Questões de Concurso Sobre planejamento familiar em enfermagem

Foram encontradas 244 questões

Q3174298 Enfermagem
No contexto do planejamento familiar natural, qual método utiliza a combinação do calendário ou da percepção do muco cervical para identificar o início do período fértil e emprega a medição da temperatura basal para determinar o final do período fértil? Esse método considera a elevação da temperatura corporal basal em 0,2 a 0,5°C após a ovulação, devido ao aumento da progesterona, e permite a retomada das relações sexuais após três dias de temperaturas elevadas.
Alternativas
Q3174292 Enfermagem
Dentre os objetivos estratégicos e específicos da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, qual das opções abaixo NÃO corresponde a uma determinação do Ministério da Saúde no âmbito do planejamento familiar?
Alternativas
Q3170368 Enfermagem
O dispositivo intrauterino (DIU) de cobre é um método contraceptivo não hormonal ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em relação à prática do enfermeiro no que se refere a esse método, de acordo com a Resolução Cofen nº 690/2022, que normatiza a atuação do enfermeiro no planejamento familiar e reprodutivo, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Compete ao enfermeiro a inserção, revisão e retirada do DIU.
( ) Para estar habilitado para a inserção, revisão e retirada do DIU, o enfermeiro precisa ter curso de capacitação presencial com carga horária mínima de 70 horas, sendo no mínimo 20 horas teóricas e teórico-práticas, e 50 horas práticas, com no mínimo 20 inserções supervisionadas durante consulta de Enfermagem nos serviços de saúde.
( ) O Ministério da Saúde recomenda que a inserção do DIU seja feita apenas por médicos capacitados. Compete ao enfermeiro auxiliar durante a realização do procedimento.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3127908 Enfermagem
Fabiana, 22 anos de idade e quatro filhos vivos, procura a Estratégia de Saúde de Família (ESF) para orientação sobre planejamento familiar, com interesse em realizar a técnica contraceptiva de esterilização feminina. Diante desse relato e de acordo com a Lei N°14.443/2022, é CORRETO informar a Fabiana que:
Alternativas
Q3108176 Enfermagem
Uma mulher de 32 anos, com dois filhos e diagnóstico prévio de anemia ferropriva e hipertensão arterial controlada, procura a Unidade Básica de Saúde (UBS) para orientação sobre planejamento familiar. Durante a consulta de enfermagem, ela relata não desejar mais filhos nos próximos 5 a 10 anos e prefere um método contraceptivo de longa duração, não hormonal e que não interfira significativamente no seu ciclo menstrual. A paciente também relata histórico de alergia a látex. Com base nas diretrizes do planejamento familiar no SUS e nas condições clínicas da paciente, qual método contraceptivo deve ser oferecido?
Alternativas
Q3102646 Enfermagem
Durante consulta de planejamento reprodutivo, mulher de 35 anos, G2P2, solicita inserção de DIU hormonal (levonorgestrel 52mg). A ultrassonografia transvaginal evidencia útero em retroversão, com 84mm de comprimento. Na avaliação do colo uterino, observase que: 
Alternativas
Q3098988 Enfermagem
Indicador que estima o número médio de filhos que uma mulher terá ao longo de seu período reprodutivo; é um dado importante para analisar a dinâmica demográfica de um local:
Alternativas
Q3087974 Enfermagem
Estimativas recentes apontam que 218 milhões de mulheres em idade reprodutiva, de 15 a 49 anos, em países de baixa e média renda, incluindo o Brasil, querem evitar a gravidez, mas não estão usando um método contraceptivo moderno (CONITEC, 2021). Sobre o implante subdérmico para contracepção, é CORRETO afirmar que:

Fonte: Ministério da Saúde. Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde – Conitec. RELATÓRIO PARA SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS. Nº 232, março 2021. Disponível em: https://www.gov.br/conitec/ptbr/midias/consultas/relatorios/2021/Sociedade/20210428_resoc232_etonogestrel.pdf
Alternativas
Q3065618 Enfermagem
Durante muito tempo, o óbito materno foi considerado um fato natural e inerente à condição feminina. No entanto, cerca de 98% desses óbitos seriam evitáveis caso fossem asseguradas condições dignas de vida e de saúde à população. Assinale alternativa que não apresente medidas para a redução da mortalidade materna no Brasil.
Alternativas
Q3006327 Enfermagem
As instâncias gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS), em todos os seus níveis, têm a obrigação de garantir a atenção integral à saúde, que inclua a assistência à concepção e à contracepção, num contexto de respeito aos direitos sexuais e aos direitos reprodutivos. Assinale a alternativa que corresponde a ordem correta das numerações de acordo com as definições dos métodos anticoncepcionais: 

