Questões de Concurso Sobre entomologia e parasitologia em engenharia agronômica (agronomia)

Foram encontradas 137 questões

Q3263253 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O manejo das pragas, tanto no sistema convencional como no sistema orgânico, deve ser previamente identificado e levar em conta as características e hábitos para ser planejado e executado de forma eficiente. Entre as principais ordens de insetos de interesse para a fruticultura, certa ordem pertence aos besouros, que possuem tamanho diferente, variando de 1 mm até 200 mm de comprimento. Essa ordem é conhecida como:
Alternativas
Q3263252 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assinale a alternativa INCORRETA quanto à definição dos fatores de origem das pragas nos pomares frutícolas.
Alternativas
Q3239717 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em relação às parasitoses, a respeito da resistência e resiliência dos hospedeiros, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.
(1) Resistência. (2) Resiliência.
( ) É a capacidade do hospedeiro de resistir à infecção parasitária. ( ) É a capacidade do hospedeiro de impedir o desenvolvimento de parasitos. ( ) Pode diminuir o estabelecimento daslarvas(L3).
Alternativas
Q3199734 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os insetos cujo ataque resulta no enfraquecimento das plantas, com consequente redução na produção e na qualidade dos frutos, principalmente em uvas finas de mesa, alojando-se entre os cachos, provocando o aparecimento da fumagina, depreciando os frutos para a comercialização, denominam-se:
Alternativas
Q3095580 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Referente ao ciclo de relações patógeno-hospedeiro em doenças de plantas, analise as assertivas a seguir:

I. O ciclo é constituído dos processos básicos conhecidos como sobrevivência, disseminação, infecção, colonização e reprodução.
II. A depender da origem de um inóculo, o ciclo pode ser denominado como primário ou secundário, sendo o primeiro externo ao campo/estação de cultivo.
III. Teliósporos, ascocarpos, oósporos, escleródios e clamidósporos são denominações de estruturas de disseminação de fungos, oomicetos e nematoides.
IV. Corpos de frutificação em nematoides também podem atuar como estruturas de sobrevivência do patógeno.

Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Q3095571 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Referente ao controle de plantas daninhas, relacione a Coluna 1 à Coluna 2 quanto à forma de movimentação nas plantas e o local de ação.

Coluna 1
1. Sistêmicos. 2. Contatos.

Coluna 2
( ) Inibidores do fotossistema 1.
( ) Inibidores de ALS.
( ) Auxinas sintéticas.
( ) Inibidores de ProTox.
( ) Inibidores de ACCase.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2608990 Engenharia Agronômica (Agronomia)

O controle de ervas daninhas por inundação impede que as raízes das plantas sensíveis obtenham oxigênio para sobrevier. Porém, não é eficiente no controle de plantas daninhas adaptadas a condições de solos encharcados de culturas como:

Alternativas
Q2586752 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A produção de feijão no estado do Paraná é de grande importância para a economia, uma vez que o estado é o maior produtor nacional dessa cultura. Essa atividade agrícola gera significativa movimentação econômica, contribuindo para o PIB do estado e para a geração de renda das famílias rurais. No entanto, essa cultura enfrenta desafios, sendo um deles o ataque de pragas diversas, como a Diabrotica speciosa, conhecida como vaquinha-verde ou patriota. Sabendo disso, assinale a alternativa que apresenta os danos dessa praga na cultura do feijoeiro.

Alternativas
Q2580882 Engenharia Agronômica (Agronomia)

As moscas-das-frutas são insetos-pragas que causam perdas significativas na produtividade de diversas frutíferas no Brasil. São, ainda, consideradas pragas de importância quarentenária, causando restrições para a exportação de frutos frescos para diferentes países. Dentre as espécies de moscas-das-frutas presentes no Brasil, as que apresentam restrições quarentenárias para outros países são do gênero

Alternativas
Q2551207 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assinale a alternativa que apresenta o nome da condição em que um segundo parasita se desenvolve em um primeiro parasita, ou seja, condição em que ocorre um parasitismo de um hospedeiro previamente parasitado:
Alternativas
Q2536019 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Julgue o item subsequente. 


