Questões de Enfermagem - Hanseníase para Concurso

Foram encontradas 446 questões

Q3063339 Enfermagem
O agente comunitário de saúde da microárea X, ao visitar o domicílio do seu Jorge, de 62 anos, observou que ele apresentava manchas hipocrômicas disseminadas pelo corpo, com perda de sensibilidade. Suspeitando de hanseníase, agendou uma consulta com a enfermeira da unidade de saúde e, após a realização de exames clínico e laboratoriais, foi confirmado caso de Hanseníase Paucibacilar – PB (classificação operacional). Peso: 60kg (caso hipotético). Neste caso, o tratamento com a poliquimioterapia (PQT-U), recomendado pela OMS e pelo Ministério da Saúde, seria da seguinte forma: 
Alternativas
Q3054232 Enfermagem
A Hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa, de evolução lenta e não hereditária. Causada por um bacilo denominado Mycobacterium Leprae, tendo capacidade de infectar um número grande de indivíduos. Avalie os itens e assinale a alternativa verdadeira sobre a Doença Hanseníase.

I- A transmissão é por via respiratória através do contato prolongado e constante.
II- A Hanseníase tem cura e o SUS fornece, gratuitamente, a medicação, através de esquemas terapêuticos padrões.
III- O tratamento tem duração mínima de 3 meses.
IV- Notificação compulsória e a investigação não são obrigatórias. 
Alternativas
Q3043859 Enfermagem
No Brasil, a hanseníase é considerada um importante desafio em saúde pública. É tida como uma das doenças mais antigas da humanidade, cuja origem remonta a uma doença humana na África Ocidental há cerca de 100.000 anos, que se espalhou pelo mundo por meio de pessoas que migravam em rotas comerciais e do colonialismo. Nesse sentido, julgue as assertivas a seguir.

I - A investigação para a hanseníase define como contato toda e qualquer pessoa que resida ou tenha residido, conviva ou tenha convivido com o doente de hanseníase, no âmbito domiciliar, nos últimos cinco anos anteriores ao diagnóstico da doença, podendo ser familiar ou não.

II - A investigação de hanseníase com uso do teste rápido está indicada quando os contatos de casos confirmados de hanseníase, se enquadrem nas seguintes condições: a) contato de um caso de hanseníase que, após a avaliação clínica, foi descartado o diagnóstico de hanseníase; b) contato de um caso de hanseníase que, após o exame físico, os achados clínicos não foram suficientes para a confirmação do diagnóstico.

III - A avaliação dermatológica para casos suspeitos de hanseníase consiste em inspeção da pele em toda a superfície corporal e avaliação da sensibilidade (térmica, dolorosa e tátil) nas lesões de pele e/ou nas áreas referidas como dormentes.

IV - A avaliação neurológica é imprescindível e somente pode ser iniciada após ser realizada a avaliação dermatológica e, principalmente, após a realização dos exames de tomografia e ressonância de crânio e coluna vertebral.


Estão CORRETAS as assertivas
Alternativas
Q3032250 Enfermagem
Um paciente diagnosticado com hanseníase apresenta lesões características da forma clínica tuberculoide.

São características desse tipo de hanseníase:
Alternativas
Q3030872 Enfermagem
Acerca das interações medicamentosas relacionadas ao uso concomitante de medicamentos no tratamento da hanseníase, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3030110 Enfermagem
A hanseníase é uma doença crônica infecciosa que pode levar a incapacidades se não tratada adequadamente. Qual é o principal método de diagnóstico da hanseníase?
Alternativas
Q3027401 Enfermagem
Segundo a portaria conjunta SCTIE/MS Nº 67 de 07 de julho de 2022, com relação às apresentações iniciais da Hanseníase é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3012109 Enfermagem
A Hanseníase é uma doença infecciosa de evolução crônica causada pelo Mycobacterium leprae (M. Leprae também denominado Bacilo de Hansen). A principal fonte de infecção pelo bacilo são indivíduos acometidos pela hanseníase não tratados e com alta carga bacilar, que eliminam o M. leprae pelas vias aéreas superiores (transmissão pessoa a pessoa).

O comprometimento restrito da pele e nervos, que geralmente manifesta-se como lesão cutânea única e bem delimitada. Resposta inflamatória intensa; granulomas tuberculoides na derme; acentuada hipoestesia ou anestesia nas lesões dermatológicas. As lesões da pele são placas com bordas nítidas, elevadas, geralmente eritematosas e micropapulosas. “Sinal da raquete”  espessamento de filetes nevosos superficiais da pele, adjacente às placas, é uma forma clínica a doença chamada de:
Alternativas
Q3008166 Enfermagem
A hanseníase é uma doença infecciosa de evolução crônica que, embora curável, ainda permanece endêmica em várias regiões do mundo, principalmente na Índia, no Brasil e na Indonésia. Está associada à pobreza e ao acesso precário a moradia, alimentação, cuidados de saúde e educação. Sobre o assunto, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:

I. É causada pelo Mycobacterium lepromatosis (M. leprae), um bacilo álcool-ácido resistente.
II. A principal fonte de infecção pelo bacilo são indivíduos acometidos pela hanseníase não tratados e com alta carga bacilar, que eliminam o bacilo pelas vias aéreas superiores.
III. Os objetivos primordiais do tratamento da hanseníase são a cura da infecção mediante a antibioticoterapia e a prevenção tanto das incapacidades físicas como do comprometimento da função neurológica.
Alternativas
Q2975851 Enfermagem

Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo são sintomas relacionados à

Alternativas
Q2949537 Enfermagem

Acerca da hanseníase, assinale a opção correta.

