Questões de Concurso Sobre organografia vegetal em engenharia agronômica (agronomia)

Foram encontradas 144 questões

Q3266628 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A maioria das plantas cultivadas pertence à divisão chamada angiospermas, que são plantas com flores, frutos e sementes. Essa divisão abrange duas classes, as monocotiledôneas e as dicotiledôneas.

Assinale a opção que apresenta, corretamente, características das plantas monocotiledôneas.  
Alternativas
Q3263239 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Esta conhecida frutífera de clima temperado, originária da China, tem como seus principais países produtores Itália, China, Nova Zelândia e Chile. O Rio Grande do Sul é o seu maior produtor no Brasil. É uma planta da família Actinidiaceae, de porte ereto e caule flexível. Quando a planta é jovem, o sistema aéreo é muito ramificado, com emissão de vários sarmentos. Por ser uma planta de clima temperado, necessita de um número mínimo de horas de frio (abaixo de 7,2 °C) para a superação da dormência, não tolera locais com alta umidade relativa e necessita de 1.400 a 1.800 mm de chuva por ano. A definição refere-se ao(à):
Alternativas
Q3263236 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Analise a sentença abaixo:

Esta frutífera é uma planta dicotiledônea, pertencente à família botânica Malpighiaceae. São conhecidas 30 espécies do gênero Malpighia, é uma planta arbustiva, ereta, podendo atingir até 4 m de altura, com folhas, ramos e frutos de diferentes formatos. A maior região produtora é o Nordeste, fato que se deve à adaptação da cultura às condições edafoclimáticas da região. Na região Sul, o maior estado produtor é o Paraná. Seu fruto é considerado uma drupa carnosa, de tamanho e forma que varia de acordo com a cultivar, didaticamente dividido em epicarpo (casca), mesocarpo (polpa) e endocarpo (caroços, cada um contendo uma semente de 3 mm a 5 mm). A fruta em questão é conhecida no Brasil como:
Alternativas
Q3052218 Engenharia Agronômica (Agronomia)
As flores são ramificações alteradas que contêm os órgãos reprodutores das plantas. Sua presença é a principal característica das angiospermas, plantas com flores e frutos pertencentes ao grupo das cormófitas (que inclui a maioria das árvores, arbustos e ervas). Após a reprodução, a flor se transforma em um:
Alternativas
Q3052216 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A reprodução das gimnospermas não depende de água para ocorrer. As estruturas contendo os gametas masculinos são geralmente dispersadas pelo vento (anemofilia). Com relação à reprodução das gimnospermas, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.

Os estróbilos ________ são chamados de __________; no seu interior, estão as estruturas responsáveis pela produção de esporos.
Alternativas
Q3039514 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Poda é o conjunto de cortes executados em uma planta, com a finalidade de regularizar a produção, retirar ramos improdutivos, secos e doentes, conduzir a planta a uma forma desejada, estimular o vegetal a produzir mais frutos, e sobretudo manter o completo equilíbrio entre frutificação e massa vegetativa. Sobre a realização de PODA nas plantas, marque a alternativa CORRETA.

Alternativas
Ano: 2024 Banca: FADURPE Órgão: UFRPE Prova: FADURPE - 2024 - UFRPE - Engenheiro Agrônomo |
Q3022728 Engenharia Agronômica (Agronomia)
As fruteiras ocupam lugar de destaque no agronegócio. A produção de mudas a partir de propagação assexuada é uma excelente opção principalmente pela garantia do genótipo desejado. Há vários métodos de propagação assexuada em mangueiras. Sobre esses métodos, analise as proposições a seguir.

1) Na garfagem, os garfos são colhidos maduros, mudando da cor verde para o verde cinza, com a gema apical ou da ponta bem entumescida. O porta-enxerto deve ter aproximadamente 1 cm de diâmetro, igual ou muito próximo ao diâmetro do garfo, e nele será feita uma fenda com profundidade de 3 a 4 cm.
2) Na enxertia o cavalo será responsável pelo desenvolvimento da parte aérea da planta, e o cavaleiro será responsável pelo desenvolvimento do sistema radicular, ou seja, uma planta com dois genótipos diferentes.
3) Na borbulhia em "T" invertido, faz-se um corte no formato de um "T" invertido de 3 a 5 cm no porta-enxerto, a uma altura de 20 cm do nível do solo, onde haverá a inserção do escudo com a gema.

Está(ão) correta(s):
Alternativas
Q2587422 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2582777 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O mamoeiro apresenta, basicamente, três tipos de flores, que dão origem às plantas do sexo masculino, feminino e hermafroditas. A respeito das flores hermafroditas, aquelas que se caracterizam por ser a típica flor perfeita ou bissexual, o órgão masculino apresenta dez estames funcionais e o feminino, um ovário alongado, geralmente composto de cinco estigmas. Origina frutos alongados com variações de piriforme a cilíndrico. Esse tipo de flor é a flor hermafrodita
Alternativas
Q2536020 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Julgue o item subsequente. 


