Questões de Concurso Sobre infecção hospitalar em enfermagem

Foram encontradas 793 questões

Q3323841 Enfermagem
A correta higiene das mãos é considerada uma ação simples, mas se realizada no momento certo e da maneira certa, pode salvar vidas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolveu as Diretrizes da OMS sobre Higiene das Mãos em Serviços de Saúde baseadas em evidências científicas para auxiliar os serviços de saúde a melhorar a higiene das mãos e, assim, reduzir as infecções. As infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) representam um problema sério e têm um impacto econômico significativo nos pacientes e sistemas de saúde em todo o mundo. Em relação a esse tema, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3302288 Enfermagem
A Organização Mundial da Saúde (OMS), visando a reduzir a ocorrência de infecções adquiridas em ambientes hospitalares, recomenda a higienização em 5 momentos. Assim, seguindo os “5 momentos de higienização das mãos”, os profissionais de saúde devem higienizar as mãos
Alternativas
Q3301494 Enfermagem
Na assistência a um paciente com suspeita de meningite meningocócica, além da precaução padrão, os profissionais de saúde devem adotar precauções compatíveis com a transmissão 
Alternativas
Q3294796 Enfermagem
Analise as proposições a seguir, à luz de protocolos atualizados sobre infecção e esterilização em serviços de saúde.

I. A desinfecção de alto nível emprega soluções químicas específicas e tempo de contato padronizado, inativando formas vegetativas e boa parte dos esporos.
II. A esterilização a vapor sob pressão utiliza temperaturas que afetam microrganismos resistentes, validada por indicadores físicos, químicos e biológicos.
III. A umidade de nível intermediário tem indicação para artigos em contato direto com mucosas, contemplando a supressão completa de microrganismos esporulados.
IV. A esterilização por óxido de etileno requer controle cuidadoso de umidade e aquecimento, aplicado de aeração para eliminar resíduos tóxicos.

Está CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3294695 Enfermagem
Um hospital de médio porte identificou um aumento na incidência de infecções relacionadas a procedimentos cirúrgicos. A auditoria interna apontou falhas nos protocolos de reprocessamento de instrumentais na Central de Material e Esterilização (CME). Em resposta, a equipe de enfermagem, incluindo técnicos e enfermeiros, foi convocada para revisar cada etapa de limpeza, desinfecção e esterilização.
Considerando a atuação do técnico de enfermagem nesse contexto, qual medida mais efetiva deve ser priorizada para garantir a qualidade do processo de esterilização?
Alternativas
Q3291779 Enfermagem
A higienização das mãos é considerada a ação isolada mais importante para a prevenção e o controle das infecções em serviços de saúde. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q3286401 Enfermagem
O método de isolamento hospitalar padrão é utilizado em casos com risco de contaminação por sangue ou fluido corporal, contato com pele não íntegra e com mucosas. Segundo a Anvisa e o Ministério da Saúde, deve ser seguido por todos os pacientes, independentemente da suspeita ou não de infecção. As recomendações incluem:

I - Higienizar as mãos com água e sabonete ou friccioná-las com álcool a 70% em APENAS duas situações: antes e após o contato com qualquer paciente, que representam o maior risco de contaminação.
II - Usar luvas, máscara, óculos e avental quando houver risco de contato com sangue, secreções ou membranas mucosas.
III - Descartar seringas e agulhas, após desconectá-las, no lixo comum mais próximo.

Há erros conceituais nas seguintes recomendações:
Alternativas
Q3286391 Enfermagem
Analise as afirmativas abaixo, marque V (verdadeiro) e F (falso) e, posteriormente, a alternativa correspondente.

( ) A equipe de enfermagem partilha a responsabilidade de manter o ambiente de trabalho seguro e protegido para si próprios, para o paciente e para outros membros da equipe de saúde.
( ) O ciclo de infecção inclui seis componentes: o patógeno ou agente infeccioso, o reservatório, o portal de saída, o modo de transmissão, o portal de entrada para o hospedeiro e o hospedeiro suscetível.
( ) As intervenções que visam especificamente o controle de infecção no serviço de saúde dividem-se em duas categorias: assepsia clínica, ou técnica limpa, que é usada para controlar o número de microrganismos, e assepsia cirúrgica, ou técnica estéril, que exige a remoção completa dos microrganismos e esporos.
( ) A não utilização de uma técnica estéril ao vestir luvas estéreis pode resultar na introdução de microrganismos no hospedeiro suscetível. ( ) Um programa de controle de infecção eficaz depende apenas da equipe de enfermagem.
Alternativas
Q3285231 Enfermagem
Leia as afirmativas abaixo, marque V (verdadeiro) e F (falso) e, posteriormente, a alternativa correspondente.

[...] Nenhuma instituição hospitalar pode funcionar se não houver meios de proteção para evitar efeitos nocivos à saúde dos pacientes e dos profissionais que ali atuam.
[...] A assistência ao paciente é uma atribuição específica da equipe de enfermagem.
[...] Vale salientar que todo ambiente prestador de assistência à saúde do indivíduo e da coletividade deve seguir as normas de segurança do paciente, prevenção e controle de infecções, sejam eles clínicas, laboratórios, consultórios ou hospitais.
[...] Pelo fato de ter causas específicas e que envolvem grande parte dos recursos humanos das instituições de assistência à saúde, o trabalho de controle e prevenção das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde deve ser realizado a partir da ações individualizadas.
Alternativas
Q3285229 Enfermagem
Analise as asserções abaixo, e marque posteriormente a alternativa correspondente.