Alternativas
Q2945144 Enfermagem

Apenas 10% dos seres humanos, quando em contato com o bacilo de Hansen, adoecem. Dentre os que apresentam a doença, alguns irão manifestar a forma paucibacilar e, outros, a forma multibacilar. São critérios de classificação para a forma manifestada da Hansen em paucibacilar ou multibacilar.

Alternativas
Q2924624 Enfermagem

Três contatos intradomiciliares de doente de hanseníase paucibacilar compareceram a uma unidade de saúde para avaliação, apresentando as seguintes características: Contato A - 9 meses, com uma cicatriz de BCG e sem sinais e sintomas de hanseníase; Contato B - 6 anos, com uma cicatriz de BCG e sem sinais e sintomas da doença; e Contato C – 13 anos, sem cicatriz de BCG e com presença de sinais e sintomas da doença. Os contatos não apresentavam risco de exposição ao HIV/AIDS. Nesse, caso e de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde quanto à vacina BCG-ID para os contatos intradomiciliares da hanseníase, o correto manejo seria

Alternativas
Q2924611 Enfermagem

A enfermeira do Programa de hanseníase da Estratégia Saúde da Família solicitou que o Agente Comunitário de saúde fosse até o domicílio do senhor E.M.S. e o encaminhasse até a unidade, haja vista que o mesmo era portador de hanseníase multibacilar e se encontrava faltoso por três meses no tratamento com a poliquimioterapia (PQT). Como o paciente já havia recebido seis doses do esquema multibacilar, a conduta correta sobre o tratamento seria

Alternativas
Ano: 2010 Banca: FADESP Órgão: SESPA-PA Prova: FADESP - 2010 - SESPA-PA - Enfermeiro |
Q2916126 Enfermagem

O senhor M.J.P., após ter assistido a uma propaganda na televisão sobre os sinais e sintomas de hanseníase, procurou uma unidade municipal de saúde relatando formigamentos e câáimbras no membro superior direito. Após a realização do exame dermatoneurológico, o médico do Programa de Hanseníase não detectou lesões cutâneas e suspeitou de hanseníase neural pura. Nesse caso, e seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, a conduta adequada do profissional seria

Alternativas
Q2865008 Enfermagem

A Hanseníase, ainda hoje, se constitui um problema de saúde pública que exige uma vigilância resolutiva no Brasil, mesmo com a redução da estimativa do número de casos nos últimos anos.

Na estratégia saúde da família, o agente comunitário de saúde (ACS) realiza visitas domiciliares de busca ativa de novos casos de Hanseníase ou mesmo para acompanhamento do tratamento.

Ao realizar uma visita domiciliar em uma residência onde vive um paciente portador de Hanseníase em tratamento, o ACS deve:

Alternativas
Q2821577 Enfermagem

A hanseníase é uma doença crônica infecciosa causada por uma bactéria que se multiplica muito lentamente. A principal manifestação clínica da doença é caracterizada por:

Alternativas
Ano: 2018 Banca: UFPR Órgão: COREN-PR Prova: UFPR - 2018 - COREN-PR - Técnico Fiscal |
Q2782003 Enfermagem

A hanseníase é uma doença crônica incapacitante, sendo o homem a única fonte de infecção. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) Mucosa nasal e orofaringe constituem a principal via de eliminação do bacilo.

( ) A dose do medicamento deve ser supervisionada e o agendamento de seguimento aprazado para 28 dias.

( ) A perda ou diminuição da sensibilidade da pele é um sinal cardinal de hanseníase.

( ) A hanseníase é doença de notificação obrigatória.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo

Alternativas
Q2750548 Enfermagem

O teste de Mitsuda é utilizado para a diferenciação de qual patologia?

Alternativas
Q2747635 Enfermagem

Na hanseníase, os casos de incapacidade física que requererem técnicas complexas devem ser encaminhados aos serviços especializados ou serviços gerais de reabilitação. Sobre os componentes da prevenção de incapacidades em hanseníase, quais das opções é incorreta:

Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B
4: D
5: A
6: B
7: E
8: B
9: E
10: A
11: E
12: C
13: B
14: A
15: D
16: B
17: A
18: E
19: C
20: A