Questões de Concurso Sobre cultura de plantas sacarinas, suculentas e fibrosas em engenharia agronômica (agronomia)

Foram encontradas 117 questões

Q2926476 Engenharia Agronômica (Agronomia)

As modernas técnicas de manejo da cultura da cana-de-açúcar preconizam a utilização de colheita da cana sem queimar, de forma mecanizada. Já existem normativas nacionais indicando o momento em que será proibida a queima da cana-de-açúcar para fins de colheita. Sobre os efeitos do manejo da colheita da cana-de-açúcar sem queima prévia da palhada (cana crua), indique a alternativa correta.

Alternativas
Q2926456 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Foi conduzido um experimento com a finalidade de avaliar duas variedades e três espaçamentos entre as linhas de cana-deaçúcar, em modelo blocos ao acaso com cinco repetições. Nesse experimento os graus de liberdade para as fontes de variação Bloco, Variedade, Espaçamento, interação Variedade X Tratamento e Erro, foram respectivamente,

Alternativas
Q2721205 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Os materiais propagativos habitualmente empregados nos cultives comerciais de inhame e de cará são respectivamente denominados:

Alternativas
Q2688019 Engenharia Agronômica (Agronomia)

O (a) _______________ é uma substância orgânica de composição semelhante à do amido, encontrada nos tubérculos de muitas plantas, em especial da família das compostas.

Marque a alternativa que preenche de forma correta a lacuna acima.

Alternativas
Q2558115 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Julgue o item subsequente.


Dentre as culturas agrícolas produzidas no nosso país, se destaca a produção de algodão devido à sua ampla disponibilidade de terras áridas no centro-oeste e nordeste e ao uso eficiente de métodos tradicionais de cultivo.

Alternativas
Q2536023 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Julgue o item subsequente. 


A faixa de temperatura ideal para o cultivo da mandioca é entre 20°C e 30°C. Temperaturas abaixo de 15°C podem retardar o crescimento, enquanto temperaturas acima de 35°C podem causar estresse térmico.

Alternativas
Q2536012 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Julgue o item subsequente. 


A cana-de-açúcar prospera em solos profundos, bem drenados e férteis. Solos argilosos são preferíveis, pois retêm a umidade necessária para o crescimento da planta. O pH ideal do solo para o cultivo de cana-de-açúcar geralmente varia de 6,0 a 7,5. Dessa forma, a escolha do local do plantio é essencial para uma boa produtividade.

Alternativas
Q2517780 Engenharia Agronômica (Agronomia)

        “A soja, o milho, o arroz, a cana‑de‑açúcar e o feijão são as maiores culturas da agricultura brasileira em área plantada. Juntos, os cinco produtos agrícolas corresponderam a mais de 70% das lavouras brasileiras durante o período de 1985 a 2017.”


Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora).


Em relação às culturas agrícolas supracitadas, julgue o item seguinte. 


O vírus Puccinia melanocephala Syd. & P. Syd. é o agente causador da ferrugem da cana‑de‑açúcar. 

Alternativas
Q2517779 Engenharia Agronômica (Agronomia)

        “A soja, o milho, o arroz, a cana‑de‑açúcar e o feijão são as maiores culturas da agricultura brasileira em área plantada. Juntos, os cinco produtos agrícolas corresponderam a mais de 70% das lavouras brasileiras durante o período de 1985 a 2017.”


Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora).


Em relação às culturas agrícolas supracitadas, julgue o item seguinte. 


Em média, o ciclo da cultura da cana‑de‑açúcar dura entre um e dois cortes e, depois desse período, é feita a reforma do canavial ou o replantio da cana. 

