A lesão por pressão (LPP) é um dano na pele e/ou tecidos su...
Primeira coluna: estágio
(1) Estágio 1 - Pele íntegra.
(2) Estágio 2 - Perda da pele em sua espessura parcial.
(3) Estágio 3 - Perda da pele em sua espessura total.
(4) Estágio 4 - Perda da pele em sua espessura total e perda tissular.
(5) Não classificável ou não estadiável.
(6) Lesão por Pressão Tissular Profunda.
Segunda coluna: ocorrência
(__)Dano não pode ser confirmado porque está encoberto por tecido desvitalizado (amarelo, acastanhado, cinzento, verde ou castanho) ou necrótico (amarelo escuro, castanho ou preto) no leito da ferida. Escara estável (isto é, seca, aderente, sem eritema ou flutuação) em membro isquêmico ou no calcâneo não deve ser removida.
(__)Leito com exposição ou palpação direta da fáscia, músculo, tendão, ligamento, cartilagem ou osso, tornando possível a osteomielite. Tecido desvitalizado (úmido) ou necrose (seco), epíbole, deslocamentos e túneis podem estar presentes.
(__)Leito de coloração rosa ou vermelha, sem tecido desvitalizado. Úmido. Pode apresentar-se em bolha intacta (preenchida com exsudato seroso) ou rompida. A equimose é um indicador de suspeita de lesão nos tecidos profundos.
(__)Eritema não branqueável ao toque digital. Em pele de pigmentação escura, a sua cor pode ser diferente à área circundante. Pode ser mais dolorido, intumescimento/amolecimento, quente/frio que o tecido adjacente.
(__)Pele íntegra ou não, com área de descoloração vermelha escura, marrom ou púrpura que não embranquece ou separação epidérmica de leito escurecido ou bolha com exsudato sanguinolento. A descoloração pode apresentar-se diferente em pessoas com pele de tonalidade mais escura.
(__)Tecido adiposo visível, granulação, epíbole (lesão com bordas enroladas). Pode haver tecido desvitalizado, descolamento, túneis.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Olá, aluno! Vamos entender juntos a questão e suas alternativas. Primeiramente, a alternativa correta é a letra E. Agora, vamos analisar por que essa alternativa está correta e as outras não.
Alternativa E - Correta:
A alternativa E apresenta a seguinte associação:
(5) Não classificável ou não estadiável
(4) Leito com exposição ou palpação direta da fáscia, músculo, tendão, ligamento, cartilagem ou osso
(2) Leito de coloração rosa ou vermelha, sem tecido desvitalizado
(1) Eritema não branqueável ao toque digital
(6) Pele íntegra ou não, com área de descoloração vermelha escura, marrom ou púrpura
(3) Tecido adiposo visível, granulação, epíbole (lesão com bordas enroladas)
Vamos entender cada estágio e sua respectiva descrição:
(5) Não classificável ou não estadiável: O dano não pode ser confirmado porque está encoberto por tecido desvitalizado ou necrótico. É uma descrição clássica do estágio não classificável.
(4) Estágio 4 : Perda de pele em sua espessura total com exposição direta de fáscia, músculo, tendão, ligamento, cartilagem ou osso. Pode levar à osteomielite.
(2) Estágio 2 : Perda parcial da espessura da pele, leito de coloração rosa ou vermelha, úmido e pode apresentar-se em bolha intacta ou rompida.
(1) Estágio 1 : Eritema não branqueável ao toque digital. Importante observar a diferença na coloração em peles de pigmentação escura.
(6) Lesão por Pressão Tissular Profunda : Pele íntegra ou não, com área de descoloração vermelha escura, marrom ou púrpura. Pode haver separação epidérmica.
(3) Estágio 3 : Perda total da espessura da pele, tecido adiposo visível e pode haver granulação, epíbole e descolamento.
Alternativas Incorretas:
Alternativa A:
(3 - 5 - 4 - 1 - 6 - 2) - A ordem não condiz com as descrições dos estágios. Por exemplo, 3 propõe perda total da espessura da pele, mas o descrito é para não classificável.
Alternativa B:
(6 - 2 - 4 - 1 - 3 - 5) - A associação de 6 com lesão por pressão tissular profunda está incorreta na descrição e ordem dos estágios.
Alternativa C:
(1 - 4 - 3 - 2 - 5 - 6) - Não condiz com a sequência correta dos estágios, por exemplo, 1 corresponde ao eritema não branqueável e não à ordem proposta.
Alternativa D:
(4 - 6 - 3 - 5 - 2 - 1) - A ordem e descrições não estão alinhadas com os estágios de lesão por pressão, como 4 com perda de espessura total e tissular, mas não na sequência correta.
As lesões por pressão são um importante indicador da qualidade dos cuidados prestados, e é fundamental associar corretamente os estágios para efetuar um diagnóstico e tratamento eficazes.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo