Questões de Concurso
Sobre fruticultura em engenharia agronômica (agronomia)
Foram encontradas 355 questões
1. No controle da mosca-das-frutas em citros, podem-se usar iscas-tóxicas formuladas a base de inseticida associada à proteína hidrolisada.
2. No controle da mosca-das-frutas em citros, recomenda-se o uso de inseticidas piretroides em cobertura, pois também auxilia no controle de cochonilhas e ácaros fitófagos.
3. A deficiência de nitrogênio em algumas frutíferas pode ser detectada pela presença de entrenós curtos, folhas pequenas e uma prematura queda de folhas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
I. Disposição adequada de clima e solo.
II. Seleção de variedades adaptadas.
III. Implementação de métodos apropriados para manejo do solo e das plantas.
IV. Demanda garantida nos mercados para consumo in natura e industrial.
V. Disponibilidade de recursos humanos e financeiros.
O mamoeiro é uma planta tipicamente indicada para países de clima tropical vegetando bem em regiões de alta insolação com temperaturas variando entre 22 C a 26 C, desenvolvendo-se bem em solos textura média, ou seja, 15% a 35% de argila e mais de 15% de areia com pH na faixa de 5,5 a 6,7. Diante de sua importância na exportação ou no consumo por parte da população, permite que seja mais bem monitorada com relação a pragas e doenças. Da relação seguinte,
I. Ácaro Branco, Ácaro Rajado, e Ácaro Vermelho
II. Ácaro Rajado e Ácaro Vermelho
III. Ácaro Branco e Ácaro Vermelho
IV. Ácaro Branco e Cochonilhas
V. Ácaro Rajado e Cochonilhas
qual a opção que mais bem descreve as principais pragas que atacam a cultura do mamoeiro?
A expansão da fruticultura de clima temperado para regiões de inverno mais ameno e até sub-tropicais, onde o frio é insuficiente para satisfazer as necessidades fisiológicas da dormência causa inúmeras anomalias nas espécies/cultivares de fruteiras exploradas nestas regiões. Escolha a anomalia que não pode ser atribuída à falta de frio neste período:
O Estado do Pará figura entre os maiores produtores de banana. Acerca do cultivo dessa fruta em nosso Estado, é correto afirmar que
A borbulhia, a garfagem e a encostia são técnicas de propagação muito empregadas na fruticultura.
Tais técnicas se referem a que métodos de propagação vegetativa?
Das pragas abaixo relacionadas, identifique aquela que ataca o cajueiro.
Como a maioria das fruteiras cultivadas no Brasil, o mamoeiro (Carica papaya L.) também enfrenta sérios problemas de ordem fitossanitária. Assim, identifique abaixo a seqüência correta das três principais doenças do mamoeiro.
Sabe-se que a cultura da bananeira é de fundamental importância na fruticultura brasileira, uma vez que esta é cultivada em todo território nacional. Porém, sabe-se também que a bananeira é atacada por uma série de doenças que causam graves prejuízos. Assim, das enfermidades abaixo relacionadas, identifique aquela que é considerada uma das mais importantes no cultivo da bananeira.
As doenças ou moléstias principais causam danos à cultura do cajueiro no aspecto vegetativo com conseqüências na sua produção. A principal doença ocorre no período de maior precipitação e trata-se da:
I. Tripés da Cinta Vermelha (Selenothrips rubrocinetus);
II. Verruga das Folhas ou Cecídia (Stenodiplosis);
III. Antracnose (Colletrotichums gloeosporioides);
IV. Pulgão das Inflorescências (Aphis possypii);
V. Broca das Pontas (Anthistarcha binocularis). Homalinotus coriaccus.
Diante das opções acima descritas, qual a doença que representa sérios problemas para a cultura do cajueiro?
As bananeiras são afetadas durante todo seu ciclo vegetativo e produtivo por um grande número de doenças causadas por fungos, bactérias, vírus e nematóides, e as medidas de controle visam basicamente à redução do potencial de inóculo pela eliminação de partes remanescentes e redução do contato entre patógeno e hospedeiro. Dos itens abaixo descritos,
I. Moko da bananeira, Ralstonia solanacearum Smith
II. Podridão mole, Erwinia carotovora
III. Sigatoka-negra, Mycosphaerella fijiensis
IV. Mal do Panamá, Fusarium oxysporum
V. Podridão da coroa, Fusarium roseum
assinale a opção que indica o nome da doença e o nome científico que corresponde a doenças bacterianas.
Rondônia apresenta uma área de 238.512,80 km2, está localizada na região Norte e faz parte da Amazônia Oriental. No Estado se produz cacau, banana, abacaxi, cupuaçu, maracujá, goiaba, mamão, guaraná, melancia, entre outros. A existência de condições favoráveis ao cultivo, grande dependência de outros estados em frutas, possibilidade de outra fonte de renda; mercado regional, possibilidade de processamento das nativas, são fatores relevantes para o desenvolvimento da fruticultura em Rondônia. Além disso, ainda existe uma série de fatores que justificam o investimento em fruticultura no Estado, tais como:
A poda de frutíferas que tem por finalidade proporcionar à planta altura de tronco (do solo às primeiras ramificações da copa) e estrutura de ramos adequadas à exploração frutícola, denomina-se:
O morangueiro (Fragaria x ananassa) está no grupo das pequenas frutas que apresentam grande exploração no País. A cultura apresenta grande importância socioeconômica, uma vez que contribui para a permanência do homem no campo, proporcionando um aumento de renda para as famílias. Sobre a cultura do morangueiro é CORRETO afirmar:
A citricultura é uma atividade de extrema importância para o Brasil, sendo a laranja a principal espécie frutífera cultivada no país. O controle de pragas e doenças exige constantes atualizações dos profissionais, visto que pragas inexistentes ou secundárias podem se tornar graves problemas. Assinale abaixo a informação CORRETA sobre o manejo integrado do huanglongbing (greening) dos citros: