Questões de Concurso Sobre cultura de plantas estimulantes, oleaginosas e medicinais em engenharia agronômica (agronomia)

Foram encontradas 144 questões

Q3273897 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Referente à cultura da soja, analise as assertivas a seguir:

I. A escala fenológica pode ser dividida em duas fases: a vegetativa e a reprodutiva.
II. A mudança entre o estágio vegetativo e reprodutivo se dá quando pelo menos 10% dos nós apresentam flores abertas.
III. O potencial produtivo de uma lavoura pode ser estimado com base na população estabelecida em campo, no número de legumes/planta, no número de grãos por legume e no peso de mil sementes.

Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Q3208850 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A canola é uma espécie oleaginosa, passível de incorporação na rotação de culturas para produção de grãos no sul do Brasil por possuir a mesma necessidade de estrutura da produção de trigo.

Sobre a produção de canola no Rio Grande do Sul, classifique V, para as sentenças verdadeiras, e F, para a sentenças falsas.

( ) A definição dos melhores locais e épocas de semeadura da canola é feita considerando dois critérios básicos: a necessidade da espécie e a disponibilidade de recursos do ambiente.
( ) A geada é prejudicial à canola no estádio de plântula e durante o florescimento, podendo comprometer parcial ou totalmente a produção da lavoura.
( ) Durante a floração da canola, a temperatura do ar abaixo de 27 ºC causa abortamento de flores e síliquas em início de formação.
( ) O período indicado para cultivo da canola no Rio Grande do Sul inicia-se no segundo decêndio de abril e encerra-se no terceiro decêndio de junho em praticamente todo o Estado.

A sequência correta, de cima para baixo, é
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FADURPE Órgão: UFRPE Prova: FADURPE - 2024 - UFRPE - Engenheiro Agrônomo |
Q3022737 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os cafeicultores no Brasil utilizam principalmente duas espécies: Coffea arábica e Coffea canephora. Essas espécies apresentam diferenças em relação a várias características. O Coffea arabica diferencia-se do Coffea Canephora, pois: 
Alternativas
Q2608986 Engenharia Agronômica (Agronomia)

O café arábica é uma planta perene de porte arbustivo, pertencente à família Rubiaceae, produtora de frutos tipo baga, contendo, normalmente, duas sementes. A espécie C. arabica é adaptada a clima ameno, subtropical, com temperatura média anual e deficiência hídrica anual, nos seguintes valores, respectivamente:

Alternativas
Q2580890 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A cafeicultura brasileira é baseada em duas espécies de café, Coffea arábica L. e Coffea canephora Pierre, que possuem características próprias de desenvolvimento e cultivo. Um fator que caracteriza a espécie C. canephora, em relação ao C. arábica, é que suas plantas

Alternativas
Q2540082 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Um produtor de soja realizou uma amostragem de solo na camada de 0-20 cm em uma área que vem sendo cultivada com soja faz 10 anos. Nesta área fez-se uma calagem com calcário dolomítico (com incorporação a 0-20 cm) com uma dose acima do recomendado, conforme a necessidade de calagem, um ano antes da amostragem. E ao lado da área cultivada há um remanescente de mata nativa (Mata Atlântica) que nunca teve interferência antrópica, sendo que o produtor também coletou amostras de solo na área de mata para avaliação e posterior comparação com os atributos quantificados na área de soja. Após a coleta, o produtor enviou uma amostra de solo composta para um laboratório de fertilidade do solo credenciado ao ROLAS-RS/SC (Rede Oficial de Laboratórios de Análise de Solo e de Tecido Vegetal dos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina) para quantificação dos parâmetros químicos e físicos do solo.


Na Tabela abaixo constam algumas informações das análises realizadas:


Imagem associada para resolução da questão


De acordo com as informações constantes na tabela, é correto afirmar que:

Alternativas
Q2517783 Engenharia Agronômica (Agronomia)

        “A soja, o milho, o arroz, a cana‑de‑açúcar e o feijão são as maiores culturas da agricultura brasileira em área plantada. Juntos, os cinco produtos agrícolas corresponderam a mais de 70% das lavouras brasileiras durante o período de 1985 a 2017.”


Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora).


Em relação às culturas agrícolas supracitadas, julgue o item seguinte. 


O nitrogênio é o nutriente requerido em maior quantidade pela cultura da soja, sendo a fixação biológica de nitrogênio uma fonte ainda pouco utilizada para obtenção desse nutriente pela cultura. 

Alternativas
Q2517781 Engenharia Agronômica (Agronomia)

        “A soja, o milho, o arroz, a cana‑de‑açúcar e o feijão são as maiores culturas da agricultura brasileira em área plantada. Juntos, os cinco produtos agrícolas corresponderam a mais de 70% das lavouras brasileiras durante o período de 1985 a 2017.”


Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora).


Em relação às culturas agrícolas supracitadas, julgue o item seguinte. 


A soja é uma leguminosa, pertencente à família Fabaceae, que abrange, também, plantas como o feijão, a lentilha e a ervilha. 



Alternativas
Q2485555 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em cerca de 30% das espécies de hortaliças cultivadas no Brasil, se emprega a propagação vegetativa na produção comercial. Devido à confusão que ocorre em relação às estruturas vegetativas e da importância do profissional de ciências agrárias em diferenciá-las, aponte cada estrutura com sua correta descrição:

1. Bulbo: órgão aéreo especializado, constituído de um caule curto, fino, que tem em seu ápice um endosperma encoberto por folhas, às vezes, carnudas.
2. Tubérculo: tipo especial de estrutura de caule modificado, intumescido, que funciona como órgão de armazenamento subterrâneo. Um tubérculo tem todas as partes de um caule típico, porém é mais “inchado”.
3. Rizoma: estrutura de caule especializado nos quais o eixo principal da planta cresce, normalmente, na horizontal, abaixo da superfície do solo. Apresenta nós e entrenós; em cada nó se insere uma bainha foliar envolvendo o caule e formando a folhagem da planta.
4. Rebento: são porções de caule intumescidas, formados a partir de gemas axilares de um caule primário. Esses rebentos não têm dormência.
5. Bulbo tunicado: Apresenta escamas externas úmidas que protegem as escamas internas rígidas de lesões e dessecação. As escamas rígidas são separadas e excêntricas, de maneira a dar certa solidez à estrutura. A gema apical não apresenta dormência em grau variado com a cultivar.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
Alternativas
Q2471758 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Marque a alternativa que mostra a tecnologia que pode atender aos requisitos de minimização das perdas de produtividade da soja relacionadas à seca:
Alternativas
Q2471757 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Quais são os requisitos necessários para minimizar as perdas de produtividade da soja relacionadas à seca:
Alternativas
Q2383849 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O desfolhador mais comum da soja no Brasil é a lagarta-da-soja, que é encontrada em todos os locais de cultivo da oleaginosa no país. O nome científico dessa praga é
Alternativas
Q2360895 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assinale a alternativa que apresenta de forma correta um supressor natural de ervas daninhas, que promove o arejamento do solo e ajuda a combater a proliferação de nemátodos. 
Alternativas
Q2380950 Engenharia Agronômica (Agronomia)
É um exemplo de cultura perene:
Alternativas
Q2317606 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Julgue o item que se segue. 


A cultura do café é uma das principais atividades agrícolas em vários países produtores, como o Brasil, Colômbia, Vietnã, Etiópia e Honduras, entre outros. Essa cultura tem grande relevância econômica, pois gera empregos diretos e indiretos, contribuindo significativamente para a renda dos trabalhadores rurais e a economia dessas nações.

Alternativas
Q2317600 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Julgue o item que se segue. 


O amendoim pode ser utilizado como matéria-prima para a produção de óleos e margarinas. 

Alternativas
Q2317591 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Julgue o item que se segue. 


A soja é uma planta que requer sol pleno para se desenvolver, devido à sua necessidade de altos níveis de luz solar para realizar a fotossíntese de maneira eficiente e promover o crescimento saudável de suas folhas, caules e raízes. 

Alternativas
Q2307658 Engenharia Agronômica (Agronomia)
No que diz respeito às recomendações para o cultivo da mandioca em área dependente de chuva, o espaçamento e densidade de plantio em cultivo simultâneo deve ser de: 
Alternativas
Q2302072 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Sobre as pragas da bananeira e seus prejuízos, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 

(1) Palleucothrips musae. (2) Cosmopolites sordidus. (3) Caligo illioneus. (4) Opogona sacchari.

( ) Causam danos direta e indiretamente: diretamente por abrir galerias nos rizomas e na parte inferior dos pseudocaules e danificar os tecidos internos e indiretamente por causar a queda por falta de resistência à ação dos ventos e pelo favorecimento na entrada de microrganismos patogênicos.
( ) Atacam as bananas ainda verdes, principalmente pelas extremidades, onde abrem galerias e destroem a polpa, causando seu apodrecimento.
( ) Suas picadas nas inflorescências para retirar a seiva, da qual se alimentam, tornam os frutos manchados, depreciando-os sobretudo para exportações e mercados mais exigentes.
( ) Destroem o limbo foliar a partir dos bordos, deixando apenas as nervuras centrais das folhas quando o ataque é intenso. Com isso, os cachos ficam severamente prejudicados e de tamanho menor.
Alternativas
Q2291840 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A agricultura é responsável por grande parte da economia brasileira e, entre as atividades agrícolas que mais se desenvolveram nos últimos anos, está a floricultura e a produção de plantas ornamentais, considerada uma alternativa eficiente e eficaz para o desenvolvimento econômico de várias regiões do País. A respeito desse tema, julgue o item.

Uma das limitações do processo de produção de mudas de espécies ornamentais e flores é a impossibilidade de utilização de sementeiras nessa primeira etapa.

Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: B
4: B
5: C
6: D
7: E
8: C
9: C
10: B
11: C
12: A
13: E
14: A
15: C
16: C
17: C
18: B
19: C
20: E