que podem apresentar risco de infecção.
Em sequência, os grupos que completam corretamente essas
lacunas são:
Nesse caso, os riscos representados nesses ambientes são, respectivamente,