Questões de Concurso Sobre estatistica experimental em engenharia agronômica (agronomia)

Foram encontradas 26 questões

Q3011962 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Um dos delineamentos mais utilizados em pesquisas científicas é o delineamento inteiramente casualizado, pois 
Alternativas
Ano: 2012 Banca: FEPESE Órgão: UFFS Prova: FEPESE - 2012 - UFFS - Técnico em Agropecuária |
Q2905152 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Para realização de experimentos agrícolas, a utilização da análise de variância (ANOVA) pode ser utilizada para:

Alternativas
Q2287730 Engenharia Agronômica (Agronomia)
De acordo com o Censo Agropecuário de 2017 (IBGE), relacione os números da agropecuária brasileira com suas respectivas informações estatísticas, no total da amostra censitária.

1. 3,9 2. 351 3. 23 4. 79
( ) Por cento dos estabelecimentos agropecuários não receberam orientação técnica.
( ) Milhões de estabelecimentos foram classificados como agricultura familiar, ou 77% do total.
( ) Por cento representam o valor produzido pela agricultura familiar no total produzido pela agropecuária nacional.
( ) Milhões de hectares representam a área de todos os estabelecimentos agropecuários.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
Alternativas
Q2121267 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A Estatística Experimental é a ciência que tem como objetivo estudar experimentos (ensaios), englobando etapas como o planejamento, execução, coleta e análise dos dados experimentais e interpretação dos resultados obtidos. Nesse contexto, a ferramenta que permite a decomposição do grau de liberdade e da soma de quadrados total em somas de quadrados correspondentes às fontes de variação previamente definidas no planejamento do experimento é denominada 
Alternativas
Q2097901 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Ao realizar a análise de variância de um experimento para avaliar o comportamento de variedades de café na região centro-norte do estado de Tocantins foram obtidos 54 graus de liberdade total, 10 graus de liberdade para as variedades e 4 graus de liberdade para os blocos. Diante disso o número de graus de liberdade do resíduo é de: 
Alternativas
Q1957022 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Um experimento foi instalado no delineamento em quadrado latino com quatro tratamentos e quatro repetições. O número de grau de liberdade do resíduo será:
Alternativas
Q1837186 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Na experimentação agrícola, altos coeficientes de variação podem significar pouca precisão. Considere fatores que contribuem para o aumento dessa característica:
I) O aumento no número de repetições. II) A diminuição do tamanho das parcelas. III) A melhoria no controle local.
Está(ão) correta(s),
Alternativas
Q1800046 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Com relação às pesquisas, é usual a classificação com base em seus objetivos gerais. Assim, é possível classificar as pesquisas em três grandes grupos: exploratórias, descritivas e explicativas. Sobre a classificação das pesquisas analise as afirmações a seguir. Em seguida, responda o que se pede.
I. Exploratórias - Pode-se dizer que estas pesquisas têm o objetivo principal o aprimoramento de ideias ou a descoberta de intuições. II. Embora o planejamento da pesquisa exploratória seja bastante flexível, nunca assume a forma de pesquisa bibliográfica ou de estudo de caso. III. Entre as pesquisas descritivas, salientam-se aquelas que têm por objetivo estudar as características de um grupo: sua distribuição por idade, sexo, procedência, nível de escolaridade etc. IV. Pode-se dizer que o conhecimento científico está assentado nos resultados oferecidos pelos estudo explicativos. Isso não significa, porém, que as pesquisas exploratórias e descritivas tenham menos valor, porque quase sempre constituem etapa prévia indispensável para que se possa obter explicações científicas.
Está CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2019 - UFMG - Engenheiro Agrônomo |
Q1758735 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Ao se aplicar um teste de significância numa análise estatística, podem ocorrer dois tipos de erro: Erro Tipo I e Erro Tipo II. Analise as afirmativas abaixo:
I - O Erro Tipo I considera como diferentes as médias de tratamentos, sendo que, na verdade, são iguais. II - O Erro Tipo II considera como diferentes as médias de tratamentos, sendo que, na verdade, são iguais. III - O Erro Tipo I considera como iguais as médias de tratamentos, sendo que, na verdade, são diferentes. IV - O Erro Tipo II considera como iguais as médias de tratamentos, sendo que, na verdade, são diferentes.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2019 - UFMG - Engenheiro Agrônomo |
Q1758734 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Imagem associada para resolução da questão

Considerando ainda a tabela da questão anterior, são apresentadas as seguintes afirmativas:
I - Houve efeito significativo da interação entre os dois fatores. II - Não Houve efeito significativo da interação entre os dois fatores. III - Houve efeito significativo dos fatores isolados. IV - Não houve efeito significativo dos fatores isolados.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2019 - UFMG - Engenheiro Agrônomo |
Q1758733 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A tabela abaixo se refere à influência de diferentes meios de cultura e consistência sobre a altura das brotações da cultivar ‘Eliza’ de batata, após 21 dias de cultivo.
Meio de cultura Consistência do meio de cultura Semissólido Líquido Altura das brotações (cm) A 3,2bA 3,89bA B 4,69aA 4,73aA C 3,31bA 3,14cA D 3,22bA 3,57bcA E 2,02cA 0,61dB F 1,55cA 1,18dA
Médias seguidas por letras distintas, minúsculas na vertical e maiúsculas na horizontal, diferem entre si pelo teste Duncan a 5% de probabilidade.
Pereira, J. E.S. et al. Protocolo para produção de material propagativo de batata em meio líquido. Pesq. Agropec. Bras., Brasília, v. 38, n. 9, p. 1035-1043, 2003. (Adaptado)
A análise da tabela permite concluir que os autores utilizaram no experimento o esquema fatorial:

Alternativas
Q1308696 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Sobre os conceitos utilizados na experimentação agrícola, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q1160244 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Considerando a seguinte análise de variância de um experimento em faixas no delineamento em blocos casualizados, complete os graus de liberdade e assinale a alternativa correta.
Fontes de Variação Graus de liberdade Blocos 4 Fator A 3 Resíduo (a) 12 Fator B 4 Resíduo (b) Interação A x B Resíduo (c) Total 99
Alternativas
Q1160243 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Sobre os delineamentos experimentais, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1160242 Engenharia Agronômica (Agronomia)
No planejamento experimental, a determinação do tamanho do experimento está associada ao número de repetições que devem ser empregadas. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1152249 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Na montagem de um experimento que um engenheiro agrônomo está realizando, objetiva-se analisar a interação da adubação nitrogenada (0kg de ureia e 100kg de ureia por ha) com a adubação de cloreto de potássio (0kg KCl e 100kg de KCl por ha). Nesse experimento, o que seria recomendável?
Alternativas
Q1024157 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Os testes de comparações de médias possibilitam a verificação de quais os melhores (ou piores) tratamentos que foram testados em um determinado experimento. Sobre os testes de comparações de médias analise as afirmações abaixo:


I – O teste t de Student serve para testar médias de dois tratamentos ou médias de dois grupos de tratamentos (caso em que o contraste tem apenas uma média envolvida);

II – O teste de Tukey serve para testar qualquer contraste entre duas médias de tratamentos; o teste é exato quando as duas médias do contraste têm mesmo número de repetições;

III – O teste de Duncan exige que as médias sejam colocadas em ordem crescente de valores e que todas as médias possuam o mesmo número de repetições para ser exato.


Após a análise, pode-se afirmar que está (ão) correta (s):

Alternativas
Q1024152 Engenharia Agronômica (Agronomia)

O delineamento em blocos casualizados se constitui no mais utilizado de todos os delineamentos experimentais. Analise as afirmações abaixo referentes às principais características deste delineamento:


I – As parcelas são distribuídas em grupos ou blocos (princípio da repetição), de tal forma que elas sejam o mais uniformes possível, dentro de cada bloco;

II – O número de parcelas por bloco deve ser um múltiplo do número de tratamentos;

III – Os tratamentos são designados às parcelas de forma casual, sendo essa casualização feita dentro de cada bloco.


Após a análise, pode-se afirmar que está (ão) correta (s):

Alternativas
Q1024142 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O delineamento inteiramente casualizado é o mais simples de todos os delineamentos experimentais. Assinale a alternativa que apresenta vantagens deste em relação ao outros delineamentos.
Alternativas
Q732078 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O Coeficiente de Variação (CV) é uma medida de variabilidade que mede percentualmente a relação entre o desvio padrão (s) e a média aritmética (m). O CV indica se o experimento teve boa precisão ou não, ou seja, quanto menor o coeficiente de variação maior será a precisão do experimento. Espera-se que os CVs dos ensaios agrícolas, principalmente aqueles conduzidos no campo, não ultrapassem os 20%, de modo que as conclusões obtidas de tais ensaios sejam validadas pela comunidade científica. É através da Análise de Variância (ANOVA) de um experimento que se obtém o valor do desvio padrão para calcular o CV. Considerando a ANOVA, o desvio padrão para o cálculo do CV pode ser obtido pelo(a)
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: B
5: B
6: D
7: B
8: D
9: A
10: A
11: D
12: D
13: B
14: D
15: C
16: B
17: D
18: B
19: C
20: E