Questões de Concurso
Sobre parada cardiorespiratória (pcr) em enfermagem
Foram encontradas 887 questões
I. Comprimir o tórax pelo menos 5 cm. II. Minimizar interrupções nas compressões. III. Aguardar o retorno total do tórax.
São ações que asseguram a qualidade da ressuscitação cardiopulmonar:
Ao auxiliar a equipe no atendimento inicial, quais são os cuidados prioritários que o técnico de enfermagem deve realizar para garantir a segurança do paciente e prevenir lesões?
( ) As compressões cardíacas são realizadas na proporção de 30:2 (30 compressões para 2 ventilações) quando houver dois profissionais.
( ) O profissional deve realizar as compressões na frequência de 100 a 120 compressões por minuto.
( ) As compressões não podem ser no intervalo 7cm - 10 cm de profundidade.
( ) Ao identificar criança inconsciente, sem respirar ou com respiração agonizante e sem pulso, deve-se iniciar abertura de via aérea, seguida das compressões torácicas e ventilação adequada.
A alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
• Temperatura axilar: 36,8°C • Frequência cardíaca: 40 bpm • Pressão arterial: 80 x 50 mmHg • Frequência respiratória: 14 irpm • Saturação de oxigênio (SpO2): 96% com • cateter nasal de oxigênio a 2 L/min
Diante desse quadro, qual a conduta imediata que o enfermeiro deve adotar?
Para uma ressuscitação cardiopulmonar de qualidade, sem via aérea avançada, a relação compressão-ventilação deve ser de 15:2, associada à alternância dos responsáveis pelas compressões a cada 2 minutos, ou antes, se houver cansaço.
Durante ressuscitação no SAV, o acesso intraósseo é a via de preferência para a administração de medicação, porém, caso ele não funcione adequadamente, torna-se aceitável o acesso intravenoso.
Na situação de provável ou confirmada parada cardiorrespiratória no ambiente extra-hospitalar, a cadeia de sobrevivência deve ser ACB (abertura de vias aéreas, checagem de responsividade e boa ventilação) ou ACBD (abertura de vias aéreas, checagem de responsividade, boa ventilação e desfibrilação).
No caso de parada cardiorrespiratória em adulto em que haja uma via aérea avançada, devem-se administrar duas ventilações a cada 6 segundos (20 ventilações por minuto), com compressões torácicas contínuas.
Os procedimentos de reanimação de recém-nascido, quando necessários, podem ser realizados com ele fora ou dentro de saco plástico; nesse último caso, seu corpo deve ser previamente secado antes de ser colocado no saco plástico.
Segundo as diretrizes de 2020 da AHA (American Heart Association), considera-se critério de qualidade da RCP para adultos, em suporte básico de vida (SBV):