Questões de Concurso
Sobre infecção hospitalar em enfermagem
Foram encontradas 793 questões
I. A desinfecção de alto nível emprega soluções químicas específicas e tempo de contato padronizado, inativando formas vegetativas e boa parte dos esporos.
II. A esterilização a vapor sob pressão utiliza temperaturas que afetam microrganismos resistentes, validada por indicadores físicos, químicos e biológicos.
III. A umidade de nível intermediário tem indicação para artigos em contato direto com mucosas, contemplando a supressão completa de microrganismos esporulados.
IV. A esterilização por óxido de etileno requer controle cuidadoso de umidade e aquecimento, aplicado de aeração para eliminar resíduos tóxicos.
Está CORRETO o que se afirma em:
Considerando a atuação do técnico de enfermagem nesse contexto, qual medida mais efetiva deve ser priorizada para garantir a qualidade do processo de esterilização?
I - Higienizar as mãos com água e sabonete ou friccioná-las com álcool a 70% em APENAS duas situações: antes e após o contato com qualquer paciente, que representam o maior risco de contaminação.
II - Usar luvas, máscara, óculos e avental quando houver risco de contato com sangue, secreções ou membranas mucosas.
III - Descartar seringas e agulhas, após desconectá-las, no lixo comum mais próximo.
Há erros conceituais nas seguintes recomendações:
( ) A equipe de enfermagem partilha a responsabilidade de manter o ambiente de trabalho seguro e protegido para si próprios, para o paciente e para outros membros da equipe de saúde.
( ) O ciclo de infecção inclui seis componentes: o patógeno ou agente infeccioso, o reservatório, o portal de saída, o modo de transmissão, o portal de entrada para o hospedeiro e o hospedeiro suscetível.
( ) As intervenções que visam especificamente o controle de infecção no serviço de saúde dividem-se em duas categorias: assepsia clínica, ou técnica limpa, que é usada para controlar o número de microrganismos, e assepsia cirúrgica, ou técnica estéril, que exige a remoção completa dos microrganismos e esporos.
( ) A não utilização de uma técnica estéril ao vestir luvas estéreis pode resultar na introdução de microrganismos no hospedeiro suscetível. ( ) Um programa de controle de infecção eficaz depende apenas da equipe de enfermagem.
[...] Nenhuma instituição hospitalar pode funcionar se não houver meios de proteção para evitar efeitos nocivos à saúde dos pacientes e dos profissionais que ali atuam.
[...] A assistência ao paciente é uma atribuição específica da equipe de enfermagem.
[...] Vale salientar que todo ambiente prestador de assistência à saúde do indivíduo e da coletividade deve seguir as normas de segurança do paciente, prevenção e controle de infecções, sejam eles clínicas, laboratórios, consultórios ou hospitais.
[...] Pelo fato de ter causas específicas e que envolvem grande parte dos recursos humanos das instituições de assistência à saúde, o trabalho de controle e prevenção das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde deve ser realizado a partir da ações individualizadas.
I – As práticas de precauções e isolamento vêm sendo utilizadas há muitos anos como uma estratégia para prevenção e controle de doenças transmissíveis, em que se observa a eficácia apenas das barreiras mecânicas.
II – Uma vez que é relativamente fácil reconhecer os casos de doenças transmissíveis, deve-se, apenas em tais situações, aplicar as Precauções Padrão para evitar possíveis contaminações.
Fonte: Nota técnica GVIMS/GGTES/DIRE3/ANVISA. No 05/2024: Orientações gerais para higiene das mãos em serviços de saúde (1° versão atualizada da nota técnica.GVIMS/GGTES/ANVISA n° 01/2018). Brasília, Anvisa,14 de novembro de 2024. 30 p.
Brasil. Agência Nacional de VigilânciaSanitáriaSegurança do paciente em serviços de saúde: limpeza e desinfecção de superfícies/Agência Nacional de VigilânciaSanitária. – Brasília: Anvisa, 2010. 116 p
As mãos, ao interagirem com diferentes objetos e pessoas, tornam-se veículos de transmissão de microrganismos. Esse fenômeno é especialmente relevante em locais como hospitais e unidades de pronto atendimento.
Assinale a alternativa que descreve corretamente a importância das mãos no serviço de saúde.
Em relação aos cuidados para o uso dessa máscara, assinale a alternativa incorreta.
I.O isolamento por aerossóis é indicado para doenças de transmissão aérea, como tuberculose, sendo necessário o uso de máscara N95 pelo profissional de saúde.
II.O uso de luvas e aventais descartáveis dispensa a higienização das mãos após contato com pacientes em isolamento por contato, pois já há uma barreira de proteção.
III.O isolamento por gotículas é indicado para doenças como influenza e meningite, sendo necessária a manutenção de uma distância mínima entre os pacientes.
Está correto o que se afirma em:
( ) No preparo da pele do paciente, a antissepsia deve ser realizada com solução antisséptica em combinação com produto alcoólico, clorexidine ou PVPI.
( ) Unhas artificiais não são recomendadas, mesmo que mantidas curtas, para a equipe cirúrgica.
( ) Recomenda-se a realização da tricotomia na véspera da cirurgia, com lâminas de barbear exclusivas para cada paciente, para evitar infecções.
( ) A equipe cirúrgica, ao lavar as mãos, deve manter as mãos elevadas e afastadas do corpo, de maneira que a água escorra das mãos para o cotovelo. Secar as mãos com toalhas estéreis e colocar aventais e luvas estéreis.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: