Questões de Concurso
Sobre planejamento familiar em enfermagem
Foram encontradas 237 questões
1- Barreira
2- Comportamental
3- Intrauterino
4- Hormonal
( ) Implante Subcutâneo
( ) Espermaticida
( ) Diu com levonorgestrel
( ) Sintotérmico
Marcia, de 17 anos, compareceu ao setor de planejamento familiar de uma unidade de saúde para avaliação pré-concepcional. Durante a anamnese, ela referiu ter problemas com a gestação, pois há um ano concebeu um bebê, contudo o mesmo nasceu com defeitos congênitos do tubo neural, indo a óbito logo após o nascimento; mas insistiu que gostaria de ter filhos. Para a prevenção desse problema várias ações serão necessárias, dentre as quais, o(a)
De açodo com as orientações contidas no manual técnico "Assistência em Planejamento Familiar" do Ministério da Saúde, segundo o método de Ogino-Knaus, uma mulher que tem o ciclo mais curto do seu período menstrual com 25 dias e o ciclo mais longo do seu período menstrual com 34 dias, para evitar a gravidez, deverá abster-se de relações sexuais com contato genital durante o período fértil, nesse caso, compreendido entre:
A Constituição Brasileira garante ao cidadão o direito de ter ou não filhos e cabe ao Sistema Único de Saúde, em todos os seus níveis, a obrigação de fornecer assistência à concepção e contracepção como parte integrante de suas ações de assistência à saúde. Os contraceptivos orais é um dos métodos mais utilizados com essa finalidade. Em relação a esses medicamentos marque a opção CORRETA.
A Lei no de 3 de junho de 1998 – Plano de Saúde – que institui o plano ou seguro-referência de assistência à saúde, com cobertura assistencial médico-hospitalar-odontológica, compreendendo partos e tratamentos, realizados exclusivamente no Brasil, com padrão de enfermaria ou centro de terapia intensiva, ou similar; quando necessária, a internação hospitalar no que se refere às doenças relacionadas na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, da Organização Mundial de Saúde, respeitadas as exigências mínimas estabelecidas no artigo 10, exceto:
1. inseminação artificial.
2. tratamento clínico ou cirúrgico experimental.
3. procedimentos clínicos ou cirúrgicos para fins estéticos, bem como órteses e próteses para o mesmo fim.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Com relação à infertilidade e à assistência do profissional de enfermagem a casais inférteis, assinale a opção correta.
O método anticoncepcional do muco cervical (Billing) baseia-se na identificação do período fértil pelas modificações cíclicas do muco cervical, observado no autoexame e pela sensação por ele provocada na vagina e vulva. Esse método anticoncepcional é classificado como:
“O conjunto de ações de regulação da fecundidade que garanta direitos iguais de constituição, limitação ou aumento da prole pela mulher, pelo homem ou pelo casal.”
A descrição acima traz o conceito definido pelo Ministério da Saúde como:
Responda verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que traz a sequência correta:
A saúde sexual é a habilidade de mulheres e homens para desfrutar e expressar sua sexualidade, sem riscos de doenças sexualmente transmissíveis, gestações não desejadas, coerção, violência e discriminação. De acordo com o Ministério da Saúde, são direitos reprodutivos:
(__) O direito das pessoas decidirem, de forma livre e responsável, se querem ou não ter filhos, quantos filhos desejam ter e em que momento de suas vidas.
(__) O direito de acesso a informações, meios, métodos e técnicas para ter ou não ter filhos.
(__) O direito de expressar livremente sua orientação sexual: heterossexualidade, homossexualidade, bissexualidade.
(__) O direito ao sexo seguro para prevenção da gravidez e de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e Aids.
Em geral, não há restrições ao uso de anticoncepcionais hormonais na adolescência. Os anticoncepcionais hormonais combinados, compostos de estrogênio e progestogênio podem ser usados desde a menarca. Deve-se, entretanto, evitar o uso de anticoncepcionais só de progestogênio (injetável trimestral e da pílula só de progesterona – minipílula) antes dos 18 anos, pelo possível risco de:
Anticoncepção corresponde ao uso de método e técnicas com a finalidade de impedir que o relacionamento sexual resulte em gravidez. Sobre os métodos anticoncepcionais é correto afirmar:
Os métodos contraceptivos podem ser divididos didaticamente em: comportamentais, de barreira, dispositivo intra-uterino, métodos hormonais e cirúrgicos. Marque a alternativa que possuem apenas contraceptivos de barreira:
Em relação à esterilização voluntária feminina e masculina (métodos definitivos e cirúrgicos), é correto afirmar que
Método que indica o período fértil por meio das características do muco cervical e da sensação de umidade por ele provocada na vulva é denominado:
“Dispositivo intermediário, é um dispositivo descartável, estéril, que favorece as infusões múltiplas de soluções IV e/ou medicamentos, é constituída por um volante giratório com setas indicativas.”
Entre os dispositivos de terapia endovenosa, o texto acima traz a descrição para:
A regulamentação do planejamento familiar no Brasil, por meio da Lei nº 9.263/96, foi uma conquista importante para mulheres e homens no que diz respeito à afirmação dos direitos reprodutivos. A atenção em planejamento familiar contribui para a redução da morbimortalidade materna e infantil na medida em que:
O Ministério da Saúde reconhece que, pelo menos metade das gestações que ocorrem, inicialmente, não é planejada, mesmo que seja desejada. No entanto, o não planejamento pode estar associado à falta de orientação ou de ocasião para a obtenção de um método contraceptivo (BRASIL, 2012). Sobre este assunto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A consulta que o casal faz antes de uma gravidez consiste na avaliação pré-concepcional e pode constituir importante instrumento na melhoria dos índices de morbidade e mortalidade materna e infantil.
II. O Planejamento Familiar deve ser implantado exclusivamente nas consultas de enfermagem, visitas domiciliares e durante atividades educativas em escolas.
III. A regulamentação do Planejamento Familiar no Brasil, por meio da Lei nº 9.263/96, foi uma conquista importante para mulheres e homens no que diz respeito à afirmação dos direitos reprodutivos.
IV. A Lei do Planejamento Familiar expõe que este é entendido como o conjunto de ações de controle demográfico, de forma que garanta direitos iguais de constituição, limitação ou aumento da prole pela mulher (artigo 2º).
Como membro da equipe de saúde, o técnico de enfermagem participa junto com outros profissionais de grupos de planejamento familiar. Nessa oportunidade, deve reforçar que, para a prevenção simultânea da gravidez e de infecções sexualmente transmissíveis, está indicada a dupla proteção, ou seja, o uso combinado de dois métodos anticoncepcionais tais como
São cuidados importantes com a camisinha, EXCETO: