Questões de Enfermagem - Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde para Concurso

Foram encontradas 491 questões

Q3079665 Enfermagem
A RDC no 306, de 7 de dezembro de 2004, dispõe sobre o gerenciamento de resíduos de serviços de Saúde (GRSS), os resíduos de saúde domiciliar (RSD), que são classificados em quatro grupos (A, B, C e D) e possuem normas de acondicionamentos específicas.
Seguindo a norma da RDC nº 306, sobre o processo correto de gerenciamento dos resíduos de acordo com seu grupo, é correto afirmar que
Alternativas
Q3056285 Enfermagem
Leia o texto a seguir sobre Plano de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) para responder a essa questão.
Captura_de tela 2024-11-01 100332.png (176×175)
Fonte: images.google.com.br.

De acordo com a RDC ANVISA n.º 306/04 e a Resolução CONAMA n.º 358/2005, os Resíduos Sólidos de Saúde (RSS) são àqueles gerados pelos serviços relacionados com o atendimento à saúde humana ou animal, desde instituições como hospitais, laboratórios analíticos, farmácias, drogarias a necrotérios, funerárias, serviços de medicina legal e estabelecimentos de ensino e pesquisa na área da saúde.
A Resolução CONAMA n.º 283/01 dispõe especificamente sobre o tratamento e destinação final dos resíduos de serviços de saúde. Impõe responsabilidade aos estabelecimentos de saúde em operação e àqueles a serem implantados, para implementarem o PGRSS. Define os procedimentos gerais para o manejo dos resíduos a serem adotados na ocasião da elaboração do plano, o que, desde então, não havia sido contemplado em nenhuma resolução ou norma federal.

Fonte: BRASIL, Manual de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde. Brasília. 2006. Disponível em: http://gg.gg/1brhse. Acesso em: 19 ago. 2024.

Diante do exposto, para melhor compreensão e segregação dos RSS, estes são classificados em função de suas características e consequentes riscos que podem acarretar ao meio ambiente e à saúde. A seguir, segue uma descrição suscinta de cada um dos grupos nos quais os RSS são classificados conforme a Resolução CONAMA n.º 283/01. Leia-as atentamente.

I- Materiais perfurocortantes ou escarificantes, objetos e instrumentos contendo cantos, bordas, pontos ou protuberâncias rígidas e agudas capazes de cortar ou perfurar.
II- Engloba os componentes com possível presença de agentes biológicos que, por suas características de maior virulência ou concentração, podem apresentar risco de infecção.
III- Não apresentam risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares.

A classificação de cada um dos tipos de RSS descritos em I, II e III enquadra-se, corretamente, nos respectivos Grupos de Resíduos Sólidos de Saúde:
Alternativas
Q3053103 Enfermagem
O Resíduos de Serviços de Saúde - RSS do Grupo B são definidos como
Alternativas
Q3052900 Enfermagem
O controle e destinação final dos resíduos de serviços de saúde (RSS) geram conflitos pela imensa larga escala e pelo potencial risco à saúde e meio ambiente. O lixo hospitalar é dividido em cinco grupos: grupo A, grupo B, grupo C, grupo D e grupo E, sendo o grupo A subdividido. Dos resíduos citados a seguir, qual pertence ao grupo A1?
Alternativas
Q3050590 Enfermagem
Com base nas disposições acerca do Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Os sacos para acondicionamento de resíduos infectantes devem ser substituídos ao atingirem o limite de 2/3 de sua capacidade ou então a cada 48 horas, independentemente do volume. ( ) É permitida a separação do conjunto seringa agulha com auxílio de dispositivos de segurança, sendo vedada a desconexão e o reencape manual de agulhas. ( ) As embalagens primárias de resíduos químicos vazias podem ser utilizadas para acondicionamento de RSS do Grupo B, observada a compatibilidade química.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3048557 Enfermagem
Um coletor de resíduos está identificado como Classe de Risco 1. Segundo a RDC nº 222/2018, nele devem ser depositados resíduos de:
Alternativas
Q3048556 Enfermagem
Segundo a RDC nº 222/2018, resolução que regulamenta as boas práticas de gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde e dá outras providências, assinale a alternativa correta sobre o armazenamento externo.
Alternativas
Q3048555 Enfermagem
Considerando as etapas do manejo dos RSS, assinale a alternativa correta sobre a etapa de segregação.
Alternativas
Q3048554 Enfermagem
Os RSS que não apresentam risco biológico, químico ou radiológico podem ser encaminhados para:

I. Reciclagem.
II. Reutilização.
III. Compostagem.
IV. Logística reversa.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3048553 Enfermagem
São responsáveis pelo manejo seguro dos RSS:

I. Enfermeiros.
II. Equipe de limpeza.
III. Médicos.

Quais estão corretos?
Alternativas
Q3048552 Enfermagem
São exemplos de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), comumente associados à denominação “lixo hospitalar”, EXCETO:
Alternativas
Q3042481 Enfermagem
A classificação dos resíduos sólidos é essencial para a execução dos procedimentos de gerenciamento até sua disposição final a fim de atender a legislação pertinente. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), os resíduos sólidos podem ser classificados quanto a sua origem ou a atividade que o gerou, a sua natureza e composição e o seu nível de periculosidade, ou os potenciais riscos ao meio ambiente e à saúde pública que possam acarretar. Considerando a diversidade de resíduos gerados nos serviços de saúde, eles foram subdivididos em cinco grupos. No grupo C tem-se os: 
Alternativas
Q3042133 Enfermagem

Os resíduos de serviços de saúde referem-se a todos os materiais gerados nos serviços de saúde, como hospitais, clínicas, consultórios e laboratórios, que precisam de manejo e descarte específicos devido aos riscos que podem representar. Esses resíduos podem ser classificados em diferentes grupos. O grupo _________ refere-se aos resíduos de saneantes ou contendo metais pesados; o grupo ________ refere-se aos resíduos capazes de cortar ou furar, incluindo agulhas, escalpes e ampolas de vidro; o grupo _________ refere-se aos resíduos rejeitos mais perigosos, devido à presença de agentes biológicos que podem apresentar risco de infecção. 


Em sequência, os grupos que completam corretamente essas lacunas são: 

Alternativas
Q3020981 Enfermagem
Em relação ao abrigo temporário de resíduos de serviços de saúde, com base na Resolução RDC nº 222/2018, assinalar a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3009211 Enfermagem
Considere um mapa de risco para ambientes com as seguintes características: consultório 1, com um círculo marrom visível, consultório 2, com um círculo amarelo visível, e sala de procedimentos, com um círculo verde visível.
Nesse caso, os riscos representados nesses ambientes são, respectivamente, 
Alternativas
Q3008177 Enfermagem
Os resíduos sólidos dos serviços de saúde (RSS) apresentam um perfil diversificado e heterogêneo, o que demanda uma classificação eficiente para evitar o manuseio inadequado, priorizando a segurança. O símbolo representado na figura abaixo se refere ao transporte e armazenamento de resíduo:

Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q3007650 Enfermagem
Acerca do descarte dos Resíduos de Serviços de Saúde resultantes de atividades de vacinação com microrganismos vivos, atenuados ou inativados, de bolsas de sangue e de amostra biológicas, assinale V para a verdadeira e F para a falsa.


( ) As agulhas e o conjunto seringa-agulha utilizados na aplicação de vacinas, quando não desconectadas, devem atender às regras de manejo dos resíduos perfurocortantes.

( ) As bolsas de sangue e de hemocomponentes rejeitadas por contaminação ou por má conservação devem ser tratadas antes da disposição final ambientalmente adequada.

( ) As sobras de amostras de laboratório contendo sangue ou líquidos corpóreos podem ser descartadas diretamente no sistema de coleta de esgotos, desde que atendam as regras estabelecidas pelos órgãos competentes.


As afirmativas são, respectivamente, 
Alternativas
Q2963961 Enfermagem

Definem-se como geradores de Resíduos de Serviços de Saúde todos os serviços relacionados com o atendimento à saúde humana ou animal, inclusive os serviços de assistência domiciliar e de trabalhos de campo; laboratórios analíticos de produtos para saúde; necrotérios, funerárias e serviços onde se realizem atividades de embalsamamento; serviços de medicina legal; drogarias e farmácias, inclusive as de manipulação; estabelecimentos de ensino e pesquisa na área de saúde; centros de controle de zoonoses; distribuidores de produtos farmacêuticos, importadores, distribuidores e produtores de materiais e controles para diagnóstico in vitro; unidades móveis de atendimento à saúde; serviços de acupuntura; serviços de tatuagem, dentre outros similares. A identificação dos resíduos de serviço de saúde consiste no conjunto de medidas que permite o reconhecimento dos resíduos contidos nos sacos e recipientes, fornecendo informações ao correto manejo dos RSS. Nesse contexto, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Q2956903 Enfermagem
As crianças em idade escolar que sofrem infecções, cutâneas ou respiratórias, pelo Streptococos β Hemolíticos do grupo A, estão suscetíveis às seguintes doenças:
Alternativas
Q2947113 Enfermagem
A educação para a saúde fornecida a pacientes internados em enfermarias psiquiátricas, que orienta o não compartilhamento de roupas, lençóis, travesseiros, dentre outros objetos pessoais, tem como intenção a prevenção da transmissão de:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: E
4: A
5: A
6: A
7: D
8: A
9: E
10: E
11: B
12: D
13: D
14: A
15: B
16: C
17: C
18: C
19: A
20: C