Questões de Concurso Sobre pele e anexos em enfermagem

Foram encontradas 64 questões

Q3106653 Enfermagem
Qual a afirmativa que melhor descreve a sequência das fases do processo de cicatrização tecidual?
Alternativas
Q3085186 Enfermagem
“Admitir a necessidade de banhos menos frequentes, evitar o uso de sabonetes fortes e usar emolientes para a pele”. O trecho apresentado refere-se a uma ação de enfermagem que deve ser adotado em qual situação?
Alternativas
Q3079754 Enfermagem
O tegumento ou pele recobre o corpo, protegendo-o contra o atrito, a perda de água, a invasão de micro-organismos e a radiação ultravioleta. Tem papel na percepção sensorial (tato, calor, pressão e dor), na síntese de vitamina D, na termorregulação, na excreção de íons e na secreção de lipídios protetores e de leite. A pele apresenta duas camadas, uma externa chamada de epiderme e outra camada interna que é a chamada derme. Na epiderme existe duas divisões, também chamadas de estratos. Um deles é o estrato mais interno da epiderme, que é responsável pela renovação do tecido epitelial, formado por células cilíndricas e tem a presença de células tronco que formam os outros tipos de células da epiderme. Trata-se do estrato
Alternativas
Q3053294 Enfermagem

A hipoderme, ou tecido subcutâneo, fica abaixo da derme, por isso é a camada mais interna do tegumento. Apesar da conexão com a derme através de fibras colágenas e elásticas, a hipoderme não é considerada como componente da pele, porque fica difícil sua distinção da derme.

Assinale a alternativa que descreve, de maneira correta, as funções da hipoderme. 

Alternativas
Ano: 2014 Banca: FUNCAB Órgão: PC-RO Prova: FUNCAB - 2014 - PC-RO - Técnico em Necropsia |
Q2717058 Enfermagem

''Há mais de 3.500 anos, a tatuagem já existe como forma de expressão da personalidade ou de identificação de indivíduos de uma mesma comunidade." (Site - tudo em foco)

Fazer uma tatuagem permanente é um compromisso importante e requer cuidado e planejamento, juntamente com certa quantidade de dor também. Uma opção alternativa para você, é fazer tatuagens temporárias, que parecem reais. Estas não são dolorosas, têm baixo custo e dá-lhe mais tempo para a experimentação. (Site - lifestyles.Adaptado)

De acordo com o enunciado e com os conhecimentos fundamentais da pele, é certo afirmar que a tatuagem permanente é feita na:

Alternativas
Q2544944 Enfermagem
São muito comuns atendimentos não programados nas UBSs, de pessoas com queixa de doenças dermatológicas agudas, de etiologia viral, parasitária, bacteriana ou fúngica. Uma dessas lesões, por exemplo, tem instalação rápida e no início a pele se apresenta lisa e brilhosa, evoluindo com eritema e edema de limites bem definidos, presença de calor e dor e aspecto de casca de laranja. Comumente presente em membros inferiores e em pacientes diabéticos e obesos e seus surtos repetidos podem ocorrer em uma mesma região do corpo. Estamos falando do(a)
Alternativas
Q2540269 Enfermagem
Na área da saúde, assinale a alternativa que aponta um prefixo diretamente relacionado a pele:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFSM Órgão: UFSM Prova: UFSM - 2024 - UFSM - Enfermeiro |
Q2532666 Enfermagem
A pele é o maior orgão do corpo humano e serve de barreira contra os microorganismos causadadores de doenças. Ao enfermeiro, compete a realização da avaliação, manutenção e a recuperação da integridade da pele do paciente.

Sobre a pele, é correto afirmar que
Alternativas
Q2507175 Enfermagem
Qual estrutura histológica é responsável pela nutrição, suporte e regeneração dos tecidos e é comumente encontrada subjacente a epitélios?
Alternativas
Q2498092 Enfermagem
Qual das seguintes opções descreve uma abordagem comum no tratamento do vitiligo?
Alternativas
Q2478784 Enfermagem
Qual grau é classifica a uma úlcera de cúbico que compromete todas as camadas de pele e o tecido subcutâneo onde se pode formar uma bolha?
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FURB Órgão: FURB - SC Prova: FURB - 2024 - FURB - SC - Enfermeiro |
Q2469426 Enfermagem
A lesão por pressão (LPP) é um dano na pele e/ou tecidos subjacentes, geralmente sobre uma proeminência óssea ou relacionada ao uso de dispositivo médico ou a outro artefato, em resultado da pressão intensa e/ou prolongada em combinação com o cisalhamento (SOBEST, 2017). Ocorrem quando uma pressão aplicada à pele é superior à pressão capilar normal, levando à oclusão do vaso com redução da irrigação sanguínea, anóxia, formação do processo inflamatório e morte celular (Borges EL, Fernandes FP. 2014). As LPP são um indicador da qualidade dos cuidados e também um problema de saúde pública que acarreta sofrimento e diminuição da qualidade de vida das pessoas e seus cuidadores. Há estudos que relatam que as LPP são evitáveis, no entanto, as elevadas taxas de incidência e prevalência, mesmo em países desenvolvidos, mantem-se, sugerindo uma lacuna entre o conhecimento científico e a aplicação clínica do conhecimento. São principalmente causadas pela carga mecânica prolongada nos tecidos moles do corpo, os efeitos na microcirculação, a sua relação entre as forças externas aplicadas à pele e a resistência desta. A fisiopatologia descreve quatro mecanismos sobre os tecidos moles em resposta à carga mecânica: isquemia localizada, fluxo prejudicado do fluido intersticial e drenagem linfática, lesão de reperfusão e deformação celular persistente (Afonso C.; Azevedo GAM., Alves P, 2014). Isso posto, quanto à classificação da lesão por pressão, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona o estágio com sua ocorrência: 

Primeira coluna: estágio
(1) Estágio 1 - Pele íntegra.
(2) Estágio 2 - Perda da pele em sua espessura parcial.
(3) Estágio 3 - Perda da pele em sua espessura total.
(4) Estágio 4 - Perda da pele em sua espessura total e perda tissular.
(5) Não classificável ou não estadiável.
(6) Lesão por Pressão Tissular Profunda.

Segunda coluna: ocorrência
(__)Dano não pode ser confirmado porque está encoberto por tecido desvitalizado (amarelo, acastanhado, cinzento, verde ou castanho) ou necrótico (amarelo escuro, castanho ou preto) no leito da ferida. Escara estável (isto é, seca, aderente, sem eritema ou flutuação) em membro isquêmico ou no calcâneo não deve ser removida.
(__)Leito com exposição ou palpação direta da fáscia, músculo, tendão, ligamento, cartilagem ou osso, tornando possível a osteomielite. Tecido desvitalizado (úmido) ou necrose (seco), epíbole, deslocamentos e túneis podem estar presentes.
(__)Leito de coloração rosa ou vermelha, sem tecido desvitalizado. Úmido. Pode apresentar-se em bolha intacta (preenchida com exsudato seroso) ou rompida. A equimose é um indicador de suspeita de lesão nos tecidos profundos.
(__)Eritema não branqueável ao toque digital. Em pele de pigmentação escura, a sua cor pode ser diferente à área circundante. Pode ser mais dolorido, intumescimento/amolecimento, quente/frio que o tecido adjacente.
(__)Pele íntegra ou não, com área de descoloração vermelha escura, marrom ou púrpura que não embranquece ou separação epidérmica de leito escurecido ou bolha com exsudato sanguinolento. A descoloração pode apresentar-se diferente em pessoas com pele de tonalidade mais escura.
(__)Tecido adiposo visível, granulação, epíbole (lesão com bordas enroladas). Pode haver tecido desvitalizado, descolamento, túneis.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
Alternativas
Q2453376 Enfermagem
Assinale a alternativa CORRETA a respeito das camadas da pele.
Alternativas
Q2331866 Enfermagem

Julgue o item subsequente.


O timo é um órgão linfoide que apresenta dois lobos, sua função é produzir linfócitos. Está situado parcialmente no pescoço e no tórax, se estendendo desde a parte inferior da tireoide até a quarta cartilagem costal. O timo cresce até o período da puberdade, depois passa a involuir até ser substituído por tecido adiposo. 

Alternativas
Q2331858 Enfermagem

Julgue o item subsequente.


Cada um dos tecidos fundamentais é desenvolvido por vários tipos de células características daquele tecido e por associações e arranjos característicos entre células e matriz extracelular. Essas ligações são, geralmente, muito peculiares e facilitam o reconhecimento dos muitos subtipos de tecidos. 

Alternativas
Q2273248 Enfermagem
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao tecido cobre as superfícies do corpo e reveste os órgãos ocos, cavidades corporais e os ductos; também forma as glândulas.
Alternativas
Q2230781 Enfermagem
Em relação a inspeção da pele, assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao vitiligo.
Alternativas
Q2209533 Enfermagem
A ferida é uma ruptura estrutural ou fisiológica que estimula respostas de reparação tecidual ou não. Ela pode envolver parcial ou totalmente a espessura da pele, podendo atingir tecido subcutâneo, músculos, tecidos e órgãos. Durante a avalição de uma ferida, é indispensável ao enfermeiro o conhecimento das estruturas da pele. Sendo assim, analise a imagem abaixo:
Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa que corresponde às estruturas da pele representada pela numeração da imagem.
Alternativas
Q2101498 Enfermagem
De acordo com a avaliação de superfície corporal em queimados utilizando a regra dos 9, em criança, o tronco posterior corresponde a quantos por cento da área corporal?
Alternativas
Q1955220 Enfermagem
Na estrutura cutânea, é a camada de tecido conjuntivo onde estão imersos os anexos cutâneos, vasos sanguíneos, linfáticos e nervos: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: B
4: A
5: C
6: C
7: D
8: B
9: E
10: A
11: B
12: E
13: C
14: E
15: C
16: D
17: B
18: A
19: D
20: C