Questões de Concurso
Sobre humanização em enfermagem
Foram encontradas 698 questões
Na saúde, a ambiência refere-se ao tratamento dado ao espaço físico entendido como espaço social, profissional e de relações interpessoais, que deve proporcionar atenção acolhedora, resolutiva e humana. Em relação aos eixos do conceito de ambiência, analise as assertivas a seguir:
I. A iluminação artificial pode ser trabalhada em sua disposição, garantindo privacidade aos pacientes com focos individuais nas enfermarias, facilitando as atividades dos trabalhadores e também as dos pacientes.
II. As cores estimulam os sentidos e podem encorajar ao relaxamento, ao trabalho, ao divertimento ou ao movimento.
III. A arquitetura tem também seu papel no respeito à individualidade quando se propõe, por exemplo, a criar ambientes que ofereçam ao paciente espaço para seus pertences, para acolher sua rede social, entre outros cuidados que permitam ao usuário preservar sua identidade.
IV. A confortabilidade também pressupõe possibilitar o acesso dos usuários a bebedouros e instalações sanitárias, devidamente higienizadas e adaptadas às pessoas com deficiência.
Quais estão corretas?
Coluna 1
1. Princípios.
2. Método.
3. Diretrizes.
4. Dispositivos.
Coluna 2
( ) Clínica Ampliada; cogestão; acolhimento; valorização do trabalho e do trabalhador; defesa dos direitos do usuário; fomento das grupalidades, coletivos e redes; construção da memória do SUS que dá certo.
( ) Inclusão dos diferentes sujeitos (gestores, trabalhadores e usuários); inclusão de analisadores sociais; inclusão do coletivo seja como movimento social organizado, seja como experiência singular sensível.
( ) Transversalidade; indissociabilidade entre atenção e gestão; protagonismo; corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e dos coletivos.
( ) Grupo de trabalho de humanização; contrato de gestão; sistemas de escuta qualificada para usuários e trabalhadores da saúde; visita aberta e direito à acompanhante; equipe transdisciplinar de referência e de apoio matricial.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I Solicitar o registro do boletim de ocorrência para que posteriormente possa ser iniciado o atendimento com todas as orientações necessárias sobre seus direitos.
II Acolher as pessoas em situação de violência de forma humanizada sem preconceitos e juízos de valor.
III Ouvir atentamente o relato da situação, de forma a poder avaliar a possibilidade de risco de morte ou de repetição da violência sofrida.
IV Garantir a necessária privacidade durante o atendimento, estabelecendo um ambiente de confiança e respeito.
Dos itens acima mencionados estão corretos
A Política Nacional de Humanização (PNH) existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários. Considerando os fundamentos da PNH, assinale a alternativa incorreta.
A Política Nacional de Humanização (PNH) é uma estratégia do Ministério da Saúde do Brasil que busca melhorar a qualidade dos serviços de saúde, com ênfase no acolhimento, na escuta atenta dos pacientes e no reconhecimento do trabalho em equipe. Nesse sentido, o enfermeiro desempenha um papel crucial na implementação dessa política, pois está diretamente envolvido na prestação de cuidados aos pacientes e na gestão dos serviços de saúde. Dessa forma, é CORRETO afirmar que o principal papel do enfermeiro na sua implantação consiste:
I. Um dos macro-objetivos do HumanizaSus é incentivar a inserção da valorização dos trabalhadores do SUS na agenda dos gestores, dos conselhos de saúde e das organizações da sociedade civil.
II. O método da tríplice inclusão abrange a inclusão dos diferentes sujeitos (gestores, trabalhadores e usuários) no sentido da produção de autonomia, protagonismo e corresponsabilidade.
III. Sistemas de escuta qualificada para usuários e trabalhadores da saúde e equipes de referência e de apoio matricial correspondem a um dos princípios da PNH.
Está correto o que se afirma em: