Questões de Concurso
Sobre hanseníase em enfermagem
Foram encontradas 443 questões
A hanseníase é uma doença infecciosa crônica causada pelo Mycobacterium leprae, apresentando diferentes formas clínicas com manifestações variadas.
Relacione corretamente as formas clínicas da hanseníase com suas principais características.
1. Indeterminada
2. Tuberculoide
3. Dimorfa
4. Virchowiana
A. Manifesta-se com lesões bem delimitadas, anestésicas e paucibacilares, associadas à forte resposta imune celular.
B. Caracteriza-se por lesões variadas, podendo apresentar placas, pápulas e infiltração cutânea, além de comprometimento neural moderado.
C. É a forma mais grave da hanseníase, com infiltração difusa da pele, nódulos, comprometimento neural extenso e presença de bacilos em grande quantidade.
D. Apresenta máculas hipocrômicas isoladas, com pouca ou nenhuma alteração de sensibilidade, podendo evoluir para outras formas da doença.
A ordem correta é:
(__)Mycobacterium leprae.
(__)Escherichia coli.
(__)Staphylococcus aureus.
Em seguida assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- A transmissão é por via respiratória através do contato prolongado e constante.
II- A Hanseníase tem cura e o SUS fornece, gratuitamente, a medicação, através de esquemas terapêuticos padrões.
III- O tratamento tem duração mínima de 3 meses.
IV- Notificação compulsória e a investigação não são obrigatórias.
I - A investigação para a hanseníase define como contato toda e qualquer pessoa que resida ou tenha residido, conviva ou tenha convivido com o doente de hanseníase, no âmbito domiciliar, nos últimos cinco anos anteriores ao diagnóstico da doença, podendo ser familiar ou não.
II - A investigação de hanseníase com uso do teste rápido está indicada quando os contatos de casos confirmados de hanseníase, se enquadrem nas seguintes condições: a) contato de um caso de hanseníase que, após a avaliação clínica, foi descartado o diagnóstico de hanseníase; b) contato de um caso de hanseníase que, após o exame físico, os achados clínicos não foram suficientes para a confirmação do diagnóstico.
III - A avaliação dermatológica para casos suspeitos de hanseníase consiste em inspeção da pele em toda a superfície corporal e avaliação da sensibilidade (térmica, dolorosa e tátil) nas lesões de pele e/ou nas áreas referidas como dormentes.
IV - A avaliação neurológica é imprescindível e somente pode ser iniciada após ser realizada a avaliação dermatológica e, principalmente, após a realização dos exames de tomografia e ressonância de crânio e coluna vertebral.
Estão CORRETAS as assertivas
São características desse tipo de hanseníase:
O comprometimento restrito da pele e nervos, que geralmente manifesta-se como lesão cutânea única e bem delimitada. Resposta inflamatória intensa; granulomas tuberculoides na derme; acentuada hipoestesia ou anestesia nas lesões dermatológicas. As lesões da pele são placas com bordas nítidas, elevadas, geralmente eritematosas e micropapulosas. “Sinal da raquete” espessamento de filetes nevosos superficiais da pele, adjacente às placas, é uma forma clínica a doença chamada de:
I. É causada pelo Mycobacterium lepromatosis (M. leprae), um bacilo álcool-ácido resistente.
II. A principal fonte de infecção pelo bacilo são indivíduos acometidos pela hanseníase não tratados e com alta carga bacilar, que eliminam o bacilo pelas vias aéreas superiores.
III. Os objetivos primordiais do tratamento da hanseníase são a cura da infecção mediante a antibioticoterapia e a prevenção tanto das incapacidades físicas como do comprometimento da função neurológica.
Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo são sintomas relacionados à
Acerca da hanseníase, assinale a opção correta.