Alternativas
Q2416449 Engenharia Agronômica (Agronomia)
No manejo de poda em cultivos de macieira, várias práticas são recomendadas para assegurar a qualidade da fruta e a eficiência dos tratamentos fitossanitários. Com base nas práticas aplicadas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2368498 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Sobre os estádios fenológicos da soja, de acordo com a escala de Fehr e Caviness (1977), assinale a alternativa que apresenta corretamente o estádio fenológico, a denominação e sua caracterização.
Alternativas
Q2336542 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Na cultura da cana de açúcar, as plantas são mais resistentes a secas e geadas, em razão da maior eficiência no uso da água, devido ao macronutriente:
Alternativas
Q2325314 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O uso de fitormônios no algodoeiro é prática comum no Cerrado, devido às extensas áreas cultivadas, ao sistema de cultivo e à colheita mecanizada. Entre os fitormônios, estão os reguladores de crescimento, os desfolhantes e os maturadores. A época em que é realizada a primeira aplicação dos reguladores de crescimento é fundamental, pois o atraso pode comprometer muito a eficiência do controle do crescimento. A aplicação dos reguladores de crescimento deve ser parcelada e iniciada quando os algodoeiros atingirem uma altura que varie entre:
Alternativas
Q2222740 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O açafrão ou cúrcuma é uma planta condimentar originária da Ásia (Índia e Indonésia), de onde se disseminou para outras regiões do planeta. A parte da planta utilizada para comercialização é
Alternativas
Q2212936 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A cultura da cana-de-açúcar é muito importante no País pelo aspecto que envolve a produção de biocombustíveis.
No que se refere à adubação dessa cultura, é CORRETO afirmar
Alternativas
Q2165415 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A cultura do algodoeiro demanda um alto uso de agrotóxicos durante seu manejo. Entre estes produtos, o uso de herbicidas é fundamental para manter sob controle as plantas daninhas e melhorar a produtividade. Qual é o período crítico em que o algodoeiro deve ser mantido livre da interferência de plantas daninhas? 
Alternativas
Q2165408 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Entre as doenças mais importantes da cana-de-açúcar destaca-se o raquitismo-da-soqueira, que provoca redução da quantidade de perfilhos e o diâmetro dos colmos. Contudo, existe a possibilidade de eliminação dessa bactéria com tratamento térmico dos colmos usados para o plantio. A forma que se procede o referido controle baseia-se na
Alternativas
Q2098719 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Pertencente à família Convolvulaceae, a batata-doce é uma raiz tropical de enorme importância, de farta versatilidade, de cultivo relativamente simples, com grande adaptação edafoclimática além da considerável tolerância aos solos pobres e ao déficit hídrico.  
Conforme EMBRAPA/Vegetais, o cultivo intensivo da batata-doce, em geral, resulta em problemas fitossanitários, que se referem às doenças associadas aos patógenos de solo, como os nematoides, por exemplo. Muitos gêneros de fitonematoides estão associados aos cultivos de batata-doce, porém, o nematoide-das-galhas e o nematoide-reniforme são os mais importantes em termos de perdas para esta cultura. Sob essa ótica, os gêneros, respectivamente, desses nematóides, são 
Alternativas
Q2034499 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A cultura da cana-de-açúcar sempre esteve ligada com alguns “surtos” fitopatológicos, desde os primórdios da cultura no Brasil. Marque o item abaixo sobre doenças que acometem essa cultura:
Alternativas
Q2002256 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A tabela a seguir mostra os resultados de uma análise química de terra fina seca ao ar para fins de avaliação da fertilidade do solo, de uma determinada gleba agrícola. A cultura a ser plantada é a cana-de-açúcar. 
4.png (648×91)

1/Mehlich-1; 2/KCl 1 mol L-1;3/SMP;4/t, CTC efetiva; 5/T, CTC a pH 7; 6/V, Saturação por bases; 7/m, Saturação por alumínio.

A necessidade de calagem para elevar a saturação de bases desse solo para 60%, a 20 cm de profundidade, considerando um calcário com 100% de poder relativo de neutralização total (PRNT), calculada pelo Método da Elevação da Saturação de Bases, é, em t/ha, de
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: E
4: C
5: E
6: C
7: E
8: E
9: E
10: E
11: A
12: C
13: B
14: B
15: C
16: A
17: A
18: E
19: D
20: A