O manejo integrado de pragas e doenças é essencial para garantir a sustentabilidade e a rentabilidade do cultivo de acerola no Brasil. Além das doenças mencionadas anteriormente, a cultura também é suscetível ao ataque de pragas como a mosca-da-acrocarpa (Anastrepha spp.) e o ácaro-da-acerola (Aceria guerreronis), que podem causar danos significativos às frutas e comprometer a qualidade da produção. Portanto, estratégias de controle biológico, como a introdução de inimigos naturais e o uso de cultivares resistentes, aliadas a práticas de manejo cultural e químico, são essenciais para minimizar os danos causados por pragas e doenças e garantir a sustentabilidade a longo prazo do cultivo de acerola no país. 

Alternativas
Q2533264 Engenharia Agronômica (Agronomia)
É muito comum o ataque de pragas e doenças em plantios comerciais de espécies florestais, causando prejuízos para as plantas e consequentemente para a produção. Entre as pragas que atacam as espécies florestais está a Sarcina violascens, conhecida como mariposa violácea, apresentando grande importância econômica em áreas plantadas com eucalipto, causando redução na área foliar devido ao consumo das folhas pelas lagartas. A mariposa violácea (Sarcina violascens) é pertencente a qual grupo de insetos (marque abaixo a alternativa correta):  
Alternativas
Q2509990 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A Bactrocera carambolae (Mosca da carambola) é uma praga quarentenária e um dos principais riscos à agricultura nacional, devido aos seus danos econômicos. Estes danos podem ser diretos, quando causados por larvas que se alimentam da polpa dos frutos hospedeiros, ou indiretos, que são aqueles causados pela barreira fitossanitária imposta à exportação de frutos de locais que apresentam a praga em seu território. Em relação às medidas de prevenção desta praga no território baiano, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) É proibida a entrada em território baiano de frutos hospedeiros da Mosca-da-carambola (Bactrocera carambolae), oriundos de regiões com detecção da praga.
( ) Os infratores estão sujeitos ao disposto no Decreto Estadual nº 11.414 de 27 de janeiro de 2009, Artigo. 43, incisos XII e XIV e alterado pelo Decreto Estadual nº 20.147, de 15/12/2020 e artigo 259 do Código Penal Brasileiro.
( ) Para cumprimento do que se dispõe este artigo, será permitido requerer, se necessário, apoio da autoridade judicial e/ou policial.

As afirmativas são, respectivamente 
Alternativas
Q2454157 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os ectoparasitas, parasitas que vivem na camada mais exterior de seu hospedeiro, causam enormes prejuízos à bovinocultura, tanto de corte quanto leiteira. Em rebanhos infestados, sem controle ou mal controlados, o gado não rende e não produz em quantidade e qualidade esperadas. Sobre os ectoparasitas, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2646027 Engenharia Agronômica (Agronomia)

As pragas desfolhadoras do feijão podem ser encontradas na cultura logo após a sua fase inicial, quando a planta apresenta folhas primárias até o enchimento de grãos, ou seja, de V2 a R8. Desta forma, podem ocasionar perdas significativas na produtividade caso não controladas. Leia atentamente as afirmativas a seguir.


I) A vaquinha (Diabrotica speciosa, Cerotoma arcuata), causa desfolha somente na fase inicial da cultura, reduzindo a área fotossintética. Os danos mais significativos ocorrem no estádio V4, pois pode consumir o broto apical, causando a morte da plântula. Em outros estádios iniciais, o dano é menor, pois o feijoeiro pode tolerar até 30% de desfolha.

II) A lagarta enroladeira-das-folhas (Omiodes indicata), raspa o parênquima foliar, rendilhando os folíolos que se tornam secos. Possui o hábito de enrolar ou unir os folíolos.

III) A lagarta cabeça-de-fósforo (Urbanus proteus), dobra as margens da folha, mas os danos ao feijoeiro serão maiores se houver população elevada.

IV) A lagarta falsa-medideira (Chrysodeixis includens), consome as nervuras das folhas, e as desfolhas apresentam aspectos arredondados.


Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q2646025 Engenharia Agronômica (Agronomia)

As lagartas estão entre as principais pragas da agricultura brasileira e apresentam enorme potencial de dano, podendo atacar a lavoura desde o desenvolvimento inicial até a colheita. Em altas populações, se não controlada, a lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis), pode provocar desfolhas elevadas, causando perdas de produtividade da cultura. Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q2644362 Engenharia Agronômica (Agronomia)

O feijão (Phaseolus vulgaris) tem posição de destaque na alimentação dos brasileiros; é uma leguminosa de grande importância econômica e social, principalmente por conta do consumo da população e da mão de obra empregada durante o ciclo vital da cultura. O Brasil é destaque na produção de feijão com previsão estimada de aproximadamente 2,9 milhões de toneladas em 2022/2023. Sobre essa leguminosa, analise as assertivas abaixo e marque (V) verdadeiro ou (F) falso:


( ) Trata-se de uma cultura pertencente à família Fabaceae.

( ) A Antracnose e a Ferrugem são doenças do feijoeiro causadas por bactérias.

( ) A mosca-branca (Bemisia tabaci) que comumente ataca a cultura do feijão é um inseto polífago.

( ) O feijoeiro é uma cultura de ciclo anual.


Assinale a sequência CORRETA:

Alternativas
Q2635499 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A citricultura brasileira é afetada por doenças importantes que reduzem significativamente a produção, a longevidade e a qualidade dos frutos. Em um pomar de citros, a manutenção e o estado fitossanitário requer vigilância sistemática e efetiva. As principais práticas relacionadas ao manejo de doenças nos citrus são: seleção de combinações varietais, material de propagação sadio, mudas sadias, seleção de boas áreas para plantio, rotação de culturas, praticas conservacionistas do solo e das águas, preparo e adubação do solo (preferencialmente orgânica e mineral), quebra-ventos, cuidados, remediação e prevenção durante o cultivo, manejo de plantas concorrentes, medidas fitossanitárias, dentre outros. Diante de uma situação em que tais medidas não são observadas, há tendência para a ocorrência do chamado cancro cítrico, causada pela bactéria

Alternativas
Q2634964 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Uma planta é considerada daninha ou invasora quando se estabelece em uma área onde sua permanência não é desejável, como nas pastagens e lavouras, já que elas absorvem os nutrientes do solo que seriam destinados à cultura ou forrageira implantada nesta área. De acordo com as características das plantas daninhas é CORRETO afirmar que:


I. Algumas espécies apresentam mais de um tipo de reprodução.

II. Crescem e produzem sementes que são resistentes às diversas condições climáticas.

III. Tem crescimento inicial rápido. IV. Produzem grande número de sementes por planta.

V. Possuem sistema radicular abundante.

VI. Possuem grande competitividade por água, luz e nutrientes.


Estão CORRETAS:

Alternativas
Q2625796 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Analise as afirmativas abaixo:


1. Os danos causados por patógenos às plantas podem gerar efeitos dos mais diversos. Desta forma, um dano real indireto pode compreender os efeitos econômicos e sociais das doenças de plantas que estão além do impacto agronômico imediato.

2. Dentre os sintomas mais comuns associados às doenças de plantas, cita-se a murcha, que pode causar a perda de turgescência de folhas, pecíolos e hastes suculentas, decorrente da obstrução do sistema vascular ou destruição do sistema radicular.

3. O nível de dano econômico (NDE) de pragas pode ser definido como a densidade populacional da praga ou intensidade de injúria gerada por ela, capaz de causar prejuízos equivalentes ao custo da adoção dos métodos de controle.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: D
5: C
6: B
7: E
8: C
9: A
10: A
11: C
12: A
13: D
14: D
15: D
16: B
17: C
18: E
19: E
20: E