1- Barreira


2- Comportamental


3- Intrauterino


4- Hormonal



( ) Implante Subcutâneo


( ) Espermaticida


( ) Diu com levonorgestrel


( ) Sintotérmico

Alternativas
Q2924642 Enfermagem

Marcia, de 17 anos, compareceu ao setor de planejamento familiar de uma unidade de saúde para avaliação pré-concepcional. Durante a anamnese, ela referiu ter problemas com a gestação, pois há um ano concebeu um bebê, contudo o mesmo nasceu com defeitos congênitos do tubo neural, indo a óbito logo após o nascimento; mas insistiu que gostaria de ter filhos. Para a prevenção desse problema várias ações serão necessárias, dentre as quais, o(a)

Alternativas
Ano: 2010 Banca: CEPERJ Órgão: SESDEC-RJ Prova: CEPERJ - 2010 - SESDEC-RJ - Enfermeiro |
Q2916761 Enfermagem

De açodo com as orientações contidas no manual técnico "Assistência em Planejamento Familiar" do Ministério da Saúde, segundo o método de Ogino-Knaus, uma mulher que tem o ciclo mais curto do seu período menstrual com 25 dias e o ciclo mais longo do seu período menstrual com 34 dias, para evitar a gravidez, deverá abster-se de relações sexuais com contato genital durante o período fértil, nesse caso, compreendido entre:

Alternativas
Q2915536 Enfermagem

A Constituição Brasileira garante ao cidadão o direito de ter ou não filhos e cabe ao Sistema Único de Saúde, em todos os seus níveis, a obrigação de fornecer assistência à concepção e contracepção como parte integrante de suas ações de assistência à saúde. Os contraceptivos orais é um dos métodos mais utilizados com essa finalidade. Em relação a esses medicamentos marque a opção CORRETA.

Alternativas
Ano: 2013 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: SESA-ES Prova: CESPE - 2013 - SESA-ES - Enfermeiro |
Q2893848 Enfermagem

Com relação à infertilidade e à assistência do profissional de enfermagem a casais inférteis, assinale a opção correta.

Alternativas
Q2821574 Enfermagem

O método anticoncepcional do muco cervical (Billing) baseia-se na identificação do período fértil pelas modificações cíclicas do muco cervical, observado no autoexame e pela sensação por ele provocada na vagina e vulva. Esse método anticoncepcional é classificado como:

Alternativas
Q2820659 Enfermagem

“O conjunto de ações de regulação da fecundidade que garanta direitos iguais de constituição, limitação ou aumento da prole pela mulher, pelo homem ou pelo casal.”

A descrição acima traz o conceito definido pelo Ministério da Saúde como:

Alternativas
Q2820655 Enfermagem

Responda verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que traz a sequência correta:

A saúde sexual é a habilidade de mulheres e homens para desfrutar e expressar sua sexualidade, sem riscos de doenças sexualmente transmissíveis, gestações não desejadas, coerção, violência e discriminação. De acordo com o Ministério da Saúde, são direitos reprodutivos:


(__) O direito das pessoas decidirem, de forma livre e responsável, se querem ou não ter filhos, quantos filhos desejam ter e em que momento de suas vidas.

(__) O direito de acesso a informações, meios, métodos e técnicas para ter ou não ter filhos.

(__) O direito de expressar livremente sua orientação sexual: heterossexualidade, homossexualidade, bissexualidade.

(__) O direito ao sexo seguro para prevenção da gravidez e de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e Aids.

Alternativas
Q2817781 Enfermagem

Em geral, não há restrições ao uso de anticoncepcionais hormonais na adolescência. Os anticoncepcionais hormonais combinados, compostos de estrogênio e progestogênio podem ser usados desde a menarca. Deve-se, entretanto, evitar o uso de anticoncepcionais só de progestogênio (injetável trimestral e da pílula só de progesterona – minipílula) antes dos 18 anos, pelo possível risco de:

Alternativas
Q2797069 Enfermagem

Anticoncepção corresponde ao uso de método e técnicas com a finalidade de impedir que o relacionamento sexual resulte em gravidez. Sobre os métodos anticoncepcionais é correto afirmar:

Alternativas
Q2767790 Enfermagem

Os métodos contraceptivos podem ser divididos didaticamente em: comportamentais, de barreira, dispositivo intra-uterino, métodos hormonais e cirúrgicos. Marque a alternativa que possuem apenas contraceptivos de barreira:

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: C
5: C
6: E
7: B
8: D
9: D
10: B
11: C
12: A
13: D
14: A
15: C
16: A
17: B
18: B
19: C
20: B