I – As práticas de precauções e isolamento vêm sendo utilizadas há muitos anos como uma estratégia para prevenção e controle de doenças transmissíveis, em que se observa a eficácia apenas das barreiras mecânicas.
II – Uma vez que é relativamente fácil reconhecer os casos de doenças transmissíveis, deve-se, apenas em tais situações, aplicar as Precauções Padrão para evitar possíveis contaminações. 
Alternativas
Q3283108 Enfermagem
Infecção Hospitalar é definida como “aquela adquirida após admissão do paciente e que se manifesta após a internação ou a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares” (BRASIL, 1998). Dentre os fatores que influenciam no desenvolvimento das infecções hospitalares, assinale o exemplo que corresponde a um agente etiológico.
Alternativas
Q3280017 Enfermagem
O técnico de enfermagem quando em cuidados a um paciente com dispositivos invasivos (Sonda naso-gástrica, sonda vesical de demora, tubo orotraqueal, catéter venoso), deve estar de acordo com todas as normas de biossegurança mais atuais. Suas condutas se não forem corretas, pode ser considerado potencial vetor de contaminação. Sobre biossegurança assinale a alternativa CORRETA:

                                                                                                                 Fonte: Nota técnica GVIMS/GGTES/DIRE3/ANVISA. No 05/2024: Orientações gerais para higiene das mãos em serviços de saúde (1° versão atualizada da nota técnica.GVIMS/GGTES/ANVISA n° 01/2018). Brasília, Anvisa,14 de novembro de 2024. 30 p.

Brasil. Agência Nacional de
VigilânciaSanitáriaSegurança do paciente em serviços de saúde: limpeza e desinfecção de superfícies/Agência Nacional de VigilânciaSanitária. – Brasília: Anvisa, 2010. 116 p 

Alternativas
Q3277490 Enfermagem

As mãos, ao interagirem com diferentes objetos e pessoas, tornam-se veículos de transmissão de microrganismos. Esse fenômeno é especialmente relevante em locais como hospitais e unidades de pronto atendimento.

Assinale a alternativa que descreve corretamente a importância das mãos no serviço de saúde.

Alternativas
Q3277474 Enfermagem
Em relação aos conceitos e critérios diagnósticos de infecções hospitalares, com base na Portaria nº 2.616/1998, é considerada infecção hospitalar:
Alternativas
Q3277145 Enfermagem
Quando a equipe de Enfermagem cuida de pessoas suspeitas ou confirmadas com infecções transmitidas por aerossóis (tuberculose, sarampo, COVID‑19 entre outras), deve utilizar a máscara de proteção respiratória (N95, PFF2).
Em relação aos cuidados para o uso dessa máscara, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q3276811 Enfermagem
Os protocolos de isolamento visam prevenir a transmissão de doenças infecciosas, protegendo pacientes, profissionais de saúde e demais pessoas do ambiente hospitalar. Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir:

I.O isolamento por aerossóis é indicado para doenças de transmissão aérea, como tuberculose, sendo necessário o uso de máscara N95 pelo profissional de saúde.
II.O uso de luvas e aventais descartáveis dispensa a higienização das mãos após contato com pacientes em isolamento por contato, pois já há uma barreira de proteção.
III.O isolamento por gotículas é indicado para doenças como influenza e meningite, sendo necessária a manutenção de uma distância mínima entre os pacientes.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3276801 Enfermagem
A esterilização de materiais hospitalares é essencial para prevenir infecções e garantir a segurança dos pacientes. Considerando esse tema, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3275371 Enfermagem
No contexto da avaliação e gestão do risco em organizações de saúde, as infecções associadas aos cuidados de saúde (IACS) são um desafio significativo. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3266146 Enfermagem
O enfermeiro desempenha um papel essencial no cuidado do paciente cirúrgico, atuando desde a fase pré-operatória até o pós-operatório, garantindo segurança e qualidade na assistência. Considerando as medidas de prevenção de infecção de sítio cirúrgico descritas no Protocolo para a Prevenção de Infecção do Sítio Cirúrgico (2017), analise as seguintes assertivas, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) No preparo da pele do paciente, a antissepsia deve ser realizada com solução antisséptica em combinação com produto alcoólico, clorexidine ou PVPI.

( ) Unhas artificiais não são recomendadas, mesmo que mantidas curtas, para a equipe cirúrgica.

( ) Recomenda-se a realização da tricotomia na véspera da cirurgia, com lâminas de barbear exclusivas para cada paciente, para evitar infecções.

( ) A equipe cirúrgica, ao lavar as mãos, deve manter as mãos elevadas e afastadas do corpo, de maneira que a água escorra das mãos para o cotovelo. Secar as mãos com toalhas estéreis e colocar aventais e luvas estéreis.




A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3265160 Enfermagem
O controle de infecções relacionado à assistência à saúde (IRAS) é um fundamento essencial da prática de enfermagem. Sobre as técnicas de precauções padrão, pode-se afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: B
5: B
6: D
7: C
8: B
9: B
10: E
11: E
12: D
13: D
14: A
15: D
16: B
17: C
18: E
19: B
20: D