Tricomas glandulares são estruturas especializadas encontradas na superfície de muitas plantas que produzem e armazenam metabólitos secundários, incluindo compostos químicos com propriedades medicinais. Em muitas espécies de Lamiaceae, os tricomas glandulares estão associados à produção de óleos essenciais com aplicações medicinais. 

Alternativas
Q2517759 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A identificação botânica é o primeiro passo para a pesquisa com plantas. Qualquer dado gerado no processo de investigação precisa estar vinculado a um nome científico e, para chegar a esse nome, faz‑se necessária uma análise morfológica criteriosa da amostra vegetal pelos taxonomistas, para posterior classificação. Com base nessas informações, julgue o item a seguir.


Rizoma, tubérculo e bulbo são exemplos de caules subterrâneos.  

Alternativas
Q2517758 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A identificação botânica é o primeiro passo para a pesquisa com plantas. Qualquer dado gerado no processo de investigação precisa estar vinculado a um nome científico e, para chegar a esse nome, faz‑se necessária uma análise morfológica criteriosa da amostra vegetal pelos taxonomistas, para posterior classificação. Com base nessas informações, julgue o item a seguir.


A raiz é o órgão vegetal, geralmente subterrâneo, que fixa a planta ao solo, apresentando, nesse caso, geotropismo negativo. 

Alternativas
Q2503896 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Mudanças na morfologia externa e interna das plantas de trigo ocorrem, simultaneamente, ao longo do processo de crescimento e de desenvolvimento da cultura. Em termos gerais, da semeadura até a colheita, com base na mudança de funcionamento do meristema apical (ponto de crescimento), que define o tipo de órgão que vai ser diferenciado, o ciclo do trigo pode ser dividido basicamente em cinco fases. Uma fase muito importante para o rendimento do trigo é quando se dá o aparecimento do primeiro nó do colmo, a planta cresce e aparece a folha-bandeira (última da planta). Essa fase dura de 15 a 18 dias, sendo que no final dá-se o emborrachamento. Essa fase é conhecida como: 
Alternativas
Q2500136 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Este tipo de raiz é caracterizado por uma raiz principal longa e robusta que se estende verticalmente para baixo a partir do caule da planta. Ela é geralmente mais grossa e mais forte do que as raízes laterais. Ela oferece suporte estrutural à planta e é especialmente eficaz na busca de água em solos profundos. As plantas com essas raízes são comuns em ambientes áridos e semiáridos, onde a profundidade das raízes é crucial para acessar a água subterrânea. Estamos falando das:
Alternativas
Q2338503 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Um dos problemas no cultivo de hortaliças é a presença de plantas daninhas que podem competir com a cultura e são classificadas em dois grupos, as de folha larga e as de folha estreita. Assinale a alternativa que contempla uma espécie de planta daninha pertencente ao grupo de folha estreita: 
Alternativas
Q2125427 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Na agricultura de precisão, o Sensoriamento Remoto (SR) tem sido muito utilizado em aplicações relativas a estudos de uso e cobertura das terras e de características da vegetação. Diante desta tecnológia, a banda espectrail do sensor Operational Land Imager (OLI) e Thermal Infrared Sensor (TIRS) a bordo do satélite Landsat 8, responsável pelo levantamento de biomassa e delineamento de corpos d’água é a: 
Alternativas
Q2125425 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Com base na constituição dos estudos de botânica, a sucessão vegetal em qualquer área passa a ser compreendida como:
Interprete as afirmativas a seguir e escreva verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa correta:
( ) - indeterminadas: são as primeiras plantas a se instalarem em uma determinada área onde houve supressão da mata original ou nativa.
( ) - secundárias iniciais: são as componentes vegetais que surgem após a instalação das pioneiras.
( ) - secundárias tardias: são, plantas ou árvores que se instalam já numa fase posterior às pioneiras na composição florestal.
( ) - pioneiras: são espécies vegetais que se mesclam entre as demais, formando enfim, juntamente com as demais uma floresta adulta.
Alternativas
Q1815769 Engenharia Agronômica (Agronomia)
As angiospermas são plantas de grande valor econômico e ecológico. Em relação a este grupo de plantas, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1625112 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em relação à classificação das plantas ornamentais, considera-se que existem as plantas que são do tipo forração, arbusto e as gramas. Em relação a esta classificação e aos atributos das plantas, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1625111 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O eucalipto é uma das principais espécies florestais plantadas no Brasil. Sobre ele, é correto afirmar que
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: C
4: D
5: B
6: E
7: B
8: B
9: D
10: C
11: C
12: E
13: C
14: D
15: C
16: C
17: A
18: C
19: D
20: B