Questões de Concurso
Sobre organografia vegetal em engenharia agronômica (agronomia)
Foram encontradas 144 questões
Assinale a opção que apresenta, corretamente, características das plantas monocotiledôneas.
Esta frutífera é uma planta dicotiledônea, pertencente à família botânica Malpighiaceae. São conhecidas 30 espécies do gênero Malpighia, é uma planta arbustiva, ereta, podendo atingir até 4 m de altura, com folhas, ramos e frutos de diferentes formatos. A maior região produtora é o Nordeste, fato que se deve à adaptação da cultura às condições edafoclimáticas da região. Na região Sul, o maior estado produtor é o Paraná. Seu fruto é considerado uma drupa carnosa, de tamanho e forma que varia de acordo com a cultivar, didaticamente dividido em epicarpo (casca), mesocarpo (polpa) e endocarpo (caroços, cada um contendo uma semente de 3 mm a 5 mm). A fruta em questão é conhecida no Brasil como:
Os estróbilos ________ são chamados de __________; no seu interior, estão as estruturas responsáveis pela produção de esporos.
Poda é o conjunto de cortes executados em uma planta, com a finalidade de regularizar a produção, retirar ramos improdutivos, secos e doentes, conduzir a planta a uma forma desejada, estimular o vegetal a produzir mais frutos, e sobretudo manter o completo equilíbrio entre frutificação e massa vegetativa. Sobre a realização de PODA nas plantas, marque a alternativa CORRETA.
1) Na garfagem, os garfos são colhidos maduros, mudando da cor verde para o verde cinza, com a gema apical ou da ponta bem entumescida. O porta-enxerto deve ter aproximadamente 1 cm de diâmetro, igual ou muito próximo ao diâmetro do garfo, e nele será feita uma fenda com profundidade de 3 a 4 cm.
2) Na enxertia o cavalo será responsável pelo desenvolvimento da parte aérea da planta, e o cavaleiro será responsável pelo desenvolvimento do sistema radicular, ou seja, uma planta com dois genótipos diferentes.
3) Na borbulhia em "T" invertido, faz-se um corte no formato de um "T" invertido de 3 a 5 cm no porta-enxerto, a uma altura de 20 cm do nível do solo, onde haverá a inserção do escudo com a gema.
Está(ão) correta(s):
Assinale a alternativa correta.
Julgue o item subsequente.
Tricomas glandulares são estruturas especializadas
encontradas na superfície de muitas plantas que
produzem e armazenam metabólitos secundários,
incluindo compostos químicos com propriedades
medicinais. Em muitas espécies de Lamiaceae, os
tricomas glandulares estão associados à produção de
óleos essenciais com aplicações medicinais.
A identificação botânica é o primeiro passo para a pesquisa com plantas. Qualquer dado gerado no processo de investigação precisa estar vinculado a um nome científico e, para chegar a esse nome, faz‑se necessária uma análise morfológica criteriosa da amostra vegetal pelos taxonomistas, para posterior classificação. Com base nessas informações, julgue o item a seguir.
Rizoma, tubérculo e bulbo são exemplos de caules
subterrâneos.
A identificação botânica é o primeiro passo para a pesquisa com plantas. Qualquer dado gerado no processo de investigação precisa estar vinculado a um nome científico e, para chegar a esse nome, faz‑se necessária uma análise morfológica criteriosa da amostra vegetal pelos taxonomistas, para posterior classificação. Com base nessas informações, julgue o item a seguir.
A raiz é o órgão vegetal, geralmente subterrâneo,
que fixa a planta ao solo, apresentando, nesse caso,
geotropismo negativo.
Interprete as afirmativas a seguir e escreva verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa correta:
( ) - indeterminadas: são as primeiras plantas a se instalarem em uma determinada área onde houve supressão da mata original ou nativa.
( ) - secundárias iniciais: são as componentes vegetais que surgem após a instalação das pioneiras.
( ) - secundárias tardias: são, plantas ou árvores que se instalam já numa fase posterior às pioneiras na composição florestal.
( ) - pioneiras: são espécies vegetais que se mesclam entre as demais, formando enfim, juntamente com as demais uma floresta adulta.